PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A ALEGRIA DE UMA NOVA VIDA

A ALEGRIA DE UMA NOVA VIDA


Depois que a criança nasceu, a mulher já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo (Jo 16, 21)

22 de maio de 2020

Essa palavra de Jesus é impressionante: uma comparação que ajudou os discípulos e as discípulas a entenderem o que estava acontecendo ou se prepararem para o que iria acontecer. A comunidade estava angustiada e sofrendo, porque chegara a hora de Jesus, a hora de sua paixão. Jesus comparou a situação da comunidade à mulher que está sentindo as contrações do parto.

No tempo de Jesus, não havia cesariana, nem anestesia. As mulheres davam à luz em casa, nem nenhuma assistência médica. As mães da idade de minha mãe, mesmo vinte séculos depois, também deram à luz em casa, apenas com a assistência de parteiras práticas. Essas mães podem dizer de que sentimentos eram tomadas na proximidade do parto: apreensão, angústia. E as dores que tinham que suportar no parto... É a essa angústia da chegada da hora que Jesus está se referindo.

Ele está falando de sua paixão e morte, da apreensão e do sofrimento que provocaram na comunidade dos discípulos. E olha que coisa incrível! Está falando de sua morte como de um parto, de um nascimento. “A mulher, quando deve dar à luz, fica angustiada porque chegou a sua hora”. Essa palavrinha ‘hora’ é usada muitas vezes por Jesus, no evangelho de João, para falar de sua paixão e morte. Por exemplo: “Pai, chegou a hora, glorifica o teu filho”. A hora é a hora de sua morte. E ele está comparando a comunidade dos discípulos com a parturiente. Quando a comunidade pressentiu que chegara a hora de Jesus, ficou triste, angustiada, sofrida.

E Jesus completou: “Mas, depois que a criança nasceu, a mulher já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo”. A alegria de um homem ter vindo ao mundo. De que Jesus está falando? Está se referindo à sua ressurreição. A ressurreição está sendo comparada com um novo nascimento. A tristeza vai se transformar em alegria. A ressurreição é a vitória sobre a morte, a morte natural e a morte eterna. Na ressurreição, nasceu o homem novo, a nova criatura. Jesus ressuscitado é a pessoa humana que realizou plenamente a sua vocação de pessoa humana. Na ressurreição, nasceu a nova humanidade: a pessoa humana em paz com Deus, vencedora sobre o pecado e a morte. Renascemos na ressurreição de Jesus. Renascemos numa nova condição, a de filhos e irmãos reconciliados. Foi para isso que nascemos.

Guardando a mensagem

Jesus comparou a sua morte com o parto. Hora de angústia e sofrimento. Mas, a ressurreição trouxe muita alegria, pois significou a chegada de um novo momento na história. Com a ressurreição, a pessoa humana chegou naquele ponto de plenitude e realização para a qual foi criada. Pela comparação com a mulher em dores de parto, a gente logo entende o que ele queria dizer. Quando nasce a criança, a mãe se esquece das dores e do sofrimento, fica tomada de alegria. A tristeza é vencida pela alegria.

O que Jesus falou no contexto de sua morte e ressurreição, também serve para as situações de crise e sofrimento nas comunidades e na vida dos seus seguidores. Em todas as situações de angústia e sofrimento, você pode contar com a vitória de Deus em sua vida. Você que está passando por um momento de dor e sofrimento, acolha essa palavra de hoje, é palavra de Jesus. Persevere no bem, na verdade, no que é justo e certo, afaste-se de mal. Aguarde com paciência a hora de Deus. Mergulhe sua dor na paixão redentora do Senhor. O justo vive pela fé. O justo triunfa por sua fidelidade e pela fidelidade do seu Senhor.

Depois que a criança nasceu, a mulher já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo (Jo 16, 21)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Nós te agradecemos pela tua vitória na cruz. Com ela, aprendemos que a vitória já está inscrita em nossa luta e nas horas turbulentas de nossas cruzes. Aprendemos também que a alegria da ressurreição, a alegria da vitória é sem tamanho, e que ninguém tirará essa nossa alegria. E ninguém a roubará, porque ela é vitória de Deus em nossas vidas de gente sofrida e pecadora. Apressa, Senhor, esse dia de vitória e alegria na vida de tantos irmãos e irmãs que estão vivendo dias de sofrimento e tribulação. Abençoa, Senhor Jesus, com a bênção da paciência e da fortaleza as pessoas que estão angustiadas por situações de família, de trabalho, de saúde. Dá a todos nós a tua paz e a alegria de tua ressurreição, da qual participamos desde o batismo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Nesse isolamento social que estamos vivendo, com tantas notícias ruins desse coronavírus, certamente essa palavra de hoje pode ser um conforto na vida de muita gente que você conhece. Que tal você compartilhar essa mensagem com mais mais gente do que você habitualmente já faz? Vamos espalhar o bem, sobretudo se o bem é a palavra de Deus.  

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

16 comentários:

  1. Amém Padre João! Nem eu e nem ninguém ficaria de pé diante das nossas cruzes se não fosse a esperança que temos no Cristo Ressuscitado! Ele é a minha, a nossa alegria! Obrigada por tantas bênçãos que o senhor, pela ação do Divino Espírito Santo nos trás nas meditações! Deus o abençoe imensamente!

    ResponderExcluir
  2. >>



    Recebam diferentes versões para homilias do Santo Evangelho elaborado por diversos Padres, diariamente, no seu aparelho celular e por todas as manhãs; em texto, em vídeo e em áudio pela minha "Lista de Transmissão do WhatsApp"!

    A divulgação de notícias oficiais da Igreja Católica Apostólica Romana, bem como orações, missas on-line & artigos relacionados ao catolicismo, também estão inseridos na rotina diária.

    Para ser um beneficiário, bastará enviar "EVANGELHO DIÁRIO" para meu WhatsApp e não se esquecer de registrar antes o meu número na sua agenda de contatos:
    - 11 99715-5319 / Jonas

    Por gentileza, não se esqueçam de fornecer vossos nomes e sobrenomes em razão dos homônimos para os nomes mais populares!

    Obs: Perfis de usuários sem foto de avatar ou sem nome completo não serão aceitos!

    "TUDO COM JESUS CRISTO/ NADA SEM MARIA SANTÍSSIMA!"



    >>

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos sua bença obrigado por mim mandar a palavra de Deus todos os dias gosto muito de ler mim faz bem muita paz e saúde para o senhor é sua família amém 🙌🙌🙌 gosto muito de escuta o senhor cantandoe muito bonito

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Pe João Carlos, muito obrigado pelas meditações que tenho recebido, que Deus apresse pondo um fim nessa pandemia, que tanto sofrimento estamos passando, para darmos alegria a todos nós, minha família, nosso Brasil, tenha piedade de nós e do mundo inteiro. Amém

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia pa.deus abençoe o senhor com suas palavras sábias que divino espirito santo te cubra de benção de deus. Peço oração pela minha familia e por todos desce mundo de deus.

    ResponderExcluir
  7. Bom Diaaaaa! Como faço pra receber todos os dias a palavra?

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos. Que o Divino Espírito Santo ilumine o seu dia e lhe cubra de bênçãos e vitórias.
    Em todas as situações de dor e sofrimentos devemos acolher a palavra de Jesus. Perseverar no bem, na verdade, no que é justo e certo. O certo vive pela fé .
    SENHOR JESUS , dá a todos nós a tua PAZ e a alegria da tua ressurreição da qual participamos desde o nosso batismo .
    Que o nosso Deus Altíssimo abençoe padre João Carlos e todos da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo..

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos que papai do céu te ilumine sempre saúde paz e a proteção de nossa senhora auxiliadora 🙌😇😇🌹💕
    Senhor Jesus,tu nos guiar e nos
    Ensinas os teus caminhos.
    Tu nunca nos deixas sem o teu imensurável amor nem por uma fração de segundo.
    Tu nunca desistes de nos mostrar a tua graça e a tua bondade.
    Descansamos alegres em ti.
    Senhor Jesus sei que estarás sempre presente para me ajudar.
    🙌🙌🌹💕

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Padre pelo seu esclarecimento do Santo Evangélio muito para entendermos.Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  11. Obrigada padre pelas palavras o Evangelho de hoje é muito tocante

    ResponderExcluir
  12. Ó Pai todo poderoso, eu LHE agradeço por todas as religiosas consagradas do mundo inteiro e de todos os tempos. Entretanto, me ajude evangelizar da melhor forma possível. Me ajude ficando comigo para sempre. Me ajude com a VOSSA proteção. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude adorá-Lo cada vez melhor. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude ter a verdadeira alegria. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  13. Jesus fez uma comparação muito importante.a mulher sente a dor do parto, os discípulos iam sentir a dor da morte do Jesus. Na sua Ressurreição, sentiria a mesma alegria que uma mãe sente depois do nascimento do seu filho.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite padre Joao Carlos, muito importante o santo evangelho e à explicação que o srn nos dá quem é muĺher e ja teve um parto sabe do que Jesus fala, mais também agora meu Jesus estamos angustiados sofrendo tristes pela à partida tão inesperada de nossos vizinhos pessoas ámigas quê este vírus malvado está levando só o senhor Jesus miserícordioso pode dar um fim nesta pandemia e fazer com que voltemos a uma vida normal . Meu Jesus tenha misericórdia destes teus filhos sofredores do mundo inteiro. Muito obrigada padre Joao Carlos Jesus e Maria Santisma lhe abençoe e guarde. SOCORRO MARTINS

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS