PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UM PASTOR PARA OVELHAS DESGARRADAS

UM PASTOR PARA OVELHAS DESGARRADAS


 

18 de julho de 2021
16º Domingo do Tempo Comum

EVANGELHO


Mc 6,30-34

Naquele tempo, 30os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado.
31Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer.
32Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 33Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles.
34Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.

MEDITAÇÃO


Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor (Mc 6, 34)

A pregação da Palavra de Deus é uma coisa maravilhosa. Ninguém duvida. A celebração ou liturgia, outra coisa fantástica. Mas, nem a pregação, nem a celebração se explicam sem a compaixão, a caridade. A evangelização e a celebração começam e terminam na caridade. Está tudo no evangelho de hoje.

“Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor”. Aí começa tudo, na compaixão. Jesus viu aquele povo que o procurava e lhe doeu o coração vê-lo tão necessitado, tão fragilizado. Para uma pessoa do interior como Jesus, dava pena ver um rebanho sem pastor: as ovelhas se dispersam, os carneirinhos viram presas fáceis para as feras e os ladrões, não têm quem os guie a um bom pasto. E olha que Jesus estava levando os discípulos para um lugar afastado para eles descansarem um pouco, pois estavam voltando, muito cansados, de uma missão. Diante daquela cena – ovelhas sem pastor – esqueceu-se o descanso e Jesus começou a “ensinar-lhes muitas coisas”, diz o evangelho.

O que será que Jesus ensinou àquela gente? Podemos imaginar, pois o que ele disse ao povo, certamente, é o que está no evangelho. Ele explicava, contando parábolas, como Deus ama os seus filhos, como fica feliz quando um filho ou uma filha escolhe o bom caminho; como o Pai cuida das aves e das plantas e mais ainda cuida de cada filho. E ainda: como são felizes aqueles que Deus ama. E Deus preza antes de tudo os mais pobres e os mais sofridos. Aí, ele lhes falava do Reino de Deus. Ah, esse mundo fica melhor se Deus for obedecido como bom pai que é e se cada filho for fraterno e bom com seu irmão, com sua irmã. Quanta coisa Jesus tinha para dizer àquele povo maltratado pela violência, pela doença, pela pobreza! E aqueles corações amargurados iam se enchendo de paz, de esperança. Riam com as histórias de Jesus (‘Imagine, o filho disse que ia, mas não foi, mas que malandro!’ - ‘E a festa que o Pai fez pra receber o filho que saiu de casa, ô festão!’ –‘ ‘Mas aquelas moças que foram para o casamento e esqueceram o óleo, que povo sem juízo!). Gente, olha a hora!

Quem falou “olha a hora!”? Os discípulos. Já está ficando tarde. Isso aqui é um lugar deserto. Esse povo precisa voltar pra casa. Já está tudo com cara de fome. Tenha paciência Jesus, a conversa está muito boa, mas está na hora de mandar o povo embora. ‘Mandar o povo embora, como assim? Sem comer nada? Vocês providenciem alguma coisa’. Aí a coisa esquentou... Providenciar, nós? Aí, eles foram pragmáticos, como muitos administradores de hoje. Gastar dinheiro para alimentar essa gente? Não tem dinheiro que chegue. Mande esse povo embora enquanto é tempo. Eles se viram por aí... Olha a mentalidade deles: gastar dinheiro, despedir, mandar embora, não se sentir responsável por ninguém. E Jesus acalmou o grupo. Pera aí... O que vocês têm aí pra comer? Vão, vão ver... Cinco pães e dois peixes? Tragam pra cá. Aí Jesus mandou todo mundo se sentar, formaram grandes grupos, pegou aqueles poucos pães e peixes, deu graças a Deus, fez a oração da bênção dos alimentos, partiu (preste atenção a este “partiu”) e ia dando os pedaços aos discípulos para que eles distribuíssem com o povo. Depois, dividiu também os peixes. O resultado, você já sabe. E até a sobra recolhida foi grandiosa. Olha a mentalidade de Jesus: alimentar, por em comum, partilhar, repartir, dividir, somos responsáveis uns pelos outros.

Guardando a mensagem

Antes de tudo, a compaixão. Jesus viu o povo e sentiu seu coração amargurado por vê-lo tão sofrido, tão fragilizado. Ele deixou de lado outro projeto e dedicou-se a “ensinar-lhe muitas coisas”. Isto é a evangelização. A evangelização é o anúncio do amor do Pai pelo seu povo, que nos mandou Jesus como pastor e salvador. A evangelização nasce da compaixão. E gera compaixão, caridade, amor a Deus e ao próximo.

Antes de tudo, a compaixão. Era tarde, o lugar deserto, o povo faminto. Jesus envolveu os discípulos numa linda celebração. Pode ver que todos os detalhes lembram a última ceia, como se fosse uma preparação para a Santa Missa. A celebração nasce da compaixão de Deus pelo seu povo e de nossa compaixão pelo próximo. E gera compaixão, solidariedade, caridade, novas relações.

Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor (Mc 6, 34)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Hás de nos desculpar. Nós continuamos a pensar igualzinho aos discípulos naquela cena da multiplicação dos pães. Vemos as situações de sofrimento e abandono e cruzamos os braços. Ficamos paralisados por nossa mentalidade pragmática: não temos dinheiro, não temos condições, não é responsabilidade nossa. A solução que temos é mandar embora, cada um se virar. Senhor, ajuda-nos em nossa conversão. Na evangelização e na celebração, aprendemos contigo outra forma de ver e agir: sermos responsáveis uns pelos outros, fazer alguma coisa com o que temos e, sobretudo, confiar na providência de Deus que se manifesta na partilha e na solidariedade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Que tal você acompanhar a Missa deste domingo pela Rádio Tempo de Paz? É só baixar o aplicativo no seu celular. A celebração começa às 17 horas.

Em julho de 2018, num domingo como este, eu estava em Óbidos, no Pará, e o evangelho era este de hoje. Então, a Meditação ficou muito influenciada pelo contexto daquela diocese e sua Catedral. Vou deixar um link pra você ler o texto da Meditação de hoje e também a que escrevi em Óbidos, três anos atrás.

Pe. João Carlos Ribeiro, SDB.





Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor (Mc 6, 34)

22 de julho de 2018.

Por graça de Deus, estou, neste domingo, em Óbidos, no oeste do Pará. Ontem à noite, eu e minha banda fizemos aqui um bonito show, dentro dos festejos da padroeira Senhora Sant’Ana. Óbidos é sede de uma diocese missionária no coração da Amazônia. Visitando ontem a Catedral, o bispo diocesano Dom Bernardo, me explicou alguns detalhes de sua histórica Catedral do século XVIII. Mesmo com a atual obra de reforma ainda não concluída, vê-se ali elementos arquitetônicos surpreendentes. Ao entrar na Igreja, o piso de cerâmica do hall de entrada veio de Jerusalém, da Terra Santa. No corpo da Igreja, vai-se pisando pelo corredor central em cerâmica que leva ao altar assentado sobre cerâmica vinda de Belém, tendo ao seu lado o ambão, também chamado de mesa da palavra. E por que trouxeram essas peças de um país tão distante? O bispo explicou direitinho. O piso da entrada, com cerâmica proveniente de Israel, de Jerusalém, lembra o Antigo Testamento. O piso do corredor central e do presbitério, onde estão o altar e o ambão, com cerâmica vinda de Belém, lembra o Novo Testamento. E a parede central do presbitério, ainda não concluída, terá simbolismos do lugar para onde caminha este povo que nasce no Antigo Testamento, e caminha pelo Novo Testamento: a glória de Deus, o céu... é pra lá que se vai. Entre outros símbolos, haverá uma linda árvore da vida, representação de Cristo.

O piso da Catedral de Óbidos é uma bela explicação da liturgia da palavra deste domingo. A obra de Jesus foi congregar as ovelhas dispersas do rebanho de Deus. Quando ele e os seus missionários apóstolos desembarcaram, encontraram uma multidão que tinha corrido a pé de todas as cidades para encontrá-lo. É o evangelho de hoje. E eu não posso deixar de pensar no que eu vi ontem, aqui em Óbidos. Mais de 100 peregrinos chegaram a pé à Catedral, para participar do novenário. Chegaram cedinho, depois de uma caminhada exaustiva. A cidade de onde eles vieram fica a 84 km. É a multidão do evangelho, acorrendo a pé a Jesus.

Jesus estava indo descansar com os seus missionários. Eles estavam voltando da missão em que tinham visitado vilas, sítios e cidades. Estavam fugindo do afluxo de gente que não lhes permitia nem tempo para comer. A numerosa multidão que chegou a pé para encontrá-lo os surpreendeu. Jesus ficou tomado de compaixão e os sentiu como ovelhas sem pastor. Cancelou-se o descanso e Jesus começou a ensinar muitas coisas ao povo, diz o evangelho.

Lendo o livro do Profeta Jeremias, nos damos conta da grandeza da ação de Jesus, nesta passagem e em todo o seu ministério. Em Jeremias 23, temos uma foto da situação do povo em certo momento, no Antigo Testamento. A descrição mostra a condição que levou o Pai a enviar Jesus. O rebanho está disperso. Deus se queixa dos pastores que ele colocou para cuidar do seu rebanho: descuidaram-se, afugentaram as ovelhas, dispersaram o rebanho. O que ele fará? Pela boca do profeta, o Senhor Deus disse: “Eu reunirei o resto das minhas ovelhas de todos os países para onde foram expulsas e as farei voltar aos seus campos. Suscitarei para elas novos pastores. Farei nascer um descendente de Davi, ele reinará como rei, ele será sábio”. Davi foi o rei que começou como pastor de ovelhas. Jesus é o pastor sábio, o novo Davi que Deus enviou para cuidar do seu rebanho. Ele é o bom pastor que dá a vida por suas ovelhas. É o que está acontecendo nesta cena do evangelho. Ele e os apóstolos, os novos pastores que Deus estava suscitando, sacrificaram seu justo descanso para cuidar do rebanho disperso.

A obra de Jesus foi, então, congregar as ovelhas dispersas. O altar e o ambão, sobre a cerâmica de Belém, terra de Davi e de Jesus, é a representação do próprio Cristo. Pastoreando o seu povo, ele ensina-lhes muitas coisas e oferece a sua própria vida pela salvação de todos. Não somente congrega as ovelhas de Israel, mas congrega também as ovelhas de todas as nações, de todas as cidades, quem não pertenciam a Israel. A Carta de São Paulo aos Efésios, cap 2, explica ainda melhor isso. “Ele quis, a partir do judeu e do pagão, criar em si um só homem novo, estabelecendo a paz. Quis reconciliá-los com Deus, ambos em um só corpo, por meio da cruz. Assim ele destruiu em si mesmo a inimizade”. Ao redor da mesa da palavra e da mesa do sacrifício eucarístico, somos todos um só rebanho congregados por um só pastor.

Vamos guardar a mensagem

Esse rebanho que caminha desde o Antigo Testamento, congregado por Cristo, ao qual foram incorporados os pagãos, pastoreado por ele e por seus apóstolos missionários, é a Igreja. Igreja que caminha para a glória de Deus, para sua casa, para o céu. É o que nos diz, sem palavras, a cerâmica do piso da Catedral de Óbidos. Esse é um domingo para aumentar o seu amor e a sua comunhão com o pastor, os pastores e o rebanho. Somos a Igreja de Cristo. Ele nos conduz, nos resgatando da dispersão, da exploração, da inimizade, do pecado.

Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor (Mc 6, 34)

Vamos rezar a palavra

Salmo 22

— O Senhor é o pastor que me conduz; felicidade e todo bem hão de seguir-me!

— O Senhor é o pastor que me conduz;/ não me falta coisa alguma./ Pelos prados e campinas verdejantes/ ele me leva a descansar./ Para as águas repousantes me encaminha,/ e restaura as minhas forças.

— Felicidade e todo bem hão de seguir-me/ por toda a minha vida;/ e na casa do Senhor habitarei/ pelos tempos infinitos.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Vamos viver a palavra

Não deixe de pegar sua Bíblia hoje e ler, com toda atenção, Marcos 6, 30-34. É o evangelho de hoje. Quem sabe, você possa conversar com alguém sobre essa bela passagem! É que a boca fala do que o coração está cheio.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

18 comentários:

  1. Muito obrigada, Pe.João Carlos, por essa reflexão!

    ResponderExcluir
  2. "O Senhor é o pastor que me conduz;não me falta coisa alguma."

    ResponderExcluir
  3. O senhor é meu pastor que mim conduz não me falta coisas alguma BOM dia Pader João Carlos muito bom ouvir suas meditação com e ouvir ligou sedo a palavra de Deus tem um feliz isento Domingo Abençoado Amém

    ResponderExcluir
  4. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏Que consigamos seguir nosso pastor e ser pastor de muitos

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. o senhor é o pastor que me conduz e não me falta coisa alguma. Que ele nos abençoe e livre nos de todo mal

    ResponderExcluir
  6. O Senhor sempre está nós orientando,na certeza de que sempre estamos protegidos na sua presença, somos todos pertencentes ao rebanho na direção certa é glória Deus Jesus Cristo mostrou os percursos que devemos acompanhar para não perder tempo.Ser obidente aos olhos Divino é gazar da vida com alegria naquilo que eleva nossos Espíritos: mansos herdarão a glória.O que inquieta Cristo aqui é a dispersão dos povos:perdem a rota da vida,uma espécie de animal da selva,vivem por conta própria,ao contrário Cristo acolheu todos:ensinou qual o caminho sem exceção,deu dois grandes insinamento "a partilha,e somos responsáveis uns pelos outros,olha só onde hoje essas atitudes fazem potencial humano humanizado ser cooperador mútua é uma das soluções daquilo que somos indiferentes,mas vamos juntos vevermos os princípios Cristãos, porque parte das maselas Sócias serão estintas na presença do Espírito Santo de Deus somos 🐑 pastoreadas.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos. Amor paz na sua vida.
    UM PASTOR PARA OVELHAS DESGARRADAS
    Senhor, ajuda-nos em nossa conversão.
    O Senhor é o Pastor que me conduz, nada me faltará.
    Desejo à padre João Carlos e todos da AMA um domingo tranquilo de amor e paz
    Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre
    Peço oração pra minha família

    ResponderExcluir
  9. É grande a minha alegria em poder acompanhar os ensinamentos de Jesus todos os dias, interpretados pelo senhor Padre João Carlos. Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Tu és Senhor o meu Pastor e nada me faltará Amém Aleluia

    ResponderExcluir
  11. Padre João Carlos hoje me acordei feliz que dia lindo iluminado que o senhor tenha um ótimo domingo abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    🙏🤦😇🌟🌟🌟🌹
    Jesus, ensina-nos a caminha com menos erros, de uma forma mais leve e mais prática,clara e mais objetiva, viver a vida a se orgulhar , deixa boas marcas para a nossa próxima geração.
    Deus só nos concede sabedoria se realmente nosso coração desejar.
    Sem Cristo nada podemos fazer.
    🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos, o senhor é um discípulo de Jesus! Deus te abençoe e guarde, suas pregações me fazem muito bem! Paz e bem para todos 🙏

    ResponderExcluir
  13. Hoje meu tio Rey partiu para a casa e Senhor! Descanse em paz,meu Tio Rey querido! Senhor,nos dê forças para continuar. Obrigada por ter nos proporcionado uma pessoa tão boa nas nossas vidas!

    ResponderExcluir
  14. Jesus nos ensina evangelizar o nosso rebanho pois todos eles precisam da misericórdia,compaixão, como as ovelhas perdidas,portanto devemos nos unir para chegar até vós. Doutrinar é chamar todos aquelas ovelhas perdidas para seu encontro e não abandonar, temos que compartilhar o amor,a esperança e a fé para serem alimentados e fortificados por todos que seguem o caminho do Pai. Ele nos ensina a sermos sempre prestativos pregando o que for de melhor na transformação das ovelhas perdidas. Vamos ser felizes com o que Jesus prega em nossas vidas, Serviremos ao Senhor com amor.

    ResponderExcluir
  15. 🙏🙏🙏🙏🙏💚💚
    Muito bom e muito bom mesmo!
    Foi um excelente Domingo,que Deus faça sempre milágres para cada dia um novo aprendizado dos caminhos dignos!
    Que o abençoa rica e poderosamente senhor padre João Carlos.👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  16. Bom Domingo Padre João Carlos e obrigado Sempre. Estaremos em Oração para o Amor de Jesus e sua Misericórdia e que nós possamos transmitir aos próximos. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  17. Pai de infinita bondade, eu LHE agradeço por viver o meu apostolado. No entanto, me conceda a graça de ser um bom pastor. Me conceda a graça de seguir o caminho da cruz, da justiça, da unidade, da paz, da retidão e da salvação. Me conceda a graça de viver próximo do meu REDENTOR. Me conceda a graça de ser um homem novo. Me conceda a graça de destruir a inimizade. Me conceda a graça de ensinar com humildade e sabedoria. Me conceda a graça de descansar e de fazer boas obras. Me conceda a graça de ter compaixão dos sofredores. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre por esse evangelho muito bom o senhor é meu pastor nada me faltará jesus me conceda de ser obediente caridosa e ter amor e compaixão com aqueles que mais necessitam amem paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS