PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O SAULO QUE VIROU PAULO

O SAULO QUE VIROU PAULO


Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a toda criatura (Mc 16, 15)
25 de janeiro de 2020.
Depois de ressuscitado, Jesus despediu-se do seu grupo e lhe entregou solenemente a missão. “Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a toda criatura”. O grupo dos doze, que ele tinha escolhido pessoalmente, estava incompleto. Um tinha se perdido, Judas Iscariotes. Ainda assim, ele confiou nos onze, e lhes deu esse mandato de levar o evangelho ao mundo todo. Quando ouvimos essa palavra, logo pensamos no evangelho-livro ou nos quatro evangelhos do Novo Testamento. E estamos certos. Mas, podemos alargar essa compreensão. O ‘evangelho’ é a boa notícia de que Deus enviou seu filho para nossa salvação. O evangelho, a boa nova, é a pessoa de Jesus entre nós, nos integrando no reinado de Deus. E só quem o conhece, quem o encontrou, pode anunciá-lo. Os onze são testemunhas dele. Vão comunicar sua experiência a todos. Eles o conhecem, conviveram com ele.
Esse texto ocorre hoje por uma razão especial. Hoje, celebramos a conversão de um douto fariseu, ardoroso defensor da Lei de Moisés, reconhecido perseguidor do grupo de Jesus, Saulo. Ele também teve seu encontro com Jesus. Saulo estava à frente de uma delegação com ordens de prisão dos seguidores de Jesus, na cidade de Damasco. Na viagem, pelo meio dia, uma luz fortíssima o envolveu, o derrubou. “Saulo, Saulo, por que me persegues?”. “Quem és tu, Senhor?”. “Eu sou Jesus de Nazaré, a quem tu estás perseguindo”. Seus companheiros o levaram, cego, a Damasco. Lá, ele encontrou-se com Ananias. Ananias lhe disse: “Saulo, meu irmão, tu serás a sua testemunha, diante de todos os homens, daquilo que viste e ouviste”. Daí pra frente, Saulo virou Paulo, a testemunha de Jesus, de quem fora ferrenho perseguidor.
Então, o evangelho é um testemunho do encontro que muitos tiveram com Jesus. E esse anúncio pede uma resposta. No evangelho de São Marcos, a resposta esperada é clara: crer.  Quando Jesus começou sua pregação, avisando a chegada do Reino de Deus, pediu uma resposta a este anúncio: “convertam-se e creiam”. A fé é a resposta à pregação do evangelho. Fé que se concretiza em mudança de mentalidade, mudança de comportamento, conversão. Fé que se celebra no batismo. “Quem crer e for batizado, será salvo”.  Também a Saulo, foi indicado o batismo. Ananias lhe disse, naquele encontro: “E agora, o que estás esperando? Levanta-te, recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o nome dele (o nome de Jesus)”.
E por que o batismo? No batismo, celebramos o perdão dos pecados que Jesus nos alcançou por sua morte e ressurreição. Pelo batismo, nos é aplicada a graça da redenção. Nele, somos lavados dos nossos pecados, pela ação do Santo Espírito. Mas, para batizar-se é preciso crer, acolher na fé a pessoa de Jesus, o filho de Deus. Por isso, quem não crê está perdido, continua no seu pecado, permanece na sua condenação.
Guardando a mensagem
Fazendo memória da conversão do apóstolo Paulo, nos damos conta que somos chamados a um encontro pessoal com Jesus. É desse encontro que damos testemunho.  E, como suas testemunhas, participamos da missão que foi entregue à toda a Igreja: levar essa boa notícia a toda criatura. Nós o encontramos ou ele nos encontrou, nele reconhecemos o filho de Deus. E reconhecemos que sua obra redentora foi em benefício de todos. Essa pregação deve suscitar a fé, a adesão à pessoa de Jesus e a tudo o que ele ensinou. Nessa fé, nos batizamos, renovando nossa vida em Deus e recebendo a graça da filiação divina.  A palavra nos pede hoje que cultivemos o encontro pessoal com o Senhor e nos tornemos sempre mais corajosas testemunhas sua, onde vivemos e onde possa chegar nossa voz.
Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a toda criatura (Mc 16, 15)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Nós fomos alcançados pela pregação do teu evangelho. Chegou até nós o alegre anúncio de tua vida, de tuas palavras, de tua morte redentora em nosso favor. Obrigado, Senhor. Obrigado pela fé com que temos respondido ao teu evangelho, isso também é graça. Na fé dos nossos pais e padrinhos, fomos batizados na tua morte e ressurreição. Obrigado, Senhor. Hoje, queremos renovar nossa adesão a ti e ao teu evangelho. Aumenta, Senhor, a nossa fé. Faz-nos um povo mais missionário, testemunhas mais corajosas do teu santo nome. Que ele seja bendito, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Festejando hoje a conversão de São Paulo, peça a Deus a graça da conversão, da conversão sempre mais perfeita. Amanhã é o Domingo da Palavra de Deus. É bom programar o melhor momento do dia para este encontro precioso com o Senhor e sua Comunidade. 
25 de janeiro de 2020
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb





25 comentários:

  1. É maravilhosa a palavra de Deus,Quero cada dia Mas a minha converçao����������������������������������������������������������������

    ResponderExcluir
  2. Maria Emília, eu quero espírito santo vem em meu auxílio. e renove o meu batismo, que eu creia e confie. Confirme a graça de Deus que está em mim 🙏

    ResponderExcluir
  3. ornilda soares Bom dia padre João Carlos. Obrigado meu pai por cada dia saber mais da palavras do senhor amém 🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  4. Como é linda a palavra de Deus.Obrigada por nós enviar para que possamos compartilhar com os que precisam ouvir

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos
    Senhor Jesus obrigada pó mim renovar a cada dia,purificame nas tuas águas do batismo ajudar a ter força e coragem para testemunhar o teu santo nome amém 🙌👏 💙

    ResponderExcluir
  6. Bom dia. Palavra que nos convoca a conversão diária. Obrigada pelas reflexões.

    ResponderExcluir
  7. Pai de bondade e misericórdia, dá-me sabedoria fé esperança de um mundo melhor. Melhor para as famílias que está desempregados, vivendo de migalhas cai da mesa de quem tem muito. Obrigado Senhor Jesus Cristo por tudo.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia a paz de jesus, Senhor renova o meu batismo e aumentai a minha fé.

    ResponderExcluir
  9. Palavra linda. Bom dia! Para refletirmos no nosso dia.

    ResponderExcluir
  10. Senhor perdoai os pecados de meu neto e tende misericórdia de minha e meu filho. Amem 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  11. GRATIDÃO, Ó DEUS,por este dia que começa na tua Santa Paz e sob tua projeção. Vão pelo mundo inteiro e anunciam o evangelho a toda criatura (Mc16,15) SENHOR, aumenta a nossa Fé, para que possamos participar da missão que foi entregue à toda Igreja. SENHOR, pela fé queremos renovar a nossa adesão à ti e ao teu Evangelho. DEUS, dai-me a graça da conversão sempre mais perfeita... para padre João Carlos e toda equipe da AMA, desejo que Deus abençoe poderosamente este final de semana com muita saúde e muita paz.

    ResponderExcluir
  12. Deus abençoe está palavra de vida nova todos os dias assim temos oportunidade de estar sempre nos corrigindo de nossas atitudes e cada dia convertendo e procurando ser melhor , obrigada por Deus nos falar por vossa boca.

    ResponderExcluir
  13. Amém Gloria a Deus pai filho espírito santo no céu E todos nos pecadores vivendo seu amor todos os dias na face da terra

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pé João Carlos que maravilha estás palavras

    ResponderExcluir
  15. Obrigada pé João Carlos que maravilha estás palavras

    ResponderExcluir
  16. Renova me Senhor com seu espírito.

    ResponderExcluir

  17. Padre João Carlos,abençoado seja seu dia,obrigada por esta meditação enviada,DEUS ilumine e te proteja sempre,fique com nossas orações.

    ResponderExcluir
  18. Senhor Jesus eu acredito na ressurreição mais aumentar a minha fé.


    Bom dia Padre João Carlos que esse sábado seja um sábado de muitas alegrias e e que Deus esteja sempre presente em nossas vidas amém

    ResponderExcluir
  19. Amém padre João Carlos Boa tarde, obrigada pelas suas palavras tão lindas

    ResponderExcluir
  20. Boa noite padre sua benção obrigada pela palavra. Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  21. Senho que eu seja merecedor do vosso perdão e que seja renovada a cada dia minha fé para se cumpra a vossa vontade e não a minha.

    ResponderExcluir
  22. O Senhor seja sempre o caminho, a vida e a paz dectodos os povos!

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde Padre João Carlos, peço desculpas pôr não te respondido ante.peco forças todos os dias, prá seguir, sem para no meio do caminho. Obrigado Padre pelas meditações, que me ajudar a caminho.🙌🙌🤗

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS