PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A CURA DA SOGRA DE SIMÃO

A CURA DA SOGRA DE SIMÃO



13 de Janeiro de 2021

EVANGELHO


Mc 1,29-39

Naquele tempo, 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los. 32À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era.
35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”. 38Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. 39E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.

MEDITAÇÃO


A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus (Mc 1, 30)

A cidade é Cafarnaum. Da sinagoga, Jesus vai para a casa. Na casa, cura a sogra de Simão que estava de cama. No terreiro da casa, faz o bem a muita gente doente e sofrida. E da casa sai para a missão em toda a região. ‘Casa’ nos lembra família. ‘Casa’ também nos remete à Igreja. Olhemos esse texto a partir da ‘casa’.

A casa de Simão é uma casa acolhedora de Jesus. A casa era de Simão e André, que eram irmãos. Como você lembra, a família era formada por todos os aparentados e quase sempre moravam juntos. No caso, encontramos a sogra de Simão morando ali também. E Jesus, quando voltou da Judeia, depois da prisão de João, ficou morando em Cafarnaum. E sempre que volta pra casa, volta pra esta casa de Simão. A casa de Simão é também a casa de Jesus. A casa da família de Simão é a casa que acolhe Jesus!

A casa de Simão é uma casa acolhedora do doente. As pessoas ali estão preocupadas com a mulher que está de cama, por isso comunicam isso a Jesus. Ele interessou-se por ela, foi vê-la e a ajudou a levantar-se, livrando-a da febre.

A casa de Simão é uma casa missionária, aberta à comunidade. À tardinha, o povo de Cafarnaum reuniu-se à porta da casa. E Jesus, ali mesmo no terreiro da casa, atende às pessoas, cura algumas, liberta outras.

A casa de Simão é uma casa missionária, aberta para o mundo. De casa, Jesus saiu, ainda escuro, para rezar num lugar deserto. Ali, em oração, tomou uma decisão: partir para outros lugares. A casa se transforma numa plataforma para o ministério de Jesus por todo o país.

Guardando a mensagem

A sua família, como a casa de Simão, é uma casa que acolhe Jesus. A sua pessoa, o seu evangelho têm um lugar especial em nossa vida de família, marcam o nosso modo de ser e de viver. A presença de Jesus fica clara quando a gente fala dele, quando a gente reza. 

A sua família, como a casa de Simão, é uma casa acolhedora do doente. A família é o primeiro espaço de vivência de nossa fé. Ali aprendemos a amar as pessoas, a cuidar com carinho e respeito das crianças, dos doentes e dos idosos. Temos sempre diante de nós a atenção que Jesus teve com a sogra de Simão.

A sua família, como a casa de Simão, é uma casa missionária, aberta à comunidade. Contrariando as tendências de isolamento e anonimato, a casa dos cristãos se comunica com a vizinhança e se abre à comunidade cristã do seu lugar. Jesus continua fazendo o bem, a partir da porta de sua casa.

A sua família, como a casa de Simão, é uma casa missionária, enviando para o mundo. A família forma cidadãos conscientes para agir, com o fermento do evangelho, no mundo do trabalho, da cultura, da economia, da política, do lazer. A família é a plataforma de onde partem profissionais, cidadãos, pais de família, segundo o espírito do evangelho. A família é onde nascem as vocações apostólicas. É a primeira escola de formação de missionários leigos, consagrados e ordenados para levar o evangelho a toda criatura.

A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus (Mc 1, 30)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Nós te acolhemos em nossa casa. Queremos fazer como os discípulos de Emaús que te disseram: “Fica conosco, é tarde, a noite já vem”. Nós te acolhemos, em nossa casa, particularmente na pessoa do doente, do idoso, da criança. E queremos te apresentar as suas necessidades, para que os visites e os abençoes. Nós queremos que nossa casa seja missionária, aberta à comunidade e educadora de cidadãos e cristãos comprometidos em melhorar o mundo, para o bem de todos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Na casa dos cristãos, há muitos sinais que indicam que se trata de uma casa que acolhe Jesus. Por exemplo: Um crucifixo em lugar de destaque, um quadro do Coração de Jesus ou a Bíblia Sagrada em lugar especial. São apenas sinais. Mas, eles dizem: ‘essa casa, como a de Simão, é a casa de Jesus’. Na sua casa, há algum sinal de acolhida de Jesus e de sua comunidade?

E não esqueça, por favor. Amanhã, nos uniremos num dia de gratidão pelo aniversário do programa Tempo de Paz, apresentado em rede em diversas emissoras de rádio. A Santa Missa de Ação de Graças começa às 9 horas da manhã, pelo rádio e pelas redes sociais.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

20 comentários:

  1. Boa noite padre João carlos"amém".

    ResponderExcluir
  2. Que bom gostei muito deste comentário. Me ajudou a rezar e abastecer minha alma.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS a sua benção.

    A minha casa é como a casa de Simão, sempre de portas abertas para acolher os nossos irmãos necessitados.

    Que essa quarta-feira seja de muita paz em nossos corações, Amém.

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia padre João Carlos, obrigada pela meditação enviada. DEUS o abençoe e o guarde. sua bênção.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos sua bênção,obrigada pela sua disponibilidade de nos orientar com a palavra de Deus tão forte e edificante.

    ResponderExcluir
  6. A casa principal é nosso território do silêncio,onde habita em lugar insondável em terras profundas os sentimentos mais raros que são capazes de transformar pessoas de mentes fechadas, isso se reflete a pedágogia Cristã expiração Divina revelação de Deus.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre sua bença,a minha casa é a casa do senhor que Deus nos abençoe hj e sempre 🙏🙌

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos. Deus abençoe o seu dia e lhe conceda muita saúde e muita paz...
    Coloquemos nossas necessidades e nossas enfermidades aos pés de Jesus.
    Senhor Jesus, nós te acolhemos em nossa casa. Nós te acolhemos em nossa casa, particularmente na pessoa do doente, do idoso, da criança. E queremos te apresentar as suas necessidades, para que os visite e os abençoe.
    Bom dia a todos...

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre Joao Carlos Jesus e Maria Santisma esteja sempre em seu caminho. Ouvi o áudio e também refleti o Santo evangelho, achei muito importante eu também já acolhi muita gente doente ,em minha casa hoje não posso fazer estou bastante idoza doente e quase cega . Padre João Carlos peço suas orações por minha saúde. SOCORRO MARTINS

    ResponderExcluir
  10. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. A sim padre a minha casa é acolhedora como a casa de Simão.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos a sua benção a minha casa é acolhedora é casa de oração.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre João Carlos e obrigado Sempre. Estaremos em Oração para o Amor na Família e entre nós e que possamos transmitir em todas as coisas que façamos com Amor. Salve Maria.🙏

    ResponderExcluir
  13. Quase todos os dias ouço a meditação. São sempre muito esclarecedoras, nos mostra direções que não haviamos percebidos antes. Obrigada. Que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  14. Obrigada padre João pelas palavras e muito aconhedora.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia padre sua benção é muito bom ouvir às mensagens
    As palavras que nós traz paz na nossa família e o amor por nosso Deus obrigada pai amém

    ResponderExcluir
  16. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Quando entendemos tudo o que o salvador faz pôr nós,Ele se torna a pessoa mais importante em nossa vida.
    E ter o próprio exemplo de Jesus Cristo incluir amar ao próximo.
    Ninguém continua sendo o mesmo após encontrar Jesus Ele realmente trabalhar em nossa vida de maneira surpreendente.
    E é possível ter certeza de que
    Deus age em nossas vida de forma especial,e uma certeza gloriosa da vida eterna e salvação.
    Jesus meu melhor amigo te amo.
    🐑😍🌹💕

    ResponderExcluir
  17. A nossa casa a igual a casa de Simão, pois acolhemos a nossa família, tendo atravesdos ensinamentos de Jesus pregar atraves da Biblia, ou o terço se comunicar com Jesus para nos glorificar lendo e orando tudo que o Senhor preparou para nós , pregando o que devemos fazer seguindo as tuas palavras

    ResponderExcluir
  18. Ó Deus, autor da paz e da caridade, eu LHE agradeço por todas as curas que foram feitas na vida do VOSSO povo. Contudo, me ensine fugir do pecado e da escravidão. Me ensine ser um cristão misericordioso e digno de confiança nas coisas referentes a SANTÍSSIMA TRINDADE. Me ensine vencer a tentação. Me ensine cuidar dos doentes. Me ensine servi-Lo com amor. Me ensine rezar e evangelizar da melhor forma possível. Me ensine expulsar o que não presta. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado peles meditação maravilhosa que o senhor nós enviar todos os dias a minha casa já foi acolhedora hoje não podemos mais por quase da pademia eu acolho a filha como o neto pequenino sem o pai o responsável eu escutou a rádio Recife as 09 horas da manha as vezes tempo de paz parabéns polo aniversário do programa tempo de paz se Deus queser amanhã eu vou escutar Deus lhe abençoe o senhor é uma benção em nossas vidas paz e bem

    ResponderExcluir
  20. Padre, continue sempre com essa mensagem de fé e muita oração porque pra nós é como está com DEUS nos acordado para mais um dia oportunidade para viver em paz na graça de JESUS CRISTO amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS