PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ELE TOMOU O SEU LUGAR

ELE TOMOU O SEU LUGAR

Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade, ficava fora, em lugares desertos (Mc 1, 45)
16 de janeiro de 2020
Um leproso chegou perto de Jesus e pediu para ser curado. Jesus, cheio de compaixão, tocou nele e o curou. Mas, lhe pediu para não dizer nada a ninguém. Que fosse logo ao Templo para comprovar que já estava bom e fazer a oferenda necessária, para ser reintegrado na sua comunidade. Mas, ele saiu divulgando o acontecido. Resultado: Jesus já não podia mais entrar publicamente numa cidade. Tinha que ficar fora, em lugares desertos.
No tempo da Bíblia, lepra era qualquer doença de pele que se apresentasse um tanto repulsiva. Nem tudo era propriamente a hanseníase como nós a conhecemos. Não havia cura para esse mal, diferentemente de hoje. E o leproso era afastado da convivência da família e da sociedade de uma maneira muito dramática. As leis, a um tempo civis e religiosas, estavam codificadas no Livro do Levítico, o terceiro livro da Bíblia. Por essas leis, o leproso tinha que ser excluído da comunidade, andar com as roupas rasgadas e cabelo desgrenhado, o rosto ou a barba cobertos e permanecer sempre fora das áreas de moradia. Leproso era um condenado. Devia ficar fora, excluído, afastado de todos. E ainda mais, ao se aproximar de qualquer um devia gritar que era impuro, pra ninguém chegar perto.
Impureza era um conceito a um tempo religioso e sanitário. Impuro era quem estivesse afastado da bênção de Deus. No tempo de Jesus, impuro, além do leproso, era quem entrasse em contato com estrangeiros, com sangue ou mesmo tivesse tocado num corpo sem vida. A impureza só se resolvia no Templo, oferecendo-se um sacrifício. Quem ficasse bom da lepra devia comparecer no grande Santuário, e comprovada a sua cura, oferecer um cordeiro em reparação expiatória para ser declarado puro e retornar ao convívio familiar. Por isso, Jesus sempre manda os leprosos se apresentarem aos sacerdotes, para serem declarados puros. Mas, claro, não é o Templo quem os purifica, mas sim o próprio Jesus.
O leproso no fundo é um representante do pecador. O pecador, sim, é esse impuro que se distanciou de Deus e está fora da comunhão com o seu Deus e Criador. O pecador é o Adão que foi expulso do paraíso, ficou fora. Ele e Eva, sua mulher e companheira de desobediência. João Batista identificou Jesus como o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Na verdade, não é o cordeiro sacrificado no Templo que limpa o pecador, é Jesus quem nos liberta do pecado. Ele, sim, é o cordeiro de Deus que tira o pecado. E como ele fez isso? Tomando o nosso lugar, pagando por nós.
Vamos guardar a mensagem
O leproso é um representante do pecador. São Paulo escreveu com todas as letras: "o salário do pecado é a morte". Essa é a sorte do pecador, sua pena: a morte. Na cruz, Jesus tomou o nosso lugar, morreu por nós, isto é, morreu em nosso lugar. Expiou o nosso pecado. Ele o fez oferecendo-se a si mesmo ao Pai, como humano que era e como Deus verdadeiro que sempre foi. O Pai recebeu essa oferenda expiatória: seu filho, humano e divino, ofereceu sua vida, morreu em nosso lugar. Foi expiada nossa culpa. Note como termina o evangelho de hoje. Jesus já não podia entrar na cidade, tinha que ficar fora, em lugares desertos. Ele assumiu o lugar do leproso. O leproso é quem devia ficar fora, excluído, marginalizado. Jesus tomou o nosso lugar de pecador, de leproso, ficou do lado de fora. Fisicamente, morreu fora da cidade, banido, executado como malfeitor, como pecador. Tomou o nosso lugar. Foi assim que expiou o nosso pecado.
Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade, ficava fora, em lugares desertos (Mc 1, 45)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Essa história do leproso é surpreendente. Os leprosos, somos nós os pecadores. O pecador está excluído da comunhão com Deus e com os irmãos. Pôs-se do lado de fora. O pecado nos conduz à morte. Mas, tu, na tua compaixão, nos purificaste, assumindo o nosso lugar de pecadores. Morreste no nosso lugar. Na santa missa, repetimos teus gestos e palavras ao ofereceres tua vida por nós: "Este é o cálice do meu sangue, o sangue da nova e eterna aliança que será derramado por vós e por todos para remissão dos pecados". Tua morte - teu sangue derramado como um cordeiro oferecido em sacrifício - expiou nossa culpa, remiu nosso pecado. Obrigado, Senhor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vamos viver a palavra
Vou pedir pra você ler o texto de hoje na sua Bíblia (Marcos 1, 40-45). Mas, leia substituindo a palavra “leproso” pela palavra “eu”. O leproso é você. Sou eu.
16 de janeiro de 2019

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. Maria Emília Jesus só o seu poder faz as lepras desaparecer

    ResponderExcluir
  2. BOM dia padre João Carlos como é bom acordar com essas palavras de bênção palavras Linda e abençoada o Evangelho é sobre o leproso que todos os leprosos sejam curados.Éssa mensagem de hoje é muito Importante pra nós obrigado pela meditação a suas palavras de bênção.Deus abençoe 🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  3. Sinto falta da palavra nos áudios. Meu tempo é corrido eu costumava ouvir dirigindo o carro... Hoje quase não tenho tempo para ler.

    ResponderExcluir
  4. Como é gratificante ouvir suas meditacpes que o grandioso Deus abençoe sempre sua vida, Padre!
    Sou de ITABAIANA-SERGIPE e me chamo Renilton Cardoso de Souza Júnior.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos estou aqui com o coração em paz
    Começa o dia com essa palavra de evangelização que Deus te proteja e te ilumine sempre 👏👏💕

    ResponderExcluir
  6. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!
    O evangelho de hoje nos faz refletir como somos pequenos, diante da glória do Senhor.

    ResponderExcluir
  8. Cruz ( ˘ ³˘)♥(゜o゜;༎ຶ‿༎ຶ
    Amém

    ResponderExcluir
  9. Amém 🙏 que Jesus, nos abençoe hj e sempre....

    ResponderExcluir
  10. Peço oração pra mim estou completando ano hoje .obrigado senhor por mais um ano de vida

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Padre João Carlos Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade,ficava fora, em lugares desertos (Mc1,45) SENHOR Jesus, somos pecadores, mas tu, na tua compaixão,nos purificaste,assumindo nosso lugar de pecadores. Jesus, tu assumisse o lugar do leproso... Está MEDITAÇÃO de hoje,é muito importante para nossas vidas... O Evangelho de hoje nos fala do leproso que Jesus curou. SENHOR JESUS,que todos os leprosos sejam curados com a tua bênção. Obrigado , SENHOR , por Este dia que estamos vivendo na tua Santa Paz e sob tua proteção...Padre João Carlos e taxa equipe da AMA, tenha uma tade muito feliz repleta de muita saúde e muita paz.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite padre João Carlos,muito importantes o evangelho de hoje uma meditação consoladora para nós leprosos temos Jesus que continua a nos curar de toda lepra do pecado basta pedirmos com fé ele tem todo poder de nos curar de todo tipo de lepra ele é nosso pai salvador. Obrigada Jesus pela vossa misericórdia.

    ResponderExcluir
  13. Ó Deus criador do universo, eu LHE agradeço por tanto amor e carinho. Contudo, me ajude vencer as dificuldades da vida. Me ajude rezar da melhor forma possível. Me ajude com a VOSSA proteção. Me ajude viver com alegria. Me ajude adorá-Lo com sinceridade. Me ajude curando os doentes do corpo e da alma. Me ajude agir com muito amor e compaixão. Me ajude obedecê-Lo. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS