PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: DISCÍPULOS E MISSIONÁRIOS

DISCÍPULOS E MISSIONÁRIOS

Quem recebe aquele que eu enviar recebe a mim (Jo 13, 20)

07 de maio de 2020.

Todos nós somos responsáveis pela evangelização. A evangelização é a missão da Igreja. Somos todos missionários, responsáveis pela missão. Mas, antes de estarmos na condição de missionários, nós somos discípulos e discípulas de Cristo; recebemos a pregação do evangelho, acolhemos a evangelização. Afinal, somos discípulos e missionários. O evangelho de hoje tem três recados importantes para nós, agentes e destinatários da evangelização.

A primeira palavra é esta: “Quem recebe aquele que eu enviar recebe a mim. E quem me recebe, recebe aquele que me enviou”. E isto não vale só para aqueles a quem queremos levar o evangelho. Vale especialmente para nós, que permanentemente estamos sendo evangelizados. Queremos reconhecer naqueles que vêm a nós em nome do Senhor, o próprio Senhor que os envia. E entendemos que estamos acolhendo o próprio Jesus ao acolher a sua palavra e o seu ministério. E acolhendo-o, nos damos conta, estamos acolhendo o Pai que o enviou. A missão foi entregue ao Filho pelo Pai.

Como discípulos do Senhor, reconheçamos logo quem é que nos traz o evangelho. Em primeiro lugar, os nossos pais. Eles são os primeiros a nos falar de Deus e nos iniciar na fé da Igreja. Os pais são ministros da Igreja, levam seus filhos a conhecer e amar Jesus Cristo. Quando os pais falham nessa sagrada tarefa, a vida de fé dos filhos fica comprometida. Depois dos pais, a Igreja conta com outros agentes evangelizadores: catequistas, lideranças, animadores, consagrados e religiosos, diáconos, os padres, o bispo. Recebê-los, acolhê-los, dar-lhes ouvidos é acolher e receber o próprio Senhor ressuscitado.

A segunda palavra é esta: “O servo não está acima do seu Senhor, o mensageiro não é maior do que aquele que o enviou”. Na qualidade de anunciadores do evangelho, somos servos e mensageiros. Só realizamos bem nossa tarefa na medida em que estamos unidos ao Senhor que representamos e que nos enviou. Somos servidores de Cristo e dos irmãos. Apresentamos a sua mensagem, não a nossa. Anunciamos que só nele se encontra a salvação, não em nós e em nossas instituições. Queremos levar as pessoas a ele, não podemos permitir que elas parem em nós. Somos servos e mensageiros dele.

Como missionários do Senhor, precisamos atuar conjuntamente. Não se trata de uma ação isolada, individualista ou à margem da comunidade. Nossa atuação missionária deve se inscrever no conjunto da pastoral e na pastoral de conjunto, no grande esforço evangelizador da Igreja. É assim que precisamos estar atentos aos documentos da Igreja, às suas orientações; aos planos pastorais das paróquias e dioceses. Leigos e leigas agem como missionários, em primeiro lugar, nos seus compromissos com a família, no seu ambiente de trabalho, no exercício de sua cidadania. Na medida em que você está unido à sua comunidade, alimentando-se da Palavra e da Eucaristia, sua ação está inserida no grande esforço missionário da Igreja.

A terceira palavra é esta: “Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar”.Claro, Jesus falou isso, ali na mesa, referindo-se a Judas. Em Judas, contemplamos a traição extrema. Mas, quem come o pão na mesa do Senhor e levanta contra ele o calcanhar (isto é, lhe dá as costas) não é só Judas. Em nossas pequenas e grandes infidelidades, afastamo-nos do Senhor e de sua comunidade. Assim, essa palavra serve como um alerta. Por um lado, não imitarmos Judas, que também era um missionário do Senhor e o traiu. E nem nos escandalizarmos com os que continuam agindo assim, decepcionando e traindo o evangelho. Coloquemos tudo na conta da fraqueza humana e, sem julgamentos, prossigamos confiados na fidelidade do Senhor.

Guardando a mensagem

Somos discípulos e missionários. Como discípulos, reconheçamos quem nos evangeliza e acolhamos seu ministério, certos que neles estamos acolhendo o Senhor. Como missionários, recordemo-nos que somos servos e mensageiros. Anunciamos Jesus, não a nós mesmos ou as nossas tradições. Contemos, sempre, com a fraqueza humana em nosso meio, nos discípulos e nos missionários. Mas, confiemos firmemente na fidelidade do Senhor e Salvador Jesus Cristo. 

Quem recebe aquele que eu enviar recebe a mim (Jo 13, 20)

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
Estamos cercados da fraqueza humana, continuamos fracos e pecadores. É como disse o apóstolo: “transportamos a graça em vasos de barro”. Dá-nos, Senhor, que não percamos a fé, nem esmoreçamos em nossos compromissos ao nos depararmos com as falhas e as faltas de quem nos evangeliza. Dá-nos sentimentos de arrependimento, quando igualmente falharmos e nos afastarmos de nossa missão de testemunhas e anunciadores do teu evangelho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

Identifique, mentalmente, as pessoas que dependem do seu testemunho e de sua palavra para se aproximarem de Cristo e de sua Igreja. E reze por eles.

Você que recebe a Meditação pelos aplicativos, veja que eu sempre mando um link que lhe dá acesso ao texto. Quando a gente lê, a gente aprende muito.

Novo encontro já está marcado para as 22 horas de hoje, na live da Oração da Noite nas redes sociais: youtube, facebook, instagram, periscope e no aplicativo Tempo de Paz. Posso esperar por você?

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

18 comentários:

  1. Anônimo7/5/20 00:45

    >>

    Receba o Evangelho diariamente, em texto e audio pela minha lista de transmissão do WhatsApp!

    Envie EVANGELHO DIÁRIO para:
    11 99715-5319

    >>

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seus comentários. Recebi de uma amiga leio e passo para outros. Muito obrigada. Deus continue iluminando o seu pensamento e reflexão.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos sua Bença gosto le a palavra Deus para a prender mais todas amanhã que Deus mim permite eu abri meus olhos a primeira que fasso lê a palavra mim faz muito bem

    ResponderExcluir
  4. Peço oração por Luanna, João Vitor e José Miguel, para que eu continue sendo inspiração de conversão.. amém

    ResponderExcluir
  5. Amém Jesus, peço oração pela minha irmã Ana Célia e toda minha família, filho filha e netos

    ResponderExcluir
  6. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas

    ResponderExcluir
  7. Amém Padre João Carlos, bom dia na graça fo Senhor.

    ResponderExcluir
  8. Bom Dia Padre João Carlos que Deus o abençoe sempre obrigada pela mensagem que recebo todos os dias sempre muito clara e de fácil entendimento o senhor iluminado pelo espírito santo a mensagem de hoje está bem claro como devemos caminhar.obg .

    ResponderExcluir
  9. Anônimo7/5/20 07:41

    Bom dia Padre João Carlos. Que Deus nos abençoe e nos proteja para termos um dia iluminado e muito tranquilo.
    Querido DEUS... há momentos em que a caminhada fica tão difícil em meio a esta pandemia... Eu Te peço, SENHOR,me fortace, renova em mim a Esperança , aumenta a minha Fé. Que eu possa confiar firmemente na fidelidade do Senhor e Salvador do mundo JESUS CRISTO, e que Nossa Senhora Auxiliadora seja nossa protetora e guia na nossa caminhada...
    Um dia muito abençoado e iluminado com a luz do Espirito Santo para Padre João Carlos e toda equipe da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos eu jacinta muito feliz de receber e passar tambem porque o que bom agente disse espalha direciona para o mundo inteiro ouvi e lê não deixo de passar para me só faz um bem enorme aprendo cada dia especial essa palavra de Deus em nossas vida crescemos cada vez mais.obrigado que o espírito santo te gui cada vez mais.

    ResponderExcluir
  11. Senhor renova meu espírito abatido.
    Neste momento difícil aumentai a minha fé.
    Te és o meu refúgio.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelas meditações que me enche de forças, esperança e fé, pego e envio para os meus contatos, o que nos faz bem, que é a palavra de vida ETERNA, devemos espalhar para o mundo, a verdadeira felicidade é está perto de Jesus, só perto de Jesus, vamos chegar perto de Deus. Que Jesus e a virgem Maria continuem abençoando sua vida e sua Missão, não consigo dormir sem ouvir seus ensinamentos dá noite, o Senhor é um Bom Pastor.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e nossa senhora cubra com seu manto sagrado e papai do céu continue te iluminando
    Obrigada por mim fazer uma missionária enviado sua medicação está me fazendo muito bem,, nesse isolamento social,e estou fazendo bem as outras pessoas,recebo bastante carinho a enviar a meditação , hoje me chamaram de abençoada.👏👏😇😇🌹💕
    Senhor Jesus ensina me atrilhar o caminho da santidade na palavra, oração e caridade.
    Senhor,abre meus olhos para ver pessoas que estão sozinhas e precisam de um toque curador.
    Que eu seja um exemplo gracioso do teu amor e da tua palavra para fornece comida para os espíritos.
    Ser exatamente como Jesus
    👏👏🌹💓💕

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos todos os dias ouço suas palavras quando eu rstotoestou o café da manhã. Elas para mim são como remédios que me faz cada dia mais seguir em frente. Muito obrigada por me ensinar cada dia mais a ser uma pessoa melhor. Que Deus o abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  15. E com gratidão que escuto a sua reflexão que faz muito bem a minha oração pessoal e a minha missão em comunidade. Que o Senhor te fortaleça hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  16. Hj tenho a graça de participar desta bênção que é me evangelizar para ser missionário neste ungido pronta de padre João Carlos.Sua Bênção

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS