PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: MARIA, MÃE DA IGREJA

MARIA, MÃE DA IGREJA

Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo (Jo 19, 27)

01 de junho de 2020.


Nesta segunda-feira, estamos celebrando a memória de Maria, Mãe da Igreja. Essa comemoração é nova na Igreja e se deve à iniciativa do Papa Francisco. Celebrada após Pentecostes, recordamos como ela deixou-se habitar pelo Espírito Santo. Como João a acolheu aos pés da cruz, também nós a acolhamos como mãe da comunidade dos seguidores de Jesus.

Vamos prestar bem atenção ao texto de hoje. “Perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo”.

Vamos observar com cuidado a cena. Quem estava de pé, perto da cruz de Jesus? Você disse ‘Maria?’ Acertou. Mas, não disse tudo... Do texto se deduz que estavam de pé quatro pessoas: Maria, sua mãe; a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas; Maria Madalena; e João, o discípulo amado. O número quatro é um número simbólico, indicando totalidade, tudo, todos. É a Igreja toda que está aos pés da cruz do Senhor. Ali é o nosso lugar. 

O número quatro também está presente na partilha que os soldados fizeram das roupas de Jesus. Dividiram suas vestes em quatro partes, uma para cada soldado. É a sua herança que se espalha pelos quatro cantos do mundo.

Então, aos pés da cruz de Jesus, de pé, estão Maria, sua mãe; a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas; Maria Madalena e João. Nestes quatro, podemos sentir uma representação da comunidade que nasceu da morte redentora de Jesus. Sua mãe, os parentes que aderiram ao evangelho representados por sua tia ou parenta de sua mãe, os discípulos libertados do mal representados em Madalena e os discípulos do seu grupo menor de apóstolos representados por João. Ali, aos pés da cruz está a Igreja. Igreja unida a Jesus, no seu sacrifício. Igreja que nasce do seu sacrifício redentor. Igreja de pé, em atitude oferente e vitoriosa sobre a morte. Igreja que acolhe a graça que desce da cruz como um rio de água viva, o Espírito Santo, que escorre do seu coração aberto pela lança. Igreja de ressuscitados e vitoriosos com Cristo sobre o mal, o pecado e a morte.

Aos pés da cruz, Maria torna-se mãe da comunidade gerada no sacrifício da cruz. Na anunciação, tinha se tornado mãe de Jesus. No calvário, tornou-se mãe da Igreja. “Mulher, eis aí o teu filho. Filho, eis aí a tua mãe”. Curiosamente, Jesus não a chama de mãe, mas de ‘mulher’. Ela é a nova Eva, mãe da nova humanidade redimida na cruz.

Guardando a mensagem

A memória de Maria, Mãe da Igreja é a celebração da maternidade de Maria, mãe da nova comunidade nascida do sacrifício redentor de Jesus e da efusão do seu Espírito, derramado como água viva do seu coração. Ela está aos pés da cruz, unida ao sacrifício redentor do Filho, oferecendo-se com ele, em completa obediência ao Pai, fazendo-se assim mãe da comunidade redimida pelo sangue redentor. Suas dores são as dores do parto da nova humanidade que nasce aos pés da cruz. Os quatro, ali no Calvário, nos representam. Somos a Igreja do Senhor, com Maria. Ela é nossa mãe. 

Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo (Jo 19, 27)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Hoje, contemplamos tua Mãe aos pés da cruz. Tu a entregaste como mãe a João, o discípulo amado. Ele nos representa, nós somos os teus discípulos amados. Obrigado pela boa mãe que nos deste. Igualmente entregaste à tua mãe o teu discípulo João como seu filho. Queremos ser bons filhos de tua santa mãe. Ela nos guie, nos conforte, nos sustente no caminho de fidelidade ao teu evangelho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Hoje é um dia especial para recomendarmos a Nossa Senhora a Igreja de Jesus: cada batizado aí de sua casa, as lideranças leigas de sua comunidade, nossos diáconos, padres, bispos e o Papa Francisco. 

A gente se encontra às 22 horas, na Live da Oração da Noite, nas redes sociais. É só procurar 'padre joão carlos' no youtube, facebook, twitter e no aplicativo Tempo de Paz. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

17 comentários:

  1. Amém Padre João! Que possamos renascer todos os dias de nossas vidas aos pés da cruz e diante do Túmulo Vazio! Obrigada por tudo de bom que O Bom Deus lhe concede realizar na vida de suas ovelhas! 🌹

    ResponderExcluir
  2. Eu quero arruma filha, que obedece ao pai, e a mãe.

    ResponderExcluir
  3. José Lúcio1/6/20 05:53

    Como filhos amados, a exemplo de João, saibamos acolher Maria nos nossos lares, para que Ela cuide cada vez mais de nós.

    ResponderExcluir
  4. Com Maria e como Maria, aos pés da Cruz rezo e ofereço por intercessão de Jesus este mês ao Sagrado Coração de Jesus .... minha vida, comunidade e a humanidade

    ResponderExcluir
  5. Anônimo1/6/20 08:34

    Bom dia Padre João Carlos. Agradeço a linda MEDITAÇÃO de hoje e a REFLEXÃO com suas belas palavras.
    Que Maria Santíssima, mãe da Igreja nos cubra com seu manto sagrado. Que Ela nos guie, nos conforte, nos sustente no caminho de fidelidade ao teu Evangelho. Nós queremos, ó mãe querida, responder ao amor do Cristo Salvador...
    Hoje coloco todos os meus planos nas mãos da Santíssima Vergem Maria sem medo, nem dúvidas, apenas gratidão pelo que já foi e mais ainda pelo que virá...
    Uma feliz e abençoada segunda-feira para Padre João Carlos e toda equipe da AMA. Tenham uma ótima semana...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje eu não estou concordando com sua reflexão, mãe da igreja!

      Excluir
  6. Lindas palavras ao mesmo tempo fico feliz por ter uma măe que nos proyeje sempre.

    ResponderExcluir
  7. Temos que saber que Jesus morreu por nós, então temos que pedir a Jesus pra nos confortar.
    Leia o livro de Lucas.

    ResponderExcluir
  8. Padre João Carlos, neste novo mês que se inicia, peço a Nossa Senhora de Fátima e Santa Filomena, que sempre intercedam junto a JESUS pelo sr. por sua vida, sua missão, sua família, nossas orações sempre daqui por vocês, muito obrigada por ser esta LUZ de DEUS nos fortalecendo a cada dia, e por estar todos os dias nos abençoando . abraços.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos um ótimo começo de semana que papai do céu te proteja e te ilumine 🙌😇🌹
    Você Maria, que é mãe, que recebeu uma linda flor do céu, para cultivar o jardim da terra.
    O melhor exemplo do amor verdadeiro,amar com renuncia.
    Pense nos milhares de filhos que recebeu na terra , para conduzir pelos caminhos do bem e dás felicidades.🌹👏💓😘

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Que saibamos agradecer sempre pelo fim da vida.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado padre. João carlos. Pôrameditaçao da palavra todos os dias nos deixa com mais fé esperança graça Queiroz de fortaleza boa noite

    ResponderExcluir
  13. Ó Pai, Eterno Deus, eu LHE agradeço por ter Maria Santíssima como mãe da Igreja. Todavia, me conceda a graça de não ter medo. Me conceda a graça de evitar o pecado. Me conceda a graça de carregar a minha cruz. Me conceda a graça de ser mais um discípulo amado. Me conceda a graça de ser caridoso. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite padre João carlos sua bença

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS