PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UMA IGREJA EM SAÍDA

UMA IGREJA EM SAÍDA


Não levem nada para o caminho (Lc 9,3)

23 de setembro de 2020.

“Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, e os enviou a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos”.

O envio dos doze apóstolos é uma página missionária da Igreja. Os doze representam a nossa comunidade, comunidade que nasceu do trabalho missionário de Jesus. Essa referência aos doze mostra uma comunidade organizada, em continuidade com o povo do Antigo Testamento. A missão é de todo o povo de Deus, com seus líderes à frente. E o envio dos doze é para que anunciem o Reino de Deus. O Reino é o reinado de Deus em nossas vidas e em nosso mundo. O reinado de Deus supera e vence o reinado do mal, por isso os missionários recebem poder sobre o demônio e sobre a doença. A doença é a cara do sofrimento que o mal e a morte espalham.

O Reino é um dom, é a libertação da dominação do mal e da morte, para estarmos como filhos e filhas na comunhão com o Senhor nosso Deus. Não é o resultado de uma estratégia bem montada pelos missionários. Eles são simples instrumentos. É obra de Deus. Aliás, o Reino é de Deus e o que os enviados conseguem realizar é pela sua força, pelo seu poder. Por isso a recomendação: ‘Não levem nada para o caminho: nem cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem mesmo duas túnicas’. 

Cajado é um sinal de defesa e segurança. Renunciem a isso. Sacola representa a confiança nos bens, nos instrumentos. O Reino não é uma estratégia. É um dom. Também não devem levar pão, que é o símbolo da sobrevivência. É preciso antes confiar na Providência. Nem levar dinheiro. É a renúncia à segurança financeira. Nem duas túnicas, duas mudas de roupa. A proteção necessária é a de Deus. Tudo isso é simbólico, para dizer: o missionário deve por sua confiança em Deus.

O evangelho de hoje, que começou com o envio dos doze e seguiu com as recomendações feitas por Jesus, termina dizendo que eles foram, anunciaram o Reino e curaram os enfermos. O envio não é apenas uma ordem de Jesus, é uma experiência concreta que os enviados vêm fazendo, desde o início. É um caminho que muitos já percorreram, em obediência ao mandato do Senhor e às suas recomendações.

Guardando a Mensagem

A missão é de todos. E a missão é comunicar que o Reino de Deus chegou com Jesus. É sugerir às pessoas que abram o seu coração, abram as portas de suas vidas para acolhê-lo. O Reino de Deus ou o seu reinado é a vitória sobre o mal no mundo e o pecado, gerando uma família de filhos livres e amados. O Reino não é o resultado de uma intensa propaganda de massa. É um segredo facilmente compreensível pelos simples e humildes. E não se implanta pela força ou pelo prestígio de alguém. Não somos um exército impondo uma nova lei. O Reino supõe a liberdade. Se não abrirem as portas, o Reino não entra. Não é uma invasão. A gente só bate à porta, não a arromba. Por isso, o missionário precisa se despojar de qualquer segurança humana.

Não levem nada para o caminho (Lc 9,3)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Demoramos a compreender que estamos sendo enviados em missão, que somos responsáveis pelo anúncio do Reino de Deus em nossa casa, no lugar onde trabalhamos, em nossos ambientes de convivência, em todos os setores da sociedade. Proclamar o Reino é testemunhar que fomos alcançados pelo amor de Deus, amor gratuito e misericordioso que se manifestou em ti, Senhor Jesus. Não é um produto destinado a ser um sucesso de vendas. É uma boa notícia que muda a nossa vida, e dela, somos apenas portadores e testemunhas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, escreva uma breve oração ao Senhor Jesus. Ele está contando com você como missionário, como missionária do Reino. Diga a ele como você se sente.

Amanhã, quinta-feira a nos lembrar o mistério da Eucaristia, celebro a Santa Missa às 11 horas, com transmissão pelo Youtube e pelo Facebook, rezando por você e suas intenções. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

28 comentários:

  1. Muito Obrigada pela meditação.
    Gosto de ler aqui
    Amanhã ouço o áudio tomando café.Tenho costume faser oração depois do café.Agradecer à Deus por tudo.
    E depois de ouvir o audioáudio .fico mais tocada.Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Onde devemos ir para encontrar o reino?As recomendações dada pelo Mestre é e que devemos está despojados de tudo aquilo que nos empedem da aproximação do bem (reino),esse tão sensível mistério, inexplicável,descritos na bíblia encontra dentro dos lugares mais simples e só aos pequenos são encontrados:mansos,humildes.Vocês serão os meus multiplicadores do reino!-Jesus você também é demais!Um mindo de tanta coisa feia,onde às pessoas,não acreditam em ninguém literalmente,tu que que saíamos em missão?Isso não.Meus meninos a missão é diária façamos no silêncio (famíliar, trabalho, igrejas)sim ,-tu acha que bêbedo vai lá esculta?Os pastores estudaram?N trabalho o chefão é perversos?Sejam firmes não ajam igual a eles, assim já estarão no processo de construção do caminho para superar os demônios.Sim Senhor ninguém saberá é segredo entre nós?-O segredo e a oração que nos capacita para superar todo o mal; vamos fazer parte da pedágogia de Cristo, só assim o reino de Deus estará acontecendo! Combinado?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelas palavras recebidas. Sejamos simples em praticarmos a Palavra e que possamos transmitir esse amor nas ações diárias com auxílio do Santo Anjo do Senhor.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia iluminado e abençoado que papai do céu te proteja sempre na sua caminhada de evangelização meu bom pastor 🙌😇🌟🌟🌹
    Meu Deus, que eu seja na terra vossa serva,e guiada pelas tuas
    mãos, multiplica a minha fé e a minha força.
    Que na caminhada da vida, onde eu esteja seja uma missionária para semear semente da tua palavra no coração do meu próximo.
    Padre João Carlos obrigada pela suas medicações, está fazendo muito bem para as pessoas que eu envio e suas famílias
    Como é bom fazer o bem, é bom para si e para o seu próximo.
    🙌👏🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  6. É sempre bom de manhã já estarmos em intimidade com o Senhor Jesus, a meditação nós faz e nos torna mais próximo do seu amor e de seu projeto, obrigado Pe. João Carlos pela meditação diária da Palavra do Senhor. João Francisco de Passira/PE

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Pé.Joao Carlos, paz e bem, obrigado pelo texto e pela reflexão. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  8. Amem padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos. Agradeço pela MEDITAÇÃO DA PALAVRA DO SENHOR e pela linda reflexão de hoje que nos encoraja diante das dificuldades do dia-a-dia de nossas vidas.
    A missão é de todos. A missão é comunicar que o Reino de Deus chegou com JESUS.
    Padre João Carlos, que seu dia seja de bênçãos. Que Deus te livre de todo mal e ilumine seus caminhos e guie seus passos em direção à Vitória. Tenha uma abençoada quarta-feira.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  10. Suas homilias estão me ajudando bastante na caminhada Missionária católica Permanente 🇧🇷 e na minha doença.obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Senhor tende misericórdia de minha neta, minha nora e meu filho. Expulsa Senhor o mal q vive dentro de minha neta,Senhor dá-lhe a cura da hiperatividade e retira o mal q a atormenta. Amém

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Pe João Carlos a sua bênção obrigado por esta linda meditação meu dia começa depois de ouvir a Palavra Fica conosco Senhor

    ResponderExcluir
  13. Senhor, aumenta minha fe e me faça instrumento de vossa paz.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia padre João Carlos.
    SENHOR JESUS almenta a minha fé pois, eu acredito na ressureição e me faça instrumento de vossa PAZ.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia padre, obrigada pela meditação. Compartilho com dez amigas. Deus te abençoe sempre é Nossa Senhora te cubra com o teu manto sagrado sou Legionaria. Abraço

    ResponderExcluir
  16. Obrigado Padre João Carlos que a exemplo de Jesus,com suas palavras de sabedoria que nos fortalece e nos dá ânimo para a caminhada.

    ResponderExcluir
  17. BOM DIA padre João Carlos, sempre agradecendo a DEUS, pelo milagre que ELE operou em minha vida através do sr. DEUS o abençoe com muita saúde . sua bênção.

    ResponderExcluir
  18. Glória a vós senhor amém 🙌🙏

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde padre João Carlos sua bença mandei orações pra mim é minha família

    ResponderExcluir
  20. Glória a vós Senhor 🙏🙏

    ResponderExcluir
  21. Misericórdia Senhor Jesus Cristo, agradeço por tudo que tenho é tudo que possuo, pq foi o SENHOR quem me deu. Louvado seja o senhor Jesus Cristo de Nazaré! AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde!👋peço oração para familia do mundo interio especialmente a minha familia e os padres e quem se encontra nos hospitais .

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde irmãos em Cristo Jesus 🙏 Misericórdia Senhor vos peço por todos nós ,pela nossas falhas, e por n cumprir direito o q Senhor espera de nós missionárias Peço orações pela famílias , pela paz no mundo, e pelo fim da pandemia 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  24. Ó Pai benigno, eu LHE agradeço pela vida do Santo Padre Pio. Entretanto, me conceda a graça de aprender, viver e ensinar a VOSSA palavra. Me conceda a graça de evitar o pecado da falsidade, da mentira e da desonestidade. Me conceda a graça de viver dignamente. Me conceda a graça de ter poder e autoridade sobre todos os demônios. Me conceda a graça de servir os doentes do corpo e da alma. Me conceda a graça de proclamar o VOSSO REINO. Me conceda a graça de acolher bem todas as pessoas. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  25. Parabéns padre João Carlos pelas meditação maravilhosa que o senhor nos enviar é muito bom ter esse anjo de Deus agradeço de coração Jesus Maria José lhe proteja caminhada amém boa noite paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pernambuco

    ResponderExcluir
  26. Boa Noite Padre João Carlos, obrigado pelas meditações, Deus te abençoe e até amanhã se Deus quiser.🙌🙌🙇‍♀️

    ResponderExcluir
  27. Bom dia! Padre João Carlos,sua benção 👏🏽🙇🏽‍♀️

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS