PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A FORÇA DO PEQUENO

A FORÇA DO PEQUENO



14 de novembro de 2020

EVANGELHO


Lc 18,1-8

Naquele tempo, 1Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir, dizendo: 2“Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. 3Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’ 4Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. 5Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha agredir-me!’” 6E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto. 7E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? 8Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”

MEDITAÇÃO


E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? (Lc 18, 7)


O juiz e a viúva. A viúva tinha uma causa na justiça. O juiz era iníquo, não temia a Deus, não respeitava ninguém. As chances da viúva eram mínimas. É a situação de muita gente. Tendo um problema sério para resolver, encontra barreiras muito grandes para ultrapassar. Tem diante de si um sistema burocrático, a força do poder econômico, a má vontade de quem deveria encaminhar uma solução... é problema de trabalho, é problema de saúde, é problema de família. Problemas grandes, com pouca chance de solução. Não seria o seu caso?

Bom, na parábola que Jesus contou, a situação estava difícil para a viúva. Ela tinha uma causa na justiça. E o juiz não era confiável. A fama dele era de injusto, sem temor a Deus. Tudo levava a crer que o juiz iria demorar demais a resolver o assunto e, claro, como não tinha compromisso com a justiça, iria prejudicá-la, pois ela era a parte mais frágil, mais desprotegida.

Mas, não foi bem assim. Ela conseguiu que ele julgasse o processo e lhe desse ganho de causa. Olha que surpresa! E o que mudou a situação? Jesus deixou claro: a insistência da viúva. Frequentemente, ela estava na porta do juiz: “Faça-me justiça contra o meu adversário”. O seu pedido insistente, perseverante acabou chateando o juiz. Ele pensou: vou resolver logo isso, senão essa viúva vai acabar com o meu juízo. E resolveu logo. E resolveu dando razão a quem tinha razão, à viúva. Que história interessante!

Por que será que Jesus contou essa história? Com certeza, pra gente não desanimar diante dos problemas, pra gente não cruzar os braços diante de situações difíceis; ir à luta, insistir, lutar pelo certo, pela verdade, pela justiça... A viúva não ficou em casa, se lamentando.... “Estou perdida, eu sou uma pobre viúva, e aquele juiz é um sujeito corrupto”. Não, não ficou se lamentando. Foi à luta, enfrentou o juiz, insistiu, cobrou, encheu a paciência daquele homem... Nada de ficar esperando pra ver no que vai dar, nada de se bloquear imaginando-se sem chance... Ir à luta, enfrentar, cobrar, insistir.

A parábola também pode ser aplicada ao nosso relacionamento com Deus. Mesmo que Deus não tenha nada de parecido com o juiz da história, precisamos ser perseverantes naquilo que pedimos. É que Deus, como bom educador, quer ver a gente se mexendo pra encontrar solução para os problemas; quer que tenhamos um grau de compromisso com o que estamos pedindo; quer que cultivemos sentimento de verdadeira confiança nele.

Guardando a mensagem

A viúva da história de Jesus é um exemplo para nós. Diante de dificuldade quase intransponível, acreditou na sua causa e, de tanto insistir, terminou mobilizando o injusto juiz em seu favor, com o incômodo de sua cobrança persistente. Você mesmo tem coisas difíceis pra realizar, sonhos quase impossíveis pra conquistar. Aprenda da viúva do evangelho. Não fique de braços cruzados. Não se deixe vencer pelo desânimo, pelo cansaço. A vitória depende de sua perseverança, de sua insistência. Deus também, como um bom pai que é, gosta de dar um tempo quando a gente faz um pedido. Ele quer ver a gente se mexer com confiança e perseverança e amadurecer o grau de compromisso com aquilo que estamos pedindo. Só pais inexperientes dão tudo o que filho pede e na velocidade que ele deseja.

E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? (Lc 18, 7)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Quantas lições, aprendemos no teu santo evangelho! Hoje, nos dizes para sermos perseverantes, insistentes, chatos se for preciso, mas não desistirmos diante das dificuldades. E disseste isto comparando também com a oração. Deus não é como aquele juiz. Ele é um pai amoroso. Mas, é um pai que quer o nosso bem, e sabe se o que pedimos servirá mesmo para o nosso crescimento; e conhece a hora oportuna para recebermos o que pedimos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Amanhã é um dia de compromisso cidadão. Nós o cumpriremos como cristãos, comprometidos com o Reino de Deus que se expressa também na justiça e na fraternidade. Pode parecer que o voto da viúva não mude nada. Mas, com a história que Jesus contou, aprendemos que o pequeno vence pela insistência, pela perseverança e pela confiança em Deus.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



23 comentários:

  1. Amém! Que eu aprenda a ser perseverante naquilo que acredito!E que minha fé e esperança seja a mesma desejada pelo Bom Deus! Obrigada Padre João pela linda explicação 🌹

    ResponderExcluir
  2. O Santo Evanjelho de hoje me marcou muito , Padre João Carlos muito bem explicado e também o exemplo da viúva que tinha uma causa na justiça,eu também tenho e não estou desistindo jamais de ir até o fim ,pois já ganhei a causa só está demorando pq eu tenho que ser ressarcida e a pessoa que perdeu a causa não quer aceitar, mais eu não dexisto contínuo perseverante e confiando no Poder do PAI Eterno, Ele que tudo pode e para honra e Glória de Deus Pai eu vou conseguir 🙌 Amém, Bom dia Padre João Carlos a sua Benção sobre mim AMÉM 🙌

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Bom dia a todos que fazem parte dessa Obra tão linda;fico muito feliz,pois todos os dias tenho o SANTO Evanjelho e às explicações lindas é um aprendizado para mim amém 🙌 Elba Mendes;de Fortaleza_ce

    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. O evangelho nos mostra que devemos insistir naquilo que queremos.

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos, um dia abençoado para o sr. e todos ai. bom fim de semana, DEUS cuide de cada um de vocês com saúde, daqui cuidamos com nossas preces. sua bênção.

    ResponderExcluir
  6. BOM DIA PADRE JOAO CARLOS DEUS É MARAVILHOSO NÃO NOS FORÇA A NADA NOS DÁ A DICA!!!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos sua bença,senhor que eu seja perceverante naquilo que quero pra mim e pra minha vida 🙏🙌

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos.
    Que hoje haja paz em nosso coração, esperança em nossa alma e luz em nosso caminho através da MEDITAÇÃO e reflexão do Evangelho.
    DEUS é um Pai amoroso que quer sempre o nosso bem, e sabe se o que pedimos servirá para o nosso crescimento espiritual. Obrigado, Jesus, pelas lições que aprendemos no teu Santo Evangelho!!!...
    Um final de semana muito feliz e abençoado por DEUS com muita saúde e muita paz para Padre João Carlos e toda equipe da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  9. Fica comigo Senhor! Amém!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Pe João Carlos a sua bênção Pedi e recebereis,orai incessantemente Deus abençoe à todos ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  11. Pela paz do mundo inteiro especialmente no domingo dia 15 que Jesus derrame bençãos para todos.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Pe João Carlos, sua benção e da minha mãe, que meditação linda e proveitosa para nós ser humano, é isso mesmo, temos que ir a luta até conseguir o que desejamos, com a fé em Deus, e esperar pelo tempo de Jesus, sou muito grata pelas suas meditações, mim sinto bem, para meus compromissos do dia, obrigada por tudo, que Deus abençoe 🙏 sempre, abraço

    ResponderExcluir
  13. Padre João Carlos bom dia muito obrigado pela suas palavras pela sua explicação eu amo eu aprendo muito com o senhor que Deus abençoe o Senhor é a sua equipe bom final de semana fique com Deus

    ResponderExcluir
  14. Amém! Bom dia para todos.Jesus proteja todos nós.🙏

    ResponderExcluir
  15. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo final de semana abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Deus pai, obrigada pela vida que criaste em mim.
    Venho a ti livremente pela fé e pelo amor e,em ti, encontro ajuda esperança para minha necessidades diárias.
    Tú és um amigo que caminha comigo.
    Quando a vida joga sobre nós coisas difícil para suportar,e formos tentando a desistir, relembra nós de mante fixos firmemente em ti.
    Vou confiar em Deus.🙌🐑😍🌹💕

    ResponderExcluir
  16. A pecistencia nos leva ao lugar desejado,sejamos sábios na hora das escolhas,pois quando sabemos fazer nossos pedidos eles chegam,porém intendamos que as burocracias às vezes atrapalha,mas basta lembra que o fracasso é falta de foco.Chegamos ao local que almejamos.Cristo apresenta uma situação bem comum entre os magistrados,que perpétuará durante algumas gerações um homem letrado e uma simples mulher frágil.Agora intendamos onde ela achou tanta sabedoria?As humildades?Será dada a graça do Espírito Santo?E tudo que perdides em meu nome será concedido!Ela estava lutado pela justiça misericórdia AMOR e os encontrou dentro dela mesmo.Resolveu o problema e continua intercedede pôr nós,pois nunca tinha visto antes uma pessoa tão guerreira,teimosa pertubada. Que o juíz para se livrar pegou a causa.Mais uma vez Jesus Cristo fez cumprir a palavra de Deus.Sejamas Cristão autênticos ao pedirmos,pois nada é impossível para os tiverem fé.

    ResponderExcluir
  17. Bom Sábado Padre João Carlos e tudo de BemBom Sempre. Estaremos em Oração para crermos mais e aumentar nossa Fé e nosso Amor. Salve Maria, Mãe da Luz e da Esperança. 🙏

    ResponderExcluir
  18. Bom dia padre João Carlos a sua benção que eu seja sempre perseverante na fé. Que Maria santíssima cubra o mundo inteiro com seu manto sagrado. Gratidão senhor por tanto amor.

    ResponderExcluir
  19. A viuva demonstrou perante o seu advogado a certeza da vitoria, pois tinha muitos problemas a resolver mais o seu advogado não tinha nenhum interesse, Diante da persistência da viuva atraves da confiança em Deus terminou vencendo a sua batalha.Isto nos mostra a nissa fe, confisnça,e coragem para vencer todos os problemas que recai sobre nós. A vitoria vem com a certeza da força do Senhor.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite padre João Carlos agradeço pelo evangelho de hoje é um exemplo muito bom o senhor padre Encina como Jesus ensinou precisamos ser perseverante quando a gente faz um pedido ele nós dar um tempo é uma coisa certa aconteceu com migo eu pedir e deus mim deu um tempo foi um enprego para minha filha Bianca no veio logo mas agota Chegou no tempo certo o filho dele está muito pequeno agora está com 02 anos e 05 meses com a graça de Deus ela está trabalhando obrigado Deus e obrigado padre João paz e bem bom fim de semana e uma boa votação que Deus abençoa amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  21. Todos os dias pouco o evangelho do padre João e compartilho com minha família, amigos. O evangelho do dia o dia alimenta a nossa alma e nos faz refletir que o que somos nós diante dos obstasculos da vida. Ele nos fortalece nas nossas decisões. Só tenho a agradecer por pensar em nós. Deus Te abençoe. Valdete Venturote Bastos

    ResponderExcluir
  22. Essa história é minha Senhor,meu Deus viúva e com muitos casos na justiça, Mestre faz com o meu advogado Divino também pela minha insistência lute e ganhe todas as minhas causas... Eu luto, insisto persisto e não desisto🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Eu quero seguir Jesus.

21 de maio de 2024   Terça-feira da 7ª Semana do Tempo Comum.     Evangelho.    Mc 9,30-37 Naquele tempo, 30Jesus e seus discípulos atravess...

POSTAGENS MAIS VISTAS