PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: NA MISSÃO, PRUDÊNCIA E SIMPLICIDADE

NA MISSÃO, PRUDÊNCIA E SIMPLICIDADE



09 de julho de 2021
Dia de Santa Paulina de Jesus

EVANGELHO


Mt 10,16-23

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.
18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.
21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.

MEDITAÇÃO


Sejam, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas (Mt 10, 16)

Jesus começou anunciando o nome dos missionários. E prosseguiu com uma série de recomendações. Hoje, temos uma advertência sobre as dificuldades da missão. Missionários somos todos nós, discípulos do Senhor. A nós é confiada a missão, em vários graus e de várias formas. Então, as dificuldades mencionadas por Jesus, nós também vamos encontrar.

O conteúdo da missão nos foi indicado pelo Mestre: “No caminho, anunciem: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Anunciar com palavras e gestos que o Reino de Deus chegou para todos. Anúncio a ser concretizado em quatro tarefas. Curar os enfermos, isto é, restaurar a dignidade humana. Purificar os leprosos, isto é, proclamar o perdão dos pecados pela misericórdia de Deus. Ressuscitar os mortos, isto é, promover a vida. Expulsar os demônios, isto é, denunciar e vencer o mal que domina as pessoas. São essas as quatro tarefas pelas quais anunciamos a proximidade do Reino de Deus na vida das pessoas.

Essa missão comunicada aos doze apóstolos é a missão confiada a toda a Igreja, a todos os seguidores de Jesus. E a gente a realiza com nossa vida cristã, com nossas palavras e ações. E é esse ser cristão e anunciadores de Cristo no mundo que nos traz problemas, dificuldades, resistências, reações. É neste sentido que Jesus está nos dizendo: “envio vocês como ovelhas no meio de lobos”. O mundo, influenciado pelo poder do mal, não aceita facilmente a mensagem de Cristo. E podemos, como ovelhas no meio de lobos, ser presas fáceis da vaidade, do fascínio do poder e da riqueza, da pressão social, da lógica do mundo. Ou, permanecendo fiéis à nossa missão, podemos até sofrer todo tipo de incompreensão, de retaliação, de perseguição.

E Jesus completou: “Sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas”. A serpente do livro do Gênesis, a que levou Adão e Eva ao pecado, foi descrita como o mais astuto dos animais no Jardim do Éden. A conversa que ela teve com Eva, parecia afável e desinteressada... ela soube conduzir bem o diálogo, foi sabida. De verdade, a serpente não se apresenta de qualquer maneira, se esconde, se esquiva, parece planejar bem as suas ações. Talvez seja nesse sentido que Jesus disse: imitem a prudência da serpente ou seja a sua sabedoria. As pombas são criaturas doces, próximas, mansas... chegam pertinho pra comer o que a gente oferece. A orientação do Mestre foi, no exercício da missão que comporta sempre dificuldades, ter a prudência das serpentes e a simplicidade das pombas.

Guardando a mensagem

Jesus enviou os doze em missão. Com eles, todos nós somos enviados. A missão é proclamar a proximidade do Reino de Deus. Nós a realizamos pelo testemunho de vida, por ações e pelas palavras que proclamamos. As ações estão descritas simbolicamente em quatro tarefas: restaurar a dignidade humana, anunciar o perdão dos pecados, promover a vida e vencer o mal que domina as pessoas. Na realização desta missão, muitas dificuldades e perseguições podem nos aguardar. Assim, Jesus nos dá essa orientação: ‘tenham a mansidão das pombas e a sagacidade das serpentes’. A simplicidade e a esperteza. Ser simples, mas não ser bobo.

Sejam, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas (Mt 10, 16)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
A descrição que fazes da pressão, das perseguições, dos julgamentos a que poderemos ser submetidos por causa de nossa fé nos assusta. Mas, tu nos tranquilizas de muitos modos. Sobretudo, nos garantes a assistência do Santo Espírito, que nos dará as palavras certas, que tomará a nossa defesa. Senhor, embora a missão não pareça fácil, queremos realizá-la com fidelidade e perseverança até o fim. Em Santa Paulina, por exemplo, a santa de hoje, podemos ver tudo isso: no meio de muitas privações e provações, ela fundou uma bela comunidade de pessoas consagradas a Deus, completamente a serviço dos pobres e doentes, a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Como elas, muitos grupos suscitados pelo Espírito Santo continuam se dedicando inteiramente à missão, enfrentando oposições e dificuldades, com a prudência das serpentes e a simplicidade das pombas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu diário espiritual (seu caderno de anotações), responda a esta pergunta: Em que você está precisando ser mais perseverante e fiel?

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

9 comentários:

  1. Construir o reina de Deus aqui requer bastante saber,pois cada ação pôr mais simples que seja firme no objetivo está no processo de construção ter percistência para a tarefa,pois o caminho é longo,encontramos muita coisa pra fazer,inclusive na atualidade temos mais recursos para alcançar as metas,porém temos mais pessoas querendo aceitar esse projeto missão de corajem encontra-se na sutileza,simplicidade só os humildes querem ir pra casa do senhor,gozar da plenitude receber o Espírito Santo é algo bom fortelece o caminho dando mais competência nesse sentido construir o reino de Deus é está disponível para melhor vê o bem comum,isso é fácil: disciplina,foco,fé e mãos a obra.Poucos conseguem porque só querem os benefícios perpassar pelas difíceis e perfeitas disciplina jamais,então tudo isso são fatores que afastam do ponto de chegada.Que cada um de nós tenhamos ânimo pra conseguir ir em frente
    .

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9/7/21 08:29

    Bom dia Padre João Carlos. Antes de qualquer coisa devemos agradecer a, não só pelo dia que começa, mas por tudo que Ele tem feito em sua vida, e por tudo que Ele ainda fará...
    A missão, prudência e simplicidade
    Senhor, embora a missão não pareça fácil, queremos realizá-la com fidelidade e perseverança até o fim.
    Desejo um dia muito feliz e abençoado para Padre João Carlos e todos da AMA. Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  4. Padre João Carlos uma ótima sexta feira abençoada e iluminada que bom chegando o final de semana, graças por estar aqui participando sempre que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙋🙏😇🌟🌟🌟🌹
    Seja a atitude de vcs a mesma de Cristo Jesus.
    Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação,façam-no em nome do senhor Jesus,dando por meio dele graças a Deus pai.
    A perseverança é o segredo dos vencedores no âmbito da vida social ou espiritual.
    O seu amor dura para sempre, põe em mim teu coração .🙋🙏😍🌹💕

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Palavra e que possamos testemunhar nossa Fé em todas as coisas que façamos com Amor. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho que ser mais tolerente comigo mesmo as vezes faço as coisa certa e mesmo assim ainda fico insegura.tento ser forte e muitas vezes me sinto fraca.

    ResponderExcluir
  7. Deus do universo, fonte de todo bem, eu LHE agradeço por ser cristão. Entretanto, me conceda a graça de rezar com fé e confiança. Me conceda a graça de fugir do medo e do pecado. Me conceda a graça de obedecê-Lo com amor. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça de ser prudente e simples. Me conceda a graça de vencer o sofrimento, a perseguição e a preocupação. Me conceda a graça de testemunhá-Lo. Me conceda a graça de ser guiado pelo Espírito Santo. Me conceda a graça de perseverar no caminho da salvação. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  8. Jesus quer que sejamos simples e humildes,porém espertos.Jesus fundou comunidades para servirmos aos pobres e doentes isto nos faz engrandecer os nossos atos de servir fazendo bem aos próximos. Vale lembrar que fazendo o bem aos nossos irmãos em Cristo receberemos graças do Pai. Obrigado Senhor , por tudo que tenho recebido.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite padre João Carlos sua bênção agradeço muito pelas maravilhar do santo evangelho e a reflexão sobre o evangelho jesus lhe ilumine sempre no seu trabalho e todos da sua equipe paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Vocês também querem ir embora?

20 de abril de 2024 Sábado da 3ª Semana da Páscoa    Evangelho   Jo 6,60-69 Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS