PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O PAI NOSSO DE JESUS

O PAI NOSSO DE JESUS

Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos (Lc 11, 3)
09 de outubro de 2019.
‘Senhor, ensina-nos a rezar’, foi o pedido dos discípulos. No Pai Nosso, Jesus ensinou como e o quê dizer em oração. Está aí um modelo de oração. Era assim que ele rezava. É assim que um discípulo deve rezar. Nos evangelhos, ficaram duas versões dessa prece do Senhor. A de hoje, a de Lucas, é um pouco mais enxuta. Mas, nas duas versões – a de Mateus e a de Lucas – pede-se ao Pai o pão de cada dia.
Jesus nos ensinou a pedir ao Pai “Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos”. Pedimos o necessário para a nossa sobrevivência, não riqueza, fortuna. Nossa confiança está em Deus, não no dinheiro. É o Senhor quem nos sustenta, quem nos guarda, quem cuida de nós. Como disse Jesus, é só olhar como ele alimenta os pardais e veste de maneira tão bela as flores do mato. Com maior empenho, ele cuida dos seus filhos e de suas filhas, de sua comida, de sua roupa, de suas contas. Nossa confiança não pode estar no dinheiro, na segurança econômica. Nossa confiança só pode estar em Deus, nosso Pai providente. A nossa escolha de vida é o trabalho honesto, no qual, com a providência de Deus, garantimos a sobrevivência de nossa casa, vivendo com sobriedade e essencialidade. Nosso ideal não é a riqueza e o luxo. Amamos o trabalho e valorizamos a partilha. Confiamos em Deus.
Jesus sentenciou: “Mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. Não é ter muita coisa, muito dinheiro, muitos bens que resolve. A felicidade não está em ter bens. Precisamos ter o suficiente para viver com dignidade. Na verdade, o acúmulo de coisas, de dinheiro, de valores pode nos dar a falsa impressão de segurança, de independência, de autonomia, de felicidade. De falsa felicidade. O coração humano não se contenta com coisas. Um coração voltado para a riqueza desvia-se de Deus e faz do dinheiro o seu senhor. Não por a confiança no dinheiro. Como diz o salmo 131: “Põe tua esperança no Senhor”.
Jesus nos ensinou a pedir ao Pai: “Venha o teu Reino”. Em nossa realidade, muitos entre nós estão vivendo dias muito difíceis, numa situação de desemprego. E muitos outros sobrevivendo precariamente na informalidade ou no subemprego. Nosso modelo econômico é perverso: não se preocupa com o emprego e a distribuição de renda. A oração de Jesus nos ajuda a enfrentar essa situação com esperança. Temos um Pai que não nos abandona, que cuida de nós; um Pai que nos abre à solidariedade e ao sentido do bem comum. Ele nos sustenta na esperança que não nos deixa desistir, nos abre oportunidades, nos estimula a buscar alternativas e nova qualificação, nos educa no caminho da justiça e da fraternidade. 
Guardando a mensagem
Os discípulos pediram que Jesus os ensinasse a rezar. Jesus lhes ensinou como estar em oração, com as palavras do Pai Nosso. Nessa oração-modelo de toda oração cristã, Jesus nos disse para pedir ao Pai, entre outras coisas, o pão de cada dia. Não pedir riquezas, nem para ganhar na loteria. Pedir a graça da sobrevivência com dignidade. É a graça do trabalho, da remuneração decente. Pedir é querer estar em sintonia com o projeto de Deus, que é o Reino. Pedir o pão de cada dia é reconhecer que dele dependemos e prometer que tudo faremos para acolher o seu dom e a sua graça pelo estudo sério, pela qualificação profissional, pelo trabalho honesto, pela solidariedade, pelo compromisso com o bem de todos. 
Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos (Lc 11, 3)
Rezando a palavra
“Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação” (Lc 11,1-4)
Vivendo a palavra
Reze muitas vezes, no dia de hoje, à moda de jaculatória: “O pão nosso de cada dia, nos dai hoje”.
Pe. João Carlos Ribeiro – 09 de outubro de 2019.

34 comentários:

  1. Padre João Carlos este resto mim ensinou muito mais do que eu já sabia obrigada por nós evangelizar todos os dias sua bênção padren

    ResponderExcluir
  2. Senhor Jesus daí o pão nosso de cada dia obrigada senhor nunca mim deixe falta o meu pao

    ResponderExcluir
  3. Pai tira a ambição dentro de mim em nome do senhor Jesus Cristo. Amém

    ResponderExcluir
  4. Pai obrigado pelo pão de cada dia e não deixa falta para meus filhos.

    ResponderExcluir
  5. Pai dai nos o pão de cada dia!

    ResponderExcluir
  6. Amém ,bom dia Padre João Carlos, senhor Jesus Cristo não deixai faltar o pão de cada dia .obrigada senhor.

    ResponderExcluir
  7. Pai aumenta a minha fé e minha esperança e dá o pão nosso de cada dia que nunca nos falte , amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia. Senhor aumentai a minha fé. Amém 🐟🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Pai pelo Pão Nosso de cada dia! AMÉM!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia a todos q Deus nos proteja de todo o mal amem.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos! Louvado seja Deus por suas belas pregações diárias, do Santo evangelho
    A palavra de hoje nos chama atenção para o modelo de oração que Ele nos deixou. Na qual, nos ensina a pedir com fé e confiança, pois Ele é nosso pai providente! Peçamos a graça de uma vida digna, com trabalho e um salário decente que garanta nosso sustento e ainda a graça de estar sempre em sintonia com seu reino, despertar para a partilha e o bem estar do próximo. Que assim seja🙏🏼🙏🏼🙏🏼

    ResponderExcluir
  13. Gloria a vós Senhor! ! Pai obrigada pelo Pão da vida! !Amém

    ResponderExcluir
  14. Pai nosso que estais no céu . Santificou seja vosso nome venha nos o vosso reino. Seja feita a vossa vontade assim na terra como céu. Pão nosso de cada dia nos dão hoje. Perdão as nossas ofensas, assim como nos a quem os tem ofendido.

    ResponderExcluir
  15. Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação” (Lc 11,1-4)

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre, sua bença que Deus te abençoe,Pai obrigada pelo pão nosso de cada dia, obrigada por tudo Senhor.

    ResponderExcluir
  17. Amém obrigado pelo pão de cada dia.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Padre João Carlos, Jesus te abençoe. Agradeço a Jesus, pôr não deixar faltar o pão na minha mesa, peço a Jesus emprego para os desempregados, para que todos tenham o direito de ter o PÃO, de cada dia em sua mesa.🛐🙏🙏

    ResponderExcluir
  19. Obrigado Senhor pelo pão de cada dia amém.

    ResponderExcluir
  20. A sua bênção padre João
    Obrigado senhor Jesus !

    ResponderExcluir
  21. Obrigado pelo lindo comentário! Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  22. Obrigado pelo lindo comentário! Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  23. Obg por sua palavra diária , senhor q nunca me falte o pão de cada dia

    ResponderExcluir
  24. Obrigado por sua palavra diária

    ResponderExcluir
  25. Gosto muito das mensagens

    ResponderExcluir
  26. Pai obrigado pelo pão de cada dia

    ResponderExcluir
  27. Meu Deus e Pai, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. No entanto, me ajude orar com fé e confiança. Me ajude obedecê-Lo diuturnamente. Me ajude perdoando os meus pecados. Me ajude viver com alegria. Me ajude evitar o pecado. Me ajude rezar o Pai Nosso da melhor forma possível. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  28. Pai obrigada pelo pão de cada dia que com honestidade ele nunca falte em minha mesa .amém. 🙏🙌🙏

    ResponderExcluir
  29. Pai do céu dai à cura da tua filha Josiane q se encontra na UTI .

    ResponderExcluir
  30. Boa noite muito obg pelo dia de hj meu Deus

    ResponderExcluir
  31. Que nunca nos falte o pão necessário para nossa vida.
    E a fé.

    ResponderExcluir
  32. Amém assim seja feita a tua vontade !!

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde Padre João Carlos louvado seja a Deus por suas pregações diariamente do Santuário obrigada por todos os dias o senhor entrar em nossa casa Deus abençoe 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS