PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A CASA DE PEDRO E A IRMÃ DO BISPO

A CASA DE PEDRO E A IRMÃ DO BISPO



Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática (Lc 8, 21)

22 de Setembro de 2020.

Uma vez, me aconteceu que uma família queria batizar o seu filhinho caçula de meses. Coisa muito boa. Mas, os pais não queriam fazer as reuniões de preparação para o batismo, na paróquia. E por que não? “Não, porque minha mulher é irmã do bispo tal e, assim, já se dão por descontadas essas reuniões”. ‘Que bom que ela seja irmã do bispo tal, mas precisa frequentar as reuniões de preparação’. “Por quê?” ‘Com certeza, ela já ouviu muitas pregações do irmão bispo, mas as reuniões em preparação do sacramento do batismo são necessárias para a família ter entendimento do valor deste sacramento e dos compromissos que estão assumindo com a educação cristã da criança’. Ih, o homem virou uma fera e foi-se embora prometendo queixar-se ao cunhado bispo. Tudo bem.

Estou contando isso, porque no evangelho de hoje tem uma cena parecida. Os parentes de Jesus chegaram à casa onde ele estava, não puderam entrar por conta da quantidade de gente e mandaram um aviso para ele dar a atenção que eles mereciam. Aí chegou o recado: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. Jesus aproveitou a ocasião para evangelizar os seus parentes e para ensinar aos que o estavam escutavam dentro da casa. “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”.

O que esta palavra de Jesus significa? Bom, o recado para a sua família foi claro. Não basta serem seus parentes de sangue. Não se pertence ao Reino de Deus por ser parente de Jesus. É preciso ouvir a palavra de Deus e pô-la em prática. Esses são seus verdadeiros parentes: os que se tornam seus discípulos, ouvintes e praticantes da Palavra. Essa palavra de Jesus é um convite à conversão dos seus parentes. Eles estão simbolicamente do lado de fora. Precisam entrar, precisam estar do lado de dentro, na comunidade dos discípulos. O lugar dos discípulos é dentro da casa, rodeando o Mestre para aprender o caminho do Reino. Eles estão do lado de fora.

Essa expressão “tua mãe e teus irmãos” é uma forma semita de falar da família. Não tem nenhum sentido negativo contra sua mãe Maria. “Tua mãe e teus irmãos” é uma forma de se referir à família dele, uma vez que não tinha mais o pai. Também não tinha irmãos. “Irmãos” aqui são seus primos ou parentes próximos.

Os parentes de Jesus tiveram dificuldade de entendê-lo, de aceitá-lo e segui-lo. Tinham que passar também pela conversão, como nós. Por sorte, vemos depois a irmã de sua mãe também aos pés da cruz e outros parentes com a comunidade no dia de Pentecostes, quando da vinda do Espírito Santo. Um parente seu, inclusive, foi, depois, líder da comunidade de Jerusalém, Tiago. Muitos dos seus parentes, então, tornaram-se seus discípulos.

A irmã do bispo e sua família também precisam entrar na dinâmica da comunidade e frequentar as reuniões de preparação para o batismo. Não é porque se tem um irmão bispo que se vai para o céu, sem mais. 

Guardando a Mensagem

Os parentes de Jesus tiveram dificuldade de entender a sua identidade de filho de Deus e a sua missão de Messias. Num certo momento, acharam até que ele tinha perdido o juízo. Nessa passagem, eles aparecem do lado de fora, chamando Jesus. Jesus os chama para a condição de discípulos, os convida a ingressar no círculo dos seus seguidores, a entrar na casa. Seus verdadeiros parentes são os que, como ele e como Maria, fazem a vontade de Deus. Uma boa lição para nós todos. Não basta pertencermos a uma congregação religiosa ou mesmo ao clero, a uma comunidade católica ou associação piedosa por mais benemérita que seja. Todos somos chamados a ser discípulos e discípulas de Jesus. Como ele, como sua santa mãe, precisamos ouvir a palavra de Deus e pô-la em prática.

Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática (Lc 8, 21)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Tua entrada no mundo já foi um gesto de obediência, como está escrito no Salmo 39: “Eis que venho, Senhor, com prazer, fazer a tua santa vontade”. Tua santa mãe acolheu a vontade de Deus com muito amor e entrega total. Disse ela, em resposta à comunicação do anjo: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E tu nos ensinaste também a acolher a vontade do Pai em nossa vida: “Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu”. Queremos, Senhor, entrar na tua casa, pertencer ao círculo dos teus discípulos, ser teus parentes: queremos ouvir a Palavra de Deus e pô-la em prática. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Faça como Jesus: evangelize seus parentes. Hoje, reze por eles. Compartilhe com eles esta Meditação. Aos poucos, o Santo Espírito vai lhe mostrando como ajudá-los a se tornarem fiéis discípulos de Jesus.

Para quem recebe a Meditação pelos aplicativos, veja fotos das ruínas da Casa de Pedro em Cafarnaum, onde Jesus estava neste evangelho. Por cima das ruínas da casa, foi levantada uma igreja dedicada a São Pedro. É só seguir o link. 





Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

47 comentários:

  1. Boa Noite Padre João Carlos e obrigado pelas palavras. Santo Anjo do Senhor ajuda-nos a escutar e praticar a Palavra recebida.

    ResponderExcluir
  2. A família tem um contexto Espíritual.Quem aqui deixa bem claro todos em união são membros familiar 🙏,em sendo membro do comunidade estão todos unidos pôr lacas,hoje compreender o verdadeiro sentido dos laços de afetividade, dentro dia critérios do cristianismo requer responsabilidade de um para com os outros compreende-se que os para pertencer a grupo basta querer e submeter ás regras aqui o cristianismo aproxima todos aqueles que fazem a vontade de meu pai são meus irmãos.Uma verdade mesmo porque entre aqueles quê não haja irmandade não há comunhão.

    ResponderExcluir
  3. Gratidão pelas fotos!
    Deus abençoe Pe João Carlos e Equipe.

    ResponderExcluir
  4. Eu e minha família estamos passando por momentos mto difíceis com minha mãe de 92 anos. Da minha parte, ouço a Palavra do Senhor e a ponho em prática, tanto em caridade como em propagá-la. Que Deus nos abençoe e nos livre de todo mal. Paz e bem a todos.

    ResponderExcluir
  5. Lindas as fotos da casa de Pedro. Cultura é sempre bem vinda. Grata
    Sua bênção Pe João Carlos. Gosto de ouvir suas palavras logo pela manhã...e as envio à vários amigos e família. Bom dia

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos,a sua benção, lindas fotos pra nos lembrar da importância deste lugar

    ResponderExcluir
  7. Sábias e edificante suas palavras. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Bomdia padre suas bênçãos. Tô adorando suas meditações tenho aprendido muito com elas

    ResponderExcluir
  9. Me abençõe padre João Carlos, assisto a Meditação da Palavra que o senhor nos oferece diariamente, fico encantado com a profundidade do seu conhecimento; E hoje, também com o link apresentando as ruinas da casa de São Pedro! Meu abraço!!! Sena!

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigada Padre por suas palavras. Deus continue te abençoando .

    ResponderExcluir
  11. Sua bênção padre. Como é bom ouvir suas meditações e ensinamentos todos os dias. Nos ajuda a permanecer na Fé.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia. Deus o abençoe Pe. João Carlos pelas suas palavras de evangelização e de estímulo. Que a sua vocação seja ranonada no Espírito Santo sempre

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Pe.João Carlos!!!
    Sua benção e obrigada pelas lindas fotos da casa de Pedro, além é claro, da belíssima reflexão.

    ResponderExcluir
  14. Como fica fácil ouvindo o padre. Gratidao

    ResponderExcluir
  15. Bom dia padre que a paz de Cristo esteja no meio de nós, padre hj venho pedir oração pela minha filha que está em São Paulo, e está com problema de ansiedade que virgem Maria e o nosso Deus a abençoe 🙌👏

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre João Carlos, fica muito simples de entender o evangelho com sua transmissão 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Padre quero pedir oração pra todas minha familia irmaos filhos e netos e pra todos filhoa de Deus

    ResponderExcluir
  18. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus, assim como te entregaste tão generosamente, que eu também faça a vontade de Deus, ouvir a palavra de Deus e a executar na minha vida.
    Senhor,tu és o meu refúgio e a minha fortaleza,o meu Deus,em que confio.
    Acolhe me faz tua morada no meu coração.🙌🌹👏🐑💕

    ResponderExcluir
  19. Como o senhor, Padre, é carismático e. Usa as palavras certas para nós fazer entender as Palavras de Santo evangelho!! Muito grata!!!

    ResponderExcluir
  20. Jacinta Maria Melo de Fortaleza obrigada por nos da e entrar em nossas casas todos os dias que Deus te muito anos de bênçãos de saúde que o espírito santo ilumine e proteja todos os dias. Eu mesmo no dia a dias que estou vivendo e correndo mais sempre estou atenta em tudo que senhor mando participei os dias do estudo de Marcos só deu para fazer os últimos dois dias tambem eu vou entrar em contato com alguém da ama para me dizer melhor o que faça caso posso mandar o material será ótimo e quero fazer uma contribuição.sobre o Evangelho muito ótima reflexão temos que levar a palavra por onde vamos falar sim de Deus e não se cansar🙏💐💐💐🙏

    ResponderExcluir
  21. Bom dia. Adorei as fotos, quanta beleza... Abraços.

    ResponderExcluir
  22. Padre Joao Carlos acabei esquecendo de comenta as fotos muito bonitas antiga rústicas obrigada toda equipe e você padre ótimo dia a todos jacinta

    ResponderExcluir
  23. Que Deus nos abençoe e que consigamos seguir os seus ensinamentos com força e coragem nesse momento difícil.
    Amém

    ResponderExcluir
  24. Como é gratificante ouvir a palavra do senhor.... E na voz do padre João Carlos, me emociono.. Fecho os olhos e sinto Deus perto de mim.

    ResponderExcluir
  25. Bom dia Padre João Carlos?Sua bênção.Extraordinária e com muita sabedoria a reflexão do evangelho de hoje que o Senhor faz para que todos entendam.Parabéns!O Espírito Santo mais do que nunca agiu no Senhor.
    Elaine Lemos bairro Torreão Recife Pe

    ResponderExcluir
  26. Bom dia padre Joao Carlos quê as graças de Deus e da virgem Maria lhe acompanhe em toda toda sua vida. Muito importante o santo evangelho e a reflexão, Jesus diz meus irmãos são todos quê fazem a vontade de Deus. Só seremos irmãos e família de Jesus se fizermos sua santa vontade. SOCORRO MARTINS

    ResponderExcluir
  27. Que maravilha, para nossos olhos e nosso coração saber que Jesus esteve ali, muito valioso obrigado pe João Carlos Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  28. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS, lindas palavras e uma excelente explicitação sobre o evangelho de hoje e que Deus, o todo poderoso, nos ilumine, hoje e sempre, amém.

    ResponderExcluir
  29. Quero receber a palavra por está está watzap 11 97988 0185 amém

    ResponderExcluir
  30. Bom dia padre João Carlos Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  31. Como é bom ouvir a palavra de Deus 🙏 obrigada senhor, obrigada padre João Carlos,pelo seu ânimo de todos os dias meditar o evangelho, bom dia a paz de Deus estejam com todos

    ResponderExcluir
  32. BOA TARDE PE JOÃO CARLOS!!!
    Q linda reflexão!
    Nos coloca na história isso é perfeito.
    Muito OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  33. BOA TARDE PE JOÃO CARLOS!!
    LINDA REFLEXÃO NOS COLOCA NA HISTORIA ISSO É PERFEITO.
    Q BOM NOS MOSTRAR O LOCAL DA CASA DE SÃO PEDRO.MUITO OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  34. BOA TARDE PE JOÃO CARLOS.
    Muito obrigada por suas explicações. E a fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada padre Deus lhe abençoe hoje e sempre... Peço benção pra me e pra meus filhos...

      Excluir
  35. Boa tarde Padre João Carlos. Que o Espírito Santo de DEUS lhe abençoe, seja seu guia e seu orientador...
    Queremos, Senhor, entrar na tua casa, queremos ouvir a palavra de DEUS e pó-la em prática. Que a paz fransborde no coração de toda a humanidade.
    Boa tarde a todos da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  36. Muito obrigada padre João Carlos que Deus abençoe sempre e o ilumine. ...

    ResponderExcluir
  37. Que bela a palavra de hoje maravilha amo demais a Meditação da Palavra de Deus, que lindo essas imagens da casa de Pedro emocionante só em imaginar que Jesus estava lá fico imaginando, meu Deus quantas bençãos poder vê tudo isso obrigada Padre João Carlos gratidão eterna por tudo paz e luz para o Senhor Lourdes aqui de Fortaleza CE

    ResponderExcluir
  38. Lugar maravilhoso. Estivemos lá o ano passado.

    ResponderExcluir
  39. Boa Noite! Pe João Carlos.
    Fiquei com vontade de conhecer pessoalmente a casa do Nosso apóstolo Pedro. Ele foi muito importante para nossa Evangelização. Obg. Gosto muito do Seu jeito diferente e atual em suas pregações.
    Faz a gente entender a mensagem de um jeito claro, presente. Peço sua oração por minha família. Aliás família da minha mãe que estamos sofrendo por politicagem. Isso divide as famílias. É triste, ofensivo.

    ResponderExcluir
  40. Boa noite padre João Carlos agradeço muito pela reflexão tão bela porém as fotos da casa de Pedro peço uma oração para a minha filha Bianca que está com ansiedade porque eu já tenho 78 anos e ela tem uma criança com 02 anos a Bianca sem emprego depende de mim fica com medo da pendência eu não saio de casa assisto as missas pela televisão mais Deus mim guarde dessa coronavirus peço a Deus que abençoar esse padre maravilhoso paz bem e amém

    ResponderExcluir
  41. Obg por esse trabalho profícuo de evangelização que muito nos enriquece Pe João Carlos! Admiro e sigo seu trabalho! Conte com as minhas orações pelo seu sacerdócio e essa bela missão!
    À sua bênção!
    Forte e fraterno abraço!
    Paz e Bem!!!

    ResponderExcluir
  42. A propósito, excelentes ilustrações!😉👍🏼

    ResponderExcluir
  43. Ê sempre uma bênção ouvir a palavra de Deus com suas explicações. Boa noite Pe João Carlos. Tb adorei as fotos.

    ResponderExcluir
  44. Boa Noite Padre João Carlos, que bela reflexão, que Deus abençoe sua Missão. Que Jesus me dê sabedoria para entender melhor a palavra de Deus e colocar em plástica, que eu espalhe sempre a semente, não importa onde a semente vai caí, um dia a semente dará frutos. Sua benção Padre João Carlos.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS