PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: QUARENTENA DE QUARESMA

QUARENTENA DE QUARESMA

Quando seus irmãos já tinham subido, então, também ele subiu para a festa, não publicamente, mas sim como que às escondidas (Jo 7, 10)

27 de março de 2020.


Os tempos estão ficando difíceis para os seguidores de Cristo. Houve aquele tempo da perseguição do império romano, no início do cristianismo, com tantos mártires que continuamos a celebrar! Mais recentemente, no Brasil e em boa parte da América Latina, tivemos a perseguição da ditadura militar, difamando, sequestrando e torturando inúmeros cristãos. No momento atual, em muitas partes do mundo, mesmo nos países que foram marcados pela civilização cristã, cresce a intolerância e a agressividade contra a Igreja e a pregação do evangelho. Os grandes valores defendidos pelos cristãos, valores que fundam a vida em sociedade, estão sendo combatidos abertamente pelo desregramento sexual, o aborto, o consumo de drogas, a ideologia de gênero, o enfraquecimento da instituição familiar, o vilipêndio de símbolos religiosos... Em síntese, ser cristão hoje é estar na contramão, no contrafluxo de um mundo que está tomando a direção contrária. E assim, seguir Jesus vai significar, cada vez mais, incompreensões, discriminação, difamação, perseguição.

Nesse contexto, podemos entender melhor o evangelho de hoje que nos diz que Jesus evitava andar pela Judeia, por causa da perseguição e ameaças de morte à sua pessoa. E que, depois que os discípulos foram para a festa das Tendas em Jerusalém, ele seguiu depois deles, às escondidas. Então, o clima estava muito pesado. Razão tinham os discípulos que não queriam que Jesus fosse àquela festa. Mas, impressiona ver que, em seguida, Jesus aparece em público ensinando, para surpresa dos seus inimigos, que, assim em público, não podiam prendê-lo, pela reação do povo ou, como diz São João, porque não tinha chegado a sua hora. Muitos até estranharam que Jesus, procurado como estava, estivesse assim falando e movimentando-se em público, com tanta desenvoltura.

Do que Jesus estava dizendo, temos um trechinho no evangelho de hoje. Ele estava ensinando em alta voz, no Templo. Notem, em alta voz. “Vocês me conhecem. Mas, eu não vim por mim mesmo. Vocês não conhecem quem me enviou. Eu o conheço”. Dava pra todo mundo entender: Foi Deus quem o enviou, e aquela gente, embora estivesse no Templo de Deus, não o conhecia.

No livro da Sabedoria está escrito: Os ímpios, em seus falsos raciocínios, dizem: “Armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda. Vamos pô-lo à prova com ofensas e torturas, para ver sua serenidade e sua paciência. Vamos condená-lo à morte vergonhosa. Vamos ver se alguém vem socorrê-lo”. Conclui o livro santo: “A malícia os torna cegos”.

Guardando a mensagem

Estamos na preparação para a Páscoa. Independentemente dessa quarentena a que nos submetemos por causa do vírus, estamos na Quaresma. Aliás, o bom seria que, mesmo sem a ameaça do vírus, por causa da Quaresma, a gente estivesse mesmo mais recolhidos, mais reflexivos, mais orantes. Enfim, não há males que não venham para o bem. Então, Jesus chegou à páscoa da ressurreição passando pela paixão e pela morte de cruz. Nós, como seguidores de Jesus, não apenas acompanhamos o drama de sua paixão, mas reconhecemos que muitos irmãos passam também, perto ou longe de nós, por sofrimentos semelhantes, por causa de Jesus Cristo e do seu evangelho. Com eles, ficamos solidários. E ficamos sabendo também que seguir Jesus pode comportar para nós algum incômodo, algum sacrifício, algum sofrimento. E é aí que amadurece a nossa fidelidade.

Quando seus irmãos já tinham subido, então, também ele subiu para a festa, não publicamente, mas sim como que às escondidas (Jo 7, 10)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Às vezes, somos tentados a reduzir a religião a um pronto-socorro para nossos dramas e sofrimentos. Queremos fugir deles, queremos resolvê-los. Estamos sempre te pedindo isso, tu sabes bem. Mas, há um outro lado da fé cristã que este tempo da Quaresma nos ensina. Ser cristão é te seguir, caminhar segundo o teu evangelho. Isso nos põe na contramão dos que não conhecem os teus ensinamentos ou a eles se opõem. A nossa escolha por ti e por tua Igreja pode nos trazer incompreensão, discriminação, perseguição. Nesta hora, Senhor, ajuda-nos, com o dom do teu Santo Espírito, a nos mantermos firmes e a carregamos a cruz contigo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Escreva, hoje, no seu diário espiritual (seu caderno de anotações) uma breve oração pedindo em favor dos cristãos perseguidos por causa de sua fé.

Lembre de rezar a novena de Nossa Senhora Auxiliadora, para proteção de sua família. 

A gente se encontra, às 10 da noite, no facebook.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

21 comentários:

  1. Maria Emília senhor estende sua mão livra-nos, e ajude-nos atravessar esse deserto

    ResponderExcluir
  2. Deus abeçoe nosso mundo

    ResponderExcluir
  3. Padre João Carlos,gratidão sempre por todos os dias,nos fortalecer na fé com a palavra de DEUS,nosso carinho e nossas orações cuidando de vocês ai; DEUS, Nossa Senhora de Fátima e Santa Filomena os protejam sempre. AMÉM.

    ResponderExcluir
  4. Jesus, derrama teu Sangue sobre toda a humanidade, nós defenda dessa peste. Proteja Senhor, os médicos, enfermeiros, camioneiros, policiais, seguranças, porteiros e todos que precisam trabalhar nesse tempo. Amém.

    ResponderExcluir
  5. Senhor nos dê o livramento.

    ResponderExcluir
  6. Senhor nos proteja e nos livra de todos os males principalmente desse vírus que está matando tanta gente senhor , amém

    ResponderExcluir
  7. Obrigada padre João Carlos pelo empenho de nos ajudar com suas pregações nesta batalha que estamos passando que o senhor te proteja

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre,peço a Deus que o ilumine sempre ! Como aprendo com o senhor! O senhor é um grande evangelizador.Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Senhor Deus, tende Piedade de nós e do mundo inteiro

    ResponderExcluir
  10. Senhor tenham missericodia de nós e do mundo inteiro.
    Deus prover, Deus proverá tua missericodia não faltará.
    Deus Santo, Deus forte, Deus imortal tem missericodia de nós e do mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  11. Jesus tem misericordia de nos

    ResponderExcluir
  12. Senhor Jesus olhe por todos nós nos ajude sempre que isso que estamos passando nós sirva para aumentar nossa fé e nos aproximar de vós

    ResponderExcluir
  13. Meu Deus e Pai, eu LHE agradeço por todos os santos e santas da VOSSA igreja. Entretanto, me ensine fugir do pecado. Me ensine ser justo, paciente e puro. Me ensine ser um bom filho. Me ensine ter bons e santos pensamentos. Me ensine ter uma vida agradável a SANTÍSSIMA TRINDADE. Me ensine seguir o caminho da salvação. Me ensine vencer o sofrimento. Me ensine evangelizar com sabedoria e fé. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  14. Padre João Carlos um bom e abençoado dia ao senhor e todos que lhe acompanham,meu muito obrigada por está todos os dias nos pregando e explicando o santo evangelho que não é tão fácil seguirmos,mais com a ajuda de de Deus vamos procurando como cristãos fazer tudo para seguir os ensinamentos de Jesus Cristo. O mundo nos assusta com os seus ensinamentos falsos dizendo que não precisa fazer sacrifícios,mais o Divino ESPÍRITO SANTO nos ilumina e nos dá força para irmos sempre pelos caminhos de Deus que não são fáceis mais se vencermos as tentações deste mundo e os sofrimentos que nos afligem temos a certeza de que um dia estaremos juntos de Deus felizes e glorificando as três pessoas da santíssima Trindade E MARIA SANTÍSSIMA. SOCORRO MARTINS.

    ResponderExcluir
  15. Façamos nossa casa um santuário de orações pelas pessoas que estão sofrendo e pelos profissionais que estão na linha de frente de combate ao coronavírus.

    ResponderExcluir
  16. Deus nos proteja dessa pandemia e permita que o sacrifício da quarentena não prejudique nossas necessidades diárias.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Padre João Carlos. Onde estiveres que Deus acima de tudo te proteja de todo mal e abençoe sua tarde e sua vida.
    SENHOR JESUS, ajuda-nos,com o dom do teu Sañto Espirito , a nos manteremos firmes a carregamos a cruz contigo.
    Padre João Carlos, que está tarde seja iluminada e repleta das melhores bênçãos do CRIADOR em sua missão evangelizadora .Paz e bênçãos para todos da AMA...

    ResponderExcluir
  18. Boa noite Pé João Carlos lendo o evangelho e a meditação vemos que nos dias de hoje está cada vez mais difícil seguir o caminho de Cristo , mais não é impocivel quando nos colocamos a nossa vida a vontade de Deus por que somos perseguindos até mesmo dentro de nossas famílias
    Que Deus continue abençoando todos os nossos saserdotes dos colaboradores do palavra de Deus

    ResponderExcluir
  19. Senhor tem misericórdia de nós e do mundo inteiro.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS