PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O CAJADO DOS PASTORES

O CAJADO DOS PASTORES

 



11 de julho de 2021

15º Domingo do Tempo Comum


EVANGELHO


Mc 6,7-13

Naquele tempo, 7Jesus chamou os doze, e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros.
8Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. 9Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas.
10E Jesus disse ainda: “Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. 11Se em algum lugar não vos receberem, nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés, como testemunho contra eles!”
12Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. 13Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo.


MEDITAÇÃO


Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado (Mc 6, 8).

No evangelho deste décimo quinto domingo comum, Jesus está enviando os doze em missão. Só isso já vale uma meditação. E enviando-os de dois em dois, num recado claro de comunhão e unidade. E lhes faz algumas recomendações, sobretudo que eles partissem em missão, em grande despojamento. Não levassem pão, nem sacola, nem dinheiro. Só com a túnica do corpo, sandálias nos pés e um cajado. Um cajado. Por que deviam levar um cajado?

Cada um dos evangelistas, mesmo narrando a mesma cena, deixa seu toque especial. Cada pessoa, mesmo contando a mesma história, marca sua diferença num detalhe, não é assim? Marcos, o nosso evangelista deste ano, diz que Jesus mandou levar um cajado. Mateus e Lucas dão outros pormenores, e incluem o cajado na lista do que Jesus disse que não levasse. E agora? Agora, é ver qual é o sentido desse cajado na história.

Bom, vamos deixar o evangelho de Marcos quieto e vamos para o livro dos Salmos. O salmo 23, que você conhece bem, diz assim: “O Senhor é o meu pastor, nada me falta. Em verdes pastagens, me faz repousar.... Ainda que eu caminhe por vale tenebroso nenhum mal temerei, pois estás junto a mim. Teu bastão e teu cajado me deixam tranquilo”. Viu que entrou o cajado nessa oração? O Senhor é o meu pastor. Deus é o nosso pastor. Nós somos as ovelhas do seu rebanho. Ele nos conduz para boas pastagens e para águas correntes. E mesmo que você esteja numa situação muito difícil, como é ele que lhe conduz, você não tem o que temer. O bastão e o cajado dele são a sua segurança. Bom, bastão e cajado são a mesma coisa. É a vara com uma haste arredondada que o pastor tem sempre na mão.

E por que o cajado de Deus, nosso pastor, é a sua segurança? Bom, aí eu preciso lhe dizer pra que servia o cajado ou bastão, na mão do pastor. Você não tem ideia como a profissão de pastor era trabalhosa, no tempo da Bíblia! O pastor tinha que levar as ovelhas, todo dia, para pastar, num lugar que tivesse água também.  Coisa difícil naquela terra seca (grande parte da Palestina) e complicada se encontrasse pela frente um roçado, uma plantação. E você pode imaginar, ovelha é bicho obediente, mas em grande número, é um quebra-cabeça pra manter o rebanho junto ou no caminho certo. Aí o cajado é importante para tanger ou conter ovelhas afoitas. Já tem uma haste arredondada própria para segurar as ovelhas que estiverem se afastando, por exemplo. E mais, no campo havia muitas feras doidas pra comer uma ovelha gordinha: lobos, ienas, leões... Aí o cajado era a arma para enfrentar as feras e defender as ovelhas. E, de noite, tinha-se que ficar vigilante...não faltava ladrão querendo carregar as ovelhas. Aí o cajado era a defesa do pastor. Ele partia com tudo pra cima do ladrão e o bandido saía todo machucado. Olha aí os três usos do cajado ou do bastão: organizar a marcha das ovelhas, afugentar as feras do campo e lutar contra os assaltantes.  Os pastores eram quase sempre jovens, fortes e briguentos. Ninguém se metesse com eles, não.

Vamos de novo ao salmo 23: “O Senhor é o meu pastor, nada me falta. Em verdes pastagens, me faz repousar.... Ainda que eu caminhe por vale tenebroso nenhum mal temerei, pois estás junto a mim. Teu bastão e teu cajado me deixam tranquilo”. Deus me defende. Ele enfrenta o lobo ou o ladrão e não permite que me façam mal. O seu cajado é a sua segurança. Deus toma a sua defesa. Ele cuida de você. Jesus disse no evangelho de João: “Eu sou o bom pastor. O mercenário, quando o lobo ataca, ele corre e larga as ovelhas. Eu dou a vida pelas minhas ovelhas”.

Guardando a mensagem

Jesus enviou os doze em missão. A recomendação foi que não levassem nada, a não ser um cajado. Cajado é coisa de pastor. O pastor é Jesus. Eles participam da missão de Jesus, de cuidar do rebanho. O cajado representa a responsabilidade do pastor de cuidar das ovelhas (com o cajado, ele tange as mais lentas e segura as mais apressadas). Mas representa também o zelo que eles devem ter na defesa do rebanho (com o cajado, o pastor afugenta as feras do mato e enfrenta os larápios). Os doze são, então, os pastores do rebanho de Deus, nossos líderes religiosos. É por isso que os nossos bispos têm um báculo, imitando o cajado dos pastores. O báculo representa a responsabilidade que eles, como bons pastores, receberam de cuidar do povo de Deus e de defendê-lo de todas as ameaças (heresias, ideologias totalitárias, divisões, etc.).

Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado (Mc 6, 8).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

Está dito no evangelho de hoje, que os doze partiram e fizeram três coisas: pregaram que todos se convertessem, expulsaram muitos demônios e curaram numerosos doentes. Realmente, tinham mesmo que levar o cajado, assim começaram a entender que são pastores do teu povo: organizam o rebanho, expulsam o mal e derrotam as doenças.  Senhor, nós te bendizemos porque somos ovelhas do teu rebanho.  E te pedimos que, com o teu Santo Espírito, sustentes os teus ministros em sua missão de ensino, de pastoreio e de santificação do rebanho.  Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Reze, hoje, pelo padre de sua comunidade. Faça uma prece pelo seu bispo, também. E rezemos pela recuperação da saúde do nosso Papa Francisco.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

13 comentários:

  1. Q possamos ser obediente ao nosso Pastor

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos. Deus te abençoe sempre com amor e paz.
    Senhor Jesus, nós te bendizemos porque somos ovelhas do teu rebanho.
    Senhor, abençoa o Padre João Carlos para que ele seja muito feliz na sua missão evangélica. Abençoa o Papa Francisco para ele se recupere e tenha muita saúde para cuidar do seu rebanho.
    Desejo à padre João Carlos e todos da AMA um domingo tranquilo de amor e paz.fiquem com Deus...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. um feliz e abençoado domingo do senhor a todos nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Padre João Carlos que Deus abençoe o senhor e suas palavras que dá força e coragem para continuar

      Excluir
  4. Um abençoado domingo com muito amor e paz no coração

    ResponderExcluir
  5. Bom Domingo Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Palavra e que possamos transmitir em todas as coisas que façamos com Amor. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  6. Padre João Carlos que o senhor tenha um excelente domingo me acordei com esse dia lindo iluminado e abençoado que seja o seu dia que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Em paz me deito e logo adormeço,o senhor é fiel, Ele os guardará do maligno.
    Se o Senhor é nosso pastor, podemos descansar, mesmo sob as torrentes de águas, porque não nós faltarão provimento e amor.
    Acredito em Deus, Ele e um papai bondoso, acredito no amor que ele tem por mim.🙋🙏😍🌹💕

    ResponderExcluir
  7. Que tenhamos fé coragem,pois Deus conduzirá no caminho onde sempre estamos protegidos,mesmo em momentos difíceis sempre seremos urgindo pela proteção da força maior chamada pensamento positivo nesses momentos bons ou ruins sempre nos deixa irradiante de conhecimento,humildade e proteção.Esses recursos são instrumentos dados para vencer no longo percurso da caminhada longa, cansativo,porém necessário aprender administrar os talentos oferecidos pra nós cristãos.Deus estarar conosco no caminhada longa história da humildade que estamos dando continuidade no decorrer desse percurso,chegar nessa missão cumprida é algo necessário.

    ResponderExcluir
  8. Ó Deus, Criador de todas as coisas, eu LHE agradeço pela vida de São Bento. Contudo, me ajude profetizar conforme a VOSSA vontade. Me ajude viver a minha vocação. Me ajude bendizê-Lo, louvá-Lo e glorificá-Lo. Me ajude ser santo e irrepreensível. Me ajude com a VOSSA Bênção e a VOSSA graça. Me ajude está unido ao meu SALVADOR. Me ajude ser um bom filho. Me ajude seguir o caminho da libertação, da benevolência, da sabedoria e da prudência. Me ajude perdoando os meus pecados. Me ajude fazer a VOSSA vontade. Me ajude expulsar os espíritos impuros. Me ajude ter fé e confiança. Me ajude pregar com humildade. Me ajude trabalhar pela conversão dos pecadores. Me ajude curando os doentes do corpo e da alma. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite padre João Carlos sua bênção peço a Deus que o padre João Carlos tenha muita saúde e felicidade também pela saúde do papa e sua recuperação paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS