PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: TRABALHE PELA UNIDADE

TRABALHE PELA UNIDADE

Todo reino dividido contra si mesmo será destruído (Lc 11, 17).
11 de outubro de 2019
Jesus está realizando a sua missão. Qual é a missão de Jesus? Anunciar o Reino de Deus entre nós, aproximar as pessoas de Deus, refazer a aliança de Deus como o seu povo, salvar a humanidade que se separou do Criador pelo pecado. Esses são modos como tentamos explicar a missão de Jesus. Nós o vemos no seu trabalho redentor: anunciando o amor de Deus, convidando as pessoas à conversão, perdoando os pecadores, libertando pessoas da dominação do mal.
Que os demônios se opusessem a Jesus, isso a gente entende. Que os grupos privilegiados de Jerusalém o odiassem, até dá para entender. Mas, que pessoas religiosas, praticantes da Lei, se indispusessem contra Jesus, a ponto de o difamarem, tentando desmoralizá-lo ou até tramando a sua prisão, isto nos deixa perplexos. Pois, foi o que aconteceu. No evangelho de hoje, vê-se como eles começaram a espalhar que Jesus expulsava demônios com a autoridade do próprio satanás. Olha que jogo baixo: espalhar que Jesus agia em nome do diabo. Haja paciência! Era gente de má vontade procurando desqualificar a vitória de Jesus sobre o mal. Agora, o pior é que se tratava de gente muito religiosa.
Jesus chamou para a lógica. Se for assim, se o mal estiver combatendo contra si mesmo, diabo contra diabo, então estão realmente perdidos, pois ‘todo reino dividido contra si mesmo será destruído’, acaba se esfacelando, se autodestruindo. Não tem a menor lógica. Mas, essa palavra de Jesus também poderia ser entendida a respeito dos seus opositores. Esse grupo de gente maldosa estava cavando o buraco para o seu próprio povo. Se eles ficassem contra Jesus, fazendo propaganda contra ele, dividindo o povo, causando desunião... qual seria o fim do seu povo? “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído”. De fato, 40 anos depois da morte de Jesus, houve uma guerra dos romanos contra os judeus e não ficou pedra sobre pedra. Os judeus perderam tudo. Um reino dividido não prospera. 
Nós, infelizmente, estamos vivendo num país muito polarizado politicamente. Desse jeito, o Brasil não supera os seus graves problemas sociais. Um reino dividido não vai pra frente. Política numa sociedade democrática é uma coisa bem diferente: é a arte do diálogo e da negociação entre interesses diferentes e mesmo opostos. Tudo converge para o bem comum, para o bem de todos. Essa é a política verdadeira. E eu estou dizendo isso, claro, em sintonia com as palavras do evangelho de hoje, especialmente porque vejo que essa mesma tensão política está sendo reproduzida, por alguns, dentro da Igreja. É assim que se ouve tantas vozes querendo desqualificar a CNBB, o CIMI, os nossos bispos, o Sínodo, o Papa Francisco. Vejo nessas vozes as mesmas acusações que fizeram contra Jesus: que ele estava agindo em nome do mal, que estava destruindo a religião deles.  
O que Jesus diz no evangelho de hoje nos espanta. Ele tão tolerante, um dia não quis que os discípulos proibissem alguém que pregava e curava em seu nome sem pertencer ao grupo deles. Deixa, ele disse, “quem não está contra nós, está a nosso favor”. Mas, no evangelho de hoje, ele diz, a respeito dos que o estavam difamando: “Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa”. Disse tudo.
Guardando a mensagem
Jesus, no exercício do seu ministério, encontrou muita oposição. Oposição das elites e de muitas lideranças populares, como foi o caso dos fariseus. Foi acusado de muita coisa. Uma dessas acusações dizia que ele agia em aliança com Satanás. Coisa triste, gente dividindo o povo. A difamação, as falsas acusações geram desconfiança e divisão na comunidade cristã. Hoje, com as redes sociais, é muito fácil falar mal de uma pessoa, difamá-la, destruir a sua imagem. E tem muita gente ruim interessada em desmoralizar a Igreja Católica e sua opção pelos pobres. Não repasse acusações maldosas contra a Igreja ou seus ministros. Não aceite que a defesa dos pobres seja taxada de comunismo. Trabalhe pela comunhão, pela unidade.
Todo reino dividido contra si mesmo será destruído (Lc 11, 17).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Tu nos chamas a reconhecer o Reino de Deus que chegou com tua presença, com tua palavra, com tua ação. Disseste: “Se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vocês o Reino de Deus”. Cremos  em ti, Senhor, e não queremos apenas usufruir de tua graça e de teus dons. Queremos também estar ao teu lado, tomar tua defesa, quando maldosos continuarem te difamando ou te injuriando em tua Igreja, em teus ministros, em nossas pastorais. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
A unidade da Igreja não é só uma construção humana. É, sobretudo, dom do Espírito Santo que nos une a Cristo, cabeça do corpo e a todos os membros. Hoje, reze pela unidade de todos os que estão unidos a Cristo pela fé e pelo batismo.
Pe. João Carlos Ribeiro – 11 de outubro de 2019

22 comentários:

  1. Respostas
    1. Boa tarde santo padre joão carlos,como é triste agente sentir dentro da própria casa de Deus tantos fariseus encoberto e falsos filhos de Deus.Esse Sínodo qta vousa triste estão publicando sobre nosso papa Francisco.Jesus tenha MISERICÓRDIA DE NOSSA PÁTRIA AMADA BRASIL E E OUTROS CONTINENTES E SEUS FILHOS.ESTÄO DIVIDINDO MAIS QUE SOMANDO .

      Excluir
  2. Amém, bom dia Padre João Carlos! Obrigada por essas palavras tão lindas.Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Amém! Bom dia Padre sua bença.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! Hoje não recebi a mensagem Pe WhatsApp. Tive que pesquisar no site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns padre por defender c a verdade, p desmentir. Toda as mentira do inimigo!!

      Excluir
  5. BOM DIA! Padre João Carlos,que a paz de CRISTO esteja com todos nós nesse dia,obrigada por ser LUZ em nossas vidas. sua bênção.

    ResponderExcluir
  6. A palavra de Deus é maravilhosa toca a alma

    ResponderExcluir
  7. Amém padre pela sua abença.

    ResponderExcluir
  8. O que pensar de ver dom Odilo Pedro cheler diante do altar da Catedral da sé reunido com d.claudio humes e outras autoridades para discutir sobre o sínodo para Amazônia?

    ResponderExcluir
  9. Sua bênção padre. Peco orações pela paz e unidade no coração de todos,pelas famílias, pra minha irmã Maria Glaucionita.

    ResponderExcluir
  10. Amém e sua benção padre João Carlos

    ResponderExcluir
  11. Linda reflexão Deus. lhe abençoe padre João carlos

    ResponderExcluir
  12. Glória a vós senhor que bela Reflexão amém

    ResponderExcluir
  13. Amém a sua bença Padre João carlos .

    ResponderExcluir
  14. Vai chegar a vez da direita e da esquerda. Senhor tenha misericórdia mim. Perdoe os meus erros e meus pecados. e faça em mim segundo a sua vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor Jesus tem piedade de mim.por sua bondade e misericórdia. mas eu quero está do seu lado direto. Não porque mereço.mas pelo seu infinito Amor.

      Excluir
  15. Bom dia Pe.João Carlos. O senhor é um homem de Deus e com sabedoria divina, defende nosso papa Francisco e toda nossa igreja. Não devemos servir a dois senhores. Fiquei muito emociona com suas palavras. Que Deus coloque mais missionários como o senhor para defender nosso Papa e toda igreja. O senhor estará em minhas orações. Obrigado e peço sua benção.

    ResponderExcluir
  16. Padre João Carlos o senhor é um anjo que todos os dias Ilumina nossa familia que nossa senhora Jesus Cristo lhe dê muita paz saúde e felicidade 🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS