PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO

BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO




Quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado (Lc 12, 11) 

17 de outubro de 2020.


Pecar contra Jesus, o Filho, tem perdão. Mas, pecar contra o Espírito Santo não tem perdão. Foi o que Jesus disse. Como entender isso? 

Jesus nos salvou por sua morte e ressurreição. Mas, a sua salvação nos chega por meio do Espírito Santo. No batismo, ele, o Santo Espírito, nos comunica o dom da filiação divina. Somos filhos, porque estamos habitados pelo Espírito Santo, que é Deus em nós. Mas, ele não é o Pai, nem o Filho. É uma terceira pessoa, com sua própria missão. 

É o Espírito Santo que atua em nós, nos permitindo estar em comunicação com o Pai. É o Espírito Santo quem atualiza a palavra de Jesus. É ele quem, pela oração de consagração, torna presente o Senhor Jesus no sacramento do pão e do vinho. É ele quem atua nos outros sacramentos, santificando a nossa vida: nos lavando do pecado no batismo, nos perdoando os pecados na confissão, abençoando o amor conjugal no matrimônio, conferindo alívio e cura ao doente na unção dos enfermos, consagrando os ministros para o serviço sacerdotal. Em tudo isso, age decisivamente o Espírito Santo, enviado pelo Pai e pelo Filho. 

Sempre rezamos ao Pai, por meio do Filho, no Santo Espírito. Não há oração sem o Espírito Santo. É ele quem ora em nós, com gemidos inexprimíveis, como São Paulo falou. O Filho, por sua morte e ressurreição, nos reconciliou com Deus, nos pôs na comunhão com o Pai. Nossa comunhão com o Pai é por meio do Filho, no Espírito Santo. 

Pecar contra o Espírito Santo é fechar nossa comunicação com o Pai. Apagar em nós o fogo do Espírito é extinguir a relação de filhos com o Pai. Não somos filhos, se não tivermos em nós o Espírito do Pai e do Filho. Sem o Espírito, não entendemos Jesus e não podemos ser seus discípulos. 

Na mensagem para o Dia Mundial das Missões, que vamos celebrar amanhã, o papa Francisco escreveu: “A nossa missão radica-se na paternidade de Deus e na maternidade da Igreja, porque é inerente ao Batismo o envio expresso por Jesus no mandato pascal: como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós, cheios do Espírito Santo para a reconciliação do mundo”. Jesus nos mandou em missão. Mas, sem o Espírito Santo, não a compreendemos, nem temos condições de realiza-la. O Espírito Santo é quem nos anima na missão. E a missão é a evangelização do mundo.

Guardando a mensagem 

Como discípulos de Jesus, cultivamos a docilidade ao Santo Espírito. Ele é o divino amigo em nós, nos movendo interiormente para o bem, para a verdade, para a justiça, para o amor. Infelizmente, podemos nos fechar a isso. No uso da liberdade que o Senhor nos deu e respeita, podemos bloquear essa ação estimuladora do Santo Espírito. Como escreveu o apóstolo Paulo, podemos “extinguir” o Espírito em nós. Apagando essa luz, ficamos à mercê dos nossos instintos e da influência do mal que nos rodeia. Ficamos na escuridão.

Quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado (Lc 12, 11) 

Rezando a palavra 

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. 

Oremos: Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis, com as luzes do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação.

Por Cristo Nosso Senhor. Amém

Vivendo a palavra

Amanhã, é o Dia Mundial das Missões. Na mensagem deste ano, o Papa Francisco escreveu que "celelebrar esta data significa também repetir que a oração, a reflexão e a ajuda material das nossas ofertas são oportunidades para se participar ativamente na missão de Jesus na sua Igreja". Então, neste Dia Mundial das Missões, a Igreja nos pede oração, estudo e doações financeiras para sustentar o trabalho missionário em terras distantes e pobres.

E estamos nos preparando para o 3o. Acampamento Tempo de Paz, o grande encontro anual dos ouvintes dos nossos programas no rádio e dos que nos acompanham na Meditação e nas redes sociais. Neste ano, o acampamento será virtual. Estamos preparando duas tardes muito especiais com palestras, rodas de conversa, Terço Mariano, Santa Missa, Adoração Eucarística e Show de música religiosa. Estou lhe enviando um link pra você saber mais e se inscrever. Será na semana que vem, sexta e sábado. INSCRIÇÃO NO ACAMPAMENTO

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

19 comentários:

  1. Padre João Carlos, BOM DIA! obrigada pela meditação enviada, nossas preces pelo sr. e sua família, sua bênção.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos. Que os dons do Espirito santo estejam contigo neste momento dando-te força para enfrentar cada dia com amor e determinação as dificuldades da vida. Que o seu caminho seja abençoado e repleto de muita saúde e muita paz.
    Tenha um final de semana muito feliz...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo final de semana abençoado e iluminado que o Espírito Santo esteja sempre presente no seu caminho e no seu coração.
    🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor meu Deus, que enviou o
    Espírito santo para santificar e dar vida a tua igreja, e enviou o teu filho para nos salvar do pecado e da morte.
    Nossas escolhas vão dizer pra onde iremos,o que vale na vida não é o ponto de partida e sim
    a caminhada.
    Vem, Espírito Santo,toca em minha vida,faz o teu querer e me renovar,a minha vida entrego em tua mãos.
    Espírito santo, invadi o teu amor no meu coração e ore por mim.🙌👏🌹💕

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Espírito Santo que vamos fazer juntos no dia de hoje? A sua bênção Pe João Carlos ótimo fim de semana a todos

    ResponderExcluir
  5. Então,Padre João Carlos. O Espírito Santo, por sua sutileza , se é que podemos dizer assim, fica oculto, no Conjunto Trino da divindade. O Filho é o que está mais presente, certamente, porque Ele veio e viveu como nós. O Pai também fica meio distante, talvez, pela nossa cultura, de respeito aos pais, aguarda-se um distanciamento santo. O Espírito Santo, que seria a energia que move e movimenta o corpo, fica que uma consequência natural do Sistema Divino. São tantos mistérios que só a maturidade e as pregacões, como a sua, faz nos aproximar, desse grande aliado me que é o Espírito Santo. Continue pregando assim . Sua benção, Pe. João Carlos!

    ResponderExcluir
  6. Senhor eu vos imploro, tende misericórdia de meu filho, minha nora e minha neta.Amem

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Pe João Carlos, sua bênção. Que a paz de Deus esteja sempre presente em nossos corações. Enviai Senhor Deus de misericórdia, em nome de Jesus,teu Espírito Santo para nossa salvação.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelas santas palavras

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos sua bença,senhor não deixais minha casa blasfemar contra o espírito santo que ajude-me colocar minha casa minha família nós caminho do senhor 🙌🙏

    ResponderExcluir
  10. O mistério inexplicável descritos no Espírito Santo de Deus é algo incansável,pois na atualidade perdemos muito tempo descarecterizando as pessoas justas que estão iluminadas .Isso desagrada aos olhos Divino.Não percamos tempo:brigando,xingando e pôr teimosa pertubamaos os justos.Quanta ignorância!Basta respeitar as pessoas que recebeu e desenvolveu a justiça misericórdia AMOR.Só enxergaremos com os olhos do Espírito Santo agindo sobre nós.O Evangelho descreve a palavra blasfêmea,que nos tempos remotos tinham seu significado,mas ainda hoje precisamos conversar menos besteira a respeito das nossas ideias humanas e presta atenção no SILÊNCIO de Deus assim então intederemos que todos temos a graça da justiça basta querer e focar e fazer a escolha, sendo assim o projeto vivico pregando atingirá seus reais objetivos.Que é santidade, para avida eterna.

    ResponderExcluir
  11. Padre João Carlos bom dia, que o Divino Espírito Santo nos ilumine para nos converter-mos e seguir-mos os caminhos do senhor Jesus. Padre João Carlos eu nunca inicio as minhas orações sem primei

    ResponderExcluir
  12. Padre João Carlos bom dia eu nunca inicio as minhas orações sem primeiro invocar o divino Espírito Santo só ele nos dá luz para sermos fortes na oração e fiéis a Deus.

    ResponderExcluir
  13. Bom Sábado Padre João Carlos e obrigado por falar e cantar o Espírito Santo para nós. Continuaremos em Oração para a Paz mundial e conforme São Paulo escreveu à Efésios: Jesus é Cabeça da Igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal e acreditamos nessa Verdade. Salve Maria.🙏

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde PADRE JOÃO CARLOS, OBRIGADO PELAS LINDAS PALAVRAS.

    ResponderExcluir
  15. Vinde Espírito Santo assendei nelos o fogo de vosso amor... AMÉM!

    ResponderExcluir
  16. Boa noite Padre João Carlos que o Espírito Santo de Deus te ilumine cada vez mais para que o Senhor nos transmita belas palavras.Deus continue te abençoando sempre

    ResponderExcluir
  17. Boa noite Padre João Carlos, obrigado pelas meditações e orações. Ajuda-me Espírito Santo, leva minha família para o céu. Sua benção Padre João, tenha uma noite abençoada.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite padre João Carlos obrigado pelas meditação e as reflexões maravilhoso que o espírito santo lhe ilumine na caminhada de evangelizar uma boa semana sua benção paz e bem

    ResponderExcluir
  19. Boa noite padre João Carlos obrigado pelas meditação e as reflexões maravilhoso que o espírito santo lhe ilumine na caminhada de evangelizar uma boa semana sua benção paz e bem

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS