PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A PALAVRA QUE MUDA A SUA VIDA

A PALAVRA QUE MUDA A SUA VIDA

 

A semente que caiu em terra boa é aquele que ouve a palavra e a compreende (Mt 13, 23).

24 de julho de 2020.

Com certeza, você tem tido muitas oportunidades de ouvir a Palavra de Deus, não é verdade? Na leitura pessoal da Bíblia, na pregação da Missa, na Meditação (a leitura orante), na conversa com outras pessoas... de muitas maneiras, a Palavra vem sendo semeada em sua vida. E você fica feliz e agradece a Deus por isso, estou certo? Agora, essa Palavra tem feito algum efeito em sua vida? Essa é a pergunta do evangelho hoje. Essa Palavra tem produzido alguma mudança em sua vida?

Jesus estava falando com o povo exatamente sobre isso: sobre como cada um estava recebendo a mensagem do Reino de Deus. Foi assim que ele contou uma parábola, uma história de agricultor. Era como se ele estivesse dividindo as pessoas ali presentes em quatro grupos, em quatro terrenos. Cada grupo, cada terreno é uma resposta à pergunta: “A Palavra tem produzido alguma mudança em sua vida?”.

Primeiro grupo. Veja se não é esse o seu caso. Quem está neste grupo, responde assim: ‘Sabe de uma coisa, eu não compreendo a Bíblia, é uma coisa muito complicada. Na verdade, de tudo que eu escuto, não fica quase nada’. É o seu caso? Jesus comparou essa primeira situação com a semente que caiu à beira do caminho. Veio o maligno e roubou o que foi semeado. E, claro, não nasceu nada. Sabe o que é isso? Não compreender o que é anunciado. E o recado é simples: prestar atenção, dedicar-se mais à escuta da Palavra, pedir a assistência do Espírito Santo. Sem compreender, não se pode dar nem o primeiro passo.

Segundo grupo. Pode ser o seu caso. Quem está neste grupo, diz assim: “Ah, eu fico muito feliz em ouvir a Palavra de Deus. Eu gosto demais. Se ela faz algum efeito? Acho que pouco. Na verdade, quando a gente volta para a vida real, nem se lembra mais”. É o seu caso? Jesus comparou essa segunda situação com a semente que caiu num terreno pedregoso. Nasceu, mas não pode se enraizar. Morreu queimada pelo sol. A Palavra precisa se enraizar na vida da gente. Qual é o problema? A superficialidade. Não deixar que a Palavra penetre na própria vida. O recado é simples: dedicar mais tempo à Palavra de Deus, rezar mais. Isso é como cavar mais para que a Palavra se enraíze.

Terceiro grupo. Vai ver que esse é que é o seu caso. A pessoa diz assim: ‘Olha, é uma bênção a Palavra de Deus na minha vida. Na hora, é aquela alegria que me dá! Agora, tudo aquilo que eu ouço, que eu entendo, que eu abraço, acaba se esvaziando no meu corre-corre, no meio de tanta preocupação, de tantas distrações’. É esse o seu caso? Jesus comparou essa terceira situação com a semente que caiu no meio de espinhos. Ela germinou, cresceu, mas não deu frutos, porque os espinhos a sufocaram. E os espinhos, o que seria? Ele lembrou duas coisas: as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza. Isso tudo sufoca a Palavra que está no nosso coração e a torna estéril. O recado é simples: Dê mais importância à Palavra, que ela seja a primeira na sua vida, a luz mais importante. A Palavra ajuda você a conhecer a vontade de Deus. É com essa luz que você vai olhar tudo ao seu redor, sua família, seu trabalho, seu lazer.

Quarto grupo. Se até agora, você não se encontrou... com certeza, esse é o seu caso. A pessoa diz assim: ‘Sou muito feliz porque na Palavra, eu encontro o próprio Deus que me orienta e me dá forças para caminhar. A Palavra tem modificado minha vida. Estou me tornando um cristão mais amoroso e um cidadão mais consciente’. Tomara que seja o seu caso! Jesus comparou essa quarta situação com a semente que caiu em terreno fértil. Germinou, cresceu e frutificou. Deu frutos: 30, 60 e até 100%. Quer dizer, alguns bem que poderiam estar rendendo mais... um chegou a 30, outro a 60. O recado é simples: que bom que a Palavra esteja dando frutos na sua vida! Mas, ela pode dar mais frutos ainda...

Guardando a mensagem

Para que a Palavra produza muito fruto em sua vida, quatro recomendações. Primeira – dê a atenção que a Palavra merece, isto é não a escanteie numa área marginal de sua vida (à beira do caminho). Segunda recomendação – dê mais espaço à Palavra, para que ela crie raízes em sua vida. Terceira – dê à Palavra o lugar que ela merece, ela é a luz para iluminar seus problemas, suas escolhas, suas lutas. Quarta recomendação - não se contente com o que a Palavra já fez na sua vida. Ela pode produzir muito mais.

A semente que caiu em terra boa é aquele que ouve a palavra e a compreende (Mt 13, 23).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

No nosso terreno, tem uns espinhozinhos, não vamos negar. Mas, sabemos que a tua própria palavra é uma força para nos ajudar a removê-los. Contamos com a tua graça. Queremos que a tua palavra, que recebemos cada dia com grande alegria, seja a luz a orientar a nossa vida. Dá-nos, Senhor, a paciência do agricultor que prepara o terreno, rega a plantinha, limpa os matos e espera pacientemente que ela cresça e produza frutos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Sendo hoje dia 24, a comemoração mensal de N. Sra. Auxiliadora, rezemos a oração com que Dom Bosco a saudava:

Ó Maria, Virgem poderosa,
Tu, grande e ilustre defensora da Igreja.
Tu, Auxílio maravilhoso dos cristãos,
Tu, terrível como exército ordenado em batalha.
Tu, que, só, destruíste toda heresia em todo o mundo:
nas nossas angústias, nas nossas lutas, nas nossas aflições,
defende-nos do inimigo;
e, na hora da morte,
acolhe a nossa alma no Paraíso. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, responda a esta pergunta: A Palavra tem produzido alguma mudança em sua vida?

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

32 comentários:

  1. Excelente, esclarecedora a homilia. Obrigada! Que Deus abençoe sua vida abundantemente!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia sempre q recebo estou lendo a palavra do Senhor. Amém

    ResponderExcluir
  3. A esculta faz o terreno muita vezes o salo está espinhoso,mais Praticando, esforçando-o, exercitando-o, tornar mais atento na fertilidade no aprender em meios a todos os solos queeque existe dentro da saciedade seraeletivo é essencial;*escultem e ponham em prática", diante a todas dificuldades tenhamos em mente o projeto de e terreno trabalhando sejamos mais fortes venceremos juntos não sufocoquem os bons aprendizado, portanto vossas vidas serão produtivos cheias de luz.Esse é o critério para nós Cristãos intender a essência da vida,sem tal característica cortemos o risco de nos tornamos estéril!Que força do Espírito Santo agindo sobre as nossas vidas não percamos tempo naquilo que fira os ideias de uma vida eterna"sejamos pessoas proativas com solo bons entudo*.

    ResponderExcluir
  4. Gratidão. Inspiradora reflexão. Ajuda a rezar.

    ResponderExcluir
  5. A palavra de Deus é tudo em minha vida!! Amém glória a vós senhor!!

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Senhor Jesus,tira os espinhos do meu caminho para que possa entender melhor sua palavra! Amém!

      Excluir
  7. Bom dia! Meditação didática e eficaz, exemplo de semente em terra boa. Que me faça um ser humano melhor.

    ResponderExcluir
  8. Maria Emília senhor obrigado 🌷 por as bençãos Jesus. que recebo todos os dias na minha vida. as pedrinhas e espinhos que piso. não faz tanto mal. Gande é o seu poder que cuida de mim todos os dias

    ResponderExcluir
  9. Maria Emília não vou semear espinhos vou semear amor e assim é que deus quer

    ResponderExcluir
  10. Sim. Estou passando por um processo muito difícil na minha área familiar. Estas mensagens tem me edificado muito. Ou seja, a palavra é construída em minha meditação.

    ResponderExcluir
  11. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas, sim a palavra tem feito muito bem na minha vida.

    ResponderExcluir
  12. José Lúcio24/7/20 07:53

    Que procuremos cada vez mais internalizar a Palavra Santa, a fim de que a semente caia em terreno fértil e produza o máximo de frutos.

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de receber por meu e-mail todos os dias a meditação da palavra..
    vangesantos@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Sim, um coração leve e cheia de fé 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  15. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia iluminado que papai do céu te abençoe e te proteja meu bom pastor 🙌😇🌟🌟👏👏🌹
    Meu Jesus, que a tua palavra cada dia mais me modele, para eu seguir seu próprio exemplo, que eu caminhe alegre pela vida plantando sementes boas de paz e otimismo.
    Senhor Jesus, eu quero cada dia mais está a teu lado me acolhe.
    Que eu firme no que dura para sempre, que é o Espírito imortal, nosso verdadeiro Eu,e não no que cedo desaparece.
    🙌😍👏👏🌹💕

    ResponderExcluir
  16. Sim, mais preciso entender mais um pouco.obrigada

    ResponderExcluir
  17. Que o Senhor me dê a graça de que a Sua Palavra fecunde em meu coração! Oriente o caminho do
    Meu filho!🙏🙏

    ResponderExcluir
  18. Bom dia,P.Joào Carlos que alegria receber essa meditação vou procurar viver todos os dia em minha vida.Grata

    ResponderExcluir
  19. Sonia.bom dia. Eu sinto grande alegria e conforto ouvindo diariamente as palavras de Deus através do Pe João Carlos. Glória a Deus e bençãos para ele e as pessoas que trabalham nessa obra semeadora de Deus.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Padre João Carlos. Que o seu coração seja sempre iluminado pela paz, pela serenidade, pela fé, pala sabedoria e pelo infinito amor de nosso Criador.
    A fé nos liga a Jesus no amor, na confiança e na realização da vontade de Deus .
    Senhor Jesus, queremos que a tua palavra,que recebemos com grande alegria, seja a luz a orientar a nossa vida.
    Que Nossa Senhora Auxiliadora e São João Bosco, nos ajudem nas nossas angústias, nas nossas lutas, nas nossas aflições e que Nossa Senhora Auxiliadora e São João Bosco nos defendam de todo mal.
    Bom dia a todos da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  21. Deus do universo, fonte de todo bem, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. Contudo, me ensine seguir o caminho da conversão. Me ensine rezar pelas vocações sacerdotais e religiosas. Me ensine evangelizar com clarividência e sabedoria. Me ensine ter um coração bom, amoroso, manso e humilde. Me ensine ouvir, compreender e viver a VOSSA palavra. Me ensine vencer o sofrimento, a perseguição, a ilusão da riqueza e as preocupações. Me ensine produzir bons frutos. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  22. Senhor a palavra de Deus é muito bem vinda. Algumas calam fundo em nosso coração outras não. Senhor aumenta minha fé e q tua palavra sempre encontre terreno fértil em meu coração. Gratidão Senhor por tudo q me destes em minha vida. Protegei Senhor o presidente e afasta os inimigos dele. Protegei minha família, meus filhos,noras e netos especialmente minha neta Bruna.Amém

    ResponderExcluir
  23. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS, adorei a explicação da homilia de hoje...AMÉM

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito padre João Carlos,estava sentindo falta de ouvir ou ler a homilia,êsse meio tempo como não posso ir a Paróquia do meu bairro,assisto a missa pela TV e tenho oportunidade de ouvir a homilia.Tenha um grande a abençoado dia.Amém.

    ResponderExcluir
  25. Sempre estou ouvindo a palavra, aí de mim se não fosse a palavra de Deus,muitas vezes tento me basear por ela, principalmente nas horas mais difícil da minha vida, Deus é maior que tudo.

    ResponderExcluir
  26. Tudo no mundo passa mas a palavra de Deus no céu e na terra não passará a palavra dele e vida no passado no futuro e no presente.

    ResponderExcluir
  27. Que Jesus continue te iluminando e continuemos recebendo suas palavras padre João Carlos e que cada vez mais aprendamos a usá-las para decidir situações e ajudar aos necessitados. Paulo Casarin - Taubaté SP - Terço dos Homens

    ResponderExcluir
  28. O que preço do fazer para está recebendo diariamente as mensagens do evangelho?

    ResponderExcluir
  29. Quero receber diariamente a reflexão da Palavra de Deus feita por pe João Carlos.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS