PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O SILÊNCIO DO SÁBADO SANTO

O SILÊNCIO DO SÁBADO SANTO

 


03 de abril de 2021
Sábado Santo

Quando passou o sábado, Maria Madalena e Maria, a mãe de Tiago, e Salomé, compraram perfumes para ungir o corpo de Jesus (Mc 16, 1)

É verdade que, neste sábado santo, estamos num dia de silêncio e recolhimento, em vigília, como que ao lado do sepulcro do Senhor. Mas, não se trata de clima de velório, nada disso. Estamos, propriamente, em concentração. Preparamo-nos para celebrar, com toda exultação, o mistério da vitória de Jesus sobre a morte. Não porque ele esteja morto e vá ressuscitar hoje à noite, nada disso. Mas, para fazer memória de sua vitória sobre a morte. Ele vive triunfante, ele é o ressuscitado. A morte e a ressurreição do Senhor são o grande mistério no qual vivemos mergulhados. É o que estamos celebrando no Tríduo Pascal: a sua entrega em nosso favor, a sua morte de cruz nos lavando do pecado, a sua ressurreição dos mortos nos comunicando a vida de Deus.

A celebração de hoje é a vigília pascal, à noite. Depois de um dia de recolhimento, vamos celebrar a ressurreição do Senhor. Nós nos damos conta que, com sua ressurreição, começa um novo tempo e que sua vitória é também nossa. Nós mergulhamos neste mistério de morte e ressurreição, particularmente, pelo batismo. Como disse Paulo, no batismo, fomos sepultados com ele, renascemos com ele. Começamos, assim, a viver a vida nova da graça que ele conquistou para nós. Foi o que ele disse a Pedro: “Seu eu não te lavar, não terás parte comigo”. Somos lavados pelo batismo. Temos parte com ele.

Em vigília, serão lidos diversos textos da Escritura que narram as maravilhosas obras de Deus na criação, na libertação do povo da escravidão do Egito, no retorno do exílio da Babilônia, no batismo dos cristãos. No evangelho, Maria Madalena e outra Maria vão ao sepulcro, ao amanhecer do primeiro dia da semana. Elas são avisadas pelo anjo sobre a ressurreição de Jesus. O próprio Senhor ressuscitado as encontra no caminho. Elas são encarregadas de anunciar aos discípulos essa boa notícia e lhes dar o recado que o Ressuscitado vai esperá-los na Galileia.

A liturgia de hoje se desenvolve em quatro momentos: a celebração da luz (Cristo vence as trevas e ilumina o mundo); a celebração da Palavra (A ressurreição de Cristo é o coroamento das maravilhosas obras de Deus ao longo da história); a celebração da água (Pelo batismo, participamos da morte e da ressurreição do Senhor); e a celebração do pão eucarístico (Na ceia eucarística, anunciamos a morte do Senhor e proclamamos a sua ressurreição). E a grande notícia da noite santa deste sábado, a Páscoa do Senhor, a sua Ressurreição da morte, se prolonga por todo o domingo de páscoa e por todos os domingos do ano. Não perca por nada a celebração de hoje. Acompanhe pelo rádio, pela televisão ou pelas redes sociais.

Guardando a mensagem

Podemos pensar que a celebração do sábado santo tem três marcas: a Ressurreição, o Batismo e a Missão. Ressurreição é a boa notícia da madrugada do primeiro dia da semana. Está recomeçando a primeira semana da criação, é o início de uma nova humanidade. O Batismo é a nossa adesão a Cristo e o modo pelo qual participamos de sua morte e de sua ressurreição. Lavados, purificados por sua morte, somos novas criaturas, nascidas do alto, pelo derramamento do seu Espírito. A continuação da missão de Jesus é consequência de sua vitória sobre o pecado, o mal e a morte. Somos seus missionários. A missão continua.

Quando passou o sábado, Maria Madalena e Maria, a mãe de Tiago, e Salomé, compraram perfumes para ungir o corpo de Jesus (Mc 16, 1)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
tua ressurreição nos resgatou da escuridão para a luz, da morte para a vida. Na tua vitória, renascemos. Concede-nos que a força de tua ressurreição seja a energia que estamos precisamos para enfrentar, com destemor, esse vírus que nos põe em quarentena e todo o mal ao nosso redor. Cresça em nós a fé, a esperança e a caridade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Um modo de sublinhar o valor deste tempo de graça é desejar FELIZ PÁSCOA às pessoas de sua convivência, parentes e amigos. Então, a partir de hoje, não economize votos de FELIZ PÁSCOA COM CRISTO.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

28 comentários:

  1. Que o Senhor nos perdoe e nos faça sair desse Tríduo de modo renovado, e reconciliados uns com os outros

    ResponderExcluir
  2. Evitemos o orgulho, a soberba... para alcançarmos a salvação que Jesus com o seu Sagrado Coração, nos oferece.

    ResponderExcluir
  3. Feliz Páscoa com o Senhor!!!!

    ResponderExcluir
  4. BOM DIA E UMA FELIZ PÁSCOA Pe JOÃO CARLOS E A TODOS OS RELIGIOSOS E RELIGIOSAS DO BRASIL E DO MUNDO EM NOME DE JESUS CRISTO PROTEÇÃO

    ResponderExcluir
  5. Feliz Páscoa a você e família 💕!

    ResponderExcluir
  6. Feliz Páscoa, Pe João Carlos!

    ResponderExcluir
  7. Feliz Páscoa ❤️❤️

    ResponderExcluir
  8. Amém 🌹"Feliz Páscoa com Cristo"!Uma feliz e abençoada Páscoa para o senhor e toda a sua família! 🕊

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. FELUZ PÁSCOA À TODA HUMANIDADE.

    ResponderExcluir
  11. FELUZ PÁSCOA À TODA HUMANIDADE.

    ResponderExcluir
  12. FELIZ PÁSCOA À TODA HUMANIDADE!

    ResponderExcluir
  13. Feliz Páscoa a todos os cristãos do mundo inteiro. Amém.

    ResponderExcluir
  14. Feliz Páscoa para todos que esteja de luto.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo3/4/21 08:55

    Bom dia Padre João Carlos. Que a paz do Senhor Jesus esteja hoje e sempre no seu coração e que a luz do Espirito Santo ilumine a nossa vida. Que Jesus cresça em nós a fé, a esperança e a caridade.
    Uma Páscoa muito feliz e abençoada à Padre João Carlos e todos da AMA...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre João Carlos, desejo ao Sr, seus familiares e todos dá ASSOCIAÇÃO AMANHECER uma FELIZ PÁSCOA!🙇🙌🙌🙋

    ResponderExcluir
  17. Bom dia
    Feliz Páscoa com o Senhor
    Que Deus em sua infinita bondade o abençoe abundantemente Padre João Carlos

    ResponderExcluir
  18. Padre João Carlos, sua bênção, tenha um sábado Santo abençoado, e uma Santa e feliz Pascoa, para o sr. e todos da nossa AMA, e para seus familiares, que esta LUZ DIVINA que o sr. nos trás resplandeça o tempo todo sobre a sua vida e a sua missão sacerdotal. GRATIDÃO. BOM DIA!!!

    ResponderExcluir
  19. Feliz Páscoa com Cristo para o sr. Pe. João Carlos e todos q fazem a AMA.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia padre João Carlos
    O senhor é uma pessoa muito importante para mim, pena que eu não vou poder te dar o chocolate da Páscoa, distância mento social.
    Desejo uma feliz páscoa para o senhor e toda sua família, que está data de união,paz e muitos momentos de felicidade.
    Que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Jesus Cristo, todos os cristãos com fé estamos em vigília para o teu retorno a vida no domingo, depois da sua crucificação na sexta feira.
    Aparecerá vitorioso sobre a morte, haverá um novo mundo.
    A esperança que o sacrifício e a ressurreição de Jesus sejam
    inspiração para que o amor e a bondade se espalhem pelos corações de todos nós.
    🙌🐑👏😍🌹💕

    ResponderExcluir
  21. Bom Sábado Santo Padre João Carlos e Feliz Páscoa e a todos que te acompanham. Estaremos em Oração para o Amor na Fé e que Jesus nos ilumine Sempre com seu Amor misericordioso e renovador. Salve Maria. 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  22. A Vida ficou muito mais bonita quando ao contrário do que pensamos Maria chegou com a novidade;o túmulo está vázio!Nasceu o pensamento,onde ele está há princípio surge tantas dúvidas,mas tudo aconteceu conforme os planos já escritos anteriormente.Um Jesus capaz de fazer tudo para trilhaar no caminho para liberação.E nasceu na humanidade um sentimento diferente,os discípulos se questionavam ficam em silêncio, pois é necessário aprender administrar os acontecimentos pra fazer os exames de consciência?Depois veremos o quê realmente aconteceu,esvazia-se o sepulcro está vazio!Bem o quê acontecer? Calma vamos vigiar,

    ResponderExcluir
  23. Bom dia padre, Feliz Sábado.
    Quero pedir uma benção pra minha mãe que se encontra internada em Manaus, Deus dará a cura e logo logo estará recuperada. Amém

    ResponderExcluir
  24. A obra e ressurreição de Cristo vivemos mergulhdos sua entrega e nosso favor.Ele fez maravilhas na vida de todos aqueles que foram a favor dele como também contra a suas ideias. Amor, perdurou,libertou,,curou e fez demonstrações como devemos amar ao próximo e ser amado isto é riqueza espiritual em nossas vidas Senhor dai-me força para superar o meu sofrimento.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite padre sua benção, que nessa páscoa não venhamos pensa só em ovos de chocolate e sim no amor de Deus conosco 🙏🙌

    ResponderExcluir
  26. Bendito seja o seu Santo nome agora e para sempre AMÉM JESUS Cristo!!! Uma FELIZ PÁSCOA,a todos nós pq ELE ressuscitou. AMÉM!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

As duas mesas da Missa.

16 de abril de 2024    Terça-feira da 3ª Semana da Páscoa.       Evangelho.    Jo 6,30-35 Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: 30“Qu...

POSTAGENS MAIS VISTAS