PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SUA RESPOSTA PRONTA E GENEROSA

SUA RESPOSTA PRONTA E GENEROSA



 Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus (Lc 9, 62)

30 de setembro de 2020 - Dia de São Jerônimo
Jesus está começando a grande viagem para Jerusalém. O evangelista Lucas reserva uma grande parte do seu evangelho a essa viagem (9, 51-19,27). Jesus está consciente do que o aguarda na capital. Mas, vai destemidamente. E vai com os seus discípulos.
A viagem para Jerusalém é uma imagem de nossa caminhada cristã, com seus riscos e suas exigências. Somos seguidores de Jesus, estamos indo com ele a Jerusalém. É uma caminhada difícil, porque não é uma caminhada para o sucesso e para a glória. É uma caminhada, antes de tudo, marcada pela paixão e cruz. E é pela paixão que se chega à glória da ressurreição, à vitória. E já no início dessa caminhada, três pessoas se apresentam querendo seguir Jesus. E assim são três recados importantes do Senhor para eles e para nós, seus seguidores.  Você, eu, todos nós estamos a caminho com Jesus, para Jerusalém. É a nossa peregrinação nesta terra. À Jerusalém celeste não se chega sem luta, sem sacrifício, sem enfrentamentos. Numa viagem como essa, três coisas são fundamentais: despojamento de vida, primado de Deus e perseverança na caminhada.
O primeiro que se apresentou disse que seguiria Jesus para onde quer que ele fosse. Jesus lhe disse: “O filho do homem não tem onde reclinar a cabeça”. Ele é o exemplo. Não está juntando dinheiro, não está atrás de riquezas. É um peregrino neste mundo. O estilo de vida do seguidor de Jesus é de sobriedade, de simplicidade, de partilha. Para alguém que, como nós, está a caminho com Jesus, uma coisa muito importante é o despojamento de vida. A vida cristã não é uma busca de comodidade ou de segurança.
O segundo foi abordado por Jesus que lhe disse: “Segue-me”. A resposta foi: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. Olha a resposta de Jesus: “Deixe que os mortos enterrem os seus mortos, mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. Buscar em primeiro lugar o Reino de Deus. Uma segunda coisa importante para quem, como nós, está no seguimento de Jesus é a prioridade que damos em nossa vida a Deus e ao seu Reino. É o primado de Deus. Há uma urgência em viver e anunciar o Reino de Deus. Isso não pode ser deixado para depois. Deus não é o segundo em nossa vida. Não é para quando eu tiver tempo.
O terceiro disse a Jesus: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. A resposta de Jesus nos surpreende: “Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus”. Aqui está a terceira coisa importante para quem quer seguir Jesus: a perseverança. Não começar e deixar pelo meio do caminho. Não desistir, não desertar da caminhada.
Guardando a mensagem
Nos evangelhos, são narrados muitos exemplos de pessoas que, sentindo-se chamadas para o seguimento de Jesus, deixaram tudo e prontamente aderiram ao convite do Senhor. O evangelho de hoje, curiosamente, traz três exemplos de convidados que não foram generosos e prontos na resposta. O primeiro estava preocupado com a segurança e as comodidades. Precisava entender o despojamento de Jesus e imitá-lo. O segundo condicionava sua adesão ao convite de Jesus ao final da vida do seu pai. Precisava entender que seguir Jesus é participar da experiência e do anúncio da vida nova, com plenitude e sentido. Esse era o bem maior a fazer ao seu pai. O terceiro pareceu por a família na frente do seguimento de Jesus. Precisava engajar-se no caminho de Jesus com pleno foco. Não ficar olhando pra trás. Três coisas importantes para nossa caminhada com o Senhor: despojamento de vida, primado de Deus e perseverança na caminhada.
Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus (Lc 9, 62)
Vamos rezar a palavra
Senhor Jesus,
Dom Hélder dizia com propriedade: “Começar é uma graça. Mas, graça das graças é perseverar”. Então, te pedimos, Senhor, essa graça das graças: não interrompermos o que começamos com tanto entusiasmo em nossa vida cristã, em nossa caminhada de batizados. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
E estamos terminando o Mês da Bíblia, com o Dia de São Jerônimo, estudioso e tradutor da Bíblia Sagrada. Este mês foi marcado, entre nós, por um desafio: ler o Evangelho de São Marcos. Você conseguiu ler alguma coisa? Bom, eu estou lhe enviando um link pra você registrar sua resposta. Não deixe de responder. Desde já, agradeço.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

50 comentários:

  1. Boa noite Padre João Carlos e que consigamos perseverar Sempre e que o Amor nos fortaleça na caminhada.

    ResponderExcluir
  2. BOA NOITE PE JOÃO CARLOS.
    SEGUIR JESUS NÃO É UMA TAREFA FÁCIL NOS COLOCAMOS MUITAS VZS NOSSOS AFAZERES EM PRIMEIRO LUGAR SOMOS DISTRAÍDOS.
    MAS O Q NÃO PODEMOS ESQUECER Q A NOSSA CAMINHADA E LONGA E DIFÍCIL SEM A SINTONIA COM JESUS.A. CRUZ FICA PESADA.
    PE JOÃO CARLOS EU LI O EVANG DE SÃO MARCOS.
    OBRIGADA POR TUDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia padre que nossos senhor Jesus interceda na minha familia. Padre eu rezo muito na minha capela pedindo a deus que tire meu neto do mundo das drogas. Peça que o senhor ore por minha familia obrigado pa

      Excluir
    2. Consegui ler todo.Adorei.
      Qual a sugestao de leitura para este mês.
      Obrigada e aguardo a resposta.

      Excluir
    3. oi Pe João Carlos e equipe eu li o evagelho de Marcos ainda não terminei porém continuo lendo até terminar
      quanto ao terço mariano eu rezo todos os dias estou gostando das lições de casa obrigada Deus os abençoe

      Excluir
  3. Olá padre João Carlos sua bênção eu tentei ler o Evangelho de São Marcos, mais não lir todo.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos sua bença e muito bom seguir a palavra de Jesus lê a palavra do nosso senhor e como seguir ele obrigado por todas dia a prender mais a palavra amém 🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  5. Ainda nao acabei de ler. Mas vou continuar. Muito ensinamento e estou aprendendo muito. Trocar o comercio pelo dom e a posse pela partilha. Essa foi uma lição que gicou alem de muitas outras. Quem quiser ser o primeiro seja o ultimo e sirva a todos. Sua bênção padre.

    ResponderExcluir
  6. A pecistencia leva ao lugar desejado, isso é uma dica ao iniciar determinado serviço, ter intusismo em levar até o fim,aqui no Evangelho descreve que quem ponhe a mão no arado têm que ir concluir o serviço, beleza.Nesse momento nós dias atuais deve está em cena a motivação: vá em frente, você consegue,tenha forças.Porque as doenças psiciquica,emocionais, sócios (medo,brigas dentro outro leva a quebra do serviço).Os mais dedicados deverá estar motivando com criatividade, AMOR, conscientização de que tudo têm uma rota ao projeto vivico de qualquer segmento social devemos sermos teimosos igual a Cristo segurar a peteca,em força de experiência profissional ou Espíritual só concluirá os serviços os perseverantes.Saber escolher dedicar.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos, sua benção?!
    Li os 16 capítulos do Evangelho de São Marcos no período do curso Bíblico oferecido pelo Sr. Adorei, pois tive um bom aprendizado sobre a leitura da Bíblia.🙏 Amém!
    Márcio Ricardo de Araújo Freitas
    Olinda-PE.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia! Ainda não terminei de ler mas vou continuar a leitura.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia. Vossa benção padre João. Desde junho me desafiei a um projeto antigo. Ler a Bíblia desde o Gênesis até Apocalipse. Ainda não acabei, mas já estou no livro Atos dos Apóstolos. Enquanto leio faço minhas anotações... Cada dia mais encantada com o Amor de Deus pela humanidade. Cada vez que abri a Palavra me sinto abraçada por Jesus!🕯️📖🕯️

    ResponderExcluir
  10. Ótimo comentário nos enriquece na fé. É uma catequese. Não quero perder nenhuma. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Padre João Carlos estou muito feliz por ter lido o Evangelho de Marcos fiquei encantada com os milagres de Jesus ! Como não acredita hoje Nele e segui - ló com amor e respeito ! Nós cristãos devemos pregar a palavra de Deus por onde passarmos e em nome Dele como na cura de um cego Jesus pegou pela mão levou para fora da aldeia Pos-lhe saliva nos olhos e o cego voltou a vê !

      Excluir
  11. Bom dia. Muito importante as orientações, estamos seguindo e esperamos concluir o evangelho de Marcos, também foi muito interessante o estudo do Dt. Abçs e fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  12. José Lúcio30/9/20 07:22

    Que nossa caminhada espiritual evitemos "olhar para traz" - principalmente para lembrar fatos tristes que nos marcaram - para focar naquilo que é o nosso maior objetivo de vida: o Reino de Deus.

    ResponderExcluir
  13. Comecei e vou terminar. Acompanho a meditação da palavra todos os dias e envio para 15 pessoas amigas.
    Amo a forma que o Padre João Carlos transmite a palavra de Deus.
    Considero ele um grande catequista

    ResponderExcluir
  14. Não li ainda mas tenho assistido a missa diaria com pe.Reginaldo Manzotti mas eu vinha lendo a biblia desde gênese só me falta concluir .E maravilhoso

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Pe João Carlos, a sua bença e da minha mãe, muito lindo o que leio todos os dias as medicações, antes dos meus afazeres, mim sinto forte, para enfrentar minhas tarefas, eu li todos os dias os 16 capítulos de São Marcos, aprendi muitas coisas lindas e gratificante com a palavra de Deus, obrigada por mim deixar feliz com essas lindas mensagens, que Deus abençoe sempre Pe João Carlos, fique com Deus, abraço.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre João Carlos. Gratidão pela MEDITAÇÃO e reflexão do Evangelho de hoje.
    Senhor, que a tua palavra encontre abrigo em nossos corações e em nossas vidas, dando-nos força, fé, esperança e perseverança na nossa caminhada com Jesus para o Reino de Deus. Não é fácil caminhar com Jesus. Que o Amor nos fortaleça na caminhada de cristãos batizados. JESUS, tu és maravilhoso sobre todas as coisas!!!
    Senhor, derrama tuas bênçãos em abundância sobre Padre João Carlos e toda equipe da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia, Padre!
    Ainda não terminei de ler, mas irei fazê-lo. Amém

    ResponderExcluir
  18. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS, Eu li todo o evangelho de São Marcos, graças a Deus.

    ResponderExcluir
  19. JÁ li todos os 4 Evangelhos.Neste mês da Bíblia li São Marcos,ñ todos capítulos ou versículos.

    ResponderExcluir
  20. Eu vou continuar a minha leitura sinto me forte em cada manhã e cada palavra e o privilégio de acordar todos os dias sua bênção Padre João Carlos peço q ore por mim e minha família

    ResponderExcluir
  21. BOM DIA!! padre João Carlos, terminando o mês da Bíblia, só tenho que agradecer ao sr. pelos seus ensinamentos e incentivos, nos ajudando a entender melhor a palavra de DEUS, nossas preces por vocês dai, sua bênção.

    ResponderExcluir
  22. Amém bom dia Padre João Carlos, obrigada pelas suas palavras tão lindas.

    ResponderExcluir
  23. Padre João Carlos, bom dia! Li alguns capítulos do evangelho de Marcos. Entendi que devemos perseverar na fé em Jesus e caminhar junto com Ele em espírito e verdade. Só preciso rezar , aumentar minha fé e me desapegar das coisas do mundo.Amar mais, muito mais, mesmo nas tribulações de cada dia da minha vida.Ajuda- me padre, em suas orações.

    ResponderExcluir
  24. Padre João Carlos, graças a Deus eu consegui ler o Evangelio de São Marcos, é muito gratificante ler a Sagrada Bíblia e saber cada vez mais a vinda de JESUS CRISTO na terra. AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  25. Li uma parte do Evangelho de São Marcos e a outra, para eu dar conta, resolvi acompanhar a leitura por áudios da internet. Eu já havia, em outros momentos, antes do desafio proposto, lido diversas passagens de vários evangelhos. Eu tenho um encan tamento com a passagem da mulher que,em Betânia, unge Jesus com o perfume de nardo puro do frasco de alabastro antes da morte do Salvador. Há variações, dessa mesma passagem bíblica, nos evangelhos de São Mateus e de São João. Descobrimos em São João, que a mulher é Maria, irmã de Lázaro, o ressuscitado e em São Mateus, o perfume é mirra e não nardo. Ambas especiarias, na Antiguidade, eram comuns em sepultamentos. Estudar a Bíblia também é estudar a cultura de povos. Obrigada, padre João Carlos, pela oportunidade de conhecer mais profundamente um determinado conteúdo biblico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Padre João Carlos fico feliz em receber sua meditação, mas ultimamente não leio tudo, escuto mais a mensagem de áudio, porque estou com problemas de ansiedade e voz. Mas por favor não deixe de mandar.

      Excluir
  26. Passagens marcantes:capítulo 10,45 Porque o filho do homem não veio para ser servido. Ele veio para servir e para para dar a sua vida como resgate em favor de muitos.
    Capítulo 12,17 "Pois devolvam a César o que é de César e a Deus o que é de Deus"
    Aprendamos a servir o reino de Deus e distinguir as coisas desse mundo e as do Senhor.

    ResponderExcluir
  27. Ó padre boa tarde q Deus proteja sempre livrando das tentações. Peço sua benção pra me pra Teresa de Fátima e pra o Antônio Raimundo M.Neto.

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima tarde abençoada e iluminada que papai do céu te proteja e nossa senhora auxiliadora envolve no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus, tú és o centro do meu coração a quem eu escolhi, hoje e para sempre ,a quem só quero honrar e servir.
    Meu melhor amigo
    Acolhe me 🙌🌹🐑💕

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde,sua bênção padre,Terminei de ler o evangelho de São Marcos dia 16 e sempre escrevia o que mais me tocava.logo quis continuar a ler mais ,então iniciei o evangelho de São lucas e hoje terminei...Muito gratificante me aprofundar na palavra de Deus.Grata..
    Que Maria e Jesus,sejam sempre nossa luz.

    ResponderExcluir
  30. Ó Pai, Senhor do céu e da terra, eu LHE agradeço pela solenidade de São Jerônimo. Contudo, me ajude ser justo, humilde e obediente. Me ajude ter fé e confiança da SANTÍSSIMA TRINDADE. Me ajude com a VOSSA misericórdia. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude segui-Lo da melhor forma possível. Me ajude anunciar a VOSSA palavra. Me ajude colaborar na construção do VOSSO REINO. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  31. Padre João Carlos boa noite Jesus e Maria Santisma lhe abençoe e acompanhe em sua missão. Deixar tudo e seguir à Jesus não é fácil,mais eu me empenho
    .com sacrifício a sempre procurar à Jesus e fazer tudo para segui-lo.PadreJoaoCarlos eu ainda não pude ler o santo evangelho de São Marcos Por causa dá minha visão, tem dias que tenho dificuldades até para responder o santo evangelho e a reflexão .Mais Deus sabe de tudo e sei ele vai melhorar minha saúde.

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde padre João Carlos a sua benção. Consegui ler o evangelho de são Marcos graças a Deus e ao senhor ❤️ estou muito feliz obg 😇😇😇😇

    ResponderExcluir
  33. Padre João Carlos uma abençoada noite aí senhor e todos da equipe , olha como eu não tenho muita estudo eu não consigo fazer o formulário , mas eu consegui sim ler o evangelho de S Marcos o qual pra mi foi uma abençoada experiência porque nós ensina muito como seguir nossa caminhada religiosa .

    ResponderExcluir
  34. Ana Cristina 30/09/2020

    Sempre tive Bíblia em casa, mas não tinha o abto de lê, com o seu insentivo pe João Carlos li o os 16 capítulos do Evangelho de São Marcos e foi um experiência maravilhosa. Vou incluir a leitura diária da bíblia em minha vida. Obrigada por nos evangelizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lei ate pg.8 nau conclui mas nau parar de leer vo atrazar mais chego la Si Deus Quiser obrigada Padre por ajudar Evangelizar

      Excluir
  35. Boa noite padre João Carlos lei o evangelho de São Marcos mas não terminei vou continuar lê é muito bom ver os milagres que jesus fez da mão ceca do paralítico do cego e outros jesus e sao Gerônimo lhe abençoar amém Nilza Maria de paulista

    ResponderExcluir
  36. Boa noite padre João Carlos paz e bem amo receber suas meditações diárias e consegui sim lê todo evangelho de são Marcos e tbm amei e vou continuar lendo a Bíblia Deus o abençõe padre

    ResponderExcluir
  37. Bom dia, muito obrigado pela reflexão diária, li sim todo o evangelho de são Marcos, que Deus abençoe o Sr.

    ResponderExcluir
  38. Bom dia Padre João Carlos, desculpa não tava com problema no ZAP. Muito obrigado pelas meditações e reflexões, SIM Padre eu consigo ler o Evangelho de São Marcos, Deus te abençoe e te proteja sempre!

    ResponderExcluir
  39. Cleusa Mendes1/10/20 08:27

    Seguir nosso caminho através da Palavra e Seus ensinamentos e estar em comunhão com o Pai....
    Sofrimentos...
    Imposições
    Senhor que possamos ter o despojamento e perseverança...
    Partilha e solidariedade...
    A busca pela vida nova...
    Pelo Reino de Deus...
    Sem apego ao que temos que nos libertar...
    Com generosidade...
    Não desistir....
    Assim.seja!!!!
    Bom dia!

    ResponderExcluir
  40. Em outro momento eu li o evangelho de São Marcos,mas agora não li todo.

    ResponderExcluir
  41. Não consegui Padre mais com certeza irei concluir! sua Bênção...

    ResponderExcluir
  42. Ola bom dia sua bênção Padre João Carlos!sim sim sim eu li o Evangelho de Marcos e aprendi muita coisas, aprendi que devemos orar e orar sempre uns pelos outros.Padre a cada dia aprendo mais e mais e quero ir mais e mais em nome do SENHOR.Gloria ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo como era no princípio agora e sempre Amém. Que a paz de Cristo estejam com todos

    ResponderExcluir
  43. Boa noite, pe.Joao Carlos!
    Sim, e gostei muito de ter participado do curso.
    Vou começarler os outros....
    Muito obrigada por essa oportunidade, espero participar de outras.
    Gosto muito das suas musicas também.
    Que Deus o abençoe!
    Paz e bem!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS