PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: CACHORRINHOS DEBAIXO DA MESA

CACHORRINHOS DEBAIXO DA MESA


É verdade, Senhor, mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos! (Mt 15, 27)

05 de agosto de 2020

Não foi uma coisa fácil as primeiras comunidades cristãs se abrirem para os pagãos. Jesus era judeu. Maria era judia. Os apóstolos, todos judeus. Aquela gente tinha consciência clara de ser o povo de Deus, o povo com quem Deus vivia em uma sagrada aliança. O Senhor Deus mesmo o tinha escolhido como seu povo, libertando-o da dominação dos pagãos no Egito e em Canaã. A orientação sempre foi tomar distância dessas nações idólatras. Então, os pagãos estavam fora do horizonte dos judeus piedosos do tempo de Jesus. Certo, os que queriam viver a fé no Deus vivo podiam se aproximar das comunidades judaicas como prosélitos, mas não com os mesmos direitos. Todo homem judeu estava circuncidado, sinal de sua aliança com Deus. E todo judeu marcava bem sua condição de membro do povo da aliança pelo cumprimento do sábado, da páscoa, das peregrinações e festas anuais e por tudo o que a Lei de Moisés prescrevia.

Na verdade, essa ideia de separação e exclusão dos outros povos cresceu muito com o exílio da Babilônia. Foi quase uma forma de sobrevivência de uma comunidade muito machucada e humilhada pelos grandes impérios que se sucederam. O ambiente em que Jesus nasceu e cresceu era esse. Aliás, tinha um novo complicador: a dominação dos pagãos romanos. Mas, nem sempre se pensou assim em Israel. Quando o povo começou a se formar, Abraão foi chamado por Deus para ser uma bênção para todas as nações da terra. E mesmo nos momentos mais dramáticos da história deles, havia quem pensasse diferente. Vários profetas, como Isaías do tempo do exílio, sonharam com um mundo em que todas as nações conheceriam o Deus verdadeiro e se encontrariam numa grande peregrinação à cidade santa de Jerusalém.

Depois que Jesus voltou para o Pai, as comunidades cristãs foram se espalhando e, aos poucos, foram integrando também pagãos convertidos. Foi uma mudança muito grande, assimilada com dificuldade pelos cristãos que vinham da prática da Lei de Moisés. Chegou-se a uma tensão tão grande, que precisou haver uma reunião em Jerusalém com Paulo, Pedro e todos os apóstolos e lideranças para resolver isso. Afinal, a comunidade se abriu ao Espírito Santo e foi vendo com clareza, que chegara o tempo em que Deus queria que todos conhecessem, amassem e seguissem a Cristo, fossem judeus ou não. E pra seguir Jesus não era preciso ter os mesmos costumes que os judeus (como por exemplo a circuncisão, o sábado, etc.). O cristianismo era um novo momento do povo de Deus, aberto a todas as nações e povos do mundo.

Assim, quando os evangelistas e suas comunidades contaram a história de Jesus, se lembraram desse passo tão sério que foi deixar de discriminar os pagãos para integrá-los na comunidade, como irmãos. Foi assim que o evangelista contou que Jesus estava visitando um território pagão e veio uma mulher daquela região pedir-lhe para libertar a filha da dominação do demônio. A resposta de Jesus foi como o seu povo pensava, a resposta de uma comunidade que ainda não tinha acolhido os pagãos como irmãos: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos”. Os filhos, claros, são os judeus. Os cachorros são os pagãos. Essa era a mentalidade. A resposta da mulher representa bem toda a humildade e o espírito penitente com que os pagãos se aproximaram da fé em Jesus Cristo: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”. Diante dessa condição necessitada, penitente e humilde dos pagãos, as comunidades abriram os braços para acolhê-los. A resposta de Jesus é o retrato disso: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” A salvação em Cristo veio para todos.


Guardando a mensagem

O episódio da mulher pagã que foi pedir a Jesus para libertar sua filha do demônio representa bem as pessoas de outros povos e religiões que procuraram a comunidade cristã para participar também da salvação em Cristo. Os seguidores de Jesus tiveram muita dificuldade para integrar os pagãos na comunidade, porque viviam dentro de uma mentalidade de discriminação dos não-judeus. Contando essa história, os evangelistas mostravam como Jesus, dentro daquele contexto de exclusão dos pagãos, rompeu com esse esquema e alargou a sua missão também para os pagãos. Hoje, padecemos também de uma mentalidade que separa claramente o religioso do profano, as coisas de Deus das coisas do mundo. Jesus veio para salvar o mundo. E nos mandou anunciar a salvação a todos. A comunidade cristã tem a vocação de ser uma comunidade em diálogo com o mundo, com as outras religiões, com todos. A Igreja é o fermento na massa, o fermento de Deus no mundo.

É verdade, Senhor, mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos! (Mt 15, 27)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Tu és o salvador da humanidade. Venceste o pecado e o mal que mandavam no mundo. É assim que lemos no evangelho tantas histórias em que libertaste pessoas do teu povo da dominação do demônio, até mesmo dentro da sinagoga. Nessa história da mulher pagã que foi te pedir para tu libertares sua filha, vemos como tua ação redentora abriu-se também para as pessoas pagãs. Tu te colocaste como missionário do Pai a serviço do bem de todos, sem discriminação. Tua atitude ajudou as primeiras comunidades cristãs a compreenderem que a salvação chegara para todos. Senhor, ajuda-nos a vencer também a estreiteza de nossos pensamentos que nos fecham em nossos templos e não nos permitem ver a missão na sua abrangência no mundo, como bênção que deve chegar a todos, transformando toda a realidade com a tua graça. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra



Será que você poderia comentar a passagem de hoje com alguém? Seria um bom exercício de compreensão do evangelho e de compromisso com a missão. O texto de hoje é Mateus 15,21-28.



Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

padrejcarlos@gmail.com - 81 9964-4899



31 comentários:

  1. Senhor derrama seeu amor aqui

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia padre João e muito bom esta palavra lind

      Excluir
  3. Que o Senhor nos ajude a vencer todo preconceito e comodismo empenhando para a evangelização de todas as nossas realidades! Amém!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos sua bença obrigado por mandar as palavras de Deus todos dia que Deus li a bençoe

    ResponderExcluir
  5. Linda palavra gostei muito primeira vez que escuto

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos.
    Que o senhor Jesus Cristo cure o mundo inteiro desse vírus e tenha misericórdia de nós e do mundo inteiro que Deus te abençoe padre.

    ResponderExcluir
  7. Deus o abençoe grandemente,Padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  8. José Lúcio5/8/20 07:33

    Que nos inspiremos na humildade da mulher pagã, para acolher e dialogar com o mundo, a fim de que possamos conquistar nossos irmãos discriminados para a grande Aliança, plantada por Deus, e anunciada, vivida e consolidada na Terra por Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  9. Recebo todos os dias, as suas palavras, encaminhadas por um verdadeiro amigo, amigo de fé, exemplo de fé, que Deus proteja ao Sr. Padre e ao meu querido amigo

    ResponderExcluir
  10. Bom dia gostei muito dessa meditação que Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos sua benção sua meditação do Evangelho e sempre clara que todos nós tenhamos sempre a humildade dessa mulher.🙏💕

    ResponderExcluir
  12. Senhor Jesus livra-me dessa pandemia do coronavírus que atinge o mundo inteiro, seja bendito o teu santo nome hoje e sempre amém.

    Bom dia Padre João Carlos que Deus esteja presente em nossas vidas hoje e sempre amém.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo5/8/20 08:16

    Bom dia Padre João Carlos. Que o nosso Deus de bondade te proteja de todo mal
    JESUS veio para salvar o mundo. É nos mandou anunciar a salvação a todos. SENHOR, Ajuda-nos com a tua graça, a compreender o teu Evangelho e compromisso com a missão.
    Senhor, quero te agradecer e pedir que nos cubra de forças, saúde, paz e muito amor. Te peço também, SENHOR, que proporcione a Padre João Carlos um dia de paz, tranquilidade e sabedoria em todas as suas decisões...
    Um dia muito feliz, repleto de muita saúde e muita paz para todos da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  14. Eu agradeço a Deus todos os dias por tudo ao meu redor.A meditação da palavra vinda através do Sr.Padre João Carlos é suave e nos preenche todos os dias.Amem

    ResponderExcluir
  15. Já virou hábito ouvir os áudios em meu café da manhã. Sempre me emociona. Como é bom servir a Deus entendendo melhor sua palavra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GOSTEI MUITO de ouvir a palavra de Deus , ela nos fortifica diante de tantas situação.Eu te agradeço senhor, e aumenta a minha fé.

      Excluir
  16. A condição da humildade aproxima os seres humanos de jesus;nas sociedade mais simples é comum a ideologia dos cães comerem embaixo da mesa nós nós colocamos em posição menos favorecidas para se santifocar.Senhor os cães se saciaem com os resto,não tirar o que sobra pra eles.Se nos colocar ao teu serviço Senhor"ninguém tirará nossos direitos*!E assim segue os atuais cristãos determinados,inabaláveis dobrarmos os joelhos para Deus, esse jeito incurta a aproximação do pegandar ao Divino.Ele nos escolheu porque somos iguais em tudo,a diferença é que ele é "*perfeito"*e têm uma compressão Perfeita para conosco.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Padre
    Sua benção. P mim. Minha família e as famílias do mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  18. Vou confiar em Deus. Amém

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelas meditações, que belo belo Evangelho e uma bela reflexão Padre, Deus seja sempre sua força para nós ensinar o caminho certo. Meu Jesus... uma migalha vida do Sr meu Jesus prá mim é um banquete, que me salva, me liberta do mal.🙇‍♀️🙏🙏

    ResponderExcluir
  20. Tem como receber os evangelhos via whatt zap?

    ResponderExcluir
  21. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus, tú amaste com amor eterno.
    Que expressamos nosso amor por ti aos nós derramamos em amor pelos outros.
    Que eu seja uma embaixadora fiel que entregará ao Pedido da tua mensagem viva e salvadora.
    Que sejamos pessoas que correm risco, que cuidam, pessoas que te servem com um coração completamente dedicado a ti
    Jesus acolhe me ti amo 🙌😍🌹💕

    ResponderExcluir
  22. Anônimo5/8/20 11:40

    Olá Padre Bom Dia!
    Todos os dias envio a meditação para vários grupos que faço parte e para meus familiares.
    Quando chega a hora de colocar meu filho Carlos Miguel para dormir,coloco a meditação para escutar com ele todos os dias e isso é muito gratificante.Obrigado padre por nos evangelizar todos os dias.

    ResponderExcluir
  23. Agradeço por suas orações e meditações que Deus lhe abençoe 🙏

    ResponderExcluir
  24. Padre João Carlos,fico muito feliz em let a palavra de Jeus todos os dias, É gratificante saber o quanto Jesus Cristo foi bom e justo, qd aqui na Terra, ELE viveu. Obrigada por nos dar a benção de ensinar cada vez mais a Palavra de Deus.Vilma João, AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  25. MUITO OBRIGADO QUERIDO AMIGO PADRE JOÃO CARLOS. PELAS MEDITAÇÔES QUE É DE GRANDE BENÇÃO NA MINHA VIDA.
    EU ESCUTO A RADIO DESDE AQUI DE EL SALVADOR AMERICA CENTRAL. Y ENVIU A OUTROS BRASILEIROS QUE MORAN AQUI.
    DEUS ABENÇOE VOSSA VIDA E MISSÃO.
    GRANDE ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  26. Boa noite !amém🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  27. Boa noite Padre João Carlos.
    A meditação da palavra já faz parte da minha rotina noturna, do meu momento diária com Deus.
    Essa em especial nos lembra que: todos temos "fome" de Deus, desde os que estão mais "próximos" de Deus (que tem todo um banquete a sua disposição), até aqueles que estão "afastados" de Deus ( que acabam se alimentando do pouco que encontrão).
    Ansiosa para ler a leitura de amanhã 🙆😅, e que Deus nos abençoe 🙏

    ResponderExcluir
  28. Dios bendiga a todos los mensajeros de la palabra y misionarios de la fe. Especialmente al Pe. Joao Carlos Ribeiro, en cuya oratoria siempre escucho la palabra de nuestro Señor.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS