PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O SINAL DA BALEIA

O SINAL DA BALEIA


19 de julho de 2021

EVANGELHO


Mt 12,38-42

Naquele tempo, 38alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti”. 39Jesus respondeu-lhes: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas.
40Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. 41No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas.
42No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão”.


MEDITAÇÃO


Nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas (Mt 12, 39).

Estamos começando a semana com um apelo muito forte da parte do Senhor: a nossa conversão. Fale a verdade: Deus já lhe deu muitas oportunidades para você tornar-se um fervoroso seguidor de Jesus, uma fervorosa discípula do Senhor, não é verdade? Quantas chances, Deus já lhe deu para você mudar de vida, converter-se? Agora, é bem capaz que você esteja esperando algo de grande impacto para que finalmente se entregue a esse grande amor! E é precisamente de amor que estamos falando. A conversão é um ato de amor: mudar o rumo de sua vida, colocando-a na direção do imenso amor de Deus. E ele nos ama por primeiro.

Você lembra: outro dia, Jesus estava se queixando das cidades de Corazim, Betsaida e Cafarnaum. Viram tantos milagres, mas não se converteram. Hoje, fariseus e mestres da lei, opositores de Jesus, estão lhe pedindo um milagre: ‘Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti’. Jesus deve ter ficado aborrecido. Pessoas mesquinhas como aquelas pedindo para presenciar um milagre, mas olhe só! Jesus não fazia milagres pra se mostrar. Àquela altura, Jesus já tinha tomado uma decisão: não iria mais fazer milagre nenhum. Ele chamou aquele povo de geração má e adúltera. ‘Essa geração está pedindo sinais, milagres. Não vai ter mais. Só um sinal, eles vão ter agora: o sinal de Jonas’.

Você se lembra do profeta Jonas?! Deus o mandou pregar em Nínive, capital da Assíria. Jonas calculou bem: Nínive, uma capital pagã... uma missão muito difícil, perigosa, tempo perdido. E logo o que tinha que anunciar: que Deus iria destruir tudo por ali. Nem pensar. Jonas pegou um navio numa rota contrária. Sujeito teimoso esse Jonas. No meio da viagem, o mar ficou tão enfurecido que os marinheiros desconfiaram que alguém ali estivesse em falta muito grave contra o seu Deus. Jonas confessou que estava fugindo de Deus e da missão difícil que ele lhe confiara. Para salvar a tripulação e o navio, não houve outro jeito. Foi atirado no mar. O que aconteceu foi incrível e você recorda. Um peixe o engoliu e três dias e três noites depois ele foi vomitado na praia. Deus o mandou de volta para a tarefa que lhe tinha confiado.

Jesus disse que não teriam mais nenhum sinal, mais nenhum milagre. Só um: o de Jonas. E ele mesmo explicou: ‘assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estaria três dias e três noites no seio da terra’ (Mt 12, 40). Ele está falando, então, de sua morte e de sua ressurreição. Este seria o grande sinal, o milagre pelo qual lhes seria mostrado sua condição de Messias, enviado de Deus. Esse milagre é um dos mistérios centrais de nossa fé. Mistério recordado em cada celebração. Dele fazemos memória na Santa Missa. Como Jonas engolido pelo peixe e devolvido vivo, ao terceiro dia. Morte e ressurreição. Esse é o grande sinal.

Guardando a mensagem

Fariseus e mestres da Lei queriam ver um sinal para acreditar em Jesus. Ele já tinha feito tantos, mas nunca para se mostrar, para se exibir. Na corte de Herodes, também lhe pediram um milagre para divertir a corte. Jesus ficou quieto. Chega de milagres, foi a decisão de Jesus. Ele já estava chateado com a pouca conversão nas cidades onde tinha feito tantos milagres... Afinal, haveria um só sinal, o de Jonas. A morte e a ressurreição de Jesus é o milagre prefigurado no sinal de Jonas. Depois de três dias no seio da terra, Jesus foi devolvido vivo, ressuscitado.

Nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas (Mt 12, 39).

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
Disseste que, no dia do juízo, os moradores de Nínive iriam condenar a geração do teu tempo, porque se converteram à pregação de Jonas, diferentemente de grande parte dos que te escutaram. Dá-nos, Senhor, a graça da conversão. Que à tua Palavra, respondamos prontamente, acolhendo o teu amor, na graça da fé e no seguimento do teu evangelho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

A conversão é a nossa resposta à Palavra de Deus. A conversão é obra nossa e do Espírito Santo de Deus em nós. Assim, no dia de hoje, peça ao Santo Espírito, mais de uma vez, a graça da conversão.

Pe. Joao Carlos Ribeiro, sdb

16 comentários:

  1. Nossa geração ainda quer milagre?Sem,dúvidas ainda estamos pensando igual a época de Jonas.Temos que comprendemos que a baleia no sentido evangélico significa lugar profundo de difícil acesso,foi lá que Jonas viveu pra compreender que a experiência com Deus requer uma retirada da Vida comum,ao contato com o natural sentir o Sol,plantas, silêncio são fatos reais prova maior.Mesmo assim o deserto é o lugar bonito que dá condições mais favoráveis a esse encontro pessoal, particular entre Deus e o homem, Jesus fazia sempre se observarmos atentamente o último momento naquela cruz não foi diferente ninguém podia subir a àquelas auturas a não ser um entrega pessoal ao Pai que é inseparáveis e o mais importante de todos.Jonas mergulhou nesse sentido alimentou-se e recebeu o sinal.

    ResponderExcluir
  2. 🙏🙏🙏🙏🙏Que Jesus nos dê a graça da conversão

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Que o espírito santo de deus nos dê a graça da conversão.

    ResponderExcluir
  4. José Lúcio19/7/21 07:58

    Que sejamos "engolido pelo peixe e em seguida vomitado na praia" quando a nossa ação de conversão não estiver em harmonia com a vontade de Deus.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Que Jesus me de a graça da conversão tanto a mim como a minha familia em esoecial meu esposo, filhos e netos.

    ResponderExcluir
  7. Senhor! Que Teus ensimentos não seja em vão mas que seja como a semente jogada em um terreno fértil em toda Nação. Mandai Vosso Espirito Santo, Senhor,iluminar pouco a pouco essas mentes dispersas e perversas. Amém

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos. Deus lhe dê Um dia muito feliz e abençoado com saúde, paz e sabedoria neste novo dia. Senhor Deus de bondade, dá-nos a graça da conversão. A conversão é a nossa resposta à palavra de Deus. Senhor Deus de bondade, que possamos acolher o teu amor, na graça da fé e no seguimento do teu evangelho...
    À todos desejo uma semana abençoada com saúde e paz. Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  9. Bom começo de semana abençoada e iluminada padre João Carlos que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho, padre João Carlos gostei muito da sua narração da missão do profeta Jonas.
    Para ter conversão, converter-se a Jesus Cristo, incluir ter fé em Jesus Cristo, arrepender dos pecados,ser batizados e uma mudança de comportamento em nossa natureza, como renascimento mudança de coração ❤️

    ResponderExcluir
  10. Nascer de Deus, redimidos por Deus, tornando-se seus filhos e filhas, herdarão o Reino de Deus.
    🙋🙏😍🌹💕

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre e estaremos em Oração para o Amor na Fé e Perdão e na Conversão e que possamos transmitir Sempre. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  12. Dai-nos Senhor,a nossa conversão na fé, assim como Jesus foi crucifificado e ressuscitado.

    ResponderExcluir
  13. Que Jesus nos der a graça da conversão. Obrigada padre João Carlos

    ResponderExcluir
  14. Obrigado Pe. João Carlos.Estava precisando ficar sozinho com nosso amado.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite padre João Carlos sua bênção que jesus nós ajudem na convenção na fé no perdão e amor jesus e nossa senhora Auxiliadora lhe abençoe muito amém 🙏🙏🙏 paz é bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  16. Padre boa noite! É possível enviar o Boleto de pagamento do mês de Agosto e setembro pois perdi! E preciso fazer o pagamento no final do mês! Por favor! Será que têm alguém na Ama? Amanhã?

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS