PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: NOSSA SENHORA DAS DORES

NOSSA SENHORA DAS DORES

 Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo (Jo 19, 27)

15 de setembro de 2020.
Hoje, estamos celebrando Nossa Senhora das Dores. Essa comemoração vem logo depois da festa da Exaltação da Santa Cruz. Na festa da exaltação da Santa Cruz celebramos o triunfo de Cristo em sua cruz, sua vitória sobre o pecado e o mal, a salvação por sua morte redentora. Perto da cruz do Senhor, encontramos Maria, em atitude oferente, de pé, em comunhão com seu filho que se oferece pelos pecadores. Ela é a senhora das Dores, é verdade. Mas, não destruída pelas dores, mas forte nas dores, vitoriosa, com Jesus, na provação da cruz. Ela está de pé, aos pés da cruz.  
Vamos prestar bem atenção ao texto de hoje. “Perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo”.
Vamos observar com cuidado a cena. Quem estava de pé, perto da cruz de Jesus? Você disse ‘Maria?’ Acertou. Mas, não disse tudo... Do texto se deduz que estavam de pé quatro pessoas: Maria, sua mãe; a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas; Maria Madalena; e João, o discípulo amado. O número quatro é um número simbólico, indicando totalidade, tudo, todos. É a Igreja toda que está aos pés da cruz do Senhor. Ali é o nosso lugar. O número quatro também está presente na partilha que os soldados fizeram das roupas de Jesus. Dividiram suas vestes em quatro partes, uma para cada soldado. É a sua herança que se espalha pelos quatro cantos do mundo.
É interessante essa presença da chamada “irmã de sua mãe, Maria de Cléofas”. Quando a Bíblia diz irmão ou irmã, trata-se de parente próximo, pode ser irmã de sangue, prima, etc. Em outro local, esta Maria de Cléofas é citada como sendo mãe de Tiago, José, Judas e Simão. Ora, esta é a lista dos irmãos de Jesus mencionados no evangelho de Mateus. São Jerônimo e comentadores antigos das Escrituras explicaram, como sabemos, que trata-se de primos de Jesus. Tiago, José, Judas e Simão são seus primos, são filhos de Maria de Cléofas, aqui apresentada como irmã de Maria.
Então, aos pés da cruz de Jesus, de pé, estão Maria, sua mãe; a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas; Maria Madalena e João. Nestes quatro, podemos sentir uma representação da comunidade que nasceu da morte redentora de Jesus. Sua mãe, os parentes que aderiram ao evangelho, representados por sua tia ou parenta de sua mãe, os discípulos libertados do mal representados em Madalena e os discípulos do seu grupo menor de apóstolos representados por João. Ali, aos pés da cruz está a Igreja. Igreja unida a Jesus, no seu sacrifício. Igreja que nasce do seu sacrifício redentor. Igreja de pé, em atitude oferente e vitoriosa sobre a morte. Igreja que acolhe a graça que desce da cruz como um rio de água viva, que escorre do seu coração aberto pela lança. Igreja de ressuscitados e vitoriosos com Cristo sobre o mal, o pecado e a morte.
Aos pés da cruz, Maria torna-se mãe da comunidade gerada no sacrifício da cruz. Na anunciação, tinha se tornado mãe de Jesus. No calvário, tornou-se mãe da Igreja. “Mulher, eis aí o teu filho. Filho, eis aí a tua mãe”. Curiosamente, Jesus não a chama de mãe, mas de ‘mulher’. Ela é a nova Eva, mãe da nova humanidade redimida na cruz.
Guardando a Mensagem
A memória de Nossa Senhora das Dores não é uma celebração do abatimento, da prostração da Mãe de Jesus ou de sua Igreja. Nada disso. Ela está aos pés da cruz, unida ao sacrifício redentor do Filho, oferecendo-se com ele, em completa obediência ao Pai, fazendo-se assim mãe da comunidade redimida pelo sangue redentor. É verdade, uma espada lhe transpassou o coração. Mas, suas dores são as dores do parto da nova humanidade que nasce aos pés da cruz. Maria e os outros três nos representam ali no Calvário. Em nossas dores, estejamos de pé, altaneiros nas tormentas, vitoriosos nas tribulações. Como disse Paulo, “em Cristo, somos mais que vencedores”.
Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo (Jo 19, 27)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Ao celebrar a exaltação da Santa Cruz, celebramos a tua vitória na obediência da cruz. Hoje, contemplamos tua Mãe aos pés da cruz. Tu a entregaste como mãe a João, o discípulo amado. Ele nos representa, nós somos os teus discípulos amados. Obrigado pela boa mãe que nos deste. Igualmente entregaste à tua mãe o teu discípulo João como seu filho. Queremos ser bons filhos de tua santa mãe. Ela nos guie, nos conforte, nos sustente no caminho de fidelidade ao teu evangelho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Você ou alguém de seu conhecimento pode estar vivendo um momento difícil, um calvário. Inspirando-se em Maria, faça hoje um momento de oração em favor dessa pessoa ou dessa situação.
Começamos, ontem, o Curso Bíblico do Evangelho de São Marcos. Mesmo se você não puder assistir os encontros (que são nas tardes desta semana), todo o material fica disponível no Youtube e no Facebook. É só você arrumar um tempinho no seu dia e dedicar-se a fazer o estudo, acompanhando o vídeo.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

43 comentários:

  1. A disposição, plantão,espera, dedicação são características das discípulas.Mas uma vez a mulherada: linda demais! Maria firme na luta vista simbolicamente:Cruz símbolo de plena liberdade de escolha mantendo-se naquele lugar deserto (juntos somos mais fortes), família abençoada,também enfrenta problemas gravíssimos mantendo sua postura: fidelidade: María de Cléofas esteve presente nas horas de profundas crises,unio sua família pela oração, suportou até chorou mas não sentiu ofendida,pois tinha plena liberdade, segurança isso os deu mais coragem para não deixar abater pelo desânimo, preconceito que até hoje nos momentos de Calvário estão presentes.Exemplo de vontade, determinada muitos somos iguais em tudo, porém compredo que respeitar vidas está acima da marte.Campeã são os que aceitam os acontecimentos enexplival morto como processo evolutivo da vida.Isso Jesus Cristo explicou aqui em ações, palavras Santas.Sendo duro porém realista.Sua mãe aceitou para nos ajudar a comprender a missão pela qual seu filho amado veio.

    ResponderExcluir
  2. Mãe das Dores,me ensina a ser forte nas horas difíceis, a ficar de pé ao lado dos meus amados , a ser uma fortaleza de fé e esperança nas tristezas e dores deste mundo .

    ResponderExcluir
  3. José Lúcio15/9/20 06:01

    Que Nossa Senhora das Dores traga esperança e alívio para àquelas "marias" que estão sentindo o peso de uma cruz.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre. Sua benção. Quero agradecer por minha família que pegou esse vírus mas estamos bem que nossa Senhora das Dores continue nos fortalecendo para enfrentarmos essa situação. Obrigada meu jesus por ter nos dado Maria com mãe.

    ResponderExcluir
  5. Amém 🙏🙏 bom dia!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém 🙏🙏 boa tarde

      Excluir
    2. Amém! Que nossa senhora das dores, cura todas as nossas dores do corpo e tbm da alma.
      Boa tarde!Com Jesus e Maria amém!

      Excluir
    3. Boa noite padre sua bençao

      Excluir
    4. meu nome e lucia de fatima Araujo moro Em fortaleza coloque meu nome nas suas oraçoes estou com depressao anciedade estou precisando de Ajuda boanoite sua bençao

      Excluir
    5. Boa tarde !padre joão carlos .bendito sejam o nosso senhor ,grata pela a palavra.estou olha hoje as meditacoes que o senhor mim envio ."Amém".

      Excluir
  6. Que Nossa Senhora das Dores cure a doença que hoje assola o mundo e proteja as crianças de todo mal!
    Eu creio!

    ResponderExcluir
  7. Maria,das dores rogai por nós.mae intecerde por mim pois preciso de um emprego

    ResponderExcluir
  8. Maria intercede teu filho Jesus Cristo que mostre uma luz no fundo do poço para afernanda e o filho dela ñ deixar no meio da rua peco ao meu deus uma na vida dela eu confio e espero na providência de deus amem

    ResponderExcluir
  9. Bendito o que vem em nome de Deus,Hosana nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que nossa senhora te cubra com seu manto sagrado e papai do céu te proteja 🙌😇🌟🌟🌹
    Ó Maria, mãe do meu salvador, pois,teu filho jesus me confiou a ti, dá me tua benção, dá me alento, confiança e vigor.
    Fazer me mais digno de teu amor, minha mãe dolorosa, não quero deixar sozinha a chorar,eu quero acompanhar vós também com as minhas lágrimas,e ser conduzindo por Jesus a vida eterna. Amém 🙌🌹👏🐑💕

    ResponderExcluir
  11. Senhor Jesus obrigado pela mãe que me deste e te peço que me mostra uma saída para a minha crise financeira.

    Bom dia padre João Carlos que o nos Deus todo poderoso nos cubra com o seu manto sagrado para nos defender de todo o mal amém.

    ResponderExcluir
  12. Que as mais de 130 mil famílias enlutadas recebam da Virgem Maria a força necessária para manterem-se de pé!

    ResponderExcluir
  13. Senhor nos ensina a ser fortes em nossas dores,em relação aos problemas que enfrentamos,sabendo que Jesus e Maria estarão sempre conosco.Abençoa teus filhos doentes pela pandemia e console as famílias que perderam seus entes queridos, daí-nos força e fé para aguardar os próximos dias em casa, até que venha a vacina,pela sua dolorosa paixão tende misericórdia de nós e do mundo inteiro..

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos. Obrigado pela bela reflexão do Evangelho de hoje com suas belas palavras que nos transmite muita paz interior.
    Senhor Jesus, seu amor é visto claramente no sacrifício de sua Cruz. Você não escondeu nada de nós ao derramar sua misericórdia até a última gota na Cruz. SENHOR JESUS, hoje, contemplamos sua mãe aos pés da Cruz. Obrigado pela boa mãe que nos deste. Que Ela nos guie, nos conforte, nos sustente no caminho de fidelidade ao seu evangelho.
    Nossa Senhora das dores, interceda por mim e por toda a humanidade.
    Saúde e muita paz para padre João Carlos e toda equipe da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia amados irmãos que nossa senhora Das dores com seu filho conforte o coração daqueles que estão passando por momentos difícil que vc possa ser luz e consolo abençoe-me amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Deus esteja sempre com nosso e Maria nossa mãe nós abençoe hoje e sempre amém

      Excluir
  16. Que Nossa Sra das Dores, nos de uma vida de benções e nos proteja de qual mal. AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  17. Senhor tende misericórdia de meas u filho, minha nora e minha neto. Gratidão, Senhor por todas as benesses que me tendes proporcionado e os filhos benditos q me destes. Amém

    ResponderExcluir
  18. Mãe receba em tuas mãos todas as minhas dores, principalmente as da alma e do coração. Amém

    ResponderExcluir
  19. Maria nossa mãe entecerda pro nós junto com nosso pai Deus todo poderoso Amém 🙏🙏

    ResponderExcluir
  20. Senhor Jesus te agradeço por ter nos dado Maria,sua mãe como nossa mãezinha,para interceder por nós. Te louvo te bendigo é te agradeço por todas as graças derramadas sobre mim e minha família.
    Padre João Carlos o Senhor é uma benção na nossas vidas.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia padre Joao Carlos, achei lindo o santo evangelho de hoje e também a reflexão pelas suas palavras exclarecedoras Jesus derramou sua última gota de sangue pela nossa salvação e sua mãe Maria mãe das dores permaneceu junto dele firme e forte nos dando um exemplo, de nunca nos afastamos de Jesus seja na dor e no sofrimento sabendo que ele nos ama e está conosco em todos os momentos nos dando força para rezistirmos todas as dificuldades de pé e confiante na Vitória. SOCORRO MARTINS

    ResponderExcluir
  22. Senhor, nos dê a graça para que possamos vivenciar as suas palavras de salvação.

    ResponderExcluir
  23. ... é sobre o horário do Curso Bíblico, que foi sugerido; ....acompanho sempre o nosso pe João Carlos.

    ResponderExcluir
  24. Silvina Morais de Juazeiro do Norte 15/09/20
    Bom dia! Nesse Evangelho, o que me chamou mais atenção, é quando Jesus faz a entrega Maria como Mãe da humanidade e na pessoa de João nos como seus filhos. Só não compreende quem está com os olhos do coração vendados. Poi biologicamente Jesus não teve irmãos há não ser outros parentescos. Frizo isso porque muitas vezes a mídia e pessoas perseguem Nossa Mãe colocando em Questões sua pureza. Que o Sr com a intercessão de Santa Luzia tire a catarata q há nos olhos do coração da humanidade, tornando-no mais fervorosos em busca do Reino de Deus.

    ResponderExcluir
  25. Que nossa senhora das Dores(mãe das Dores)interc interceda por nós livrando de dores de cabeça, do corpo e da alma de meu filho e familiares 🙏

    ResponderExcluir
  26. Nossa senhora das dores cuida de nós

    ResponderExcluir
  27. Meu nome Maria peço a Maria das Dores pelos meus 3 filhos principalmente o caçula está de cabeça quente c as dividas q deus nos ajude e q assim possamos sai fora dessa cituação tão dificil q estamos passando a algum tempo pe coloque o nome deles em oração Halisson Wallace e Williams e tbm as esposas e filhos assim seja amém

    ResponderExcluir
  28. Que Deus nos abençoe tende misericordia de nos e do mundo inteiro

    ResponderExcluir
  29. Q nossa senhora junta com seu filho Jesus Cristo estejam sempre a nossa frente p nós livrar de tudo perigo do corpo e da alma

    ResponderExcluir
  30. Boa noite.
    Gostaria de ter essa fé que saceia o coração de Maria.
    Hoje me encontro em um abismo sem fim, sofro com depressão, ansiedade, sinto vontade de me matar a cada dia que acordo e me deito.
    Peço que rezem por mim, pra que Jesus possa preencher esse vazio no meu peito e me curar dessa dor tão forte que sinto

    ResponderExcluir
  31. Nossa senhora das Dores rogai por nós e por nossas famílias 🙏🏼

    ResponderExcluir
  32. Boa noite padre João Carlos agradeço muito por essas palavras maravilhosa que nossa senhora das dores lhe cubra de bençãos peço sua benca paz e bem

    ResponderExcluir
  33. Boa Noite Padre João Carlos e obrigado pelas palavras aqui e no curso Bíblico e que Maria continue te abençoando e nos abençoando. Obrigado Maria Santíssima por ser nossa Mãezinha Querida e Obrigado Jesus por ser nosso Senhor, nosso Amigo e nosso Irmão como filhos de Maria. Senhor Deus Obrigado por Tudo que nos Faz e pelo Vosso Infinito Amor.

    ResponderExcluir
  34. Estou assistindo o curso bíblico,mas não me escrevi,tem como eu ainda me escrever?

    ResponderExcluir
  35. Estou assistindo ao. Urso bíblico mais não me escrevi,hoje é o último dia

    ResponderExcluir
  36. Esse trabalho do padre João Carlos, é muito importante,essa obra não pode parar ,e nome era da minha. Mãe e madrinha ,Maria das dores,aprendi tudo nesta vida com ela ,hoje se eu sou o que sou foi graças a ela.hije não está mais entre nós.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS