PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: TOMARAM A CHAVE DA CIÊNCIA

TOMARAM A CHAVE DA CIÊNCIA


Ai de vocês, mestres da Lei, porque tomaram a chave da ciência (Lc 11, 52)
15 de outubro de 2020
Uma acusação muito forte, esta, feita por Jesus. “Ai de vocês, mestres da Lei, porque tomaram a chave da ciência. Vocês mesmos não entraram, e ainda impediram os que queriam entrar”. Uma acusação contra os mestres da Lei. Quem eram os mestres da lei do tempo de Jesus? Gente que tinha estudado muito as Escrituras Sagradas; pessoas que tinham frequentado grandes mestres, como Paulo que estudou com um professor muito famoso chamado Gamaliel. Os mestres da lei, que afinal eram do grupo dos fariseus ou dos saduceus, tinham muita influência sobre as pessoas, pois conheciam bem os textos sagrados e instruíam o povo sobre como se devia praticar as tradições religiosas.
Jesus logo percebeu que aquela sabedoria toda daqueles homens era usada em vantagem própria: era fonte de muito prestígio para eles e de muito poder sobre o povo. Por isso, lhes fez várias críticas. Denunciou que eles exibiam santidade, mas por dentro eram violentos e interesseiros. Mais de uma vez, os chamou de sepulcros caiados. Jesus igualmente chamou a atenção dos seus discípulos para a vaidade e o exibicionismo de suas esmolas, de suas orações em público, de seus jejuns. Eles impunham um grande peso nas costas do povo, com tantas normas a serem cumpridas. Mas, eles mesmos nem de longe as praticavam.
Tanto conhecimento, tanta ciência.... mas, não em vantagem do Reino de Deus, do crescimento do povo, mas, sim, utilizados para manterem-se como uma elite, desfrutando privilégios e desclassificando os mais pobres.
Guardando a mensagem
Jesus bateu de frente com os mestres da Lei do seu tempo. Denunciou que, com o seu grande saber religioso, eles estavam não só se esquivando do anúncio do Reino de Deus, mas também obstruindo a adesão do povo. É necessário que os nossos ministros estudem e estudem muito para servir ao povo de Deus, com qualidade, com conhecimento, com a segurança da doutrina e a pedagogia de mestres de espírito. Mas, há sempre o perigo desse muito estudo acabar por constituir uma elite apartada da comunidade, disputando privilégios e fazendo desse conhecimento uma fonte de opressão sobre as pessoas. Pior ainda se, pelos títulos acadêmicos conseguidos, o evangelizador chegar a desprezar a fé dos simples e suas expressões religiosas. Aí realmente fica valendo esse “ai de vocês” profético de Jesus.
Ai de vocês, mestres da Lei, porque tomaram a chave da ciência (Lc 11, 52)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
O teu compromisso com a boa notícia do amor de Deus e com os destinatários dessa boa nova te levaram a anunciar o Reino de Deus, especialmente pela proximidade das pessoas. Esse é o mistério da tua encarnação. Tu és o verbo de Deus que se abaixou para nos encontrar em nossa condição frágil e pecadora. Por isso, não querias que os teus missionários confiassem mais nas estratégias do que na força da mensagem. E denunciaste os pregadores que usavam de sua ciência e de seus muitos conhecimentos para reforçarem seus privilégios e desqualificarem o povo em sua condição de povo em aliança com Deus. Hoje, te pedimos, particularmente, Senhor, pelos professores e professoras, no seu dia. Concede-nos que alcancemos construir um país que tenha futuro, porque prioriza a educação das novas gerações e valoriza os seus mestres. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.  
Vivendo a palavra
O conhecimento da fé é um direito sagrado de todo cristão, não só de um pequeno grupo. Talvez você precise vencer certa passividade e procurar os meios disponíveis para o aprofundamento da fé cristã: catequese, leituras, cursos, retiros,... e já vai aqui um sugestão.
Nos dias 23 e 24 deste mês, vamos realizar o encontro anual de todos os que nos aconpanham na Meditação, nas redes sociais e nos programas de Rádio. É o nosso 3o. Acampamento Tempo de Paz. Será um grande momento de formação missionária, que certamente contribuirá com seu crescimento cristão. Para você que recebe pessoalmente a Meditação, estou lhe enviando um link com as informações e dicas para se inscrever neste Acampamento virtual.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. Mais uma vez Jesus Cristo nos pede cuidados para os títulos acadêmicos,pois quem estuda muito pode correr o risco de usorpar o lugar do sagrado pela vaidade do conhecimento, portanto ai de vois doutores da lei, sempre chamando atenção para quem não compreede o verdadeiro sentido da Ciências que libertar o homem,mas aqui esses cuidados também devem ser observado para não deixar a tentação tomar conta da da santidade humana.Ha uma necessidade de Jesus Cristo pedir cuidado!Aos estudiosos contra a uma possível vaidade que enloque, isso são dicas bacana deixadas em livros aqui a sagrada escritura através de pessoa Santa liberta na expressão doutores da lei são aos que querem injeçar no povo um doutrina perigoso cheia de dogmas religiosos, portanto há muitos Cristãos anônimo fugindo dos templos religiosos pois Jesus Cristo viveu pregando entre nós o bem e dando continuidade ao projeto dele há outra também.Que a fé seja o combustível e não o veículo de Deus entre todos os que aderirem ao bem comum.

    ResponderExcluir
  2. A paz do senhor! Obrigado por cada mensagem e reflexão DEUS o Abençoe. Paz e bem

    ResponderExcluir
  3. Padre João Carlos, obrigada pelos seus ensinamentos, graças a DEUS tenho aprendido muito, e renovado mais minha Fé em DEUS, hoje minha homenagem ao sr. também por ser este professor, este sacerdote e este amigo a nos ensinar todos os dias. PARABÉNS pelo dia do professor, DEUS ilumine muito sua vida com saúde, e este seu jeito simples e acolhedor. GRATIDÃO. sua bênção.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha uma quinta feira iluminada e abençoada e uma celebração que toque no coração do seu rebanho, papai do céu te proteja sempre 🙌😇🌟🌟🌹
    A missão da igreja tem seu fundamento na palavra de Deus.
    As transformações na sociedade são tão grande, que atingem ação da igreja.
    O momento exige entender a nova cultura para evangelizar com bons resultados.
    As pastorais deve ser convocadas para olhar sobre si mesmas,pois se tornarão infértil quando o anúncio não é a pessoa de Jesus Cristo, deve ser o anúncio de sua palavra, ensinamentos e de sua vida.
    Não basta lançar a semente, é preciso manter o ambiente favorável.
    Educar É, observar, orientar, acompanhar, só assim educar significará amar.
    Senhor Jesus acolhe me no seu infinito amor. 🙌👏🌹🐑💕

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos a sua benção. Obrigada pela palavra

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos. Que o nosso Deus de bondade abençoe o seu dia e lhe conceda muita saúde e muita paz para que você possa seguir em frente com seu lindo trabalho Missionário... Que possamos entender e viver as palavras do Santo Evangelho e que todos os passos das nossas vidas sejam conduzidos pelo Divino Espírito Santo.
    Desejo um dia abençoado e repleto de muita saúde e muita paz à Padre João Carlos e toda equipe da AMA.
    A minha eterna gratidão e prosperidade a todos os professores do mundo inteiro.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras

    ResponderExcluir
  8. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS, obrigado pelo lindo evangelho de hoje e que Deus nos proteja, hoje e sempre amém.

    ResponderExcluir
  9. Senhor Jesus tende misericórdia de minha neta e piedade de minha nora e meu filho. Amém

    ResponderExcluir
  10. Obrigada padre pelos ensinamentos,no qual estou aprendendo muito . Senhor jesus o abençoe sempre ,
    Parabéns pelo dia dos professores só gratidão e assim aumentar minha fé.

    ResponderExcluir
  11. Peço rogo a te senhor misericórdia de minha filha q fala muito pouco p/ idade dela,sinto m triste de coração partido ao vê ela tão atrasada a fala ,mas tenho fé Deus q ela vai desenvolver a fala com fé Deus ,sejam feita a tua vontade senhor ,gratidão por tudo senhor na minha vida ,peço saúde e paz de toda minha família e amigos fim da pandemia ,os cem tetos desempregado desanimado endividado é abatido,tem piedade de nós é do mundo inteiro pai,daí m tua graças

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Padre João Carlos e obrigado pelas palavras recebidas e parabéns pelo dia de hoje Mestre. Estaremos em Oração e que tenhamos aprendido a Amar mais e Perdoar mais e que Sejamos curados pela Luz de Jesus. Salve Maria.🙏

    ResponderExcluir
  13. Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, eu LHE agradeço pela vida de Santa Teresa de Jesus. Todavia, me ajude viver o meu apostolado. Me ajude seguir o caminho da santificação e da paz. Me ajude bendizê-Lo, louvá-Lo e glorificá-Lo. Me ajude com a VOSSA bênção e o VOSSO perdão. Me ajude viver unido ao meu SALVADOR. Me ajude ser santo e irrepreensível sob o VOSSO olhar, no amor. Me ajude fazer a VOSSA vontade. Me ajude ser prudente e sábio. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude fazer somente o bem. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns padre João Carlos e obrigado pele meditação maravilhosa Deus nós ilumina e nós guarda sempre sua benção paz e bem amém boa noite

    ResponderExcluir
  15. Os especialistas em leis ainda hoje ,continuam se apossando a chave da ciência ,e interpretam as leis de acordo com seus próprios interesses,exercendo um controle sobre o povo, mais fraco, impedindo de ver as possibilidades de transformação.
    E o povo não conseguem vero significado da presença única de Jesus.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS