PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: NÃO TENHAM MEDO

NÃO TENHAM MEDO


O que estou lhes dizendo ao pé do ouvido, proclamem-no sobre os telhados! (Mt 10, 27) 

11 de julho de 2020.

Estamos ainda no capítulo 10 de São Mateus, no Sermão de Jesus sobre a Missão. Neste capítulo, ele organiza a comunidade nomeando os doze apóstolos, explica em que consiste a missão, faz várias recomendações aos missionários e alerta sobre possíveis oposições ou perseguições. Na passagem de hoje, ele anima os enviados para que eles não se deixem vencer pelo medo. 

Lendo todo o texto, encontramos por três vezes essa expressão de Jesus: “Não tenham medo”. Olha a exortação dele: ‘É certo que, se tentaram desqualificar o meu trabalho, claro, vão fazer o mesmo com o trabalho missionário de vocês. Mas, não tenham medo. O que está oculto um dia é descoberto. Mesmo da perseguição que pode levar à morte, tenham medo não. Temor só a Deus que tem realmente poder sobre vocês. Um pardal só é morto, com o consentimento do Pai. E vocês valem mais do que os pardais, então, não tenham medo’. 

A lição, você já entendeu. O medo não pode paralisar o cristão e a sua comunidade diante das dificuldades. É preciso anunciar, evangelizar. O medo não pode nos deter. Foi o que Jesus disse: “O que lhes digo na escuridão, digam-no à luz do dia; o que vocês escutam ao pé do ouvido, proclamem-no sobre os telhados!”. Nossa missão é dar continuidade à missão de Jesus: amplificar sua palavra, alardear seus ensinamentos, proclamar em alto e bom som o seu evangelho. O receio de incompreensão, de oposição ou perseguição não nos pode deter na realização dessa sagrada missão. São Paulo chegou a escrever: “Ai de mim se eu não evangelizar”. Isso vale pra gente também. 

De fato, o medo é um dos elementos que logo aparece quando um cristão se dá conta que Deus o está convocando para a missão. E, ponhamos isso em nossa cabeça, nós todos estamos sendo convocados para a missão. Quando a gente começa a tomar consciência disso, aparece logo o medo de destoar no meio dos parentes e amigos, de ficar meio esquisito, de não ser mais bem visto, de ser criticado. Muito missionário em embrião já morre aí. A missão morre na sua mudez, na sua vergonha, no seu medo de ser criticado. Não é à toa que a exortação de Jesus termina hoje dizendo o seguinte: “Quem me negar diante dos homens, eu o negarei diante do meu Pai”. Ih, a coisa complicou... Não tem jeito. O negócio é vencer o medo. 


Guardando a mensagem 

Este Capítulo 10 de São Mateus trata da missão, missão que Jesus entregou à sua comunidade e a cada membro dela, então, a nós também. Na passagem de hoje, há uma recomendação de Jesus que se repete três vezes: ‘Não tenham medo’. Não tenha medo das críticas, não tenha medo do que os outros vão achar, não tenha medo de oposição e cara feia. Dê o seu testemunho de adesão a Jesus na frente de qualquer um. Não tenha medo. 

O que estou lhes dizendo ao pé do ouvido, proclamem-no sobre os telhados! (Mt 10, 27) 

Rezando a palavra 

Senhor Jesus, 
Tu nos confiaste a missão, apesar de conheceres a nossa fraqueza. Confiaste em nós. Por isso, nos estimulas com esse triplo “Não tenham medo”. E por que não precisamos ter medo? Claro, porque estamos nas mãos de Deus, debaixo do seu poder e de sua proteção; porque é a verdade que nos libertará; porque tu estás conosco. Obrigado, Senhor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra 

Você já pensou que suas palavras e suas atitudes influem na vida das pessoas que vivem ao seu lado? Claro, tanto positiva, como negativamente. O seu testemunho de fé pode levar alguém do seu convívio a viver com maior convicção a condição de cristão. Hoje, aparecendo uma oportunidade, não se omita, não se faça de indiferente, afirme sua fé em Jesus Cristo. Sem medo nenhum. Não se envergonhe de ser de Cristo. 

E vá logo planejando como vai ser o seu domingo, para que Jesus e a Santa Missa sejam o centro do seu final de semana. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

19 comentários:

  1. Lindas palavras não tenhas medo diz Jesus

    ResponderExcluir
  2. Glória à vós Senhor...
    Amém.

    ResponderExcluir
  3. Olá boa noite muito bom eu gostei a palavra de Deus faz bem ao coração e a alma eu concordo,ter medo de falar, lê a Bíblia em voz alta,eu sempre digo não tenho medo dos pescadores como eu tenho medo da mão pesada do senhor, sempre digo não existe pessoas perfeitas neste mundo,temos qualidades e defeitos, mais devemos respeita as pessoas e valorizar nossos bisavós, avós,pai.sempre agradecer a Deus por tudo,as quedas são para levantarmos e servi como aprendizado as vitórias são boas mais não pra pisar em ninguém.tenta ter bom humor ser positiva fazer o bem, não viver olhando a vida dos outros e nem deseja o mal, e difícil viver neste mundo,cheio de pessoas preconceituosa, puxar o tapete do outro,temos que tentar ser feliz e vê o outro feliz, tudo que agente faz aqui de bom vem em dobro a mesma coisa e faz o mal estamos neste mundo e não pagamos nada quando partimos dela,se paga aqui, tudo em nossas vidas e na hora e no tempo de Deus.eu sempre entreguei tudo em minha vida nas mãos de Deus.e sei que sempre poderei confiar nele.obrigado bom final de semana pro sr.e todos.

    ResponderExcluir
  4. Gloria a Deus.🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  5. Amém Padre João! Louvado seja Deus! Obrigada por me ajudar a perder meus medos através das explicações do santo evangelho! Deus o ilumine imensamente 🌹

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos eu tenho medo mais com muita Fé em Deus vou perder ele vai mim a Judá a perde esse medo que tenho em mim e lendo.dos dia a palavra do senhor mim fortalecer obrigado por mandar a palavra de Deus todos os

    ResponderExcluir
  7. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. Deus nos proteja de todo mal

    ResponderExcluir
  8. A sua bênção Pe João Carlos segundo um estudioso a palavra Não tenhais medo se repete 366 vezes na Bíblia Jesus disse eis que estarei convosco todos os dias porque termos medo? Deus abençoe a todos Bom fim de semana. Francisco Taubate SP

    ResponderExcluir
  9. Bom dia.pde joao carlos.foi ótimo ter lido essas palavras.estou com ansiedade depressiva a 30 dias e sob medicação.mais sinto-me muito insegura e fraca em todos os sentido.deus o proteja o senhor de todo o mal

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos Obrigado pelas lindas palavras em relação ao evangelho de hoje

    ResponderExcluir
  11. Senhor tende a se nosso presidente dando-lhe saúde, sabedoria e força para governar nosso país. Senhor protegei meus filhos noras. e netos livrando-os de todos os perigos desta pandemia e lhes dando saúde paz e felicidade. Amém

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo final de semana abençoada e iluminada e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho
    Jesus,tu disseste. Bem aventurados os que ouvem a palavra de Deus.
    Senhor Jesus, que eu não tenha medo de pó em prática a minha missão .
    Ajuda me a pô lá em prática e proclamala aos irmos.
    Abre, senhor os ouvidos e os coração para colher a tua palavra.
    Que ela seja luz para os olhos e alegria para o coração.
    Senhor Jesus,acolhe me livrar me do medo de ficar doente e uma velhice dependente dos outros. 🙋😭💕🌹

    ResponderExcluir
  13. Que amizade saudável!! Observarmos as relações harmoniosas naquela época!!Nos dando dicas bacana demais pra vivermos melhor:"Não tenham medo"! Sejam mansos prodentes em tudo que fizestes"onde quer que estiverdes estarei contigo", Observações feitas por jesus Cristo são atuais!Mestre como não ter medo com tanta perversidade,nossos inimigos nos perseguem..."Você" vencerão todos",continuiem na luta constante...A luz do evangelho encontramos resposta atualizadas para nos conversarmos dos sábios conselhos dados pelo Mestre!!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos. QUE O nosso coração seja sempre iluminado pela paz,pela serenidade, pela fé, pela sabedoria e pelo infinito amor de nosso Criador.
    Jesus,prepare o meu caminho com a sua luz, conduza meus passos sob a sua vontade. Livra-me de todo mal... Obrigado SENHOR pelo teu amor.
    Abençoa, Senhor padre João Carlos e toda equipe da AMA. Tenham um ótimo final de semana.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  15. Deus seja louvado por toda internidade 🙏🙏🙏 e
    livre nos dos nossos medos.

    ResponderExcluir
  16. Glória a vós senhor obrigada padre pela reflexão do Evangelho

    ResponderExcluir
  17. Linda meditação de hoje jesus nos diz: não tenha medo! Deus lhe abençõe Padre João Carlos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS