PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: JESUS É O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA

JESUS É O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA



30 de abril de 2021

EVANGELHO


Jo 14,1-6

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, 3e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”.
5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.

MEDITAÇÃO

Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim (Jo 14, 6)

Hoje, nos sentamos com os discípulos, para ouvir Jesus falando sobre sua partida e sobre a sua intimidade com o Pai. Morte-ressurreição-ascensão é a sua partida para o Pai. Quatro palavrinhas merecem uma atenção especial de nossa parte, neste início do capítulo 14 de São João: Pai, eu vou, moradas e caminho.

Comecemos pela palavra “Pai”. Jesus revelou que o Deus da Aliança é Pai. Não é só o criador. Ele é eternamente Pai em relação a seu Filho único. E o Filho é eternamente filho em sua relação com o Pai. Jesus revelou o Pai. O Pai se revelou em Jesus. As primeiras comunidades ficaram pensando em tudo isso que Jesus falou e amadureceram uma compreensão que transmitiram às gerações seguintes. No ano 325, no Concílio Ecumênico de Nicéia, a Igreja afirmou com toda clareza: o Filho é consubstancial ao Pai, quer dizer é um só Deus com ele.

Vamos à segunda palavra: “Vou”, eu vou, para onde eu vou. Ele está tendo uma conversa de despedida, com os discípulos. Um pouco antes, tinha dito que para onde estava indo, eles não podiam ir. Quando entenderam que Jesus estava falando de sua morte, claro, ficou aquele clima de tristeza no ar. Então, Jesus insistiu para que não ficassem com o coração perturbado, não tivessem medo. Ele iria para o Pai. A morte é a sua partida para o Pai, a sua páscoa. Como os hebreus partiram do Egito para a liberdade da terra prometida, assim Jesus iria partir, passando pela morte e ressurreição. Está indo para o Pai.

A terceira palavra é “moradas”. Na casa do meu Pai tem muitas moradas. “Casa do Pai” e “Moradas” falam da intimidade com Deus, da união com ele. Esta intimidade com Deus só poderia ser alcançada com a ida de Jesus, com a sua morte, ressurreição e retorno ao Pai. A sua morte nos reconciliou com o Pai. Podemos viver agora em comunhão com ele. Por isso, Jesus tem que ir na frente, para preparar um lugar. Sem ele passar pela morte, não temos comunhão com Deus. Depois, ele virá e nos levará consigo. As primeiras comunidades logo entenderam: um dia, muito em breve, ele vai voltar e, então, será definitiva nossa comunhão com Deus.

E a quarta palavra é “caminho”. Eu sou o caminho, a verdade, a vida. Você sabe que essa forma de falar “Eu sou” é uma fórmula de apresentação de sua condição divina, de sua união com Deus. Ele está se auto-revelando aos discípulos. Ele é o caminho que leva ao Pai. Para chegar à comunhão com Deus, para viver em comunhão com o Pai, é preciso segui-lo e viver os seus ensinamentos. Aliás, é mais do que isso: é imitá-lo. Ele não só nos ensina o caminho para chegar ao Pai, ele é o caminho; o único caminho.

Guardando a mensagem

Jesus é o caminho que nos leva ao Pai. A sua morte-ressurreição-ascensão é a sua partida para a Casa do Pai. Com essa partida (a gente poderia dizer “com essa páscoa”), Jesus abriu as portas da Casa do Pai. Todos os filhos pródigos agora podem voltar para casa e serem acolhidos pela misericórdia do Pai. O caminho pra chegar lá é um só: Jesus Cristo. É ele que precisamos acolher, amar e imitar. Ele é o caminho. A comunhão com Deus, que começou em nós pelo batismo, será plena quando também nós partirmos para estar ao lado dele, nas moradas do Pai. Ele revela o Pai em suas palavras e em suas obras. Fala o que Pai mandou dizer e em suas ações, é o Pai quem age. Ele é um com o Pai. É um Só Deus com ele.

Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim (Jo 14, 6)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Tuas palavras dão sentido à nossa vida. Chamavam as primeiras comunidades de o povo do “caminho”. Tinham razão. Nós somos o povo do ‘caminho’, pois nossa vida ganha luz e sentido ao nos pormos em teu seguimento. Somos teus seguidores. Seguimos no teu caminho, acolhendo e vivendo tuas palavras, teus ensinamentos. Na verdade, fazemos um caminho de assimilação do teu modo de ser filho de Deus, de teus sentimentos de filho e irmão. Tu és o caminho, a verdade e a vida. Queremos chegar a dizer, um dia, como São Paulo: “Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim”. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Reserve, hoje, mais uns minutinhos para a oração pessoal. Fale com Jesus, com a intimidade de quem o tem como companheiro de caminhada. Aproveite para perguntar aonde vai dar o caminho que você está percorrendo com ele.

Com o 1º de maio, sábado próximo, começa o mês mariano. Vou lhe deixar dois conselhos. O primeiro: faça um altarzinho com a imagem de N. Senhora, em sua casa. O segundo: em maio, reze, diariamente, o terço mariano. No quanto possível, procure envolver sua família. 

Você podendo, nos veremos às 21:30, na Live da Oração da Noite, no youtube ou no facebook.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

17 comentários:

  1. Obrigada padre joão Carlos suas reflexões são muito catequéticas quanto mais eu aprendo mais quero conhecer Jesus e praticar a palavra dele que deus lhe abençoe eo senhor continue sendo esse servo dele muito ungido e nossa senhora lhe cubra com o manto sagrado dela.Amém

    ResponderExcluir
  2. Amém! Bom dia com as bênçãos de Deus e de Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos!🌹

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Que nossa senhora auxiliadora nós livres de todo mal.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos. Onde estiveres, Deus te fortaleça na FÉ e abençoe cada minuto do seu dia...
    Eu sou o caminho, a verdade e a vida.
    Ninguém vai ao Pai senão por mim ( Jo 14, 6 ) Cristo é o caminho que nos conduz ao Pai... Jesus, tuas palavras dão sentido à nossa vida...
    Uma sexta-feira abençoada à Padre João Carlos e todos da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  5. Bendito seja o seu Santo nome agora e para sempre AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  6. BOM DIA! padre João Carlos, gratidão pelo muito que o sr. tem nos ensinado e nos ajudado a compreender a palavra de DEUS com a explicação que nos traz todos os dias, nos ajudando na nossa caminhada de FÉ. Saúde e Paz para o sr. e sua família. DEUS os iluminem sempre e os protejam.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado padre pelas palavras diárias, principalmente hoje que faço 74 anos de idade! Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre quantas palavras bonitas e ensinamentos vou preparar um altar pra Nossa Senhora e chamarei a minha família pra rezarmos o terço pelo menos uma vez por semana fique com Deus e Nossa Senhora

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos uma ótima sexta feira abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Deixa Deus cuidar de você.
    Ele sabe dos teus problemas,comece um relacionamento com Deus.
    Como devemos encontrar Ele, tornar-se uma pessoa melhor, é principalmente conversar com toda sinceridade de coração com Ele.
    Se aproxime de Jesus porque Deus colocou a chave nas suas mãos para a porta do céu e Ele deixa vc não mais puro que neve.🙋😍🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  10. Boa Tarde Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre. Estaremos em Oração para o Amor no Caminho, Verdade e Vida de Jesus. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  11. Que caminho estamos trabalhando?O dá verdade quê gera prosperidade?A evolução naquilo quê Jesus Cristo mostrou?Um, isso é bom, pois esse caminho está em processo de desenvolvimento humano humanizado em alguns aspectos ainda está sendo regeitado pelas doenças sócias:igoismo,insensatez,orgulho, preguiça...Que possamos fazer parte do projeto DIVINO prescrito por pessoas sensíveis,desprendidas.O universo está aguardando a adesão do novo mundo.

    ResponderExcluir
  12. Ó Deus de eterna sabedoria, eu LHE agradeço por mais uma sexta-feira. Contudo, me ajude ter o santo temor. Me ajude seguir o caminho da salvação. Me ajude evitar o pecado e a perturbação. Me ajude testemunhar a ressurreição do meu SALVADOR. Me ajude anunciar o evangelho. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude ter fé e confiança. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite obrigada pela palavra. Meu alta já está pronto com nossa senhora das graças. E a sagrada família.

    ResponderExcluir
  14. Obrigada Pe.Joao Carlos pela meditação de hoje!

    ResponderExcluir
  15. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre pela meditação maravilhosa Deus seja louvado como faz um bem ao nosso coração com esta pademia que não podemos sair de casa mas temos um anjo de Deus que nós ajudem muito esse anjo e o padre João Carlos são José e nossa senhora Auxiliadora lhe abençoe muito amém paz e bem Nilza Maria jardim paulista Pernambuco Brasil

    ResponderExcluir
  16. Pedrelina12/5/21 19:18

    Pe João Carlos muito obrigada pelas liturgia que mim envia

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS