PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UMA OFERTA COM AMOR

UMA OFERTA COM AMOR

Em verdade lhes digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos (Lc 21, 3).
25 de novembro de 2019
Jesus observou que uma pobre viúva depositou duas pequenas moedas no tesouro do Templo. E valorizou essa participação, aparentemente tão pequena. Viu também pessoas ricas fazendo suas ofertas. Comparou a viúva pobre e os ricos piedosos. Os ricos ofertaram o que lhes sobrava. Ela ofereceu ‘tudo quanto tinha para viver’.
Veja bem, dando as duas moedas que lhe fariam falta, ela deu algo de si mesma. As duas moedas a ajudariam em alguma coisa, um pão, um pouco de leite, quem sabe... Não deu do que lhe estava sobrando. Propriamente, não deu coisas fora de si. Empenhou-se a si mesma nesta oferta. Deu-se a si mesma. A viúva a si mesmo se ofereceu em oferta.
Os ricos que depositaram muito dinheiro no cofre do Templo, ofereceram muita coisa, mas não ofereceram nada de si, compreende? Nada daquilo representava mesmo algo de si mesmos. Aquele dinheiro todo não lhes faria falta, era coisa que já estava sobrando. Jesus podia até elogiá-los reconhecendo que tinham sido generosos. Mas, não. Não estavam implicados na oferta. A viúva, ah essa sim, fez a maior oferta. Deu de sua própria vida, tirou do seu próprio sustento. Sacrificou-se ao dar. Na verdade, a sua oferta era ela mesma.
A história da viúva das duas moedinhas é um exemplo vivo do ensinamento de Jesus: “Quem quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome cada dia sua cruz e me siga”. A viúva renunciou a si mesma. O discípulo vê isso na vida do seu Mestre. Foi assim que Jesus realizou sua missão. Ontem, no evangelho da festa de Cristo Rei (Lc 23), vimos Jesus na cruz, oferecendo-se por nós. Não fez como a maioria dos nossos líderes que “salvam-se a si mesmos”. Ele entregou a sua vida em sacrifício, em nosso favor. Ele é o nosso rei, o nosso guia, o nosso pastor. O bom pastor dá  vida por suas ovelhas. O que a viúva fez está em sintonia com o modo como Jesus realizou sua missão. Depositando duas moedas, tudo o que ela tinha, ela estava oferecendo-se a si mesma.
Guardando a mensagem
No gesto de dar uma oferta no Templo, a viúva pobre não deu apenas algo fora de si, que não a empenhava, nem a implicava. Especialmente, entregou-se a si mesma, deu-se na sua pobreza e na sua necessidade. E o que é que a viúva tem com você? É fácil: na sua relação com a Igreja (que está no lugar do antigo Templo), espera-se que você não dê apenas coisas, exteriormente. O evangelho da viúva indica que você precisa entregar-se a si mesmo, a si mesma. Não basta cumprir o preceito de assistir a Missa aos domingos. É preciso que você faça do seu domingo uma Missa. E o compromisso do dízimo? É, ele é importante, mas só vale mesmo se você for a oferta principal, não o seu dinheiro. Rezar é importante? Sim, se rezar for o modo de você reconhecer o amor de Deus, colocando-se às suas ordens. O que você faz ou dá não é o mais importante. Só é importante se sua vida estiver sendo oferecida e entregue no sinal da oferenda.
Em verdade lhes digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos (Lc 21, 3).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Temos que reconhecer que nosso dízimo e nossas ofertas na Igreja estão muito longe do sentimento de entrega da viúva. Ela propriamente se deu em oferta, oferecendo o que lhe faria falta. A nossa oferta deveria representar a oferta de nós mesmos a Deus, mas quase sempre são apenas esmolas e migalhas que representam apenas o nosso pouco compromisso com a Igreja e com a sua missão. Converte-nos, Senhor. Dá-nos o coração da viúva pobre que a si mesmo se ofereceu em sua oferta. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Será que o evangelho está lhe pedindo alguma mudança? Responda no seu caderno espiritual.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb – 25 de novembro de 2019

22 comentários:

  1. Dá-nos Senhor o coração da viúva que se oferta a si mesma!!!

    Seja essa, ó Jesus, a oração diária que ilumina minha e nossa vida!

    Amém

    ResponderExcluir
  2. O que houve, não está mais vindo o áudio do comentário?

    ResponderExcluir
  3. Senhor, daí-me a Graça do desprendimento. Obrigada meu Deus!

    ResponderExcluir
  4. Que em nosso dia a dia possamos praticar essa mensagem em nossa vida! amém!

    ResponderExcluir
  5. Gratidão padre João Carlos, por termos a palavra de DEUS em nossos lares todos os dias, através do sr. BOM DIA! sua bênção.

    ResponderExcluir
  6. Padre João Carlos sua bênçã obrigado por este evangelho q todos os dias entra nos nossos lares. Amém.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia,Padre João Carlos.Que DEUS abençoe o seu dia , dando-lhe muita saúde e muita paz,amor e sabedoria... GRATIDÃO,Padre João Carlos, por receber a palavra de DEUS em meu lar todos os dias... SENHOR, dá-nos o coração da viúva pobre que não tendo o que dar, ofereceu-se a si mesmo em sua oferta. SENHOR, que chegue a todos os lares, a todos os povos: a graça, o perdão, o amor e a paz,através da Evangelização do Padre João Carlos. Uma ótima semana à todos da AMA... Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Glória a Deus por está palavra.

    ResponderExcluir
  9. Senhor dai-me o coração da viuv

    ResponderExcluir
  10. AMÉM padre João Carlos, obrigada pelas suas reflexões.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos que nossa semana seja Iluminada de muitas bênçãos gratidão padre pôr tudo de bom por receber o senhor todos os dias em minha casa que A palavra do senhor chegue em todos os lares e A todo povo Brasileiro dai-nos um coração da viúva que não tem o que da e nem oferecer que a paz Luz do Divino Espírito Santo te Ilumine padre obrigado pelo Evangelho que Deus e bênção que o senhor é em nossas vidas Deus abençoe🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Pe. João Carlos, que a Santíssima Trindade lhe abençoe hoje e sempre, abraços 😇😇😇

    ResponderExcluir
  13. Senhor da-nos o coração da viuva🙏🙏

    ResponderExcluir
  14. Bom dia!
    As reflexões, são instrumentos de evangelizações, para cada um de nós repensarmos, o que está certo ou errado. Amém!

    ResponderExcluir
  15. Socorro Martins bom dia Pe. João Carlos. Peço a Jesus que me dê um coração como o da viúva. Eu também sou uma viúva pobre mais quero ser generosa no pouco que tenho.

    ResponderExcluir
  16. Senhor que sejamos capazes de tornarmo-nos discípulos desta viuva

    ResponderExcluir

  17. Senhor, nosso Deus e Pai, eu LHE agradeço por mais um dia de vida. No entanto, me ensine ser um bom cristão. Me ensine fugir do pecado. Me ensine usar melhor a inteligência, a sabedoria, o entendimento, o conhecimento e o dom de interpretar sonhos e visões. Me ensine fazer boas ofertas. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  18. Deus recebe tudo aquilo que Ofertamos com Amor!!!Amem.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite Padre João Carlos, obrigado pelas meditações. Jesu ajude-me, preciso vender meus artesanatos, para fazer ofertas como o Senhor merece, minhas ofertas São pequenas demais, para tudo que o Senhor faz pôr mim, mais o pouco que devolvo é de coração.💟

    ResponderExcluir
  20. OBRIGADO MEU DEUS POR TUDO EM NOSSAS VIDAS.PELA MENSAGEM DO EVANGELHO DE CRISTO. QUE O SENHOR POSSA NÓS DAR SAÚDE PARA OS MEUS NETOS E PARA MINHAS E TODA À MINHA FAMÍLIA. TE AGRADEÇO MEU DEUS E MEU TUDO
    POR TUDO EM MINHA VIDA .QUE DEUS TE ABENÇOE O SENHOR PADRE JOÃO CARLOS. AMÉM

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS