PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A PAZ E A ESPADA

A PAZ E A ESPADA

Não pensem que eu vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada (Mt 10, 34).



13 de julho de 2020.

Estamos diante de um texto que nos deixa perplexos. Oi, então Jesus veio fazer guerra, fazer confusão? O que será isso? Os anjos cantaram ‘paz na terra’ no seu nascimento. E agora ele vem dizer que não veio trazer a paz. Não dá para entender....

Calma minha gente, calma. Vamos tentar entender o que Jesus está nos dizendo... Ele disse que não veio trazer a paz à terra. De que ‘paz’, ele estará falando? Disse que veio trazer a espada. De que ‘espada’, estará falando?

Bom, então vamos lá. Há “paz” e “paz”. A paz de Jesus não é a paz do mundo. A paz do mundo é aquela expectativa de uma vida sem conflitos, sem traumas. Uma paz que é não mexer com ninguém, deixar como está para não complicar pro nosso lado. Jesus tinha dito na última ceia: “Eu lhes dou a paz, eu lhes dou a minha paz. Mas, não a dou como o mundo a dá”. Então, a paz de Jesus não é a paz do mundo.

A paz de Jesus também não é a paz dos dominadores. Os dominadores do tempo de Jesus, os romanos, gabavam-se de terem conquistado a paz. Tinham imposto a paz no mundo, vencendo os povos com sangrentas guerras e reprimindo qualquer indisposição contra o seu poderio. Era a pax romana. A paz de Jesus, com certeza, não é a paz dos dominadores.

A paz de Jesus é a paz alcançada na cruz. É a comunhão com Deus e com os irmãos, destravada na sua morte e ressurreição. Estava tudo bloqueado pelo pecado e Jesus nos alcançou a reconciliação com o Pai. Por isso, ele se apresenta comunicando a paz, exatamente depois de sua ressurreição. Ressuscitado, se apresentou na comunidade e comunicou-lhes: “A paz esteja com vocês”.

Então, Jesus não veio trazer a paz como o mundo a pensa ou como os romanos a impuseram. Essa paz, ele não veio trazer. A paz de Jesus é a nossa reconciliação com Deus e com os irmãos, na sua cruz.

Mas, ele disse que veio trazer a espada. Bom, há “espada” e “espada”. Na paz dos romanos, a espada, sua principal arma, era instrumento de guerra, violência e opressão. A paz de Jesus não tem nada a ver com a paz dos romanos, então, a espada dos romanos também não tem nada a ver com a espada de que Jesus está falando, não é verdade? Pode ver que, naquela madrugada de sua prisão, no Monte das Oliveiras, Pedro puxou a espada e feriu o servo do sumo-sacerdote. Lembra o que Jesus disse? “Guarda tua espada, Pedro, quem com o ferro fere, com o ferro será ferido”. Jesus não veio trazer a espada da violência, de jeito nenhum.

Espada tem também outro sentido. Ela significa conflito, sofrimento. O velho profeta Simeão, no Templo, com Jesus pequenino nos braços disse a Maria: “Por causa desse menino, uma espada transpassará o teu coração”. É a espada da dor, da incompreensão, do sofrimento, da perseguição. Certamente, é dessa espada que Jesus está falando.

Guardando a mensagem

Jesus está dizendo que quem se torna seu discípulo ou sua discípula não pode esperar que tudo aconteça certinho na sua vida, sem problemas, sem sofrimento. Essa é a paz da lógica do mundo, paz como ausência de conflito. Nossa escolha por Jesus não nos traz essa paz, pelo contrário, nos traz o enfrentamento, o conflito, o sofrimento. Traz-nos a espada. E isso é fácil de entender. Quando colocamos Deus em primeiro lugar, desbancamos alguém ou alguma coisa que estava tomando o lugar de Deus na nossa vida. Quando levamos a sério o mandamento do amor ao próximo, tomamos o lado dos índios, dos trabalhadores, das mulheres, dos violentados. Claro, uma fé dessas gera conflitos dentro de casa e na sociedade. O evangelho gera pessoas comprometidas com o bem, a verdade, a fraternidade e a justiça. E isso, nem todo mundo aplaude.

Não pensem que eu vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada (Mt 10, 34).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Disseste que não vieste trazer a paz, mas a espada. De fato, seguir-te não significa que não teremos problemas e sofrimentos nessa vida. A tua paz não é a ausência de conflito, que nós tanto gostaríamos. A paz que nos trouxeste é a reconciliação com Deus e entre nós, alcançada no sacrifício de tua cruz com tanto sofrimento. A espada são as dificuldades e os sofrimentos que também nós enfrentamos pelas escolhas que fazemos contigo. Dá-nos o teu Santo Espírito para nos mantermos fiéis quando os conflitos e as dificuldades forem espada em nossa vida; firmes e perseverantes como tua santa mãe Maria, que celebraremos nesta semana com a festa de N. Sra. do Carmo, ela que foi traspassada por uma espada de dor, por tua causa. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém

Vivendo a palavra

Leia, em sua Bíblia, o evangelho de hoje: Mateus 10,34-42.

A gente se reencontra às 21:30h, na live da Oração da Noite, no youtube e no facebook. É só procurar `Padre João Carlos`.

Uma semana de muitas bênçãos pra você!

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

10 comentários:

  1. Comprender qua paz teremos se formos verdadeiros amigos de jesus Cristo é um mistério inexplicável!"Vir trazer conflito*!! É explicar claramente que paz não é um estado de transformação de novo mundo e sim conviver com as diferenças de um jeito novo, portanto nossa luta, sofrimento faz parte da sociedade humana devemos termos olhares diferentes para eles,pensas que é fácil? "Paz esteja convosco" ,ei Pedro guarda tua espada...Que possamos encontraremos dentro de nós essa paz que o mundo galga!Combater a violência com a espada da sabedoria, desarmar as nações com palavras Santas conforme o Papa tens nos mostrado,em momento de aflição o silêncio interior responde dá a paz que o mundo precisa saber.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos sua bença que o senhor 🙌 orasse por mim e minha família padre tenha um bom dia o senhor e sua família amém 🙌🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  3. Grande é o teu nome. Senhor daí a tua paz na fé e fidelidade ao amor �� de Cristo. Senhor protegei nosso presidente dando-lhe saúde e discernimento para governar a país
    Protegei minha família e gratidão por tudo que nos destes em minha vida e na de meus filhos. Amém

    ResponderExcluir
  4. A sua bênção Pe João Carlos a paz não é ausência de problemas mas o modo como o encaramos Bom dia Boa semana Deus abençoe a todos Francisco Taubate SP

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos, seja sua semana com saúde e paz, gratidão por tê-lo sempre presente em nossas vidas, nos iluminando com a Santa Palavra de DEUS, nos fortificando na FÉ, DEUS o abençoe e o proteja. Que a bênção que o sr. nos envia, seja triplicada sobre o sr. e sua família. abraços de todos nós por aqui.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo começo de semana iluminada e abençoada e nossa senhora do Carmo te cubra com seu manto sagrado 🙌😇🌟🌟🌹
    Deus, com todo amor do meu coração,entrego a minha vida em tuas mãos,e que nunca me afaste
    de ti, não quero outra coisa porque és para mim uma necessidade .
    Porque nada vai mudar o meu amor a ti.
    Quero viver de modo a ajudar os outros, que o senhor é o caminho das nossas dificuldade e problema e conflitos da nossas vidas.
    Meu papai amoroso e bondoso.
    🙌👏🌹💕

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos.
    Grata pela MEDITAÇÃO diária e pela REFLEXÃO de hoje. A Paz de Jesus é a nossa reconciliação com Deus e com os irmaos na sua Cruz... para cada dia da semana desejo para Padre João Carlos e todos da AMA: paz, sabedoria, força, fé, coragem e uma certeza linda no coração de que tudo pra gente vai dar certo se tão somente depositamos a nossa confiança NAQUELE que tudo pode fazer por nós,DEUS. Que Nossa semana seja feliz, produtiva e abençoada.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Ó Senhor bom e clemente, eu LHE agradeço por todos os amigos e amigas. Todavia, me conceda a graça de ouvir, aprender, viver e ensinar a VOSSA palavra. Me conceda a graça de evitar a iniqüidade, o mal e a maldade. Me conceda a graça de rezar cada vez melhor. Me conceda a graça de lavar e purificar a minha alma, o meu coração, o meu espírito, o meu corpo e a minha vida. Me conceda a graça de fazer o bem, defender o direito e corrigir o opressor. Me conceda a graça de lutar por um mundo melhor para todos. Me conceda a graça de amá-Lo santamente. Me conceda a graça de pegar a minha cruz e segui-Lo fielmente. Me conceda a graça de receber bem os cristãos, os profetas e os justos. Me conceda a graça de ser caridoso. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém

    ResponderExcluir
  9. Boa noite padre João Carlos pesso oração para mim e minha família que Deus nos abençoe Ámen

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS