PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O APÓSTOLO BARTOLOMEU

O APÓSTOLO BARTOLOMEU


Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José (Jo 1, 45).

24 de agosto de 2020 - Dia de São Bartolomeu, apóstolo.

Como hoje é dia do apóstolo São Bartolomeu, o evangelho nos traz uma cena em que ele está presente. Esse nome 'Bartolomeu' se encontra na lista dos doze apóstolos, mas nesse início do evangelho de São João ele é chamado de Natanael.

Jesus tinha chamado Felipe para segui-lo, isto é para ser seu discípulo. Felipe aceitou o convite e começou a andar com Jesus. Este Felipe encontrou-se com Natanael e falou-lhe sobre Jesus. Felipe e Natanael eram da mesma aldeia, Betsaida. Felipe passou para o seu amigo Natanael a informação que tinha encontrado o Messias. Natanael, claro, ficou logo muito curioso. ‘Encontrou o Messias? Puxa’... E quem é ele? Felipe informou que era Jesus do povoado de Nazaré, o filho de José carpinteiro. Tinha certeza que ele era o Messias, aquele de quem Moisés e os Profetas tinham escrito. E levou Natanael para conhecer Jesus.

É importante lembrar que Natanael fez certa dificuldade, diante da novidade do seu amigo. Saiu-se com uma expressão que poderia ter deixado Felipe desanimado. “Por acaso, pode sair alguma coisa boa de Nazaré?!”. Olha o preconceito desse moço! Mas, hoje é a festa dele, não é dia de chamar atenção sobre suas falhas. Deixemos assim. Importante é que Felipe não se deixou abater, nem desanimar… Olha qual foi a reação dele: “Vem ver!”. 

Veja que interessante. Felipe tinha tido um encontro com Jesus. Jesus o tinha convidado para o seu grupo de discípulos. E ele, muito feliz com essa novidade, passou a notícia para o seu amigo Natanael. Contou-lhe que tinha encontrado o Messias que Deus prometera a Israel. O mesmo já tinha acontecido com André. André era discípulo de João Batista. E passou a seguir Jesus. Foi André que evangelizou Pedro, num certo modo de dizer. Escute o que André disse a Pedro, que era seu irmão: “Encontramos o Messias”. Então, André falou-lhe do seu encontro com Jesus e o levou até ele.

Observe bem: antes de Felipe e André irem avisar alguém (a Natanael ou a Pedro), eles tiveram um encontro pessoal com o Senhor. Desse encontro com Jesus é que nasce a necessidade quase natural de comunicar aos outros a boa notícia: “Encontrei Jesus, o Messias”. E comunicá-la aos parentes e amigos, ao seu círculo de amizade. A gente sempre quer partilhar com os outros as coisas boas que nos acontecem, as novidades que nós tomamos conhecimento. Com a fé, é assim também. Quem encontrou Jesus, parte para evangelizar os seus parentes e amigos, como fez Felipe.

Então, o missionário nasce no encontro com o Senhor. Assim, se você ainda não é um missionário, um cristão que testemunha a sua fé, que procura envolver outros nas coisas da Igreja, que leva outros a Cristo... talvez seja porque você ainda não encontrou seriamente o Senhor ou não deixou que ele o encontrasse.

Guardando a mensagem

Festejamos hoje o apóstolo São Bartolomeu. Ele foi, segundo a tradição, o grande evangelizador do povo da Índia e da Armênia. Com o evangelho de hoje, ficamos sabendo que foi o seu amigo Felipe que lhe falou de Jesus e o levou até ele. Foi assim também no caso de André que evangelizou seu irmão Pedro. A grande lição de hoje é que nós precisamos de verdade ter esse encontro com Jesus para nos tornarmos seus missionários. Sem encontro sério com Jesus, não parte um missionário, uma missionária.

Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José (Jo 1, 45).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Hoje, nós queremos imitar teu discípulo Felipe. Depois de ter esse encontro contigo, queremos anunciar-te aos nossos parentes e amigos, como ele fez com o seu amigo Natanael. Queremos falar de ti, e trazê-los à tua presença. Com o evangelho de hoje, aprendemos também que precisamos ser perseverantes e não nos deixarmos impressionar pela primeira cara feia. Apesar dos preconceitos de Natanael contra o povo de Nazaré, Felipe insistiu para que ele fosse com ele te conhecer. E Natanael ficou encantado com a tua acolhida. Dá-nos, Senhor, um coração missionário. Nós também queremos trazer os nossos amigos para te conhecer. Queremos evangelizá-los. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Em sintonia com a festa do apóstolo Bartolomeu, hoje, convide um amigo ou parente para um encontro com Jesus. Se não tiver ideia melhor, compartilhe a meditação de hoje com ele ou com ela. 

E como estamos na Semana da Vocação dos Leigos e Leigas, rezemos hoje pela presença dos cristãos leigos no mundo do trabalho, para que aí sejam a luz de Cristo a iluminar os caminhos da geração de oportunidades para todos, do trabalho honesto e da  sua justa remuneração. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


33 comentários:

  1. Bom dia padre João Carlos sua bença amém 🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Glória a Deus bom dia podre João Carlos sua bênçãos amém

      Excluir
    2. Boa noite P. João.Esse Evangelho, é. Muito lindo. Jesus nos atrai dediverdar maneiras.O senhor foi muito iluminado, na interpretação P João. Obrigada.Deus lhe Abençoe. Estou sendo evangelizada.👏👏

      Excluir
  2. Quem deras que todos nós assim como Natael podessemos está com Jesus, ouvindo seus insinamentos.Claro que sim.Atravez dá fé ele deixou seus amigos,as escritas é a forma mais vivica da presença de Jesus Cristo.Obrigada Mãe Ciências por possibitar a continuidade dos humanização!Os amigos já evangelhozado tem poder de capacitar outros, assim como ocorreu em tempos remotos um ajudava ao outro intender que precisamos uns dos outros para fortalecer as práticas humanas capaz de gerenciair o mundo com outra dimensão:Poxo!Dia quem deras aprendermos as coisas lindas que todos os verdadeiros amigos de jesus Cristo viveu, sim podemos:Vai uma combinado!Qual? São tantas, lembras de algum? Não leia tenhamos foco que,assim transformaremos o mundo.-Como se não sei ler;-aprenda,-não tenho tempo;Pedea ajuda aos amigos! Verdade, Vamoss combinar.Sim,qual o melhor horário...O conhecimento é a luz que Cristo deixou.Vamos atualizar sem medo e continuar a vc luta.

    ResponderExcluir
  3. Bela mensagem que o evangelho nos transmitem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O evangelho nunca fica ultrapassado e sempre vai de encontro a cada necessidade.

      Excluir
  4. Sejamos como Felipe vomos espalhar o evangelho de Cristo amém 🙌

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Pe.João Carlos. Sua homilia diária sobre o Evangelho tem sido para mim uma catequese e uma oportunidade para umameditação como crscimento espuritual. Que Deus lhe dê muita sabedoria, entendimento para caminhzar com muito amor essa missão.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos. Que o Divino Espírito Santo continue lhe fortalecendo na FÉ e que ELE habite em seu coração...
    Linda mensagem que nos transmite o evangelho através da MEDITAÇÃO e reflexão.
    Dá-nos,Senhor, um coração missionário. Nós queremos também trazer os nossos amigos para te conhecer. Queremos evangeliza-los.
    GRATIDÃO, ó Deus, por colocar em nossas mãos a gentileza da vida e mais uma semana para vivermos com muita FÉ na tua Santa Paz e sob tua proteção...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Padre bom dia espero muito der como Natanael e felipe. Preciso muito acreditar quê possamos ser pelo menos um grão de mostarda como foi Natanael e felipe.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Pé.Joao Carlos pela benção de nos evangelizar tão bem, que Jesus Cristo te abençoe e te livre das tentações 🙌🙌

    ResponderExcluir
  10. Obrigado senhor por a dádiva de mais um dia bendito seja o teu santo nome amém

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre João Carlos e que linda reflexão, que Deus esteja presente sempre em nossas vidas amém

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João Carlos que o Senhor continue te abençoando em suas obras Missionárias, achei bem forte a parte do evangelho em que Jesus já nos observa antes de falarmos com Ele e quanto mais forte será se acreditarmos realmente e continuar acreditando e fazendo tudo de bom. Poderemos ver as “Coisas maiores”, as Obras se multiplicarem e a Glória do Senhor.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde padre João Carlos. Que reflexão belissima

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo começo de semana abençoada e iluminada que o senhor Jesus Cristo te proteja sempre na sua caminhada evangelizadora 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus, tú me chamas constantemente a vir a ti,a conhecer e te aceitar como o senhor e mestre, coloque em mim uma porta aberta que ninguém pode fechar.
    Jesus, que a minha vida seja sempre buscar a ti.
    Que eu compartilhe o poder da tua graça salvadora.
    Que eu possa procurar ser mais e mais semelhante a ti a cada dia.
    Acolhe me com teu imenso amor e poder,te amo meu amado 🐑👏🙌💕

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde quê reflexão bela Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  17. Eu amei padre João Carlos. Otlima pressão. Amei����☺��

    ResponderExcluir
  18. Amei padre João Carlos. pregassão muito linda

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde Padre João Carlos, estou amando às suas reflexões de todos os dias, obrigado por receber o Evangelio do dia e meditar sobre ELE. AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde PadreJoao Carlos recebo todos os dias a vossa palavra...Amem 🙏🙏

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde Padre João Carlos, estou curtindo muito suas reflexões do evangelho do dia, estou entendendo cada vez mais a Palavra deixada por Jesus para nos direcionar nessa caminhada aqui na terra. O Sr.fala muito bem da importância do encontro com Jesus, lembro-me de São Paulo Apostolo, de perseguidor dos Cristãos passou a ser perseguindo, depois de ter o encontro com Jesus na estrada pada Damasco. Eu digo a mesma coisa o cristão enquanto não tiver um encontro com Jesus ele não consegue mudar de vida, falo isso por exemplo próprio, enquanto eu não tive um encontro com Deus, e que após esse encontro, passei uma semana recordando e chorando por não ter tido esse coragem antes. Deus o abençoe, Amém!

    ResponderExcluir
  22. Divino Pai Eterno, eu LHE agradeço por ter um anjo da guarda cuidando de mim. Todavia, me conceda a graça de ter bons sonhos. Me conceda a graça de viver o meu apostolado. Me conceda a graça de ter muita fé e confiança no meu REDENTOR. Me conceda a graça de trabalhar pela conversão dos pecadores. Me conceda a graça de ser sincero e autêntico. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  23. JESUS sabe e reconhece aqueles que O Pai coloca em seu Caminho.
    ELE viu Natanael embaixo da figueira,e a nós também ELE vê e reconhece .
    João 10.27-29
    Minhas ovelhas ouvem a minha voz ,eu as conheço e,elas me seguem e .Eu dou a elas vida eterna, e elas nunca morrerão, ninguém vai arrancá-las da minha mão.O pai, que TUDO entregou a mim, é maior que todos.

    ResponderExcluir
  24. Boa noite,obrigada pela partilha. Muito bom...

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS