PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: VENCER A ACOMODAÇÃO

VENCER A ACOMODAÇÃO



20 de Fevereiro de 2021

EVANGELHO


Lc 5,27-32

Naquele tempo, 27Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”. 28Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu.
29Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 30Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?”
31Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 32Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”.

MEDITAÇÃO

Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu (Lc 5, 28)

Chegamos ao 4º dia da Quaresma. A Quaresma é um programa de crescimento espiritual. A cada dia, um novo passo. Nestes primeiros dias, o convite é claro: seguir Jesus. Hoje, temos o exemplo de Levi, o cobrador de impostos. Um exemplo de resposta ao chamado do Mestre. 

Jesus viu um cobrador de impostos (o tal Levi). Ele estava sentado na coletoria. Jesus o chamou: “Segue-me”. Agora, preste atenção à resposta dele: Deixou tudo, levantou-se e o seguiu. Depois, preparou em casa um grande banquete para Jesus. No banquete, estava um grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 

O evangelista narra a resposta de Levi em quatro ações: deixou tudo, levantou-se, seguiu Jesus e preparou, para ele, um banquete em sua casa. 

Ele era um funcionário, trabalhava coletando impostos para os romanos, profissão mal vista pelo seu povo. Deixou tudo. Tudo o quê? Tudo o que representava segurança, estabilidade, ser um elo na rede de arrecadação pública de impostos. Largou isso. Deu outro rumo à sua vida. Zaqueu também era um cobrador de impostos, mal afamado. Ao que parece, ele não deixou a sua profissão, como Levi, mas também deu novo rumo a ela. Prometeu reparar a quem prejudicou. Vá então pensando no seu caso. Deixar tudo pode significar dar um rumo novo ao seu trabalho, à sua profissão, ao seu casamento. 

Curiosamente, o evangelista anotou que Levi, que deixou tudo, levantou-se. Parece uma observação sem importância. Mas, veja: Jesus o viu sentado e o chamou; Ele, deixando tudo, levantou-se. Sentado é o sinal de instalação, acomodação, enquadramento. Levantar-se é a atitude de quem está se desinstalando, saindo de uma posição cômoda para enfrentar um novo desafio. Levantar-se para pôr-se a caminho. O Papa Francisco, escreveu na sua primeira encíclica, a Igreja tem que ser assim, “em saída”. O seguidor de Jesus, o cristão, há de ser uma pessoa “em saída”, disposta a caminhar, a empreender, a crescer, a partir. A igreja não é a casa dos acomodados, é o caminho dos que seguem Jesus. 

Bom, ele deixou tudo (deu um novo rumo ao que era e ao que fazia), levantou-se (venceu a acomodação de sua situação) e seguiu Jesus. Seguir é fazer-se aluno, discípulo. E segue Jesus, com os outros discípulos, faz comunidade com eles. Isto é a Igreja, que nasce por obra do Espírito Santo, unindo a Cristo os que se põem a caminho com ele. 

E a quarta ação de Levi foi o banquete em sua casa. O banquete é o sinal de alegria, de festa, de celebração da ressurreição. Levi é um novo homem. Ressuscitado em Cristo. É o que se vai fazer na Igreja todo domingo: celebrar a ressurreição, com Cristo. 

Guardando a mensagem

A Quaresma é um programa de crescimento em Cristo. Hoje, olhamos para a resposta de Levi. Jesus o chamou para o seu seguimento, como me chama e chama você. E Levi, numa resposta maravilhosa, completa (representada nas quatro ações), deixou tudo (deu novo rumo ao que era e fazia), levantou-se (rompeu com sua acomodação), seguiu Jesus (tomou Jesus como a direção de sua vida) e organizou um banquete em casa (celebrou, em comunidade, a vida nova em Cristo). É assim que deve ser a nossa resposta ao chamado de Jesus.

Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu (Lc 5, 28)

Rezando a palavra

Senhor Jesus, 
Obrigado por tua santa Palavra. Ela hoje me faz compreender que a conversão envolve toda a minha vida: é um novo rumo em tudo o que sou e faço, sob a tua direção. Na verdade, como disseste, tu és o caminho. Vamos por ti, andamos contigo, em ti está a realização completa do ser humano. Ajuda-nos, Senhor, a responder ao teu chamado com generosidade, com radicalidade, com alegria, como Levi. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

Subindo os 40 degraus da Quaresma, hoje estamos no quarto passo. Os primeiros foram: partir com humildade (a quarta-feira de cinzas), seguir com Cristo, jejuar para crescer. O passo de hoje pode ser dito assim: vencer a acomodação. Assim, imitamos Levi, que levantou-se e seguiu Jesus. 

Amanhã, vamos celebrar o primeiro domingo da Quaresma. Vá se preparando para a celebração, em sua comunidade. Amanhã, celebro às 17 horas e você pode me acompanhar pelo aplicativo da Rádio Tempo de Paz. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. O ato de seguir Jesus Cristo é um momento de escolher o melhor caminho para superar as questões ainda défices a serem resolvidas,porém requer uma escolha madura bem fundamentada naquele momento Levi ficou com medo,mas seguir Jesus Cristo é excelente tenhamos a mesma decisão naquilo que é o melhor caminho para ser trilhado.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo final de semana abençoado e iluminado que papai do céu continue te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho meu bom pastor.
    🙌😇🌟🌟🐑🌹
    Você já conseguiu levantar se para seguir Jesus, vença acomodação.
    Esse é o convite seguir Jesus,
    Levi é o exemplo, vamos deixar acomodação, não vamos ficar acomodados.
    Você precisa permitir que Cristo transforme sua vida, trazendo um novo significado a
    ela,na sua vida física e espiritual e também comunhão com outros cristãos, você vai sentir a presença da família de Deus e fazer parte Dela.
    🙌👏🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  3. Muita sabedoria na palavra, amém!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos. Que o amor de Deus venha estar conosco para para nos abençoar neste dia.
    Obrigado, Senhor, por tua Santa Palavra. Ela hoje nos faz compreender que a conversão envolve toda minha vida: é um novo rumo em tudo que sou e faço, sob a tua direção. Tu és o caminho que devo seguir. Imitamos Levi, que levantou-se e seguiu Jesus.
    Que o melhor de Deus aconteça em nossas vidas!!!
    À padre João Carlos e todos da AMA paz e bênçãos e um final de semana muito abençoado e iluminado com a luz do Espirito Santo.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. seguir Jesus é o primeiro passo para a convenção.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos a sua benção eu não quero ser uma pessoa de coração duro ,e nem de maldade quero fazer ontem pra receber o bem a sua benção Deus te abençoe sempre 🙏

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre sua bênção, obrigado por entrar todos os dias em nossas casa, trabalho, em nossas vidas,com essa reflexão que aprendemos a cada dia mais, muito obrigado, que Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  8. Bom Sábado Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre. Estaremos em Oração para o Amor no Caminho e na Verdade hoje e teremos na TV Aparecida o Terço Solene e Consagração com o Terço dos Homens às 14:00 horas. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  9. Devemos sempre aer obedientes ao Senhor Jesus, como Levi o cobrador de impostos daquele tempo o fez. Jesus xhamou para o seguir ele não pestanejou , seguiu e o Senhor para as sua pregaçoes a conversão envolve toda a nossa vida. Jesus nos quer vê pregando a salvação do mundo.

    ResponderExcluir
  10. Pai querido, eu LHE agradeço por mais uma semana que passou. Entretanto, me ajude destruir a opressão, a murmuração, o autoritarismo e a maldade. Me ajude acolher de coração aberto o indigente. Me ajude prestar socorro ao necessitado. Me ajude respeitar e valorizar os dias santos. Me ajude segui-Lo com amor. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude seguir o caminho da conversão. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite padre João Carlos a sua benção obrigada pela palavra

    ResponderExcluir
  12. Sua benção padre João que Deus te proteja reze por mim

    ResponderExcluir
  13. Padre tem dias que não vem o áudio, como hoje...é ótimo quando vem o áudio também.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite padre João Carlos sua bênção muito obrigado por nós enviar todos os dias as meditações com a reflexão maravilhosa Deus lhe abençoe no seu trabalho e todos da sua equipe quando jesus chama devemos seguir como levi

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS