PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A HORA DO TESTEMUNHO

A HORA DO TESTEMUNHO

Essa é a ocasião em que vocês vão testemunhar a sua fé
(Lc 21, 13)
27 de novembro de 2019.
Estamos lendo o capítulo 21 de São Lucas. Jesus prepara os discípulos para os momentos de crise da caminhada e para a grande crise final que antecederá o seu retorno glorioso. Ainda ontem, o ouvimos falar de guerras, revoluções, terremotos, fome, pestes. E recolhemos três preciosos ensinamentos que ele deixou: não confiar em grandiosidades humanas, não nos deixar enganar pelos aproveitadores e não nos apavorar com os acontecimentos adversos.
No texto de hoje, lemos mais um trecho desse capítulo 21 de São Lucas. O tema é o da perseguição. Por causa de Jesus, por causa do seu evangelho, sofremos perseguições.  E de onde procedem essas perseguições? Jesus responde: Da sociedade (por meio de suas autoridades), de setores religiosos (representados na antiga sinagoga) e até da própria família (pais, irmãos, parentes e amigos).
E Jesus está narrando tudo isso não para nos amedrontar, mas para nos incentivar a permanecer serenos, perseverantes e fieis no meio das dificuldades que possam aparecer, sobretudo em tempos de perseguição. E perseguição sempre aconteceu. As primeiras comunidades cristãs, por exemplo,  atravessaram quase três séculos de ameaças, clandestinidade e martírios. Perseguição, na verdade, sempre houve em nossa história cristã, mesmo nos dias atuais. Basta lembrar Dom Oscar Romero, assassinado em El Salvador em 1980. E o grande número de países, cerca de 196, em que hoje não há liberdade religiosa. E os ataques a templos cristãos no Oriente Médio, o massacre de comunidades cristãs em vários países e muita atitudes de intolerância e violência acontecendo perto de nós também.
A perseguição por causa da fé em Cristo pode não estar tão longe assim. Ela pode se manifestar nas redes sociais, nas rodas de conversa, no ambiente de trabalho, na sala de aula e até dentro de casa. Se você andar em dia com o mundo, ninguém vai censurar você. Agora, ande segundo o evangelho da verdade, da justiça, da fraternidade... Aí, não vão lhe faltar críticas, incompreensões, apelidos, xingamentos... e muito mais.
Diante da realidade da perseguição – a atual e a que pode vir – Jesus nos deixa, no evangelho de hoje, três orientações:
A primeira é o TESTEMUNHO. Disse ele: “Essa será a ocasião em que vocês testemunharão a sua fé”.  O tempo de perseguição é o tempo do grande testemunho.
A segunda orientação é a CONFIANÇA EM DEUS. Disse Jesus: “façam o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa”. O Senhor nos dará palavras acertadas com que calaremos o inimigo.
A terceira orientação é a PERSEVERANÇA. Disse Jesus: “É permanecendo firmes que vocês vão ganhar a vida”. Dom Helder deixou escrito: “É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca”. Disse tudo.
Sendo hoje dia de Nossa Senhora das Graças, nos lembremos que as aparições de nossa boa mãe estão sempre ligadas a momentos difíceis da história. O repórter perguntou à idosa Ir. Adélia, vidente de Nossa Senhora das Graças em suas aparições em Cimbres, município de Pesqueira, agreste de Pernambuco: ‘A senhora consegue prever como será nosso futuro, como será o fim dos tempos?’ Ela respondeu: “Tudo depende da nossa vida atual. Quem faz o bem, colherá o bem. Quem faz o mal, colherá o mal. O que é semeado hoje será colhido no futuro”. É quase uma pregação sobre o evangelho de hoje, não é verdade? O processo de beatificação e canonização da Ir. Adélia, falecida há 9 anos atrás, já foi aberto na Santa Sé. 
Guardando a mensagem
Nós seguidores de Jesus, como ele, em nosso caminho, encontramos muitas barreiras e até perseguições. Os mártires são exemplos para nós: eles resistiram com fidelidade até o fim às suas convicções, ao evangelho de Jesus. Em meio às dificuldades, incompreensões e perseguições por causa de nossa fé, Jesus nos deixa três orientações: Testemunho, Confiança em Deus e Perseverança.  Os momentos de crise ou mesmo de perseguição são tempos de purificação de nossa fé, de crescimento em fidelidade e fraternidade e de robustecimento da confiança no Senhor que jamais nos abandona.
Essa é a ocasião em que vocês vão testemunhar a sua fé (Lc 21, 13)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Dificuldades e problemas nos cercam. Fazem parte de nossa limitação humana e de nossa condição de pecadores. Por causa de nossa adesão ao evangelho, estamos expostos a incompreensão, comentários maldosos, difamações... Muitos irmãos, por causa da fé, chegam até a sofrer violência física e verbal. Dá-nos, Senhor, como nos indicaste para estas ocasiões, oferecer com destemor o nosso testemunho, navegando nessas tormentas com grande confiança em Deus e perseverando fielmente no bem e na verdade. Sendo hoje o dia de Nossa Senhora das Graças, nós te pedimos que, por sua intercessão, sejamos fortalecidos com as graças necessárias para nos mantermos santos e fiéis no caminho do teu evangelho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Com certeza, você conhece alguém que esteja passando por uma grande provação. Recomende essa pessoa à nossa boa mãe, a Senhora das Graças.

Pe. João Carlos Ribeiro – 27 de novembro de 2019.

46 comentários:

  1. Boa noite
    Padre João Carlos sua bênção
    Peço orações para minha filha que esta com o começo de câncer no colo do útero Peço à interseção de nossa senhora das graças para cura_la amém

    ResponderExcluir
  2. Salve - Maria, mãe medianeira de todas as graças!!!! 📿🙏🏼🙌🏼💕💕🌷🌷🌷🌸🌸💮💮🌹🌹🏵️🏵️🌻🌻🌻🌻💐🌾🌿 Oh Maria, concebida sem pecado! Rogai por nós! Que recorremos a vós. E por aqueles que não recorrem a vós!!! Amém!!!

    ResponderExcluir
  3. A sua bênção Padre João Carlos. A minha mãe encontra-se enferna e acamada. Eu suplico a intercessão de Nossa Senhora das Graças. Muito obrigada pelo lindo evangelho de hoje. Janice Monfort.💒⛪

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a sua benção temos que perseverança e ser firme na fé

    ResponderExcluir
  5. Padre a sua benção peço oração para o meu filho e o meu marido pela a sua situação finacerae a minha ta bem não quero riqueza só que não falte o nosso alimento

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos,peço uma grande graça para minha familia amo todos seus trabalhos Deus o abençoe o Senhor.bênção

    ResponderExcluir
  7. Salve Maria imaculada refúgio dos pecadores hoje e sempre amém

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre Joao Carlos Peço oracoes pra Minha familia pedindo por uniao e paz entre irmaos. Sou de Crato-Ce.

    ResponderExcluir
  9. Eu seu Padre ,estou passando pela essa provação !..

    ResponderExcluir
  10. Peço por a saúde mental das sminhas filhas que estão na faculdade e estão sentindo o peso do sistema que é tão cruel pra pessoas de baixas condições terminar o curso sem intertomper ou adoecer.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos! Paz e bem! peço orações por minha família que todas as pessoas que se encontram enfermas encontrem saúde e aumente a fé em Jesus Cristo.👏🙌🙌🙌🙇🙇

    ResponderExcluir
  12. Obrigado Nossa Senhora das Graças por tantas vezes interceder por mim. Regina de Crato-Ce.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre Carlos qua nossa senhora das graças nos proteja e nos ilumine sempre , peço graça para todos nós principalmente aqueles que estão doentes os idosos é as crianças!!!

    ResponderExcluir
  14. Obrigado grande irmão, grande também é o ensinamento deste evangelho tão bem refletido. Paz e Bem; Gérson, comunidade São Miguel arcanjo- São Luís-Ma

    ResponderExcluir
  15. Padre, Hoje recomendo meu pai para liberação do alcoolismo já tem 74 anos e dá muito trabalho, me impedindo de trabalhar que ele consiga se equilibrar para que eu possa trabalhar em Paz. Amém

    ResponderExcluir
  16. Padre João Carlos,iluminado seja o seu dia,e o de sua família, NOSSA SENHORA das GRAÇAS, sempre nos leve em seu colo. obrigada pela meditação sua bênção.

    ResponderExcluir
  17. Eu estou passando pela um fase muito difícies na minha vida problema de saúde,eu minhas irmãs uma com depressão fortes peço orações para todos da família obrigada

    ResponderExcluir
  18. Bom dia pe João Carlos .Agradeço a Deus todas as bênçãos q me deu ao longo de minhs vids. É peço interseção de N.S das Graças junto a Jesus pelo alívio das minhas dores. Amém

    ResponderExcluir
  19. Bom dia padre peço oração para um emprego para minha filha Maria das dores Maria Vitória Maria Clara minha irmã edinalva edineide djane Edílson edison Francisca Pereira da Cruz Edmar caminho dos Margarida Lopes da Silva zefinha Maria fenade Galvão do nascimento Maria Edilma

    ResponderExcluir
  20. Peco pela saúde de minha mãe, geralda Martins ,pela minha saúde por um emprego pra mim e proteção pra minhas filhas.

    ResponderExcluir
  21. Obrigada por suas palavras que nos faz refletir e nos faz pessoas melhores!
    Quero interceder por meu filho mais velho que não acordou ainda para a vida. Aos 34 anos acha normal viver às custas do pai e não amadurece.Q Nossa Senhora das Graças o Oriente e ele abra os olhos para procurar trabalho e viver sem depender dos outro.Também que ele seja mais amoroso e respeite a todos.Obrigada mãe do céu por interceder junto à Deus pai por nós! Tenho muito o que agradecer e também para oferecer. Amém!

    Quero aproveitar e pedir se olhar carinhoso por 2 cunhadas que hoje passam por momentos de turbulência em sua vida financeira, te peço mãezinha um olhar cofortador e que ilumine suas vidas.Amém.

    Abençoe meu irmão mai velho. Que ele tenha mais responsabilidade com os seus compromissos e aceite o nosso carinho, não prejudicando outras pessoas.
    Que ele seja uma pessoa mais aberta e feliz! AMÉM!

    ResponderExcluir
  22. Pela União e saúde de minha família. Que nossa mãe nós fortaleça dando força e sabedoria pra enfrentar os problemas. 🙏🙏🙌🙌

    ResponderExcluir
  23. Bom dia! Que a Paz do Senhor lhe abençoe Pe João Carlos. Agradeço de todo coração as bênção recebidas.pela intercessão de Nossa Senhora das Graças junto ao Senhor Jesus Cristo nosso Salvador a cura de Elis que está na UTI, e de toda a humanidade em nome de Jesus Cristo.Amem!

    ResponderExcluir
  24. Bom dia padre eu estou apassar por varias provacoes causas impossivel da minha vida problemas d saude no meu casamento mas eu creio que vai passar e uma fase da vida e pesso asanta rita d cassia q resolve essas minhas causas impossivel tenho fe q irei ultrapassar

    ResponderExcluir
  25. Bom dia Pe João Carlos, peço orações e bênçãos p minha familia e d modo especial à minha mãe 🙏🙌🙌

    ResponderExcluir
  26. Lindooo ,maizinha interseda por nos

    ResponderExcluir
  27. GRATIDÃO SENHOR pela vida!!! Bom dia Padre João Carlos. Que Deus derrame chuva de bênçãos sobre sua vida...Que não lhe falte saúde, paz, amor e motivos para sorrir e ser feliz! Gratidão, pela MEDITAÇÃO da palavra. NOSSA SENHORA das graças,mãe de toda humanidade, peço-te as graças necessária, para que eu possa ser fiel aos ensinamentos do Evangelho e assim poder testemunhar a minha Fé. Que eu possa caminhar pela vida à fora fazendo o bem e confiar em DEUS que jamais nos abandonará. Obrigado, Padre João Carlos pela homilia com palavras lindas que nos faz refletir... Deus lhe abençoe e abençoe também a todos da AMA. Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  28. Conheço sim padre ,tem uma amiga com câncer em varios lugares do corpo,
    pesso a nossa senhora das graças que rogue a seu amado filho por ela.

    ResponderExcluir
  29. Parabéns pelo belíssimo sermão. Feliz com o dia de Nossa Senhora das Graças e vom a referência à irmã Adélia,santa que teve a graça de ver e conversar com Nossa Senhora.

    ResponderExcluir
  30. Futura Santa. Abraço. GMC.

    ResponderExcluir
  31. Ó Deus criador do universo, eu LHE agradeço por todos os profetas. Todavia, me conceda a graça de evitar todo tipo de pecado. Me conceda a graça de ser um bom cristão. Me conceda a graça de ter os dons e os frutos do Espírito Santo. Se for VOSSA vontade, me conceda a graça de interpretar, decifrar e entender aquilo que faz bem a vida. Me conceda a graça de glorificá-Lo, louvá-Lo, bendizê-Lo, adorá-Lo e servi-Lo da melhor forma possível. Me conceda a graça da VOSSA proteção. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário, me conceda a graça de vencer o sofrimento, me conceda a graça de testemunhar a minha fé, me conceda a graça de permanecer firme no meu compromisso cristão. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  32. Oi só uma mãe que precisa de uma graça minha filha foi tirada de sua casa no dia 3 janeiro de 2017 e até hoje não sabemos nada do que aconteceu com ela o nome dela é Paula Andressa Gregório Da Silva

    ResponderExcluir
  33. Ave cheia de Graça Maria Nossa mãe rogai por nós Maria Emilia

    ResponderExcluir
  34. Mãe das graças intercedeu por nós!

    ResponderExcluir
  35. AMÉM padre João Carlos, bom dia Nisa senhora das graças rogai por nós.

    ResponderExcluir
  36. Olá padre abençoado por Deus, é muito bom acompanhar a Santa palavra, principalmente com uma explicação tão clara como o Sr faz. Deus o abençoe ricamente hoje e sempre e te faça feliz.

    ResponderExcluir
  37. Bom dia!
    Peço orações e a intercessão de N.S.das Graças por uma pessoa chamada Sueli que infartou e está na UTI.
    Graças e louvoures a ti Senhor.

    ResponderExcluir
  38. Bom Dia! Padre peço a Deus sobre o meu trabalho,que ele me ajude. Peço p amiga q está c câncer, que esteja c ela,daí graça,faça o milagre na vida dela: Lenir. Peço tb p Cláudio, c câncer no intestino,fará cirurgia 28/11( amanhã),esteja c ele,e unge as mãos dos médicos p q possa retirar o câncer e que ele passe bem. Amém!

    ResponderExcluir
  39. Nossa Senhora das Graças rogai por nós. Ó Maria concebida sem pecado rogai por nós que recorremos a vós! Jesus manso e humilde de coração fazei nosso coração semelhante ao vosso! Amém ❤❤❤

    ResponderExcluir
  40. Nossa senhora das graças continua nos protejendo nos abençoando e nos guiando no caminho do vosso filho Jesus cristo amem obga querida mãe

    ResponderExcluir
  41. Nossa Senhora das graças interceda por minha saúde,pela minha depressão,síndrome do pânico e pela minha familía.

    ResponderExcluir
  42. Peço a Senhora Mãe a intervenção junto a Jesus, êxito na cirurgia do meu neto João Victor, na cirurgia que vai se submeter. Gratidão.Amem.

    ResponderExcluir
  43. Agradeço ao senhor Padre João Carlos pelas palavras confortadora que alimenta o corpo e alma. Peço a nossa senhora das Graças que derrame bálsamos salutares de saúde em todos que escutas as palavras do vosso Padre e o Papa.

    ResponderExcluir
  44. Peço A Nossa Senhora das Graças, que nos de a graça de vivermos a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  45. Nossa senhora das Graças,rogai por nós! (Eu e toda minha família) Amém!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS