10 de fevereiro de 2021
EVANGELHO
Mc 7,14-23
Naquele tempo, 14Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai todos e compreendei: 15o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 16Quem tem ouvidos para ouvir ouça”.
17Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. 18Jesus lhes disse: “Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, 19porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?” Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros.
20Ele disse: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. 21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”.
MEDITAÇÃO
O que torna a pessoa impura não é o que vem de fora, mas o que sai do seu interior (Mc 7, 15).
No tempo de Jesus, havia uma preocupação exagerada com a pureza ritual. A pureza era a condição de quem estava limpo, de quem não foi contaminado por alguma coisa externa. Muita coisa podia contaminar uma pessoa e torná-la impura. E uma vez impura, a pessoa tinha que passar por muitos rituais para se limpar: quarentena, banho, abluções, sacrifícios de animais e outras coisas mais. A pessoa impura ficava afastada das coisas de Deus, não podia praticar a religião publicamente, não estava em condições de se apresentar a Deus. Nem podia estar junto dos outros, para não contaminá-los.
E o que causava impureza para uma pessoa? A lista é longa. O sangue era o elemento mais perturbador da harmonia religiosa do povo de Deus. Nisto, a mulher saía muito prejudicada pela menstruação mensal e pelo parto. Muitos alimentos estavam proibidos, pois transmitiam impureza, por exemplo, carne de porco e de outros animais. Também se tornava impuro quem tocasse num morto, quem tivesse qualquer aproximação com pagãos, quem tivesse qualquer contato com um leproso. Era um crime um impuro se aproximar de uma pessoa e, impensável, que viesse a tocá-la. Isto contaminaria gravemente a pessoa que fosse tocada.
Você já percebeu que as leis da pureza no tempo de Jesus representavam uma grande opressão para as pessoas, impedindo que se cuidasse melhor dos doentes, discriminando os pobres e marginalizando ainda mais a mulher. Os fariseus, que formavam uma numerosa confraria de homens praticantes da Lei, ficavam antenados para recriminar ou denunciar qualquer um que não andasse segundo essas leis da pureza. E Jesus, você sabe, não estava muito preocupado com essas leis, fruto de uma religiosidade feita de coisas exteriores e fomentadora de discriminação entre as pessoas.
O grave era que Jesus era tocado por pessoas impuras. A mulher do fluxo de sangue tocou na franja do seu manto. Ele tocou no leproso para curá-lo. Pegou no caixão do morto em Naim, e mandou o rapaz se levantar. Desculpou os discípulos que estavam comendo sem terem lavado as mãos... Jesus não era um bom cumpridor das leis da pureza ritual do seu tempo. E os fariseus ficavam revoltados com isso. O raciocínio de Jesus era simples: não é o que entra pela boca que suja o homem, que o torna impuro. O que torna impura uma pessoa é o que sai dela, as coisas ruins que vêm do seu coração. O coração, para o povo da Bíblia, é onde se tomam as decisões. Aí ele fez uma lista: más intenções, imoralidades, roubos, assassinatos, adultérios, ambições, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho,... Tudo isso sai do coração de uma pessoa, disse Jesus. Isso, sim, torna a pessoa impura.
Guardando a mensagem
O que faz impura uma pessoa não é o que vem de fora, mas o que sai de dentro do seu coração. Foi esse o ensinamento de Jesus. O que vamos guardar da palavra dele, hoje? Uma lição pode ser essa: se uma prática, religiosa ou não, servir de alguma forma para desprezar, discriminar, afastar, cercear a liberdade, com certeza não é uma coisa de Deus. Outra lição: Com certeza, há muitos preconceitos que nós introjetamos durante a vida de que deveríamos nos libertar. Jesus era uma pessoa livre e libertadora. Por amor a Deus e aos irmãos, procure libertar-se dos preconceitos.
O que torna a pessoa impura não é o que vem de fora, mas o que sai do seu interior (Mc 7, 15).
Acolhendo a mensagem
Senhor Jesus,
Ficamos olhando, com curiosidade e admiração, para tua pessoa, vivendo na Galileia, naqueles anos 30. Eras um judeu piedoso, conhecedor das Escrituras como muitos outros, fiel às celebrações da sinagoga e às peregrinações anuais, respeitoso da bela história de fé do teu povo. Quando falavas do Reino, do amor misericordioso de Deus, revelando-o como pai amoroso dos seus filhos e filhas, o povo ficava encantado. Essa verdade de um Deus próximo e amoroso mexia com a religião de Israel, ou melhor, punha em xeque aquela religiosidade marcada por normas e ritos externos. Foi por isso que os fariseus e os mestres da lei reagiram tão ferozmente. Eles saíram em defesa da tradição como eles a entendiam e de sua posição de liderança ameaçada. Dá-nos, Senhor, que essa novidade, que é o teu evangelho, seja sempre um fermento para nos libertar de qualquer farisaísmo e de toda opressão. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Hoje, no seu diário espiritual (ou na sua agenda ou no seu caderno), anote as 13 coisas ruins que saem do coração. Isso sim torna a pessoa impura, disse Jesus. Para saber quais, leia Marcos 7, 20-23.
E a Missa dos Ouvintes e Associados que celebramos toda quinta-feira, às 11 da manhã, nesta quinta feira coincide com o Dia de N. Sra. de Lourdes, e com ele, a Jornada Mundial dos Enfermos. Prepare a sua participação enviando o seu pedido de oração e convidando o doente de sua casa para particpar da Missa. Como a transmissão é também pelo Youtube, você tem a opão de acompanhar por sua Smart TV. Vale também pelo rádio e pelas redes socias. Então, amanhã, quinta-feira, às 11 horas da manhã, a Santa Missa pelos doentes e por quem cuida deles..
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Boa Noite Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pela homilia Sempre bem explicada e cantada. Estaremos em Oração para o Amor em Jesus e que possamos transmitir em todas as coisas que façamos com Amor que nos purifica o coração. Jesus que é Manso e Humilde de Coração, fazei nossos corações semelhantes ao Vosso e Salve Maria cheia de Amor.🙏
ResponderExcluirBelíssima explicação da Palavra de Deus. Parabéns Pe. João Carlos. Que Deus confirme sempre sua sabedoria.
ResponderExcluirAmém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Que Deus nossos corações possa sair só coisas boas.
ResponderExcluirBOM DIA! padre João Carlos, Nossa Senhora de Fátima e Santa Filomena sempre ilumine e proteja o sr. e os seus, obrigada por todos os dias nos trazer a palavra de DEUS sempre tão bem explicada para orientar o nosso dia e a nossa caminhada.
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos. Que Deus abençoe a sua vida e lhe dê muita saúde paz e serenidade no coração...
ResponderExcluirHoje quero dizer de todo coração: Obrigado, Senhor, pela tua paz.Nosso coração precisa estar próximo de Deus.
JESUS manso e humilde de coração fazei o meu coração semelhante ao vosso...Desejo que Deus acima de tudo proporcione um dia iluminado com muita saúde e muita paz para padre João Carlos e todos da AMA...
Bom dia Padre João Carlos
ResponderExcluirLouvado seja nosso senhor Jesus Cristo de Nazaré paraa sempre seja louvado AMÉM!
ResponderExcluirBoa tarde Deus lhe abençoe 🙏
ResponderExcluirPadre João Carlos a sua benção obrigada pela palavra
ResponderExcluirBoa tarde padre João Carlos um final de tarde e um começo de noite iluminada e abençoada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho
ResponderExcluirDevemos cuidado com os fariseus, que é a hipócresia.
Eles se jugar justos,e despreza as pessoas simples comuns, devemos descartar eles, quê afastar as pessoas de Deus.
Os espíritos enganadores dessas
autoridades,duas cara preocupado com aparência, não com o conteúdo, fujamos dos super.
Jesus não quer que a gente se sinta sozinho ou isolado.
Jesus não amava a religião amava as pessoas.
🙌🐑👏💕
O que sai da boca do homem nao2 é o que torna impuro. e sim o que sai do coração do homem as maldades do mundo. Isto é: odio, inveja, traição, orgulho,vaidade tudo que vem fazer mal ao ser humano, não resta. sem duvida que nos momentos atuais estamos vivendo todo esre sofrimento, proveniente dos governantes, humilhando aqueles que menos tem.
ResponderExcluir