26 de novembro de 2011
EVANGELHO
Lc 21,20-28
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 20“Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. 21Então, os que estiverem na Judéia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. 22Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. 23Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. 24Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. 25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.
MEDITAÇÃO
Quando essas coisas começarem a acontecer, levantem-se ergam a cabeça, porque a libertação de vocês está próxima (Lc 21, 28)
Nessa semana, estamos lendo o capítulo 21 do evangelho de São Lucas. A propósito do tema de sua volta gloriosa no fim dos tempos, Jesus nos orienta como devemos nos comportar nas pequenas e grandes crises de nossa vida ou da história: pondo nossa confiança em Deus, testemunhando nossa fé e perseverando nas provações.
O povo de Deus viveu muitas e grandes crises, verdadeiros fins de mundo. Uma dessas crises foi o exílio, quando os exércitos babilônicos destruíram Jerusalém e deportaram muita gente. Jesus mesmo viveu próximo de uma crise que se deu quarenta anos depois de sua morte: a destruição de Jerusalém e do Templo pelos romanos.
No texto de hoje, Jesus, primeiro, refere-se à destruição de Jerusalém. Serão dias de muito sofrimento e humilhação. A leitura que Jesus faz é que o que acontecerá à cidade santa e ao seu povo será uma consequência do seu pecado. Os romanos pagãos seriam instrumentos de Deus para o julgamento de Jerusalém. Dá para compreender bem essa palavra de Jesus: “Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete”.
Na outra parte do texto de hoje, Jesus fala de sua volta, no meio de uma grande teofania. Vou explicar melhor. Sempre que se narra a presença ou a chegada de Deus, o povo do Antigo Testamento descreve uma verdadeira revolução na natureza (terremoto, trovões, raios, sinais no sol, na lua e nas estrelas...). É o que chamamos de teofania, isto é uma forma de passar a grandiosidade, a majestade de Deus que se revela. Então, essa revolução na natureza de que Jesus está falando, com imagens do Antigo Testamento, é uma forma de passar a grandeza desse momento em que ele estará de volta com poder e glória. Será a grande avaliação da humanidade. Mas, para o povo santo de Deus, não há razões para medo e pânico. Pelo contrário, para os discípulos, esse é o dia da completa realização.
Guardando a mensagem
A grande crise da destruição do Templo e de Jerusalém anunciada por Jesus virou uma espécie de molde de toda crise enfrentada pelo povo de Deus na história. A destruição é uma consequência do pecado. É como se fora o julgamento de Deus sobre a cidade, executado pelos pagãos romanos. Você mesmo tem experiência e conhece alguém que contraiu uma doença grave em consequência do vício de fumar, de se embriagar, de consumir drogas, por exemplo. A grande crise de sua enfermidade é uma consequência dos seus atos, não é verdade? É a mesma lógica. O texto também fala da volta de Jesus. A sua vinda, narrada no meio de uma teofania, não é razão de apreensão e medo para nós. Pelo contrário, na sua volta, aparecerá claramente nossa condição de filhos de Deus. Será o coroamento de sua obra redentora.
Quando essas coisas começarem a acontecer, levantem-se ergam a cabeça, porque a libertação de vocês está próxima (Lc 21, 28)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
No meio dos problemas, dificuldades e crises desse mundo, tu nos ensinas a nos portarmos com destemor, com esperança e confiança em Deus. Tu nos lembras, todavia, que a destruição é uma consequência do pecado, dos nossos erros. De fato, Senhor, o projeto família, por exemplo, pode ir à falência pela infidelidade, pela falta de diálogo, pela falta de perdão. Educa-nos, Senhor, a aguardar a tua volta, em vigilante atitude de conversão e vida nova. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Um exame de consciência cairia bem, no dia de hoje. Exame de consciência é parar e se perguntar: o que a graça de Deus precisa consertar em minha vida?
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Bom dia padre sua bença, senhor em tuas mãos entrego todas as crise em minha casa em meu casamento 🙏🙌
ResponderExcluirBom dia peço a bênção e orações para minha esposa Flávia Aparecida de Paiva Leite que está passando por um momento difícil é tenho certeza que Deus vai agir nela
ResponderExcluirque a graça de Deus conserta meus pensamentos, meu agir, meu olhar o meu próximo.
ResponderExcluirAgradecendo a DEUS pelo presente que é o sr. padre João Carlos na nossa vida, nos trazendo todos os dias através do Santo Evangelho a LUZ de DEUS para iluminar nossa caminhada de FÉ e perseverar. Nossas preces pelo sr. sua bênção. GRATIDÃO
ResponderExcluirAmém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. olhar mais pelos nossos irmãos.
ResponderExcluirBom dia PADRE JOÃO CARLOS a sua benção.
ResponderExcluirSenhor Jesus, arranca de dentro do meu coração esse medo de sair evangelizando o meu próximo amém.
BOM DIA PADRE JOÃO CARLOS OBG PELAS PALAVRAS DEUS NOS ORIENTE NESSE NOSSO BRASIL PARA NOS REVERTIR-MOS DA PALAVRA COM HUMILDADE E ORAÇÃO BOM DIA!!!
ResponderExcluirJesus tende de misericórdia dos teus filhos do mundo inteiro, pelo fim desse vírus e por todos da minha família.
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos e obrigado. Estaremos em Oração para a Fé e Confiança em Deus do Amor e da Verdade. Salve Maria, Mãe do Salvador.🙏
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos e obrigado. Estaremos em Oração para a Fé e Confiança em Deus do Amor e da Verdade. Salve Maria, Mãe do Salvador.🙏
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado e uma maravilhosa celebração que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
ResponderExcluirMeu Deus, eu te agradeço por me oferecer vida nova,pois sabe o que é melhor para cada um de nós.
Obrigada por me libertar de uma vida de tormenta.
O senhor é a minha luz, é o meu forte refúgio, de que terei medo.
Vou viver o meu eu,o que fazer comigo mesmo,do meu viver,pela minha felicidade e paz, e percebo o quanto é bom viver.
🙌👍🌹😘💕
O que Jesus descreveu no evangelho é a lei de causa e efeito,virão uma Cidade Jerusalém ser distraída,porque ainda não se concietizaram dá importância que existe entre Deus e mãe natureza,verdade.Basta passarmos os olhos nas páginas de alguns momentos a viveríamos as mesmas crise históricas dos nossos acentrais,beleza Cristo já sabia que haveriam muitas outras semelhante a catástrofe,lembra de Jerusalém luguar em que aquele povo não mudou de hábitos.Olhem os sinais não se assustem,pois é através deles que muitos se converterão,os mais frágeis sofrerá mais,os que alimentados pela fé diferente se fortalecerá.Sejam firmes a natureza está sofrendo os espacto ambientes.Deus fala que as pessoas insensíveis os machuca,isso é muito preocupante sentir as transformações pôr estupidez é gritante!Porque é simples basta respeitar os passos que os recursos naturais precisa para deixar a presença infinita agir,mas ao vê o rosto de Jesus é aceitar que através da morte veremos jesus face a face,até chegar essa encontro definitivo viveremos uma série de crises,onde a natureza está respondendo com seu sinal de insatisfação com nossa comportamento ante-Critão,que Jesus sempre falou das consequências irreparáveis.Lei da causa e efeito.Deus não castigo ninguém literalmente ninguém,ele só pede humanização,sem cobrança,com paciência,tudo é necessário para os de mente fichada compreendam melhor e mude de hábitos,haverá uma nova Terra, está aqui no meio de vós.
ResponderExcluirBoa tarde padre João Carlos meu Deus entrego tudo nas tuas mãos
ResponderExcluirBoa tarde padre João Carlos
ResponderExcluirBoa tarde Padre João Carlos. Gratidão pela MEDITAÇÃO e reflexão do Evangelho que recebo todos os dias e que me proporciona serenidade e muita paz...
ResponderExcluirSenhor Jesus, no meio dos problemas, dificuldades e crises deste mundo, tu nos ensinas a nos postaremos com destemor, com esperança e confiança em DEUS. Senhor Jesus, que possamos aguardar a tua volta em vigilante atitude conversão e vida nova.
Padre João Carlos, desejo que sua tarde seja alegre e abençoada por Deus com muita saúde e sabedoria. Fique com Deus.
Ester de Campinas São Paulo.
Concerte Senhor Jesus Cristo, tudo que está errado em mim, e tenha misericórdia de seus filhos AMÉM!!!
ResponderExcluirTemos que ser fieis a Deus não cometendo as coisas erradas deste mundo. Jesus quer o melhor para aeus filhos.
ResponderExcluirÓ Senhor Deus onipotente, eu LHE agradeço pela vida de são Leonardo de Porto Maurício. Contudo, me ajude ser dócil aos VOSSOS anjos. Me ajude fugir do pecado. Me ajude cantar os VOSSOS louvores. Me ajude dizer com fé: que a salvação, a glória e o poder pertencem ao nosso Deus. Me ajude servi-Lo com amor. Me ajude participar das núpcias do Cordeiro. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude ser fiel a VOSSA palavra. Me ajude está preparado para a volta do Filho do Homem. Me ajude alcançar a verdadeira libertação. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.
ResponderExcluirBoa noite padre João Carlos sua bênção Deus é fiel ele nós ensina muito bem para ter misericórdia e gratidão nós estamos passando por uma privalsao que Deus ajude com calma e paciência que vai passar no nome de Jesus o divino espírito santo lhe ilumine esse padre João Carlos que é uma benção de Deus amém paz e bem
ResponderExcluirBoa noite padre joão carlos estou escutado aos poucos as meditacoes ,acomanhado devido o meu trabalho corrido,mais ñ perco por nada todas as quinta feira de 11 h sua missa gosto muito isso mim prenche demais minha rotina.
ResponderExcluir