PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: OS TRÊS PRESENTES

OS TRÊS PRESENTES

Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes (Mt 2, 11)

05 de janeiro de 2019.

Toda criança, no seu nascimento, ganha presentes. Ganha fralda, mamadeira, sabonetes, brinquedinhos... Tios, avós, padrinhos, conhecidos cada um traz uma coisa. Sinal de satisfação pela chegada do bebê e reforço nos laços de amizade com a família da criança. O menino Jesus também ganhou presentes, no seu nascimento. Estranhos viajantes chegaram a Belém para visitá-lo. Depois de reverenciá-lo, deram-lhe presentes. Na verdade, presentes de pouca utilidade imediata, mas tudo bem.

Hoje é o dia da festa da visita dos magos ao menino Jesus, o Domingo da Epifania, celebrada popularmente como festa de reis. A cena está narrada no evangelho de São Mateus. Os magos do Oriente viram surgir uma estrela e chegaram  a Jerusalém procurando “o recém-nascido rei dos judeus”. Depois de idas e vindas, consultas aos sábios e uma conversa com o rei Herodes, seguiram para Belém. A estrela voltou a aparecer e os conduziu ao local onde estava o bebê. Depois da visita, seguindo orientação de um sonho, voltaram por outro caminho, não dando ao rei a informação do endereço da criança. 

O evangelho não nos diz o significado dos presentes que o menino ganhou: ouro, incenso e mirra. A tradição, porém, nos tem oferecido muitas indicações. O ouro, mineral nobre e valioso, pode significar o reconhecimento de Jesus como Rei, como filho de Davi. O incenso, uma resina cheirosa usada no culto, pode representar o reconhecimento de Jesus como Deus. A mirra, uma substância perfumada usada para embalsamar os corpos dos falecidos, pode significar o reconhecimento de Jesus como Homem, sujeito à morte. 

O certo é que mesmo ainda hoje, existe o costume de, ao se fazer uma visita a uma pessoa importante, levar um presente. Na Bíblia, há também muitos exemplos disso, especialmente quando se trata de um visitante do Oriente. Lembre o caso da Rainha de Sabá que foi a Jerusalém fazer uma visita ao rei Salomão. Está no segundo livro das Crônicas que “ela deu ao rei quatro mil e duzentos quilos de ouro e grande quantidade de especiarias e de pedras preciosas”. Esses presentes são o reconhecimento da rainha do Oriente à grandeza e à sabedoria do rei Salomão.

A partir desse exemplo da rainha de Sabá e de muitos outros na Bíblia e na história dos povos antigos, é possível entender que os presentes dados a uma personalidade são sinal de aliança e submissão. Os magos do Oriente, ao abrirem seus cofres e oferecerem presentes ao menino estavam demonstrando amizade ao futuro rei e reconhecendo sua supremacia sobre eles. Ofereceram aquilo que de mais precioso os representava. Suas regiões eram produtoras de riquezas e especiarias. Incenso e mirra eram produtos valiosos transportados por comerciantes dessas regiões. 

Por outro lado, vemos, à distância, que os presentes antecipam a boa acolhida que os pagãos dariam à pregação do evangelho. Com os magos, compreendemos que Jesus é o salvador de toda a humanidade. 

Guardando a mensagem

Os presentes oferecidos no nascimento de uma criança reforçam os laços de amizade com sua família. Os presentes dos magos mostraram a adesão das nações pagãs ao Salvador, que veio para todos. Os magos ajoelharam-se diante do menino e o adoraram. E ofereceram-lhe algo de precioso que representaram consideração, submissão e aliança com o novo rei. O ouro pode representar suas posses, suas rendas, sua riqueza. O incenso pode representar sua religiosidade, suas crenças. A mirra pode representar o cuidado com a vida, o corpo e sua preocupação com a imortalidade. Se os presentes dos magos podem representar submissão e aliança com o novo rei recém-nascido, podemos nos perguntar que presentes representam hoje nossa adesão a Jesus, nosso Deus e Salvador. 

Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes (Mt 2, 11)

Rezando a palavra 

Senhor Jesus, 

Os presentes dos magos, por um lado, revelaram o reconhecimento deles em relação à tua realeza, à tua divindade e à tua humanidade. Por outro lado, os presentes foram sinal de sua adesão à tua pessoa, de submissão ao teu senhorio e de aliança contigo. Que presentes poderíamos trazer a ti, como compromissos neste início de ano, Senhor? O ouro pode representar nossos ganhos, nossa sobrevivência, nossas posses. O dízimo pode ser o nosso ouro. O incenso pode representar nossa vivência religiosa, nossa adoração. A missa dominical pode ser o nosso incenso. A mirra pode representar nosso compromisso com a vida ameaçada, com as crianças pobres, com os desempregados. Nosso empenho na campanha da fraternidade deste ano pode ser a nossa mirra. Recebe, então, Senhor, os nossos presentes. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra 

Primeiro, leia em sua Bíblia, o evangelho de hoje: Mt 2,1-12. Segundo, leia o texto desta meditação (se ainda não o fez). 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb – 05 de janeiro de 2019.



16 comentários:

  1. Respostas
    1. Abençoado padre joão carlos muita Paz,Amor e Sabedoria em 2020 na sua vida missionária.Nossos presentes a Jesus sejam nossas missões aos pobres necessitados a palavra de Jesus.

      Excluir
    2. Tú és o meu amor Jesus
      Tú és meu único e grande amigo
      Eu estou apaixonado por ti Jesus
      Eu te Amo Jesus

      Excluir
    3. Melchior ou Belchior tem o mesmo significado Gaspar e Baltazar que na verdade poderiam ser Sacerdotes e não Rei minha irmã Ester.

      Excluir
  2. Eu creio Senhor, mais aumentai a minha fé

    ResponderExcluir
  3. Graças a Deus. Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo. Que a Paz reine para para a humanidade do mundo inteiro Amem!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos! que dia abençoado, com as palavras do senhor eu agradeço a Deus todos os dias por receber essas palavras Lindas e abençoada o Senhor é um anjo Iluminando que enviou nas na minha vida obrigado Deus te cubra de muita bênção e paz 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos. Gratidão por receber a MEDITAÇÃO E a linda reflexão do Evangelho de hoje. Ajoelharam-se diante dele e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes ( Mt 2, 11) Hoje comemoramos a festa dos Reis . Os três reis magos foram até Belém visitar o menino Jesus e deram seus presentes: ouro, incenso e mirra. SENHOR JESUS,nossa luz e Salvador do mundo eu também quero te fazer a oferta do meu coração do meu amor profundo... Recebe então, SENHOR, nossos presentes. Padre João Carlos, o nome dos três reis magos era: Melquior ou Belchior, Baltazar e Gaspar. A minha pergunta é: porquê na Bíblia não se encontra o nome dos três reis magos? Desejo que Deus abençoe o padre João Carlos e todos da AMA. Tenham um domingo muito feliz repleto de muita saúde e muita paz.

    ResponderExcluir
  6. Pe.João Carlos, bom dia. Que Deus o ilumine sempre para continuar sua missão

    ResponderExcluir
  7. Padre João Carlos,um abençoado dia para o sr. na paz de JESUS e no amor de MARIA. sua bênção.

    ResponderExcluir
  8. Criador inefável, eu LHE agradeço pela Solenidade da Epifania do Senhor. Todavia, me conceda a graça de seguir a luz do Céu. Me conceda a graça de glorificá-Lo com humildade. Me conceda a de ofertá-Lo o que eu tenho de melhor. Me conceda a graça de seguir o caminho da santificação. Me conceda a graça de adorá-Lo da melhor forma possível. Me conceda a graça da minha conversão. Me conceda a graça de viver com alegria. Me conceda a graça de ter bons sonhos. Me conceda a graça da minha conversão. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  9. Olha pra quem acha que o mundo vai acabar. Mateus 24-36 aquele dia e aquela hora. Ninguém o sabe. nem mesmo os anjos do Céu. e sim o Pai .

    ResponderExcluir
  10. Pe João Carlos boa noite que Deus abençoe sempre por tudo que nos encima cada dia aprendemos comas lindas meditações que nos envia
    Agradeço também ao pé Jair e peço a Deus todos os dias portos os sacerdotes obrigado por por tudo

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS