PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: LIMPAR A SUJEIRA DE DENTRO

LIMPAR A SUJEIRA DE DENTRO



O seu interior está cheio de roubos e maldades (Lc 11, 39)

13 de outubro de 2020.


Um fariseu convidou Jesus para jantar em sua casa. E Jesus aceitou. Sentou-se à mesa na casa dele e começou a fazer a refeição. O fariseu ficou passado: o quê?! Ele come sem lavar as mãos antes da refeição! Ficou escandalizado.
Por que o fariseu ficou assim tão escandalizado? Porque Jesus estava descumprindo uma de suas normas religiosas. Eles viviam doentiamente focados na ideia de pureza. Para estar em comunhão com Deus, achavam que tinham que evitar tudo o que pudesse torná-los impuros no contato com pessoas de má reputação, sobretudo estrangeiros, ou com coisas que consideravam impuras, como o sangue. E tinham muitas regras em relação à alimentação. Na comida, vários alimentos eram terminantemente proibidos, como, por exemplo, a carne de porco e outros tipos de animais de casco fendido. E, para se manterem rigorosamente limpos, puros, havia maneiras corretas de se lavar os pratos e os copos e ações externas de purificação como era o caso de lavar as mãos ou banhar-se antes da refeição. Lavar as mãos não era apenas um hábito higiênico, era um item das leis de pureza. Sem isso, a pessoa ficava contaminada, suja, impura religiosamente. Eles viviam uma excessiva preocupação com o exterior.
Imagine se Jesus estava ligando pra isso! Nem ele, nem os discípulos dele. O problema não é o que está fora, pensava Jesus. Problema é o que está dentro. Ali mesmo, no jantar, ele disse ao fariseu: ‘vocês fariseus limpam o copo e o prato por fora. O interior de vocês é que está sujo, podre, cheio de roubos e maldades’.
O fariseu ficou escandalizado porque Jesus foi comer sem lavar as mãos. Isso só mostrava claramente a sua excessiva preocupação com o exterior, a ideia fixa da pureza legal. A religião que eles praticavam era especialmente de cumprimento de mandamentos e normas. Escandalizado porque Jesus não lavou as mãos, mas olhe só!... Eles eram cumpridores de centenas de normas e leis, mas descuidavam-se do principal da Aliança: a justiça, a misericórdia, a piedade. Cuidavam da limpeza exterior, mas o interior é que estava sujo.
Guardando a mensagem
A gente honra a Deus com os lábios, com a boca, quando reza, quando louva, quando canta um hino. Nós também o honramos quando dizemos que o amamos, que o reconhecemos como nosso Criador e Pai. Honrar a Deus com os lábios, com a boca, é uma coisa santa. Mas, lamentou Jesus em certa ocasião, ‘este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim’. O problema, então, está no coração: se ele está longe ou perto de Deus. O coração bem que pode estar cheio de coisas ruins, de maldades, de violência, de mágoas, de ódio. O fariseu estava preocupado com a pureza exterior. Jesus estava preocupado com a pureza interior, com o que tem dentro do coração.  
O seu interior está cheio de roubos e maldades (Lc 11, 39)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Ainda vivemos preocupados com o exterior, com a aparência, com o cumprimento da norma pela norma. Naquela história que tu contaste, o irmão mais velho do filho pródigo cumpria todas as suas obrigações para com o seu pai, formalmente. Mas, não teve um coração misericordioso com o seu irmão que voltou arrependido, não teve caridade para com ele. De que adianta ter sido tão trabalhador, mas não ter tido misericórdia do seu irmão? Os fariseus do teu tempo faziam tudo certinho nas suas práticas religiosas, mas excluíam os pequenos, descriminavam os pobres, oprimiam os humildes. Obrigado, Senhor, por este ensinamento: menos preocupação com o exterior, a aparência e mais atenção com o que vai no coração de cada um, onde nascem as opções e as ações do ser humano. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Bom, lavar as mãos não deixa de ser importante para a nossa saúde. Mas, é bom lembrar, hoje, ao lavar as mãos antes da refeição, que é mais importante e necessário purificar o seu interior. E isso se faz com um bom exame de consciência, um ato de contrição, e se necessário, uma boa confissão. Ao lavar as mãos, hoje, lembre-se disso.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

27 comentários:

  1. Compreender o mistério descritos da pureza é algo Espíritual.Em que ponto encontramos resposta dentro do assunto? Não precisa questionar nossos amigos basta compreedermos que conceito,regras,normas servem para crescer, porém as escolhas podem sofrer modificações no decorrer do ciclo,aqui é percebido um tema vasta que envolve até higiene mas Espírito têm relação com Ciências?Duas situações diferentes com uma só meta.Qual é o valor das normas sociais diante do mundo material? São necessários,mas são essenciais para nós Cristãos.Porque Jesus foi o homem mais despreendido de uma coragem extremamente disciplinada ele sabia desafiar os fardos postos sobre seu povo.Agora têm o fardo de usaremos máscaras uma norma estabelecida.Presenciei um padre pedindo um homem para se retirar da Igreja,pois estava sem máscara, aquilo me assustou porque Jesus não ensinou tal ação,sei que ele era mestre mas lembrei que foi afirmando que faríamos obras iguais a dele ou maior ainda.Sentir tristeza, porque ainda não apreendemos o real sentido da vida, dizemos sermos Cristão só nas palavras.Quando apreendemos o é que Espíritualidade venceremos o preconceito inrraigado na cultura.Qie aprendamos a sermos livres igual a Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre sua bença, o ser humano tem que servir a Cristo de corpo e alma e o coração lavado do ódio da maldades do direspeito temos que ama a Cristo e ao próximo 🙏🙌

    ResponderExcluir
  3. Jesus é a luz que o pai enviou ao mundo para iluminar o caminho dos homens.contudo sem a luz da fé não é possível compreender o significado da presença de Jesus.
    Mas o povo rejeitaram a Jesus não querendo a transformação do amor da igualdade e até hoje exercem o seu próprio controle impedindo o povo de enxergar a transformação que jesus veio trazer ao mundo.
    Conheçam a palavra do senhor pois ela é a luz que nos conduz à Deus.

    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas

    ResponderExcluir
  5. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS a sua benção.
    Senhor Jesus eu acredito na ressureição mas, almentai a minha fé.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos.
    É maravilhoso receber a MEDITAÇÃO DA PALAVRA DO SENHOR e a REFLEXÃO que nos trás sempre conforto espiritual para nossas vidas.
    Senhor Jesus Cristo, unidos a ti, queremos agradecer ao Pai pelo dom da Fé e por tantos favores que Ele nos concede a cada dia. Obrigado, Senhor, pelos teus ensinamentos que vai no coração de cada um, onde nascem as opções e as ações do ser humano...
    À padre João Carlos e toda equipe da AMA desejo que Deus lhes conceda um dia iluminado com muita saúde e muita paz.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada padre João Carlos por nos proporciona essa mensagem todos os dias! Que Deus esteja contigo por todo o sempre 🙏

    ResponderExcluir
  8. quero saber como fazer pra receber a MEDITAÇÃO DA PALAVRA DO SENHOR é a REFLEXÃO, tido os dias.

    ResponderExcluir
  9. quero saber como fazer pra receber a MEDITAÇÃO DA PALAVRA DO SENHOR é a REFLEXÃO, tido os dias.

    ResponderExcluir
  10. Um dia abençoado para o sr. com saúde, alegria no coração, e a todos dai, agradeço pela palavra do Santo Evangelho que o sr. nos explica com tanta clareza. padre João Carlos DEUS o abençoe e o guarde sob o Manto DIVINO de Nossa Senhora de Fátima.

    ResponderExcluir
  11. Senhor tende piedade de minha neta. Acalmai Senhor a angústia e ansiedade q está em seu coração. Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão Senhor pela graça alcançada. Minha neta está livre do q a atormentava.

      Excluir
    2. Gratidão Senhor pela graça alcançada. Minha neta está livre do q a atormentava.

      Excluir
  12. Bom dia Padre João Carlos, muito obrigado pelas meditações, Deus abençoe o Sr. precisamos pensar melhor, a beleza está no coração.🙇‍♀️

    ResponderExcluir
  13. Pesso oração pelo meu marido para que ele fique curado amemm

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, a bênção do Senhor, neste dia. Esta meditação é o alívio verdadeiro para nossas almas. Purificadas vivemos alegres e felizes. Gratidão 🙏

    ResponderExcluir
  15. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus, que o teu amor seja aperfeiçoado em nós, não devemos ser como os Fariseus, hipócrita e do perjúrio.
    Mandava ama a Deus,mas não amam,e prestava um juramento falso.
    Senhor Jesus, somos gratos por nós ensinar que Deus é o ser supremo e principal foco de nossa fé.
    Deus é amor.
    Abre meu coração para conceder bondade.
    Sejamos bondosos e compassivos uns para com os outros.🙌👏🐑💕

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre João Carlos e tudo de Bom Sempre. Jesus Manso e Humilde de coração, fazei nossos corações semelhantes ao Vosso e nos permita Amar Sempre mais uns aos outros e continuemos na Oração. Salve Maria.🙏

    ResponderExcluir
  17. Bom dia padre sua bênção Peço oração por descontaminação no corpo Mente e na alma
    Sim temos que servi sempre a Jesus com o coração limpo

    ResponderExcluir
  18. Bom dia. Boa reflexão sobre purificar o corpo mas não esquecer o mais importante que é purificar a alma. Jesus misericordioso ajude-me a purificar a minha alma.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde padre João Carlos sua bença estou réspodeno a gora que adianta ser uma pessoa boa pufora e o coração cheio de maldade a limpeza e boa mais ter o coração limpo e cheia de coisas boa e melhor sem maldade com muito amor nosso pai ficar Feliz e fas bem a gente mesmo né parpa oração prá mim e para minha família a gente ta precisando de muita oração padre. amém 🙌🙌

    ResponderExcluir
  20. meu nome é ornilda soares de areias que ta pidino oração sua bença

    ResponderExcluir
  21. Como diz Jesus aos fariseus o que vale não é a limpeza exterior e sim o interior que é muito mais importante, pois o ser humano não acredita na palavra do Pai , mas sim o que faz de errado indo de encontro com os ensinamentos de jesus.

    ResponderExcluir
  22. Meu Deus e Pai, eu LHE agradeço por mais um dia de vida. Entretanto, me ensine seguir o caminho da libertação. Me ensine ser conduzido peço Espírito Santo. Me ensine ter fé, esperança e amor. Me ensine ser caridoso. Me ensine evitar o pecado. Me ensine purificar o meu interior. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado redentor. Amém

    ResponderExcluir
  23. Boa noite padre João Carlos eu estou muito feliz em receber as mensagens todos os dias peço sua benção paz e bem

    ResponderExcluir
  24. Boa noite padre João Carlos agradeço muito pela sua atenção sua bênção por nós ajudar a evangelizar é muito importante as meditação maravilhosa que o senhor nós enviar Deus abençoa paz e bem eu sou Nilza Maria do Carmo de Jardim Paulista

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS