PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: MARIA MADALENA, DISCÍPULO DE JESUS

MARIA MADALENA, DISCÍPULO DE JESUS


Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito (Jo 20, 18)


22 de julho de 2020

Hoje é Dia de Santa Maria Madalena, discípula de Jesus. Tudo indica que ela era originária da cidadezinha de Mágdala, na Galilleia, por isso esse apelido de Madalena. Ela integrava o grupo de mulheres que, junto com os discípulos, acompanhava Jesus. A sua imagem ficou prejudicada com a ligação que se fez com a mulher pega em adultério que ia ser apedrejada, mas lá não se diz que é Maria Madalena. O certo é que ela é a primeira testemunha de Jesus ressuscitado.

Madalena não é só uma personagem da história de Jesus. Ela, com certeza, é uma representante da primeira comunidade cristã. Nesse texto, ela pode estar representando a própria comunidade dos seguidores de Jesus, nos seus inícios. Quem é Madalena? Uma discípula, uma pessoa resgatada por Jesus. Marcos e Lucas relatam que Jesus a libertou de sete demônios. Lucas relata que um grupo de mulheres andava com Jesus, várias delas libertadas de enfermidades ou de espíritos maus, entre elas Maria Madalena. Afinal, o que era a comunidade cristã, senão um grupo de pessoas resgatadas por Jesus da doença, da opressão da Lei, da exclusão social, do pecado? É isso que é a Igreja, o povo redimido, lavado do pecado, no batismo. Um povo de pecadores restaurados na graça de Deus. Uma comunidade chamada Madalena.

A cena mostra sete passos da caminhada que a comunidade fez até descobrir que Jesus havia ressuscitado e anunciá-lo abertamente. Madalena representa a comunidade. Narrando a ida de Madalena ao túmulo, o evangelho de São João diz que tudo estava ainda escuro. Esse é começo de nossa caminhada de fé, não é verdade? Muita gente hoje só vê a morte de Jesus. Não é à toa que a sexta-feira da paixão reúne mais gente que o sábado de aleluia. A primeira descoberta é que o túmulo está aberto. Um pouco mais adiante, percebe que o túmulo está vazio. Depois vem o encontro com a palavra de Deus que pode iluminar a compreensão da realidade. O livro do Gênesis conta que, quando, pelo pecado, nossos primeiros pais foram expulsos do paraíso, ficaram dois anjos na porta do Éden para não deixar ninguém entrar. Mas, Jesus veio para reabrir as portas do paraíso, da graça de Deus. Com ele, chegou o Reino de Deus. Os dois anjos estão ali, na entrada do sepulcro, perguntando se ainda há razões para chorar. Da escuridão para a luz ... é o caminho de Madalena, é o caminho da comunidade. Bom, até aqui foram quatro passos.

Prosseguindo um pouco mais - é o quinto passo - ela encontra Jesus. Ela o encontra, mas pensa que é o jardineiro e quer saber onde ele colocou o morto. Está perto de Jesus, mas não o encontrou de verdade. Olha que tem muita gente nesse passo. Mas, olha o sexto passo: ela voltou-se ao ouvir o seu nome, pronunciado por Jesus. É aqui que o laço se desata: em sentir-se conhecida e amada por Jesus. Aí o coração finalmente encontra o Mestre. E é aí que o discípulo torna-se um missionário: ‘Vai dizer aos meus irmãos que eu vou subir para o meu Pai e vosso Pai’. O sétimo passo é anunciar Jesus aos outros: “Eu vi o Senhor!”

Guardando a mensagem

Madalena é uma discípula de Jesus. É uma mulher resgatada pelo amor de Cristo, como nós que fomos restaurados como novas criaturas, no batismo. Podemos pensar que, nesse texto, ela esteja representando a comunidade cristã, as de ontem e as de hoje. Podemos ver, no evangelho de hoje, sete passos, o caminho da comunidade que aos poucos vai assimilando a obra redentora de Jesus, realizada por sua morte e ressurreição. Da escuridão inicial (a não compreensão, a falta de fé), cada discípulo vai progredindo passo a passo, passando pela luz da Palavra de Deus, até chegar a um encontro pessoal com o Senhor e se tornar seu missionário, anunciador de sua vitória sobre o mundo.

Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito (Jo 20, 18)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Contemplamos, hoje, em tua discípula Maria Madalena, a caminhada que cada um de nós vai fazendo para te encontrar e te anunciar aos irmãos. E o que fez toda diferença foi tu a teres chamado pelo nome: “Maria”. Ela reconheceu tua voz, ela se sentiu conhecida e amada por ti. Foi uma experiência de encontro pessoal contigo. Sem esse encontro pessoal contigo, permanecemos tateando, procurando, meio perdidos. Tu nos chamas pelo nome, o nome que recebemos no batismo, quando acolhemos a vida nova da graça. Tu que confiaste a Maria Madalena o primeiro anúncio da alegria pascal, dá-nos, por suas preces e a seu exemplo, anunciar também que tu vives e contemplar-te na glória do teu Reino. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, anote os sete passos de Madalena. Eles são os sete passos do seu próprio crescimento em Cristo. Vou deixar estes sete passos no final do texto da Meditação de hoje. Você que recebe a Meditação, é só clicar no link que estou lhe enviando.

Amanhã, quinta-feira, a gente se encontra ao redor do altar do Senhor, na Santa Missa das 11 horas, pelas redes sociais. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



OS SETE PASSOS DE MARIA MADALENA

A cena mostra sete passos da caminhada que a comunidade faz até descobrir que Jesus havia ressuscitado e anunciá-lo abertamente.

1º. Ela vai ao túmulo, ainda escuro.

2º. Ela vê que a pedra foi retirada do túmulo.

3º. Ela sai correndo para avisar que tiraram o corpo de Jesus.

4º. Ela vê dois anjos vestidos de branco sentados no lugar do corpo.

5º. Ela viu Jesus de pé, achando que ele era o jardineiro.

6º. Ela reconheceu Jesus ao ouvi-lo chamar seu nome.

7º. Ela foi anunciar aos discípulos: Eu vi o Senhor.

Os sete passos de Madalena são os sete passos da comunidade cristã na descoberta de Jesus Ressuscitado.

62 comentários:

  1. Senhor Jesus Cristo me ajuda a reconhecer os 7 passos deste evangelho em minha história, que à vida de Madalena faça à diferença em minha vida, na minha família e comunidade de fé em Jesus Cristo Ressuscitado. Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Padre João Carlos sempre inspirado.Muito importante refleti os sete passos de Maria Madalena trazendo presente o rosto de nossas comunidades somos chamados testemunhar e anunciar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

      Excluir
    2. Obrigada pelas palavras sábias.

      Excluir
    3. Deus te abençoe e te ilumine sempre mais eu gosto de escutar sua reflexão e estou aprendendo muito

      Excluir
    4. Senhor nós ensina a caminhada dos 7 passos de Maria Madalena vez até encontrar senhor Jesus Cristo abençoe minha família amém

      Excluir
    5. Senhor mostre- me o caminho de chegar ao encontro pessoal contigo! Amém!

      Excluir
  2. Como são iluminados seus comentários sobre o evangelho Padre João!Louvado seja Deus! Que Santa Maria Madalena interceda por mim e por todos que necessitam diariamente anunciar o Mestre sem medo e sem preocupação nenhuma de opinião contrária à sua própria fé! Fé que a salvou e continua salvando a todos que se humilham diante da presenca do Ressuscitado!Como é bom ter a certeza deste Amor! Sua benção Padre🌹.

    ResponderExcluir
  3. Lindíssima a fidelidade da amiga de jesus a única a se manteve de pé depois daquele mamento triste! Justamente uma mulher que naquela época mostrou o aprendizado que o mestre nos deu"não há morte",sejam persistente, perseverem,vigie... Madalena a procurssa do anuciadoura da ressurreição, incrível os anjos aparecem também,os discípulos recou para dá a vez a ela,eles também mantive-se firmes com outras atitudes,Maria Madalena voltando do reencontro narra os fatos e de forma precisa mamento em certifica a continuidade da vida eterna conforme Cristo sempre explicou.Quanta certeza e todos ficaram extremamente felizes ao acolher aquele momento perfeito: Jesus está vivo, então consolidação do Reino de Deus.Vamos dá continuidade a obra a vida nunca se acaba...Que nos dias atuais alimentads com a fé do Espírito Santo continuemos com a mesmo desejo em busca da vida eterna.

    ResponderExcluir
  4. Amém assim seja! Lindas palavras

    ResponderExcluir
  5. Sua reflexão me ajuda no crescimento espiritual e na vida missionária no anúncio do evangelho na orientação de retiro popular e neste tempo de Pandemia no compartilhar com outras pessoas a Semente do Verbo

    ResponderExcluir
  6. Senhor, que estes sete passos de Maria Madalena, se tornem, no caminhar da minha vida,a certeza de que Jesus é o verdadeiro Homem, Filho de Deus, que veio trazer para nós a esperança de uma vida eterna.

    ResponderExcluir
  7. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas, que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal

    ResponderExcluir
  8. Oh Jesus preciso de tua graça toca no CORAÇÃO DA MINHA FILHA faz o encontro dela com o SENHOR LIBERTA CONVERTE tira deste vício que tem destruído tantas vidas amém

    ResponderExcluir
  9. Glória a vós Senhor!🙏💓

    Bom dia Pe.João Carlos... Bendito seja Deus pela vida do Senhor que todos os dias nos evangeliza e de uma forma tão fácil de entender vai nos orientando na caminhada de fé! Obrigada pelo carinho com que o faz!
    Que Deus abençoe grandemente sua vida!🙏

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Excelente reflexão, Pe. João. Sábia reflexão: bem entendida, bem encaminhada.
    Excelente.
    Bom dia.

    ResponderExcluir
  12. JESUS EU CONFIO EM VÓS AMÉM,EITA DEUS PODEROSO

    ResponderExcluir
  13. Amo estás meditações. Me ajuda realmente a entrar no mistério do amor de Deus. Obrigada Padre João Carlos. Por nós apontar jesus através da meditação da Palavra de DEUS.

    ResponderExcluir
  14. Senhor eu quero e presico de tua graça senhor q este sete passo de Maria a certeza q Jesus e o verdade missia nosso salvador q ele mi ensina a rezar eobendieca

    ResponderExcluir
  15. Oh meu Jesus, me conduza a uma vida espiritual como Maria Madalena, quero seguir o Teu caminho, quero viver a vida como você preparou pra mim. Amém!🙏🏾🙌🏾. Senhor em Ti espero um milagre, mais desde já agradeço por me atender!

    ResponderExcluir
  16. Eu adoro ouvir os seus comentários, me trazem luz e entendimento da palavra, repasso p meus filhos e marido e oramos juntos. Obrigada

    ResponderExcluir
  17. Bom dia!!
    Padre João Carlos que o senhor Jesus me ajude a reconhecer esses sete passos e que toda a minha família tbm venha reconhecer esses sete passos de maria madalena que o senhor Jesus lhe abençoe padre

    ResponderExcluir
  18. Bom dia padre João Carlos um d

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Padre gosto de dividir suas reflexões com meus amigos é a primeira coisa que eu faço ao acordar que Deus o ilumine sempre, e o abençoe sua benção!!!!

    ResponderExcluir
  20. Uma benção estas reflexões.obrigado bom dia!

    ResponderExcluir
  21. Bom dia, Padre João Carlos!Estou muito feliz por receber estas meditações e seus comentários.Obrigada.🙏🏽🙏🏻🙏🏽🙏🏻🙏🏽

    ResponderExcluir
  22. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um dia iluminado e abençoado que papai do céu te proteja 🙌😇🌟🌟🌹
    Senho Jesus,tu és meu companheiro,sou tua discípula, para caminhar unida Ati.
    Ser sua missionária anunciar que tú viver.
    Muitos desprezam os teus mandamentos e te ignoram, muitos não te conhecem.
    Que eu faça reina nós corações endurecidos teu amor e tua bondade sobre todos e conhecer a tuas palavras santa.
    Louvado seja Jesus que nos trouxe a salvação.
    A Ele, honrar e glória.Amem
    🙌🌹💕👏


    ResponderExcluir
  23. Muito obrigada padre João! Deus te conceda saúde e paz sempre!

    ResponderExcluir
  24. Senhor, que este sete passos de Maria Madalena, se torne no caminhar da minha vida, a certeza de que Jesus é o verdadeiro homem, filho de Deus que veio trazer, para nós, a esperança de uma vida eterna.....AMÉM


    BOM DIA PADRE JOÃO CARLOS.

    ResponderExcluir
  25. Bom dia Padre João Carlos lindas palavras na meditação do evangelho de hoje. Amém

    ResponderExcluir
  26. Bom dia padre. Rezemos para que nós aliamos os nossos passos na direção ao ceu. Santa Madalena rogai por nós

    ResponderExcluir
  27. Obrigada Padre João Carlos por todos os dias receber o Evangelho do dia, que me fortalece cada vez mais a minha fé e torna o meu dia calmo. Deus o abençõe e proteja hoje e sempre. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  28. Jesus chame meus filhos poia tu Pai sabe o nome deles,te peço não pelos os méritos mais pela tua misericórdia ajude-os para que eles tenham o seu encontro pessoal contigo Jesus... Amém

    ResponderExcluir
  29. Como faço pra receber todos os dias o evangelho.

    ResponderExcluir
  30. Senhor tende piedade do Brasil e do mundo, e Senhor aumenta minha fé. Protegei meus filhos ,noras.e netos.Amem

    ResponderExcluir
  31. Obrigada padre por explicar tão bem e fazer chegar a Boa Nova até a mim. Louvado sejam Jesus e Maria!

    ResponderExcluir
  32. Bom dia padre João Carlos. Muito obrigada por suas palavras explicando o evangelho de Jesus. Tem engrandecido muito minha vida. Sempre repasso para várias pessoas amigas incentivando a participar desse encontro diário. É maravilhoso começar o dia ouvindo a Palavra de Deus nas suas mensagens. Deus lhe abençoe e a todos nós.

    ResponderExcluir
  33. Padre João Carlos bom e abençoado dia , que o exemplo de S Maria Madalena que foi uma verdadeira seguidora de Cristo nos ajuda também nós ser perseverantes na fé e no compromisso com nossa missão que nos foi confiada assim seja

    ResponderExcluir
  34. Bom dia :PADRE JOÃO CARLOS QUE LINDA REFLEXÃO TOCOU MEU CORAÇÃO COMO TODAS QUE RECEBO TODOS OS dias,E ME da FORÇA PARA CAMINHAR NO CAMINHO CERTO DE DEUS

    ResponderExcluir
  35. Boa reflexão Padre,conheci através de suas palavras os sete passos de Maria Madalena, que eles direcione minha vida, para que eu seja agraciada com o amor de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  36. Bom dia padre João Carlos
    Uma reflexão muito importante
    Obrigado. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  37. Senhor nós ajudar a caminhada dos 7 passos de Maria Madalena vez até encontrar senhor Jesus Cristo que Deus abençoe minha família amém.

    ResponderExcluir
  38. Maravilhoso este comentário de Maria Madalena

    ResponderExcluir
  39. Que Santa Maria Madalena, me der forças para seguir firme na fé, confiando sempre em Nosso Senhor Jesus Cristo.
    Que eu consiga restaurar minha saúde, que Jesus me cure de tudo que me afeta. Dai também saúde e paz aos meus familiares e principalmente a meu filho Lucas e meu esposo Pedro.
    Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo para sempre seja louvado. Amém 🙌

    ResponderExcluir
  40. Oração

    Ó Deus, o vosso Filho confiou a Maria Madalena o primeiro anúncio da alegria pascal; dai-nos, por suas preces e a seu exemplo, anunciar também que o Cristo vive e contemplá-lo na glória de seu Reino. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

    Que todos tenham uma excelente quarta-feira.

    ResponderExcluir
  41. Que belas são as suas reflexões,Padre João Carlos! Muito nos ajudam, a trilhar o caminho de Jesus! Que Ele abençoe, sempre, a sua valiosa missão!

    ResponderExcluir
  42. Que bonitas são, as suas refkexões, Padre João Carlos! Nos ajudam a trilhar o caminho de Jesus! Que Deus abençoe, sempre esta sua linda missão!

    ResponderExcluir
  43. Que Jesus Cristo, nós oriente a encontrar o caminho para chegarmos a Ele,. assim como Maria Madalena. Amém.

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde Padre João Carlos. Neste dia eu te desejo saúde, amor e paz.
    Maria Madalena , discípula de Jesus.
    JESUS, Tu que confiante a Maria Madalena o primeiro anúncio da alegria pascal, vem nos ajudar também,neste caminho tão difícil convivendo com esta pandemia. Confio que logo vai passar. Eu te peço, Senhor,que abençoe a minha vida, me fortaleça na FÉ e me proteja de todo mal.
    Que a fé e a paz de DEUS desça sobre todos : padre João Carlos e toda equipe da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  45. Que Santa Maria Madalena nos ajude a anunciar nosso Deus vivo.Sermos discípulos e apóstolo de Jesus Cristo. Santa Maria Madalena intercedei por nós....Faca cair por terra essa Pandemia...Amém.

    ResponderExcluir
  46. Muito gratificante esse Evangelho como eu queria ser Maria Madalena ouvir Jesus chamar meu nome eu nem sei como eu ficaria de tanto amor de Jesus por cada um de nós quanto amor de Jesus por cada um de seus filhos obrigada padre Joao Carlos gratidão pela meditação da Palavra que recebo todos os dia 🙏🙏👏👏

    ResponderExcluir
  47. Pe João Carlos, sua Bênção! Obrigada pela descoberta, encontra-lo foi um grande bem. Suas reflexões são agraciadas, descobertas ecrescimento.obrigada Senhor!Saúde recompensas ao Pe João.paz e Bem!

    ResponderExcluir
  48. Deus Onipotente e Eterno, eu LHE agradeço pela solenidade de santa Maria Madalena. Entretanto, me conceda a graça de encontrar o amor da minha vida. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça de dizer a todos que o Mestre Ressuscitou e está vivo e glorioso no meio de nós. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  49. Que eu busque sempre Jesus e o anuncie para todos e minha familia

    ResponderExcluir
  50. Amo os seus comentários, a sua reflexão dos Evangelhos de Jesus Cristo. Só não entende quem não quer. Continue assim inspirado no Espírito Santo.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS