PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O QUE VOCÊ QUER COM JESUS?

O QUE VOCÊ QUER COM JESUS?

Jesus perguntou: “O que vocês estão procurando?” (Jo 1, 28)
04 de janeiro de 2020
Foi a pergunta de Jesus aos dois que o estavam seguindo. Os dois eram discípulos do Batista. Ao escutarem que Jesus era o “Cordeiro de Deus”, eles foram atrás dele. “O que vocês estão procurando?”. Esta é a primeira palavra de Jesus, no evangelho de São João. Com certeza, essa palavra não vale só para os dois que queriam saber mais sobre ele.
Jesus fez o convite: “venham e vejam” aos dois que o estavam acompanhando e queriam saber onde ele morava. Eles o seguiram, viram onde ele morava e ficaram por lá naquele dia. Daí pra frente, eles se tornaram discípulos de Jesus. E uma das primeiras coisas que fizeram foi informar a outras pessoas que tinham encontrado o Messias.
Muita gente está na condição daqueles dois, atrás de Jesus. Mas, o que de fato estão procurando? Grosso modo, apenas para organizar o pensamento, podemos identificar três grupos de pessoas que atualmente estão buscando o Senhor.
O primeiro grupo é o dos admiradores. Quando se trata de uma pessoa famosa, badalada pela mídia, global como se diz, não faltam fãs, admiradores, curiosos loucos para verem pessoalmente esse personagem, conseguirem um autógrafo, e quem sabe a glória, tirarem uma selfie com a celebridade. Certamente, há quem se aproxime assim de Jesus. Gente fascinada por sua fama, seu poder, sua glória, gente movida pela curiosidade, pelo deleite de se aproximar de alguém importante, famoso, poderoso. “O que vocês estão procurando?”. Uma celebridade para aplaudir, para louvar, mas sem compromisso com ela, claro.
O segundo grupo é o dos interessados.  Este grupo igualmente eufórico está buscando Jesus. São os que estão atrás de curas, graças, milagres. Estão desesperados e buscam uma tábua de salvação. E vale qualquer porta onde se prometa a solução para seus dramas e sofrimentos: a doença, o desemprego, a desunião dentro de casa. “O que vocês estão procurando?“. Uma força que possa oferecer alívio e solução para as dores e os dramas humanos.
O terceiro grupo é o dos seguidores. Buscam um caminho para seguir. Querem conhecer, amar e seguir uma pessoa concreta, humana e divina, que foi, em sua vida humana, companheiro de jornada e, agora em sua glória, é modelo e guia de vida nova. Não querem uma selfie para o seu instagram. Querem caminhar ao seu lado, na vivência de sua palavra, de seus ensinamentos. Não querem simplesmente alcançar um milagre para antecipar já na terra o paraíso. Querem marchar ao seu lado, santificando seus passos na direção de uma eternidade feliz.
Guardando a mensagem
A pergunta que Jesus fez aos dois discípulos de João Batista que começaram a segui-lo serve para nós hoje. “O que vocês estão procurando?”. Uns se aproximam de Jesus como curiosos, como fás, admiradores. Aplaudem, louvam, mas não se comprometem com ele. Outros o buscam como pronto socorro para seus dramas ou para garantir-lhes vitórias e conquistas. Não estão interessados no seu ensinamento, mas em tirar proveito do seu poder em seu favor. Um terceiro grupo o busca como caminho, modelo e guia. Acolhe o seu ensinamento, pauta-se por ele. Ele é o salvador, ele dá sentido à marcha de suas vidas. Com ele, esforçam-se para ser melhores e para melhorar o mundo. “O que você está procurando?”
Jesus perguntou: “O que vocês estão procurando? (Jo 1, 28)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Tu disseste aos dois que começaram a te seguir: “Venham e vejam”. Eles foram, viram e permaneceram contigo. Tornaram-se teus discípulos, teus seguidores. Também nós, Senhor, queremos te conhecer, te amar, te seguir. Não queremos ter contigo um relacionamento de fãs, somos teus discípulos, aprendemos a viver contigo. Não podemos continuar, como pagãos, colocando-nos no centro deste relacionamento, buscando apenas o nosso interesse. Tu és o nosso Mestre, o nosso Deus e Salvador. Somos o povo que redimiste pela tua cruz e ressurreição. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Tire um tempinho para pensar: Em qual dos três grupos, você está se encaixando mais? Se houver oportunidade, troque ideias com alguém sobre a meditação de hoje.
Pe. João Carlos Ribeiro - 04 de janeiro de 2019

17 comentários:

  1. Põe favor, alguém pode me dizer como enviar essas mensagens para o whatsapp?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc aperta em cima da mensagem vai aparece uma uma faixa azul, com o dedo vc leva vc a faixa azul por toda mensagem depois aperta cópia depois é só compartilhar

      Excluir
    2. JESUS, nosso Único Bemm! Nosso Deus SALVADOR!

      Excluir
    3. Que Deus esteja sobre minha vida e de toda minha família mas que primeiramente eu o tenha acima de tudo em minha vida

      Excluir
    4. Jesus nosso bem maior nisso caminho verdade e vida.minha direção

      Excluir
  2. Eu quero também está bem próxima de ti. Porque o senhor Deus é tudo que eu preciso na minha vida.

    ResponderExcluir
  3. Peço a deus todos os dias sabedoria na palavra,sei muito pouco,quando os evangélicos bate na minha porta às vezes ñ abro,porque não sei falar muita coisa.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos.Deus lhe cobra de muitas graças e lhe conceda saúde, paz e muito amor... Agradeço a linda mensagem que nos transmite a MEDITAÇÃO de hoje e a REFLEXÃO. Jesus perguntou: "O que vocês estão procurando"? ( Jo 1, 28 ) Jesus, quero caminhará ao seu lado, na vivência da sua palavra, de seus ensinamentos, de uma eternidade feliz. Tu és o nosso Mestre, o nosso Salvado...Senhor, mais uma vez te peço: continua abençoando a vida de Padre João Carlos para que ele possa caminhar a teu lado transmitindo as palavras do teu Evangelho a toda criatura...obrigado, ó Deus!!!...

    ResponderExcluir
  5. Senhor tende misericórdia de mim.Nao me vejo em nenhum dos grupos e sim sou uma entre o 2o e 3o grupo. Do 2o grupo quero alívio para meus sofrimentos atuais, e do 3o o Senhor Jesus foi modelo para mim como seguidora de sua palavra.as vezes me afastando e me tornando pecadora e logo voltando ao teu rebanho. Amém

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!
    Quero te seguir Senhor, me ajuda nesta caminhada.
    Aumenta minha fé.

    ResponderExcluir
  7. Padre João Carlos,abençoado seja o seu dia e de todos por aí, muito obrigada por iluminar e abençoar o meu dia, através de sua voz e desta meditação,rica em detalhes,fique com minhas preces.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Pe João Carlos,peço a sua bênção. Agradeço a sua mensagem e reflexão eu acho que estou incluída no segundo e terceiro grupo dos seguidores de Jesus quero seguilo para que ele me alcance a saúde se esta for a sua santa vontade para seguilo melhor mais para mim o importante é seguilo em toda caminhada carregando a cruz para quando chegar a eternidade ganhar a minha salvação não importa sofrimento logo passa o que eu quero é seguilo e está com ele na eternidade sem fim. Socorro Martins

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos que seu final de semana seja Iluminada de muitas bênçãos muito Importante e maravilhoso escutar essas palavras de bênção Deus abençoe 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. Eterno Pai, eu LHE agradeço por todos os papas. Contudo, me ajude seguir o caminho da salvação. Me ajude praticar a justiça. Me ajude fugir do pecado. Me ajude ser fiel a SANTÍSSIMA TRINDADE. Me ajude ser um bom filho. Me ajude amar com perfeição. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude segui-Lo com fé, confiança, esperança, amor e humildade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  11. Deus seja bendito Padre João Carlos essa palavra hoje eu escutei pela amanhã todos os dias Jesus foi essa pergunta o que está procurando logo vem minha resposta que eu quero para curar é fazer a vontade dele sempre minha vida sempre fazer seguir os caminhos que ele passou para mim seja nos caminhos bons ruins aquele que me vier que eu sei que ele sempre vai me levar no caminho da Vitória porque Sem luta não há vitória e vou amar eternamente e escolha do terceiro grupo Jamais quero deixar Jesus de lado mesmo que venha as provações maiores que possa ser aquelas que possa falar assim que desceu Deus eu sei que se Deus está comigo se Deus que me ama esse Deus que não me deixa o momento nenhum mesmo nos momentos de solidão de dor de estar comigo sua benção Padre Deus te abençoe pede por nós pede por nós a Deus

    ResponderExcluir
  12. Sim, no terceiro grupo, eis-me aqui Senhor.Eu creio em ti, mais aumentai a minha fé.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS