PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ELA ENTENDEU JESUS. ELE, NÃO.

ELA ENTENDEU JESUS. ELE, NÃO.



29 de março de 2021

EVANGELHO


Jo 12,1-11

1Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. 2Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. 3Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo.
4Então, falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar: 5“Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para dá-las aos pobres?” 6Judas falou assim, não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela.
7Jesus, porém, disse: “Deixa-a; ela fez isto em vista do dia de minha sepultura. 8Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis”.
9Muitos judeus, tendo sabido que Jesus estava em Betânia, foram para lá, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus ressuscitara dos mortos. 10Então, os sumos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, 11porque, por causa dele, muitos deixavam os judeus e acreditavam em Jesus.

MEDITAÇÃO 


A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo (Jo 12, 3)

Seis dias antes da Páscoa, Jesus hospeda-se na casa de Marta, Maria e Lázaro, seus amigos e discípulos. Prepararam um bom jantar para receber Jesus e o seu grupo. Muita gente curiosa apareceu por lá. É que esse Lázaro era aquele que Jesus tinha ressuscitado. Durante o jantar, aconteceu uma coisa muito curiosa.

Marta estava servindo. Lázaro estava à mesa com Jesus, com outras pessoas. Aí Maria veio com meio litro de perfume de nardo puro, muito caro e ungiu os pés de Jesus. A casa ficou cheia do perfume de Maria. Judas ficou incomodado. Ele calculou que aquilo estava custando umas 300 moedas de prata. Fez logo um aparte: era melhor ter vendido aquele perfume para ajudar os pobres. Conversa daquele dissimulado, ele estava de olho no dinheiro que o perfume poderia render.

Maria representa quem aprendeu a amar como Jesus. O perfume é coisa que fala de amor, de carinho. Lavar os pés do visitante era um gesto de serviço, trabalho de criados. O que ela fez foi um gesto de amor, de gratuidade, de serviço. Com certeza, ela empregou um bom dinheiro para comprar aquele perfume e o derramou sem pena nos pés do Mestre. Foi um gesto de gratuidade, de um amor generoso que não faz as contas de quanto está gastando, quanto está empenhando, quanto está colocando de si. Amor gratuito, como o de Jesus que estava para dar a própria vida, sem reserva, sem fazer contas. Dar a própria vida: ninguém tem maior amor.

Judas representa quem não é capaz de amar como Jesus; ou quem não quer acolher o amor de Jesus, assim tão generoso e gratuito como é. Por isso, ele reclama do desperdício de derramar aquele perfume todo ou mesmo o dinheiro que poderia ter sido economizado para ajudar os pobres. Judas não entendeu: não se trata apenas de ajudar os pobres. Trata-se de amar os pobres, sendo solidários com eles com a própria vida. Como Jesus, comprometendo a própria vida, numa atitude de serviço gratuito e generoso.

Guardando a mensagem

Maria ungiu os pés de Jesus com um perfume super caro. Jesus disse que ela fez isso já antecipando o dia do seu sepultamento. É como se já estivesse preparando o corpo do Mestre para a sepultura. Na proximidade da morte de Jesus, temos aqui duas visões, a de Maria e a de Judas. Pelo seu gesto, vê-se que Maria intui que, na morte, Jesus realiza radicalmente a entrega de si mesmo em favor dos outros. Ele é o ungido (é o que quer dizer Messias) para servir e dar a sua vida em favor da humanidade. Pela conversa interesseira de Judas, sua percepção é que Jesus é uma oportunidade para se ganhar dinheiro. Ficou de olho no valor de 300 moedas de prata. Vendeu Jesus, depois, por 30 moedas de prata. Maria mostrou sua compreensão de Jesus como servidor até o fim. Estava pronta para segui-lo até à cruz. Judas mostrou sua compreensão de Jesus como uma oportunidade de um bom negócio. Não tinha mesmo condição de seguir Jesus até à cruz.

A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo (Jo 12, 3).

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
Tua discípula Maria, naquele jantar de Betânia, mostrou que aprendeu contigo, assimilou bem tua vida. O perfume do seu amor e de sua fidelidade encheu a casa toda, encantando a todos. Teu discípulo Judas Iscariotes, naquela mesma mesa, mostrou que não aprendeu as tuas lições, não assimilou teu estilo de vida. Ele revelou o sentimento mesquinho de quem está interessado mesmo é no seu próprio bolso e não está disposto a por-se a serviço dos outros. Ajuda-nos, Senhor, a participar dessa Semana Santa com o desejo sincero de realizar tua palavra e de imitar teu modo de ser filho de Deus e irmão nosso, pela amorosa doação de si mesmo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

Ontem, com o Domingo de Ramos, concluímos nosso caminho de 40 degraus na escadaria quaresmal. Chegamos à Semana Santa, a semana maior de nossa fé. Agora, é vivê-la intensamente. 

Comecemos, inspirados no evangelho de hoje, a examinar em que medida temos assimilado o caminho de Jesus. Maria ofereceu o perfume do seu amor e do seu serviço, com largueza e generosidade. Quanto você tem oferecido de si mesmo(a), de suas iniciativas, dos seus recursos, do seu tempo a Jesus e ao seu evangelho? Hoje, pense nisso.

A partir de hoje, estou de volta na live da Oração da Noite, às 21:30h, no youtube e facebook - fechando o dia com a Palavra de Deus. 

Pe. Joao Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Eu tenho todo amor do mundo pra oferecer a Jesus

    ResponderExcluir
  2. Um dia abençoado para o sr. padre João Carlos e todos dai, obrigada por esta meditação que nos envia todos os dias, fortalecendo sempre o nosso amor em JESUS, Santa Filomena o proteja com saúde, junto com a família. do sr.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos. Que Deus renove nossas forças, para que possamos participar dessa Semana Santa com o desejo sincero de realizar tua palavra, Senhor, e de imitar teu modo de ser filho de Deus, irmão nosso pela amorosa doação de si mesmo. Esta é uma semana de muita fé...
    Bom dia a todos. Saúde, paz e muito amor de DEUS no coração de Padre João Carlos...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  4. Bom fia padre. Sou irmã da salesiana e gosto muito de suas palavras. Obrigada que Deus lhe abençoe sempre em sua missão. Amém!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos sua benção e muito obrigado pelas orações e meditações, que o Sr tenha uma semana abençoada.🙇🙌🙌

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um excelente dia e
    um abençoado e iluminado começo de semana que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Te agradeço meu Jesus pela minha saúde, pelo meu lar, pelo meu trabalho,pela minha família e meus amigos.
    Senhor Jesus,aos teus pés que eu mostre atitude de orações para te ouvir e ficar contigo uns momentos de recolhimento,e retornar minha rotina com atitudes, serenidade para desempenhar bem tudo que me conduz a fazer as tarefas da vida, quero sempre está próxima do meu senhor.🙌🐑😍🌹💕

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus que mensagem maravilhosa ❤️! Que Deus ilumine Padre João a cada dia.

    ResponderExcluir
  8. Deus da vida, da justiça e do amor, eu LHE agradeço por ser cristão. Contudo, me conceda a graça de servi-Lo com amor. Me conceda a graça de ter os dons e os frutos do Espírito Santo. Me conceda a graça de falar somente a verdade. Me conceda a graça de lutar pela justiça. Me conceda graça de ensinar com sabedoria. Me conceda a graça de defender a vida. Me conceda a graça de seguir a luz do meu SALVADOR. Me conceda a graça de ser hospitaleiro. Me conceda a graça de fugir do pecado. Me conceda a graça de ter fé e confiança no FILHO DO HOMEM. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  9. Quanto você tem oferecido de si mesmo(a), de suas iniciativas, dos seus recursos, do seu tempo a Jesus e ao seu evangelho? Hoje, pense nisso. Eu partilho todo dia as meditações nos meus vários grupos e tbm nós particulares, PARTILHAR É EVANGELIZAR !!!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia e Boa Semana Santa Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre. Estaremos em Oração para o Amor na Fé, Caridade, Humilde, Obediência e Fidelidade e que possamos transmitir em todas as coisas que façamos. Quando fazemos com o Coração, estaremos Agradecendo Jesus. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  11. Bendito seja o seu Santo nome agora e para sempre AMÉM JESUS Cristo!!!

    ResponderExcluir
  12. Que Evangelho belíssimo padre João Carlos a sua benção que lindo o que Maria fez o melhor perfume e lavou os pés de Jesus

    ResponderExcluir
  13. Boa noite padre João Carlos agradeço muito por ter nós ajudem a compreender melhor o evangelho deus lhe abençoe sua benção paz e bem

    ResponderExcluir
  14. Obrigada Pe João Carlos pela reflexão de hoje! Vamos imitar Maria em nossas ações!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS