PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS!

ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS!



02 de janeiro de 2021

EVANGELHO 


Jo 1,19-28

19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21Eles perguntaram: “Quem és, então? És Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”. 22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos de levar uma resposta àqueles que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?”

23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” — conforme disse o profeta Isaías. 24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?”
26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.

MEDITAÇÃO

No meio de vocês, está alguém que vocês não conhecem (Jo 1, 26

E já estamos no ano novo. Tudo bem com você? Passou bem o final de ano? Como disse o apóstolo: “Por tudo, dai graças ao Senhor”. Pois é, o ano começou. Vamos à luta! A roda já está girando. Depois da celebração do natal, agora já está no nosso horizonte a festa da epifania, popularmente chamada festa de reis. Esta é mais uma celebração a nos falar da pessoa de Jesus. Pela encarnação, a segunda pessoa da Santíssima Trindade, o Filho, nasceu humano, do ventre de Maria Virgem. O verbo se fez carne. Esse é o grande mistério do natal. Ele veio para estar conosco. É o Emanuel.

O evangelho de hoje nos ajuda a continuar meditando este mistério da presença de Jesus entre nós. João Batista está pregando no deserto e atrai a atenção de muita gente. De Jerusalém, a capital, chega uma comissão. Quer saber se ele, João, é o Messias. É o tipo da comissão que vem só para incriminar. Não havia boa vontade em que os enviou. No fim, querem saber com qual autoridade o profeta está batizando o povo. João aproveita para anunciar que ele é pequeno e está preparando o caminho de alguém muito maior. Esse, sim, renovará o povo. João se declara menos que um servo, nem merece descalçar suas sandálias. E mais: o enviado já está no meio do povo, “já está entre vocês”.

Quando falamos de João Batista, todos nos lembramos, ele preparou os caminhos de Jesus, preparou o povo para sua chegada. E sabemos: nessa preparação ele chamava o povo à conversão e o batizava nas águas do rio Jordão, em sinal de penitência. Mas, precisamos integrar mais alguma coisa nessa compreensão. Quando um catequista prepara um grupo de crianças para a primeira comunhão, qual é o momento mais importante? Depois de ter percorrido um caminho de encontros e atividades de preparação, durante um bom tempo, finalmente chega o dia da primeira eucaristia. O catequista prepara as crianças para o encontro com Jesus na Eucaristia e a sua tarefa se conclui bem quando as crianças encontram Jesus neste sacramento. Voltemos a João Batista. O mais importante de sua missão foi o momento em que o povo se encontrou com Jesus. Todo o seu trabalho de preparação chegou ao ponto mais alto no dia em que ele pode revelar Jesus ali presente.

Jesus já estava presente, seja porque já tinha nascido, seja porque estava entre os peregrinos que vinham a João. Graças ao trabalho evangelizador do profeta, muita gente pode entender quando ele apontou Jesus como o ‘cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo’. Tanto isto é verdade que dois dos seus discípulos começaram a seguir Jesus, a partir dali.

Guardando a mensagem

A verdade do natal não é apenas que Jesus nasceu. A grande verdade do natal é que Deus se tornou humano, fez-se Emanuel, caminha conosco. Viveu sua vida humana cheia de sabedoria e caridade e morreu condenado numa cruz. Venceu a morte, ressuscitando ao terceiro dia. Por sua morte e ressurreição, alcançou a nossa reconciliação com Deus, o Pai. Voltando ao seio da Trindade, agora com o seu corpo humano, como Deus permanece conosco. Sua presença entre nós é real, em expressões diversas, na sua Palavra, no Sacramento da Ceia, no seu povo reunido em assembleia, no pobre e no sofredor e de tantas maneiras mais. Ele está presente. Ele está conosco. Foi esta a grande tarefa de João Batista: revelar Jesus que já estava presente.

No meio de vocês, está alguém que vocês não conhecem (Jo 1, 26)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Começou o novo ano. A certeza que enche o nosso coração de esperança é a tua presença entre nós. Pela tua encarnação, caminhaste conosco fisicamente, vivendo a nossa vida humana. E mesmo agora, na glória divina, assentado à direita do Pai, estás conosco. Tu és o Emanuel, estás conosco como prometeste: “Eis que estarei com vocês todos os dias, até a consumação dos séculos”. Assim, começamos a caminhada deste ano novo que acabou de começar com esperança, certos de que contigo enfrentaremos e venceremos tudo o que se opuser à nossa dignidade de filhos de Deus. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

A tarefa de João Batista pode ser a nossa também. Podemos ajudar outras pessoas a descobrir a presença de Jesus em suas vidas. Se você ainda não o faz, hoje, compartilhe a Meditação com outras pessoas.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

20 comentários:

  1. Bom dia Pe João Carlos, peço minha benção, para que mim abençoe em suas orações de hoje, pelo meu aniversário, grata por tudo.

    ResponderExcluir
  2. PAZ e BEM neste segundo dia de ano de 2021, que seja com muitas bênçãos e muita LUZ do Espírito Santo, guiando os passos do sr. e de sua família com muita saúde e realizações. Obrigada pela amizade e carinho que nos dedica, e por todos os dias nos orientar na Fé, através das meditações. DEUS os abençoem e os guardem

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos sua bença gostaria de ser abençoada eu e minha família também com a palavra do senhor Jesus que Maria passe na frente de todos nós livrando de todos mal meu nome é ornilda mais uma vez sua bença muita saúde pra o senhor e sua família e muito bom todas amanhã ter a palavra de nosso pai para meditar e pare saber mais ficou muito grata aí senhor padre João Carlos tenha todos dia um dia lindo o senhor e todos nós amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  4. Salve Maria Bom Dia Padre João Carlos..Que a Paz do Senhor esteja em Nossos Corações...Desejo a todos no Segundo dia do Novo Ano muitas bençãos, Saúde e Paz na Alma e no Espírito..Fiquem com Deus.. Á sua Bênção 🙏

    ResponderExcluir
  5. O percurso da vinda de jesus Cristo foi bem projetado, todo aos olhos de Deus,João Batista predisposto ao serviço se doau plenamente anunciou que viria alguém aos olhos de Deus,sendo as a chegada daquele homem humano demais que icarnou em Deus sua função,mostrado a gente qual o melhor caminho a seguir.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS a sua benção.
    Que o Senhor Deus nos abençoe hoje e sempre amém.

    ResponderExcluir
  7. Bom Sábado Padre João Carlos e obrigado pela homilia Sempre bem explicadas e cantadas. Estaremos em Oração para o Amor na Palavra e que possamos receber Jesus que está Conosco em nossos corações. Salve Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe. 🙏💫

    ResponderExcluir
  8. Anônimo2/1/21 10:13

    Bom dia Padre João Carlos. Ele está no meio de nós!
    Senhor Jesus, A certeza que enche nosso coração de esperança é a tua presença entre nós. Permitimos a Jesus fazer novas todas as coisas. "Quanto a Maria,guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração".Desejo que Deus acima de tudo abençoe padre João Carlos e todos da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.
    Tenham todos um novo ano que se inicia muito abençoado ao longo do Ano.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos.jesus ressuscitou para permanecer no meio de nós.ppr meio dele te dou a minha bênção. Agradeço a Deus por mais um novo ano que o espírito santo ilumine nossos caminhos, defenda-nos de todo mal,e que possamos conquistar nossos sonhos,tenhamos Fé,,atitudes,realização e muita paz e saúde,Amém...

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo final de semana abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    Padre João Carlos só tenho a te agradecer, pó colocar Jesus muito presente em minha vida.
    O senhor fez ele se transforma em meu melhor amigo.
    Em uma segunda missa na saída para te volta para casa, eu tiver uma prova viva que o nome de Jesus tem poder.
    Meu bom pastor.🙌😇🌟🌟🌹💕
    Senhor Jesus, meu melhor amigo que eu possa preparar o caminho para ti.
    Eu agradeço por tudo o que me tem acontecido, que eu não esqueça jamais a necessidade de
    conserva o teu amor nós outros.
    Que tudo em meu ser se transforme em teu louvor.
    Dá me um espírito puro,um espírito humilde, um espírito amoroso para eu te possa servir e um espírito fiel para eu permanecer em ti.
    Coloque Jesus em sua vida, nada o que acontece pode separar você do amor e proteção de Jesus.🙌👏🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  11. Feliz Ano Novo caro Padre João Carlos. Que o senhor continue com alegria a sua missão ao longo de todos esses dias do novo ano sempre levando a Palavra de Deus aos nossos corações. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Agradeço a Deus por este novo ano que inicia, de muitas luzes, forças, paz e compreensão à todos que estão em comunhão com Deus para vencer este sofrimento que estamos atravessando pedindo a vós que os governantes do mundo inteiro estejam unidos para consguir uma descoberta eficácia para salvar as pessias contaminadas pela pandemia. Que o ano de 2021 seja a salvação do nosso planeta.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde padre João Carlos sua bença feliz ano novo que nós abençoe que como João Batista verdadeiros adoradores de Cristo que amemos uns aos outros com o senhor nós amor paz de Cristo meus irmãos 💖🙏🙌

    ResponderExcluir
  14. AMÉM 🙏
    OBGDA, PE.JOÃO CARLOS. POR ESTA BELÍSSIMA MEDITAÇÃO, "AMO" ACALMA MEU CORAÇÃO, DEUS LHE ABENÇOE INFINITAMENTE COM MUITAS BÊNÇÃOS SAÚDE E O LIVRE DE TODOS OS PERIGOS, TODA SUA FAMÍLIA TBM PE.JOÃO CARLOS 🙏
    GRATIDÃO 💙

    ResponderExcluir
  15. Boa noite padre Jesus está no meio de nós

    ResponderExcluir
  16. Deus pai, eu LHE agradeço por mais uma semana que passou. No entanto, me ajude falar somente a verdade. Me ajude fugir das heresias. Me ajude permanecer com a SANTÍSSIMA TRINDADE. Me ajude viver melhor os sacramentos. Me ajude ter plena confiança no meu REDENTOR. Me ajude ser humilde. Me ajude evangelizar da melhor forma possível. Isso eu LHE peço pela intercessão do Menino Jesus, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite padre João carlos...feliz ano novo ...amém .

    ResponderExcluir
  18. Boa noite padre João Carlos agradeço muito pelas meditação maravilhosa que o menino Jesus lhe abençoe muito e todos da sua equipe de evangelizar muita paz amém

    ResponderExcluir
  19. Bom dia padre João Carlos feliz ano Novo muita paz saúde

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS