PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: AS CRIANÇAS DE BELÉM

AS CRIANÇAS DE BELÉM

Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! (Mt 2, 13)
28 de dezembro de 2019
Era pra toda essa oitava do natal ser de festa e de alegria. Afinal, é o natal do Senhor. Só que o nascimento de Jesus, em Belém, foi num ambiente de muitos problemas e conflitos. Parece que, nesta nossa vida, não há, assim, uma alegria pura, isenta de dificuldades. E isso se deve ao nosso contexto social, à maldade, à violência, à opressão que ameaçam nossa vida. O próprio nascimento do Salvador se deu numa estrebaria de animais, porque, como diz o livro santo “não havia lugar para eles”. E logo logo a pobre família teve de migrar para outras terras, fugindo da ameaça de morte decretada por Herodes.
A criança recém-nascida é um ser inteiramente dependente e indefeso. Ela precisa dos pais para tudo: o alimento, o agasalho, as necessidades fisiológicas, a proteção... Por causa dessa condição tão frágil da criança, Deus colocou no pai e na mãe um forte instinto de proteção dos seus filhos.  A mesma sociedade, quando se trata de uma sociedade sadia, guiada por princípios de justiça social, ao legislar em relação à criança, toma-a como prioridade. Quando a sociedade se afasta de Deus, ela deixa de proteger, na prática, a vida dos cidadãos mais frágeis, as crianças, os doentes, os idosos, os que têm alguma deficiência. Em vez de proteger, penaliza, pune, explora, decreta a morte. É o aborto, o desemprego, a fome, o abandono, a exclusão, ...
Na história do nascimento de Jesus, houve esse fato triste: Herodes mandou matar as criancinhas de Belém e arredores de até dois anos de vida. Muitos pais se sentem como José e Maria, nos dias de hoje, porque parece pesar uma ameaça de morte contra sua criança. São muitas as ameaças contra a vida da criança e o seu crescimento sadio: o alcoolismo, o desemprego, o ambiente insalubre de moradia, as brigas dentro de casa, a falta de atendimento médico adequado,...
Mas, os pais não estão sozinhos.  No evangelho de hoje, o anjo do Senhor orienta José a fugir com a família. Avisa do mal que está para acontecer. E dirá a hora certa de voltar.  É uma grande lição. Os pais não estão sozinhos na luta pelo bem dos seus filhos. Deus está com eles. Deus é o nosso protetor. Com a orientação de Deus, é preciso “fugir”, isto é, não se acomodar à situação, mas buscar uma saída, ir para o Egito.  Para o Egito, migraram Jacó e seus filhos, no início do povo de Deus, durante uma grande fome em Canaã. ... “Fugir” pode ser mudar de profissão, mudar de endereço, buscar melhorias em outra região. O certo é não se acomodar... e fugir do mal, sob a orientação de Deus.



Guardando a mensagem
Quando Herodes viu que os magos foram embora, sem lhe entregar o endereço do menino Jesus, como ele lhes havia solicitado, ficou furioso e mandou matar as criancinhas de Belém e arredores. A essa altura, José, Maria e a criança já estavam longe, rumando para as bandas do Egito. Herodes continua condenando as crianças na fome, na desnutrição, no desemprego dos pais, no abuso sexual de menores, no desvio da merenda escolar... José foi instruído a fugir para o Egito com a família. Fugir pode ser uma boa estratégia. Cair fora enquanto é tempo: das más companhias, do trabalho escravo, da rede de prostituição infanto-juvenil, do tráfico de drogas, das novelas que pregam ideologia de gênero... fugir do Herodes. Fugir do mal, sob a proteção de Deus.
Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! (Mt 2, 13)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Pedimos hoje tua bênção para os recém-nascidos e suas famílias. Protege, Senhor, com tua santa bênção suas vidas, concedendo aos seus pais a assistência dos teus anjos para conduzi-los na luta diária pela sobrevivência e, quando preciso, buscarem refúgio no Egito contra os Herodes de hoje e suas políticas de morte. Abençoa, também, os profissionais da saúde e da educação que são uma bênção na vida de nossas crianças. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
No seu diário espiritual, o caderno onde você está anotando algum ponto das meditações, responda a esta pergunta: Quem são os Herodes de hoje?

Pe. João Carlos Ribeiro – 29 de dezembro de 2019

16 comentários:

  1. Senhor vou deixar tudo que não te agrada. e me apoiar e segurar na sua mão. Que mesustenta e me acolhe no seu infinito amor. Maria Emília

    ResponderExcluir
  2. Senhor venha abençoar a todas as crianças.
    Amém!

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos , bom dia .

    ResponderExcluir
  4. bom dia padre Que o senhor Deus nós proteja de todos os mal , amém

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos. Deus abençoe o seu dia e seu lindo trabalho Missionário. Levanta-te pega o menino e sua mãe e foge para o Egito ( Mt 2,13 ). SENHOR, abençoa todas as crianças do mundo inteiro para que elas possam fugir de todo mal,sob a proteção do DEUS Todo Poderoso. Padre João Carlos, tenha um ótimo sábado. Abençoa, SENHOR, neste ultimo sábado do ano de 2019,a toda equipe da AMA.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre Joåo. Carlos. Deus abençoe sempre sua vida e o Espírito santo ti Ilumine para que seja sempre esse pessoa iluminada feliz ano 2020 que. Seja de muitas bencåo

    ResponderExcluir
  7. Senhor Jesus abençoa o meu filho RAPHAEL que está aniversáriando hoje.

    Bom dia Padre João Carlos que Deus esteja presente em nossas vidas hoje e sempre amém.

    ResponderExcluir
  8. Padre João Carlos, abençoado seja este sábado e o de sua família,Jesus te ilumine e te guarde,conte sempre com nossas preces.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia!!! Padre João Carlos Deus abençoe o seu dia e seu final levanta te pegar o menino e sua mãe e fogem para o Egito (MT 2 ,13) senhor abençoa todas as crianças do mundo Inteiro para que elas poção si defenderem de todos os males Lovado seja a Deus por todas as palavras abençoada padre João Carlos agradeço de todo coração Deus abençoe em nome de nosso senhor Jesus Cristo 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. Só tenho gratidão para te ofertar Senhor. Amém 🙏🙏🙏🧎‍💖

    ResponderExcluir
  11. Senhor guarda e protege todas as crianças em baixo do teu manto Sagrado, amém.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom, sem Jesus não há vida

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Pe.Joao Carlos por nos abençoar todos os dias com palavras tão sábias. (Evani).

    ResponderExcluir
  14. Meu Deus amado, eu LHE agradeço pela solenidade dos santos inocentes. No entanto, me ensine anunciar que a SANTÍSSIMA TRINDADE é luz e nele não há trevas. Me ensine viver em comunhão com o meu REDENTOR. Me ensine fugir das trevas e do pecado. Me ensine andar na luz. Me ensine interpretar os sonhos. Me ensine obedecê-Lo com amor. Me ensine defender a vida na sua plenitude. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS