PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SIMPLES E ESPERTOS

SIMPLES E ESPERTOS

Sejam, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas (Mt 10, 16)

10 de julho de 2019


Jesus começou anunciando o nome dos missionários. E prosseguiu com uma série de recomendações. Hoje, temos uma advertência sobre as dificuldades da missão. Missionários somos todos nós, discípulos do Senhor. A nós é confiada a missão, em vários graus e de várias formas. Então, as dificuldades mencionadas por Jesus, nós também vamos encontrar.

O conteúdo da missão nos foi indicado pelo Mestre: “No caminho, anunciem: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Anunciar com palavras e gestos que o Reino de Deus chegou para todos. Anúncio a ser concretizado em quatro tarefas. Curar os enfermos, isto é, restaurar a dignidade humana. Purificar os leprosos, isto é, proclamar o perdão dos pecados pela misericórdia de Deus. Ressuscitar os mortos, isto é, promover a vida. Expulsar os demônios, isto é, denunciar e vencer o mal que domina as pessoas. São essas as quatro tarefas pelas quais anunciamos a proximidade do Reino de Deus na vida das pessoas.

Essa missão comunicada aos doze apóstolos é a missão confiada a toda a Igreja, a todos os seguidores de Jesus. E a gente a realiza com nossa vida cristã, com nossas palavras e ações. E é esse ser cristão e anunciadores de Cristo no mundo que nos traz problemas, dificuldades, resistências, reações. É neste sentido que Jesus está nos dizendo: “envio vocês como ovelhas no meio de lobos”. O mundo, influenciado pelo poder do mal, não aceita facilmente a mensagem de Cristo. E podemos, como ovelhas no meio de lobos, ser presas fáceis da vaidade, do fascínio do poder e da riqueza, da pressão social, da lógica do mundo. Ou, permanecendo fiéis à nossa missão, podemos até sofrer todo tipo de incompreensão, de retaliação, de perseguição.

E Jesus completou: “Sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas”. A serpente do livro do Gênesis, a que levou Adão e Eva ao pecado, foi descrita como o mais astuto dos animais no Jardim do Éden. A conversa que ela teve com Eva, parecia afável e desinteressada... ela soube conduzir bem o diálogo, foi sabida. De verdade, a serpente não se apresenta de qualquer maneira, se esconde, se esquiva, parece planejar bem as suas ações. Talvez seja nesse sentido que Jesus disse: imitem a prudência da serpente ou seja a sua sabedoria. As pombas são criaturas doces, próximas, mansas... chegam pertinho pra comer o que a gente oferece. A orientação do Mestre foi, no exercício da missão que comporta sempre dificuldades, ter a prudência das serpentes e a simplicidade das pombas. 
Guardando a mensagem

Jesus enviou os doze em missão. Com eles, todos nós somos enviados. A missão é proclamar a proximidade do Reino de Deus. Nós a realizamos pelo testemunho de vida, por ações e pelas palavras que proclamamos. As ações estão descritas simbolicamente em quatro tarefas: restaurar a dignidade humana, anunciar o perdão dos pecados, promover a vida e vencer o mal que domina as pessoas. Na realização desta missão, muitas dificuldades e perseguições podem nos aguardar. Assim, Jesus nos dá essa orientação: ‘tenham a mansidão das pombas e a sagacidade das serpentes’. A simplicidade e a esperteza. Ser simples, mas não ser bobo. 

Sejam, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas (Mt 10, 16)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
A descrição que fazes da pressão, das perseguições, dos julgamentos a que poderemos ser submetidos por causa de nossa fé nos assusta. Mas, tu nos tranquilizas de muitos modos. Sobretudo, nos garantes a assistência do Santo Espírito, que nos dará as palavras certas, que tomará a nossa defesa. Senhor, embora a missão não pareça fácil, queremos realizá-la com fidelidade e perseverança até o fim. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu diário espiritual (seu caderno de anotações), responda a esta pergunta: Em que você está precisando ser mais perseverante? 

Hoje, à noite, a TV Pai Eterno vai exibir o meu Show Amor Imenso, às 22 horas. Uma dica para esta sua noite de sexta-feira. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

16 comentários:

  1. As palavras Santas que Jesus Cristo falou para seguirmos;Sejam mansos,prodentes, pois no caminho da vida encontraremos muitos desafios existe sim. Vamos trabalhar com toda vontade de venceramos através da simplicidade e persistência; Chegou a comprar com o pombo ave mansa e serpente animal esperto, que sabia colocação! Algumas vezes necessárias as duas características de animais opostos, porém necessário para comprender o verdadeiro sentido da vida eterna, hoje mediante há tantos perigos vemos a luz do evangelho resposta atualizadas para conversarmos os desafios que encontramos no sociedade exageradamente vc perversa.Meditar os ensinamentos de Deus através da simplicidade leva respostas para tudo inclusive dá forças para lutarmos a favor da missão dá Vida Cristã ética.

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!!
    Padre João Carlos sua benção lindas as palavras de hoje que Deus abençoe a sua vida para que o senhor possa dar continuidade na sua missão.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre que leitura bem presente no nosso dia a dia até demorei fiz anotações e ótimo mais muito não aprendem e os quefala ai já viu o mundo no puder do mal.deus nos proteja-nos e guarda e nos livres desse males e rezar rezar muito agradecer o que temos salve ó Maria jacinta.

    ResponderExcluir
  5. BOM DIA QUERIDO AMIGO PADRE JOÃO CARLOS . MUITO OBRIGADO PELA SANTA PALAVRA DE DEUS . QUE ME AJUDA MUITO E EU ENVIU PARA AS PESSOAS CONHECIDAS AQUI EM EL SALVADOR . TODAS GOSTAM DE ESCUTAR.
    EU TAMBEM ESCUTO A RADIO NO MEU CELULAR .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Padre João Carlos sua benção para mim e minha familia. Sou Maria Emilia ;Fortalaza bairro Parangaba.O evangelho de hoje é muito atual.Deus nos alerta a refletir comparando a esperteza da cobra que representa o mal o pecado. A pomba representa o bem o Espirito Santo que nos defende do qual precisamos invoca- lo sempre com fé e muito amor.Amem.

      Excluir
  6. DEUS ABENÇOE VOSSA VIDA E MISSÃO
    GRANDE ABRAÇO COM GRATIDÃO

    ResponderExcluir
  7. Padre João Carlos, A paz de JESUS esteja sempre com o sr. seus familiares, e com todos ai, obrigada por este Santo Evangelho que nos envia, e que nos fortalece na fé. DEUS os abençoe com muita saúde e alegria no coração. abraços de todos nós aqui.

    ResponderExcluir
  8. Deus o santifique hoje e sempre Amém Aleluia 🙏🙏🏻🙏 santa homilia e muito edificante..... obrigada, bom dia.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Pe João Carlos e equipe missionária. Senhor protejei nosso presidente , daí a ele muita saude e força, sabedoria para gerir nosso país. Obrigada Senhor pela venda do apto de Garanhuns. Gratidão Senhor por tudo q tendes feito por minha Família. Amém

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja 🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Senhor Jesus, tu fizeste diferença em toda vida que tocaste.
    Que eu seja missionária e discípula sua senhor Jesus,ter espírito humilde entre os oprimidos e esquecindos.
    Obrigada por estar na minha presença porque como filha , também posso alcançar outras pessoas.
    Obrigada por aqueles que fizeram diferença na minha vida.
    Senhor que eu seja prudente como a serpente e simples como as bombas, ajudar a identificar os lobos disfarçados de ovelhas no meu caminho.🙋🌹💕

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde.Palavras fortes para que eu possa pô -lá em prática.Mas as dificuldades para anunciar a palavra do Senhor são muitas,porém o espirito Santo,nos fortalece.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Padre João Carlos. Desejo que sua tarde seja alegre e abençoada por Deus...
    Ser prudentes como as serpentes e simples como as pombas (Mt 10,16 )Amém
    Senhor, embora a missão não pareça fácil, queremos realizá-la com fidelidade e perseverança até o fim...
    Todos tenham uma ótima tarde...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  13. AMÉM 🙏
    QUE MARAVILHA, RECEBER TODOS OS DIAS A MEDITAÇÃO "AMOOO" COMPARTILHO PARA FAMILHIARES, AMIGAS E AMIGOS. MUITÍSSIMO OBGDA, PE.JOÃO CARLOS. TODOS O AGRADECE,QUE DEUS O DE MUITAAA SAÚDE, E O LIVRE DE TODO MAL, E TODA SUA FAMILHIA TBM 🙏
    GRATIDÃO

    ResponderExcluir
  14. Bom dia!paz e bem sua benção pe João Carlos;Eu sou Mirací falo de Salvador Bahia.acompanho sempre suas pregações,estou no grupo da meditação diária gostaria de te agradecer pela iniciativa de criar essa benção de comunicação e de levar a palavra a muitos que por esses tempos que vivemos diante dessa pandemia nos conforte e nos tranquilize mais a enfrentarmos com a fé e a esperança de superamos sem tanta ansiedade.pois só a palavra de Deus enviada pelos missionários parseguirmos mais forte na fé.obrigada pe João Carlos que Jesus seja sempre o seu caminho,verdade e vida para seguir a missão que lhes é dada...que assim seja

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS