PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SÃO TOMÉ

SÃO TOMÉ

Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus " (Jo 20, 28).
03 de julho de 2020 - Dia de São Tomé, apóstolo.

Hoje é dia do apóstolo Tomé. Ele era um discípulo de Jesus, sempre muito fiel, mas negou-se a crer na ressurreição de Jesus. Mas, claro, Deus sempre escreve certo em linhas tortas. Assim, o santo Papa Gregório Magno, escreveu “O discípulo, que, duvidando da Ressurreição do Mestre, pôs as mãos nas chagas do mesmo, curou com isso a ferida da nossa incredulidade”.

Em Tomé, está a nossa fraqueza, a nossa descrença. Mas, também a graça da fé em Cristo Jesus ressuscitado. Vendo por esse lado e aprendendo com a sua história, podemos considerar que Tomé cometeu três erros.

O primeiro foi o seguinte: Ele faltou à celebração. No domingo da ressurreição, à tardinha, os discípulos estavam reunidos... esta era a hora em que a comunidade se reunia nos primeiros tempos do cristianismo, ao entardecer do domingo. Nessa celebração do domingo de páscoa, o próprio Jesus ressuscitado se apresentou no meio deles. Tomé não estava nesta reunião. Não sei onde andava, mas faltou a esse momento tão importante. Jesus fez a saudação do shalom: A paz esteja com vocês! Mostrou-lhes as mãos e o lado, para eles terem certeza que era ele mesmo, o que fora crucificado. E a comunidade ficou, claro, exultante de alegria. Jesus lhes comunicou o Espírito Santo, soprando sobre eles. E lhes enviou em missão, a mesma missão de reconciliação que ele recebera do Pai. Tomé perdeu esse momento tão importante da vida da comunidade.

Por falar em faltar à celebração, hoje tem muito Tomé ausentando-se da celebração do domingo, mesmo em tempos de Missa pelas redes sociais. Cada um tem sua desculpa, nem sempre válida. Faltando, acabam perdendo experiências que elevam qualitativamente a vida cristã naquela comunidade. Perdem o encontro com o Senhor ressuscitado que se revela presente no meio de sua Igreja, comunicando-lhe a sua paz, enchendo os seus corações da alegria de Deus e dando-lhes o seu Santo Espírito para confirmar a todos na missão. Se você, como Tomé, faltar à celebração, você está perdendo muita coisa e vai ficando de fora da caminhada da graça em sua comunidade. Esse foi o primeiro erro de Tomé: faltou à celebração. 

Faltar já é uma coisa ruim, agora, duvidar... ah, esse foi o seu segundo erro: Tomé duvidou do testemunho da comunidade. Todo mundo lhe disse o que tinha acontecido. Jesus ressuscitado em pessoa esteve lá, mostrou as marcas de sua crucifixão, soprou sobre eles, os enviou em missão. ‘Não acredito’. Mas, como assim não acredita? ‘Isso é invenção, é fantasia, é conversa de vocês’. Não, Tomé, nós vimos o Senhor. ‘Viram nada! Se eu não vir a marca dos pregos na sua mão e não por a mão no seu lado aberto pela lança, eu não acredito’. ‘Não diga uma coisa dessas, Tomé!’. Duvidou do testemunho da comunidade.

Quando o cristão se ausenta das celebrações da Igreja, começa a se distanciar da fé. Vai incorporando o espírito do mundo: começa a duvidar, a achar defeito na sua religião, a por sob suspeita os ministros da Igreja e por aí vai. Perde a graça comunicada pelo Ressuscitado em cada celebração e vai perdendo o amor pelo seu Senhor e por sua comunidade. É bom não faltar. Mas, se faltar, tenha cuidado para não se distanciar da Igreja. Não deixe que o individualismo do mundo lhe diga que você se resolve diretamente com Deus. A comunidade é quem tem o testemunho sobre Jesus. Não deixe a dúvida entrar no seu coração.

O terceiro erro de Tomé mereceu uma boa reprimenda de Jesus. Precisou ver para crer. Ele só acreditou porque viu. No domingo seguinte ao da ressurreição, eles estavam reunidos de novo, à tardinha. Jesus de novo se apresentou no meio deles e fez a saudação de paz. Chamou logo Tomé e o mandou por o dedo nas marcas das chagas de suas mãos e no seu lado. E lhe disse: “Não seja incrédulo, seja fiel”. Tomé, graças a Deus, mostrou-se humilde e cheio de fé. Exclamou: “Meu Senhor e meu Deus”. Estava reconhecendo que Jesus era o Senhor, o servo glorificado. E que ele era Deus, como o Pai. “Meu Senhor e meu Deus”.

Guardando a mensagem

Tomé cometeu três erros: Faltou à celebração, duvidou do testemunho da comunidade e precisou ver para crer. Por sorte, teve um acerto de contas misericordioso com Jesus: “Meu Senhor e meu Deus!”. Tomé - é você que falta à celebração, que está deixando o mundo encher o seu coração de dúvidas e suspeitas contra a fé. Você também tem a chance de reencontrar Jesus na comunidade e de crer nele de todo o coração. Que hoje seja o dia de sua experiência pessoal com Cristo! Que hoje seja o seu dia de Tomé que tocou nas chagas do Senhor.

Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus " (Jo 20, 28).

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
Ainda está ressoando a tua palavra dita à comunidade, naquela tarde de domingo: “Bem-aventurados os que crerem sem terem visto!”. Nós realmente não te conhecemos presencialmente, nunca te vimos, mas cremos em ti. Cremos que tu vives e estás conosco. Tens razão, não podemos nos guiar só pela lógica da comprovação, só aceitar o que for cientificamente provado ou querer entender tudo de Deus, como se tudo coubesse em nossa cabeça ou em nossa lógica humana. Só pela fé, podemos encontrar-te, Senhor, acolher a tua Palavra, celebrar a tua Eucaristia. Obrigado, Senhor, pela fé que habita os nossos corações. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém

Vivendo a Palavra

Na sua família, talvez haja alguém como Tomé. Hoje, é o dia de você contar-lhe a história deste apóstolo.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. Feliz os Cristãos que nunca teveram dúvidas sentimento desconfortável que alguns já esperimentaram, depois sentiram-se o gasto amargo, tristeza, insegurança e até mesmo vergonha.Cada um com personalidade diferente tudo para perfeição naquela época Jesus Cristo já era psicólogo o mais brilhante, pois conviver seus amigos foi uma entre tantas das suas tarefas uns precisa mais outros se libertaram com Tomé,Pedro o próprio Judas sempre estava nos estudos do Mestre porque eles os a precisavam bastante da consultoria, diálogo constante processo evolutivo na caminhada humana as dúvidas é sinal natural terrível mais algumas vezes necessárias para cumprir uma rota no caso do evangelho encontramos resposta atualizadas para tudo inclusive Cristo viveu pregando aqui mostrou a mensagem teve persistência.Você Jesus Cristo já conhecia os discípulos inclusive Tomé gratidão é sentimento nobre que tu nos momentos felizes e saudáveis nunca negou aos amigos.Obrigada por aceitar ficar do nosso lado: Tomés das condições da vida somos alguma vezes, porém damos graças ao maio Psicológico que curou-nos de rodas a s frutações.

    ResponderExcluir
  2. Queria a meditação em áudio 🙏🏻🙏🏼

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos sua bença sò tem que a creditar no nosso pai e ter muita Fé e espera pourele que a gente perde com Fé e confiança .ne verdade padre pesso muito a meu pai e espero com muita Fé Fiquei na paz do senhor e sua família amém 🙌🙌🙌🙌🙌 como pesso pra mim e minha família também mais uma vez sua bença um lindo dia para o senhor 🙌 e prá mim a ter amanhã se Deus quiser

    ResponderExcluir
  4. Muito linda a palavra de hoje.. amém assim seja

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos sua benção muito linda a palavra de hoje que o senhor Jesus abençoe todos da minha família e que o senhor venha curar o mundo inteiro desse vírus 🙏 🙏

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre e hoje e forte para nos que acreditamos e fraco para aqueles que não acredita e dúvida maus e falta de fé a fé e tudo em nossas vida e sim não tem aí duvidoso ao ser humano existe muito Tomé ainda padre aquilo que não vivemos no dia a dia e complicado louvamos os que crê e acredita viva fé ainda mais nesse tempos que estamos passando e já ouvi gente dizer como vamos escapar dessa com Deus e orações penitencia confiar. 🙏

    ResponderExcluir
  7. Que os erros de Tomé - faltar a celebração, duvidar, e ver para crer - sejam para nós lição e ao mesmo tempo caminho ao encontro do "Meu Senhor, Meu Deus".

    ResponderExcluir
  8. Amém padre João Carlos bom dia. Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Pe João Carlos a sua bênção Meu Senhor e meu Deus eu creio mas aumenta minha fé Deus ilumina nossas vidas Paz e Bem

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos um
    começo de fim de semana abençoada e iluminada e papai do céu na sua infinita bondade te proteja 🙌😇🌟🌟🌹
    Jesus eu creio mais alimenta minha fé e perdoa minha agilidade.
    Aumentar minha fé para trilhar o caminho da santidade na palavra, oração e caridade.
    Coloca me junto na tua cruz que é repouso para os cansados, que eu viva animada e livre de toda
    insegurança.
    Que tú sempre fique junto de nós.
    🙌👏🌹💕

    ResponderExcluir
  11. Anônimo3/7/20 09:16

    Bom dia Padre João Carlos. Muito lindas as palavras da MEDITAÇÃO e reflexão do Evangelho de hoje.
    "Bem aventurados os que não viram e creram!"... Senhor, só pela fé, podemos encontrar-te, acolher a tua palavra, celebrar a tua Eucaristia. Obrigado, Senhor, pela fé que habita os nossos corações...
    Desejo que Deus acima de tudo e de todos abençoe poderosamente Padre João Carlos e toda equipe da AMA. Todos, tenham uma ótima sexta-feira.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  12. Muito forte a Palavra de hoje.Tenho 20anos lutando com a pessoa (companheiro) que convívio diariamente,e ouço barbaridades sobre a nosaa religião.Ele é ateu,e acha tudo isso hipocrisia.Eu choro muito e só rezo pedido ao Senhor que O perdoe,pois ele não sabe o diz.APaz Padre .Que Deus nos fortaleça na fé,no amor.

    ResponderExcluir
  13. Meu Deus amado, eu LHE agradeço por essa solenidade de são Tomé. Contudo, me ajude seguir o caminho da santificação. Me ajude ser uma boa morada da SANTÍSSIMA TRINDADE. Me ajude viver o meu discipulado. Me ajude ter a verdadeira paz. Me ajude ser fiel ao meu REDENTOR. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Padre, obrigado pelas meditações. Meu Senhor, eu creio mais aumenta minha fé.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS