PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: TESTEMUNHAS DO REINO

TESTEMUNHAS DO REINO


Não levem ouro nem prata, nem dinheiro nos seus cintos (Mt 10, 9)
09 de julho de 2020

Jesus enviou os seus discípulos em missão e lhes disse: “Em seu caminho, anunciem: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios”.


O envio dos doze apóstolos é uma página missionária da Igreja. Os doze representam a nossa comunidade, comunidade que nasceu do trabalho missionário de Jesus. Essa referência aos doze mostra uma comunidade organizada, em continuidade com o povo do Antigo Testamento. A missão é de todo o povo de Deus, com seus líderes à frente. E o envio dos doze é para que anunciem o Reino de Deus. O Reino é o reinado de Deus em nossas vidas e em nosso mundo. O reinado de Deus supera e vence o reinado do mal, por isso os missionários recebem poder sobre o demônio e sobre a doença. A doença é a cara do sofrimento que o mal e a morte espalham.

O Reino é um dom, é a libertação da dominação do mal e da morte, para estarmos como filhos e filhas na comunhão com o Senhor nosso Deus. Não é o resultado de uma estratégia bem montada pelos missionários. Eles são simples instrumentos. É obra de Deus. Aliás, o Reino é de Deus e o que os enviados conseguem realizar é pela sua força, pelo seu poder. Por isso a recomendação: “Não levem ouro nem prata nem dinheiro nos seus cintos; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão”.

Bastão ou cajado é um sinal de defesa e segurança. Devem renunciar a isso. Deus é sua segurança. Sacola representa a confiança nos bens, nos instrumentos. O Reino não é uma estratégia. É um dom. Também não devem levar ouro, nem prata, nem dinheiro. A missão não depende de dinheiro, depende do testemunho e do amor do missionário. É preciso confiar na Providência. Nem duas túnicas, duas mudas de roupa. A proteção necessária é a de Deus. Tudo isso é simbólico, para dizer: o missionário deve por sua confiança em Deus.

O envio não é apenas uma ordem de Jesus, é uma experiência concreta que os enviados vêm fazendo, desde o início. É um caminho que muitos já percorreram, em obediência ao mandato do Senhor e às suas recomendações. Em Santa Paulina, por exemplo, a santa de hoje, podemos ver tudo isso: no meio de muitas privações e provações, ela fundou uma bela comunidade de pessoas consagradas a Deus, completamente a serviço dos pobres e doentes, a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Como elas, muitos grupos suscitados pelo Espírito Santo continuam se dedicando inteiramente à missão.

Guardando a mensagem

A missão é de todos. E a missão é comunicar que o Reino de Deus chegou com Jesus. É sugerir às pessoas que abram o seu coração, abram as portas de suas vidas para acolhê-lo. O Reino de Deus ou o seu reinado é a vitória sobre o mal no mundo e o pecado, gerando uma família de filhos livres e amados. O Reino não é o resultado de uma intensa propaganda de massa. É um segredo facilmente captado pelos simples e humildes, ou melhor, revelado a eles por Deus. E não se implanta pela força ou pelo prestígio de alguém. Não somos um exército impondo uma nova ordem. O Reino supõe a liberdade. Se não abrirem as portas, o Reino não entra. Não é uma invasão. A gente só bate à porta, não a arromba. Por isso, o missionário precisa se despojar de qualquer pretensão de grandeza ou de segurança puramente humana.

Não levem ouro nem prata, nem dinheiro nos seus cintos (Mt 10, 9)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Demoramos a compreender que estamos sendo enviados em missão, que somos responsáveis pelo anúncio do Reino de Deus em nossa casa, no lugar onde trabalhamos, em nossos ambientes de convivência, em todos os setores da sociedade. Proclamar o Reino é testemunhar que fomos alcançados pelo amor de Deus, amor gratuito e misericordioso que se manifestou em ti, Senhor Jesus. Não é um produto destinado a ser um sucesso de vendas. É uma boa notícia que muda a nossa vida, e dela, somos apenas portadores e testemunhas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Em seu momento de oração, hoje, reze por todas as lideranças da Igreja: catequistas, animadores, ministros ordenados, missionários, educadores, comunicadores cristãos. Que você, eu e todos nós sejamos missionários do jeito que Jesus mandou no evangelho de hoje.

Sendo hoje quinta-feira, celebro a Santa Missa às 11 horas, nas suas intenções. E você pode participar conosco pelo youtube, pelo facebook ou pelo aplicativo Tempo de Paz. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

18 comentários:

  1. Amém Padre João! Que bela explicação sobre a perseverança e dedicação de cada missionário do Reino!

    ResponderExcluir
  2. AMÉM🙏
    PE.JOÃO CARLOS,"AMOOO" A MEDITAÇÃO, ACALMA MEU CORAÇÃO, FICO TRANQUILA. MUITISSIMO OBGDA, PE.JOÃO CARLOS, QUE NOSSO BOM DEUS, NOSSA MÃE AUXILIADORA, O ABENÇOE GRANDEMENTE, COM MUITAAA SAÚDE, E O LIVRE DE TODO MAL, E TODA SUA FAMÍLIA TBM 🙏
    GRATIDÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Padre João Carlos sua benção.amo receber a meditação, através do áudio consigo evangelizar a muita gente, os que querem e acolhem, todo Santo dia o Sr manda pra mim, e eu mando aos meus irmãos junto com o evangelho. Brigada

      Excluir
  3. Amém.
    Que cada um de nós seja um anunciador evangelho de Deus em sua trajetória dr vida e que saibamos ser perseverantes na missão.
    Deus nos dê um bom coração e com boas obras.
    Amém

    ResponderExcluir
  4. Tudo que está próximo deve ser valorizado aplicado importante não se apeguem a nada sejam vocês esse será nosso mundo nada mais valioso para o mestre junto aos seguidores que aplicar o aprendizado"O Reino está próximo,os responsáveis são vocês! És que diagora endinte são necessários algumas recomendações em qualquer lugar que estiverdes deverá viver e ser testemunhas do que peendestes!!_ Mestre na hora das viagens longas? Enquanto a isso se organizem com antecedência...Em em qualquer lugar que esivrerdes pratiquem o aprendemos, nisso consiste o Reino.

    ResponderExcluir
  5. Ornilda soares de Recife Bom dia padre João Carlos sua bença.e li pidino orações para mim e minha família que Deus li a bençãos o senhor 🙌 e sua família tenham bom dia amém 🙌

    ResponderExcluir
  6. Peço pela intenção da minha família, em especial meu casamento.
    DEUS ABENÇOE E GUARDE SRUS MISSIONÁRIOS, AMÉM!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! Padre parabéns

    ResponderExcluir
  8. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre que nosso bom deus nos livre desta praga covid 19 que ta acabando com o mundo jesus e nossa senhora nos cubra com seu manto sagrado amem Nininha de Euclides da Cunha Bahia

    ResponderExcluir
  10. Bom dia!!
    Padre João Carlos peço oração para mim e toda minha família e minha o senhor Jesus cure o mundo inteiro desse vírus Maria Rosineide de Petrolina-pe.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo9/7/20 08:39

    Bom dia Padre João Carlos. Que seu dia seja uma bênção para aqueles que acolhem com amor e fé, a MEDITAÇÃO e a REFLEXÃO do Santo Evangelho.
    Proclamar o Reino é testemunhar que fomos alcançados pelo AMOR de DEUS, amor gratuito e misericórdioso que se manifestou em ti, SENHOR JESUS.
    Que o nosso dia seja abençoado com muita paz e harmonia. Bom dia a todos da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado por um dia Senhor abençoe a nós todos

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja,eu rezo para o senhor todos os das.🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Deus , que a minha fé e confiança no senhor Deus de grandiosa beleza.
    Ensine me a escolher as roupas para usar na minha trajetória por este mundo e irradiar a sua qualidades e sua palavra,e a mostrar que jamais devemos dúvida que o senhor sempre cuidará de nós.🙌👏🌹💕

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Pe João Carlos e equipe missionária. Senhor protegei nosso presidente dá-lhe força, saúde e sabedoria. E Senhor Jesus protejei minha família e olhai com carinho minha neta. Assim seja

    ResponderExcluir
  15. Estou muito feliz de está participando do seus comentários

    ResponderExcluir
  16. Amo receber as meditações diárias muito obrigada Padre João Carlos evangelizo muitas pessoas com suas meditações. Deus lhe abençõe sempre! 🙏🙏

    ResponderExcluir
  17. Senhor Deus, grande e poderoso, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. Todavia, me ajude ser fiel. Me ajude fugir do pecado. Me ajude seguir o caminho da santificação. Me ajude anunciar que o Reino dos Céus está próximo. Me ajude curando os doentes, ressuscitando os mortos, purificando os leprosos e expulsando os demônios. Me ajude evangelizar gratuitamente. Me ajude ter fé e confiança na SANTÍSSIMA TRINDADE. Me ajude viver com dignidade. Me ajude ouvir, aprender, viver e ensinar a VOSSA palavra. Me ajude ter a verdadeira paz. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS