PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SÃO JOSÉ OPERÁRIO

SÃO JOSÉ OPERÁRIO

Não é ele o filho do carpinteiro? (Mt 13, 55)

01 de maio de 2020.
Jesus estava na sinagoga de sua terra, Nazaré. A sua pregação não foi bem acolhida. Murmuravam, estranhando a sabedoria que ele demonstrava e a fama dos seus milagres. Não lhe deram valor. Jesus disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!”
Isso que Jesus falou "nenhum profeta é bem recebido em sua pátria" foi uma afirmação, uma reclamação ou uma lamentação? Seus conterrâneos de Nazaré não quiseram lhe dar crédito. Ele estava explicando que as palavras do livro santo estavam se cumprindo naquela ocasião, em sua missão. Começaram a murmurar, achando que Jesus estava indo longe demais. Todos o conheciam, era o filho do carpinteiro. Seus parentes eram todos conhecidos naquela vila de Nazaré. De onde lhe viria tanta sabedoria? E chegaram a expulsá-lo da sinagoga e da Vila.  A acolhida fria, desconfiada e violenta dos seus conterrâneos dava razão ao ditado "nenhum profeta é bem recebido em sua pátria ". Foi uma lamentação o que Jesus disse, não foi uma afirmação. Não é que tem que ser assim. Infelizmente, é assim que acontece.
"Santo de casa não faz milagres" é o ditado que ainda corre o mundo. Mas isto não quer dizer que seja uma coisa correta. Por que é que nós não damos valor à prata da casa? Por que vemos com desconfiança alguém que nós conhecemos que ascendeu na vida, que se tornou um profissional renomado ou assumiu uma posição de liderança em nossa vizinhança? Na verdade, quando desqualificamos alguém do nosso grupo, estamos desqualificando a nós mesmos. Não acredito no outro porque não acredito em mim.   Aquele discípulo de Jesus, Natanael, quando ouviu falar de Jesus fez um comentário preconceituoso que representava boa parte da opinião corrente: "Por acaso de Nazaré pode sair alguma coisa boa?". Olha o preconceito! Será que os conterrâneos de Jesus tinham introjetado esse preconceito contra eles mesmos? Ou será que trancaram o coração e a razão por pura inveja? Ou quem sabe agiram como nós continuamos agindo porque não nos valorizamos, não damos valor ao que é da terra, considerando que o melhor é sempre o de fora, o do outro grupo, o da outra rua.  Com certeza, foi tudo isso junto e muito mais.
Vamos guardar a mensagem
Jesus, pregando na Sinagoga de Nazaré, sentiu fortemente o descrédito dos seus conterrâneos, dos seus amigos de infância, dos seus parentes. Refletiu que isso repetia a história deles mesmos: a desvalorização das pessoas de sua convivência, movidos, quem sabe, pelo preconceito, pela inveja ou pela alienação de seu próprio valor. Nessa lógica humana, mesquinha, alienada, Jesus para ser o salvador enviado por Deus devia ter chegado de fora, com toda pompa e poder, quem sabe arrodeado por um exército luminoso de anjos, sei lá... Que viesse de fora, de outro país, ou pelo menos de Jerusalém, da capital ou fosse membro das elites de Israel. Mas essa não foi a lógica de Deus e não foi assim que Jesus realizou sua missão. São João foi claro: "O verbo se fez carne". Ele abaixou-se, assumiu a nossa fraqueza. Encarnou-se na periferia do mundo, identificou-se com os humildes e nos resgatou desde lá de baixo. Essa é a lógica de Deus. É nessa lógica que podemos reconhecer Jesus e crescer em direção à plenitude. Acreditar em nós mesmos. Valorizar as possibilidades de nossa própria condição. Apostar que santo de casa é que faz milagre.
Não é ele o filho do carpinteiro? (Mt 13, 55)
Vamos acolher a mensagem
Senhor Jesus,
Na sinagoga de Nazaré, vê-se claramente como o preconceito produz exclusão e violência. Os teus conterrâneos de Nazaré te expulsaram da cidade. E alguns mais exaltados queriam te empurrar no precipício. Verdade, o preconceito produz violência. Ao desclassificar uma pessoa (por razão de cor, de religião, de opção sexual, de classe social,...), deixamos de reconhecer a sua dignidade e ela torna-se alvo fácil do ódio, da discriminação, da violência física. Fortalece, Senhor, com a força do teu Santo Espírito, o nosso caminho de conversão para agirmos sempre com verdadeiro acolhimento das pessoas, com grande respeito à sua dignidade e à sua liberdade. Teu pai aqui na terra era um carpinteiro, um trabalhador. Tinhas orgulho dele, quando as pessoas te reconheciam como ‘filho do carpinteiro’. Abençoa, Senhor, todo o povo trabalhador que hoje celebra o seu dia. Conforta com a tua bênção os desempregados, tão numerosos e os aposentados também. Sustenta-nos, com o teu Espírito, no caminho da fraternidade e da justiça, neste momento tão difícil da pandemia. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vamos viver a Palavra
O Papa não precisa pedir, mas pediu. Pediu pra gente rezar o terço em casa, todo dia, neste mês de maio. Rezar individualmente ou em família. Rezar o terço é meditar o evangelho: é rezar a vida de Jesus, ao lado de Maria. Você topa o desafio? Neste mês de maio, rezar o terço todo dia. O dia de começar é hoje, primeiro de maio, abertura do mês mariano. Tomara que você tope!

A gente se encontra às 22 horas, na live da Oração da Noite nas redes sociais: facebook, youtube, instagram e no aplicativo Tempo de Paz.

Ωe. João Carlos Ribeiro, sdb

16 comentários:

  1. José Lúcio1/5/20 07:22

    Que aprendamos com a humildade e sabedoria de Jesus a reconhecer e valorizar as pratas da casa, que muitas vezes estão ao nosso lado, se dispondo a nos ajudar nos caminhos difíceis de nossa vida.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Já rezo o terço todos os dias e neste mês não será diferente.

    ResponderExcluir
  3. Rezo o terço todos os dias e reforço no mês de maio, adoro rezar o TERÇO O ROSÁRIO.

    ResponderExcluir
  4. Já fazemos isso mas vamos continuar fazendo com mais devoção.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo1/5/20 10:44

    Bom dia Padre João Carlos.
    Bem vindo maio!!!
    Peço ó Virgem Maria, mãe nossa, que nos proteja com seu manto sagrado a cada dia desse mês! AMÉM.
    Jesus querido, sustenta-nos com o teu espírito, no caminho da fraternidade e da justiça, neste momento tão difícil da pandemia. Só te peço, SENHOR, me fortalece, renova em mim a Esperança e aumenta minha Fé.
    SENHOR JESUS, daí a padre João Carlos e todos da AMA: fé , força e coragem para seguirem em frente sem nunca desistir...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Ó Deus, nosso Pai, eu LHE agradeço pela solenidade de São José Operário e por esse universo tão bonito que o SENHOR fez para nós. No entanto, me ajude com a VOSSA bênção. Me ajude cuidar do meio ambiente. Me ajude descansar e viver bem os dias santos. Me ajude ensinar com sabedoria e fé. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  7. Todos os dias aqui na nossa casa eu e meu marido rezamos o terço, as 19h.E pela manhã rezamos o evangelho que o Sr envia.obrigada .Pe Joao Carlos.Quem nós envia é um amigo e ficamos gratos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Padre João Carlos durante os 40 dias da quaresma eu rezei o terço por todos nós do mundo inteiro , AP partir de hoje vou continuar rezando para que por intercessão de Maria mãe de Deus e nossa mãe Santíssima nós ajude a ser perseverantes na fé como ela é e que possamos alcançar pelos seus méritos o perdão dos nossos pecados
      Por nosso senhor Jesus Cristo que conosco vive e reina para sempre amém

      Excluir
  8. Amém. Paz e fé irmãos.

    ResponderExcluir
  9. Padre João Carlos que bom que nosso santo padre o Papa nós fez este pedido para rezemos o terço durante este mês ,os 40 dias da quaresma eu rezei por todos nós do mundo inteiro e vou continuar rezando por todos nós que passamos por este momento tão difícil,
    Pesco a intercessão da Virgem Maria nossa mãe Santíssima au seu filho amado par que continuemos perseverantes na fé e confiantes

    ResponderExcluir
  10. Gratidão e proteção por mais um mês
    Maio mês de Maria nossa mãe rogai por nós.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS