PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A MISSÃO É DE TODOS NÓS

A MISSÃO É DE TODOS NÓS

Peçam ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita (Lc 10, 2)
18 de outubro de 2019.
E bem às vésperas do Dia Mundial das Missões, que celebraremos domingo próximo, com o tema “Batizados e enviados", a Igreja nos brinda com uma leitura que fala da missão e dos missionários ainda insuficientes. 
Jesus está na sua grande e última viagem para Jerusalém. Vai em peregrinação para a Páscoa, com os seus discípulos. Está em missão. Nesse momento, cuida particularmente da formação deles. Do seu grande grupo de discípulos, escolhe setenta e dois e os envia dois a dois à sua frente. Eles partem em missão, visitando o povo, anunciando o Reino e preparando a passagem do Mestre.
Esse número 72 na escolha dos discípulos missionários pode ser entendido de mais de uma forma. Num primeiro envio, ele mandou 12, numa clara alusão ao povo de Deus, o povo das 12 tribos. O envio dos 72 está em continuação com a missão dos 12, pois trata-se de um múltiplo de 12 (6x12). Outro simbolismo está nas nações do mundo descritas no livro do Gênesis. Sendo 72 o número das nações, essa escolha pode significar o alcance da missão que é chegar a todos os povos. Também este significado sublinha o caráter missionário desse envio dos setenta e dois.
Jesus preparou essa partida missionária com várias recomendações. E começou por essa constatação: ‘A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, peçam ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita’. São poucos os trabalhadores, sabemos bem, para tanta necessidade, tanto trabalho a fazer, num mundo que vai se descristianizando rapidamente, com tanta gente que nunca ouviu falar seriamente de Jesus... Mas, ao lado dessa constatação, há a indicação de Jesus de que o Pai, que é o dono do campo, é ele quem provê de missionários a sua Messe. Precisamos pedir ao Pai o dom da vocação, o envio de missionários para a colheita.
A vocação é um chamado de Deus. Pede uma resposta da gente. Se a vocação é, em primeiro lugar, uma iniciativa de Deus, Jesus tinha razão quando pediu pra gente rezar ao Pai. Ele disse: ‘Peçam ao dono da messe, que mande operários para a sua messe’. Deus é quem chama. Ele é quem põe no coração da gente o desejo da consagração, o elã do serviço, a inclinação para nos unirmos a Jesus no seu ministério, em favor do povo.
A oração pelas vocações tem sido uma recomendação da Igreja a todos nós. Diante de tantas necessidades, da fome de Deus que tem esse mundo, das periferias existenciais desassistidas (como gosta de falar o nosso Papa), sentimos a falta de missionários, de animadores cristãos, de agentes de pastoral, de religiosos, diáconos e padres que continuem a anunciar o Reino e apresentar Jesus salvador a todas as pessoas.
O chamado é de Deus. Mas, a resposta é com a gente e pode até, infelizmente, ser negativa.. É verdade que esse chamado nos chega pela mediação de alguém, de muitos sinais, de muitas situações. Alguém nos transmite esse convite, pelo testemunho, pelo estímulo. As urgências das situações também nos transmitem o convite de Deus. Mas, é verdade, a escolha é, por primeiro, uma iniciativa de Deus.
Guardando a mensagem
Jesus envia setenta e dois discípulos em missão. Eles partem, de dois em dois. Antes do grupo partir, Jesus partilhou com eles o seu sentimento sobre as enormes necessidades e as grandes demandas para a evangelização no seu tempo. A messe é grande. Lamentou a quantidade pequena de braços à disposição. Os operários são poucos. Assim, insistiu com eles para pedirem ao Pai, que é o dono do campo, operários para a colheita. A vocação é um chamado de Deus, uma iniciativa dele, em vista das necessidades do seu povo. Pedir operários é reconhecer que ele é o dono da Messe, que é ele quem convoca e sustenta seus missionários e que ele conta com a resposta generosa e fiel dos convocados.
Peçam ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita (Lc 10, 2)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Tu nos mandaste pedir ao Pai operários para o seu campo, para a sua colheita. Queremos, hoje, Senhor, pedir ao Pai esse dom maravilhoso da vocação para o serviço do Evangelho. Mas, também, devemos, como Isaías fez diante do trono de Deus, colocar-nos à disposição: “Eis-me aqui, envia-me”. Igualmente, precisamos pedir, Senhor, o dom da perseverança, da fidelidade. É o caso de o missionário não somente ser convocado e alistar-se para o trabalho, mas perseverar na sua entrega, no seu serviço, superando dificuldades, tentações e sofrimentos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Sendo hoje o dia de São Lucas, o evangelista que escreveu esse texto que estamos meditando, fica bem você, hoje, abrir esse lindo evangelho e ler como foi a volta dos setenta e dois da missão (Lucas 10, 17-20).
Pe. João Carlos Ribeiro – 18.10.20189

23 comentários:

  1. Toda honra e toda glória ao senhor Jesus amém.

    ResponderExcluir
  2. Pe. João Carlos obrigado!!! Que a Santíssima Trindade te abençoe, abraços 😇😇😇

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pela meditações diária excelente. Gostei muito da música após a benção. Como se chama?

    ResponderExcluir
  4. Senhor mandai operários para sua messe. Amém

    ResponderExcluir
  5. Amém! Peço oração para família França e família Freire.

    ResponderExcluir
  6. Que lindo amei gostei muito obrigada padre João Carlos

    ResponderExcluir
  7. Amem a paz de Cristo esteja conosco assim seja amém

    ResponderExcluir
  8. Padre João Carlos,BOM DIA!que a LUZ DIVINA,ilumine sempre sua vida e de seus familiares,com paz e alegria,obrigada por esta meditação,sua bênção.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos como é bom ou vir o Evangelho como é bom as suas mensagens o Senhor é e será uma Benção de Deus em minha vida em minha casa Deus te abençoe sempre obrigado que Deus Inlumine o senhor 🙏🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos. Desejo Que seu dia seja abençoado e repleto de muita saúde, muito amore de muitas Bênçãos de DEUS.Amei a mensagem da MEDITAÇÃO de hoje...da música "VALORIZA ". Obrigado, Padre João Carlos por n

    ResponderExcluir
  11. Obrigado por nós ajudará ser maishumano.Ester De Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado Padre João Carlos pelas sábias colocações. Deus seja louvado

    ResponderExcluir
  13. O senhor é meu pastor nada me faltará.maria Emilia

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS