PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O FERMENTO DOS FARISEUS

O FERMENTO DOS FARISEUS


Tomem cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia (Lc 12, 1)

16 de outubro de 2020.
Hipocrisia significa fingimento, falsidade. Gente falando bonito, mas, por trás, fazendo feio. É o que acontecia com os fariseus do tempo de Jesus. É o que acontece com os fariseus de hoje.
Jesus até admirava os fariseus. Eram pessoas muito religiosas, muito praticantes, muito apegadas aos textos da Lei de Deus e às suas tradições. O povo também gostava dos fariseus e lhes tinha uma grande admiração. Achavam que era gente muito santa, muito de Deus. Mas Jesus observava bem e via que eles mais aparentavam do que de fato eram de verdade. Havia mais aparência do que realidade. Exibiam-se como muito devotos, mas viviam disputando cargos, visibilidade e buscando suas vantagens. Jesus também censurava os fariseus porque eles viviam preocupados com o secundário, como os detalhes da Lei. Preocupados com coisas miúdas, esqueciam-se do principal: o amor e o respeito pelos outros; a compreensão com as fraquezas dos outros; o amor a Deus de todo coração e não só da boca pra fora. Por tudo isso, Jesus está nos dizendo hoje: ‘tomem cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia’.
Nossa cultura privilegia a aparência. Vivemos a sociedade da imagem. Vale o que parece ser. Na foto, todo muito sai sorrindo, já notou? Tem cada sorriso forçado, que dá até medo. Vamos caminhando para um mundo do faz-de-conta. É a ditadura da hipocrisia. A verdade passa longe. O nosso é o mundos dos fariseus. Jesus disse claro: “Não há nada de escondido, que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido”. Isso quer dizer que um dia a máscara cai e a verdade aparece.
Jesus está chamando a atenção da hipocrisia dos fariseus pra gente não cair no conto do vigário dos fariseus de hoje. E também pra gente não imitá-los, não ser hipócritas como eles. Ao contrário, como ele disse: “o seu sim, seja sim; o seu não, seja não. O mais vem do maligno’. Nada de fazer cara de santinho e nos bastidores proceder de maneira diabólica. Bonzinho e gentil fora de casa, rabugento com a família. Nada de farisaísmo. Bons e verdadeiros, sempre.
Guardando a mensagem
Jesus chamou a atenção dos discípulos e do povo para a hipocrisia dos fariseus. Eles pareciam santos, praticantes e dedicados a Deus para impressionar, para manter sua influência sobre o povo, para se manterem na liderança. Mas, era jogo de cena, aparência, fachada. E Jesus nos dizendo isso, pra ninguém se deixar enrolar por esses tipos e pra gente não permitir que dentro da comunidade cristã prosperem comportamentos deste tipo.
Tomem cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia (Lc 12, 1)

Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Há muito de fariseu hipócrita ainda em nós e ao nosso redor. Mas queremos levar a sério a tua palavra, nos precavendo contra esse tipo de comportamento. Ajuda-nos, Senhor, a sermos bons cristãos e não apenas parecermos bons; a sermos pessoas da verdade, sem aliança de nenhum tipo com a mentira e a falsidade; e a não nos deixarmos iludir por uma cultura da aparência e por lobos vestidos de ovelhas. Tu, Senhor, és o caminho, a verdade e a vida. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Preste atenção, hoje, para identificar, se em você ou ao seu redor, há sinais de hipocrisia. A hipocrisia é o fermento dos fariseus.

Ontem, eu lhe falei do 3o. Acampamento Tempo de Paz, o grande encontro anual dos ouvintes dos nossos programas no rádio e dos que nos acompanham na Meditação e nas redes sociais. Neste ano, o acampamento será virtual. Estamos preparando duas tardes muito especiais com palestras, rodas de conversa, Terço Mariano, Santa Missa, Adoração Eucarística e Show. Estou lhe enviando um link pra você saber mais e se inscrever. Será na semana que vem, sexta e sábado. INSCRIÇÃO NO ACAMPAMENTO

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

14 comentários:

  1. Sedes autênticos na fé em qualquer lugar que estiverdes! Isso é perfeito Jesus Cristo pediu que fossemos assim,evite falsidade.Vexe!E aquele povo todo na época de campanha eleitoral que se amotoam fazendo-se de bons, atenciosos, cuidadosos,delicados inclusive até em visita as família isso de quatro em quatro anos, principalmente no município.Sejamos firmes tratemos bem, lembra que disse anteriormente que tratar nossos inimigos com respeito faz partes do processo de desenvolvimento humano.Sim,sejam do bem independente do situação em estejam vivenciando,pois a paz que eu vos dou vêm dessa atitudes,parem de ficar apontando o dedo para os erros compreender que existem diferenças faz o planeta Terra o lugar mais perto de Deus 🙏.Intendam de boa vamos deixar que as escolhas sejam de espontânea vontade.Porque ser ou não do bem desafiei-se, guardem esses dedos que gostam de apontar.Façam seu serviço!Sejam otimista zelozos nas dificuldades peçam ajuda e assim encontramos resposta dentro do assunto.Fazer certo ou errado faz parte do ciclo da vida,quando estivermos juntos somos mais fortes.Tentem por tudo vencer o egoísmo, não sejam bobos alegres tenhamos ânimo,pois aqui todo passa e só permanece vivo o que é melhor,evita o ser bonzinho os 🐺 sempre amam usar essa veste.Que aprendezado fabuloso que Jesus Cristo nos ensinou.Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas

    ResponderExcluir
  3. Padre João Carlos, a paz de JESUS, estejam com o sr. seus familiares, e com todos ai, nossas preces pela saúde da irmã do sr., obrigada por todos os dias nos orientar com este Santo Evangelho, tão bem explicado. sua bênção.

    ResponderExcluir
  4. Padre João Carlos, sua benção. Peço orações para mim e toda a minha família. E pô toda sua família. Peço tbm discernimento para que o divino espiritual santo me dê,tô precisando muito. Obrigada e que Deus abençoe o senhor e os seus. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Nós já cometeu ou ainda comete de vez em quando, atitude que pode ser como hipocrisia.
    Acusamos alguém de algo que fazemos ou já fizemos, quando fingimos ser alguém que não somos com a intenção de agradar o outro, quando apontamos os defeitos alheios de vez de nos preocupar com os nossos.
    Nós precisamos reconhecer os nossos próprios erros, é mais digno admitir nossas falhas e fraquezas, as máscaras caem esteja certos disso.
    Vamos ser pessoas verdadeiras não como Fariseus, e ser religioso na prática.
    Senhor Jesus Cristo me livre dos hipócritas do.
    meu caminho.🙌🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  6. Paz e bem, Padre! Gratidão a Deus pelo seu trabalho 🙏. Paz e bem!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelas palavras. Estaremos em Oração e que o Amor de Jesus nos cure e sejamos mais verdadeiros uns aos outros em todas as nossas ações. Salve Maria.🙏

    ResponderExcluir
  8. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS, E sua benção.
    Senhor Jesus que eu seja tão bom e Alegre que todos quanto se achegarem sintam a tua presença.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos Que Deus lhe dê cada dia muita sabedoria e muitas bênçãos para seguir em frente com sua missão evangelizadora. Acredite, você tem forças para chegar onde você quiser... lhe desejo um dia iluminado e abençoado. Lhe desejo pessoas boas de bom coração no seu caminho, em sua vida. Que o Espírito Santo dirija seus passos rumo ao nosso Criador e Salvador do mundo. É preciso ter cuidado com o fermento dos Fariseus que é a hipocrisia.
    Saúde e muita paz para todos.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  10. Em contraste com a conduta hipócrita dos fariseus,a proposta de Jesus é pedir, ensinar aos discípulos que sejam verdadeiros, autênticos, que a vida e a ação deles testemunhem o compromisso deles com Jesus.
    Jesus está literalmente na contramão do mundo.
    E nós precisamos buscar conhecer Jesus, exercendo compromisso de libertação, transformação ,para fazer parte daqueles que deixaram tudo e O seguiram.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde padre João Carlos a sua benção paz e bem!que Deus te ilumine

    ResponderExcluir
  12. Peço oração pelo desenvolvimento da fala de Gabrielly q fala pouco p/ idade dela pelo desempregado cem teto desanimado endividado é abatido triste doentes ,misericórdia senhor .peco saúde e paz de toda minha família e amigos fim da pandemia ,gratidão por tudo senhor na minha vida senhor

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o exemplo aqui deixado para que o mundo (pessoas) se modifiquem o comportamento, com relação ao que dizem e ao que vivenciam na vida real.Que nossas vidas sejam exemplo vivo que cristo nos deixou.Louvor e glória ti Senhor.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite padre João Carlos agradeço pela atenção que tem por nós,essas meditação ajuda muito é uma verdade que existe muitos fariseus na fase da terra é triste a falsidade jesus abençoa e nós guarde amém o anjo da guarda lhe ilumine sempre

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS