PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A HORA DE DEUS

A HORA DE DEUS

Como é que vocês não sabem interpretar o tempo presente? (Lc 12, 56)
25 de outubro de 2019.
Jesus estava chamando a atenção para uma coisa muito simples: não perder a hora da graça. Aquela era a hora do Messias, a realização da grande promessa de Deus. A hora da graça tinha chegado e as pessoas não estavam percebendo. Reconheciam as mudanças de tempo, sabiam se ia chover, se o inverno seria bom... mas, não estavam reconhecendo os sinais que indicavam o novo tempo que Deus marcou para a humanidade, o tempo do enviado, o tempo da salvação.
Na atuação de Jesus, com boa vontade e com o olhar da fé, eles podiam perceber os sinais de Deus. Os gestos, as palavras, as ações de Jesus apontavam para uma coisa muito importante e definitiva. A acolhida amorosa dos pequenos e dos excluídos, a cura das doenças, a expulsão de demônios, tantos sinais... tudo isso apontava para uma grande realidade: o Reino de Deus tinha chegado. Em Jesus, Deus tinha se aproximado do seu povo para encontrar e salvar a ovelha perdida. Mas, muita gente não estava se dando conta do que estava acontecendo.
Nós estamos na mesma situação e, portanto, merecendo a mesma chamada de atenção. Tem gente informada de toda a programação cultural da capital e dos próximos lançamentos de séries no Netflix, em dia com o último capítulo da novela e por dentro da final do campeonato, mas está completamente por fora de todas as propostas de evangelização que a Igreja está fazendo. Não toma conhecimento da movimentação religiosa de sua Igreja. Nem se apercebe que esse é o tempo da graça, que essa é a hora de Deus em sua vida, em sua história. Não se dá conta que Jesus, o salvador, está entre nós, abrindo-nos o sentido da vida e nos conduzindo para a plenitude da paz.
Com o advento das redes sociais, onde qualquer um  pode escrever qualquer coisa ou editar qualquer foto ou vídeo, muita gente vive em sobressaltos, pelas fake news. É uma nova cegueira. Deixam-se ofuscar pela mentira, pelo jogo ideológico e em vez de enxergar uma igreja missionária, movida pelo Espírito Santo, enchem-se de suspeita e passam a disseminar a divisão na própria Igreja.
No tempo de Jesus, muita gente preferiu ver nele um perigo, um falso profeta, um agente de satanás. Assim, fecharam os olhos para a manifestação de Deus, na pessoa do seu Filho encarnado, amigo dos pobres e dos pecadores. Na verdade, encontravam assim boas desculpas para se esquivarem do grande apelo de conversão, de mudança de vida, de fazerem-se próximos dos que estavam caídos à beira da estrada (como na história do bom samaritano).
É o que Jesus estava e está cobrando. Não deixemos a hora da graça passar, reconheçamos a hora de Deus em nossa história.
Guardando a mensagem
Os sinais de Deus e de sua passagem entre nós estão em nossa história pessoal, familiar, social. Seus sinais estão nos acontecimentos dos nossos dias. Há um grande apelo de Deus para nós, nos dias de hoje. Posso lembrar alguns. O apelo para cuidarmos com responsabilidade da Casa Comum, do planeta terra, ameaçado pelas mudanças climáticas. A encíclica do Papa Francisco é um grande apelo a toda pessoa de boa vontade. A hora é essa, enquanto há tempo. O fato de a Igreja ter se debruçado sobre o tema dos Jovens e a fé, em um Sínodo, é um sinal de Deus: é o momento de integrarmos os jovens no caminho de Jesus. A hora de abraçarmos essa causa, que é urgente e decisiva para o futuro da Igreja, é agora.  A questão da Imigração é um grande sinal dos nossos tempos. Não se interessar por ela, não abraça-la é negar a evangelho de Jesus, sua atualidade e a sua força de transformação. O Sínodo da Amazônia é um sinal de Deus. A grande sensibilidade dos nossos pastores reunidos em Roma é por um estilo de evangelização que respeite e valorize as comunidades e etnias dos oito países da pan-amazônia. Todos perdemos, se não crescemos em cidadania, em compromisso com a evangelização, com a comunhão e a unidade.
Como é que vocês não sabem interpretar o tempo presente? (Lc 12, 56)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Tanta coisa significativa acontecendo em nossa história, tantos sinais de Deus em nossa vida... É só abrir os olhos pra ver: estamos no tempo da graça, no kairós de Deus. Ajuda-nos, Senhor, pelo teu Santo Espírito, a compreender os sinais de tua presença redentora entre nós, fazendo novas todas as coisas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
No seu caderno espiritual, escreva algumas linhas sobre “A hora de Deus em minha vida”.

Pe. João Carlos Ribeiro – 25 de outubro de 2019.

35 comentários:

  1. Senhor Jesus eu não vou desistir do caminho da verdade. que é o senhor.me ajude Maria Emilia

    ResponderExcluir
  2. E assim vou cantando..... há muito que não escrevo uma mensagem, mas agora quero escrever..
    Foram e são muito valiosas para a minha vida a meditação do evangelho de Lucas. Sou apaixonada pelo jeito de Lucas falar do Mestre Jesus. Tem um sabor diferente... sempre descobrindo coisas novas. Ele sabe ser historiador sagrado. Mas isso agradeço ao irmão Padre João Carlos Ribeiro que com muita facilidade faz a gente penetrar na vida de Jesus.
    Rezo por você meu irmão, para que continue abrindo novos caminhos para o entendimento da mensagem do Salvador.
    Obrigada por tudo e sempre.

    ResponderExcluir
  3. Que possamos ter sensiblidade de enfermos a misericórdia de deus para conosco,através dis ensinamentos de Jesus Cristo.amem

    ResponderExcluir
  4. " Quem me tocou"... Senhor JESUS , quantas vezes sou trocada por vossa graça , seu amor CARITATIVO e MISERICÓRDIA , e não sei interpretar tantos favores recebidos por vossas mãos benfazejas e misericordiosas ! Perdão Senhor , Quero ser aquecida pelo fogo do Espírito Santo de Deus . Obrigada Jesus , meu senhor e meu TUDO !!!

    ResponderExcluir
  5. Que a luz do Espirito Santo sempre nos ilumine para termos sabedoria para entendermos a Palavra de DEUS...

    ResponderExcluir
  6. Padre por que os pobres pecadores os riscos não tem pecads?estão acabando com os podres tirando todos os dreitos do trabalhador e dos idosos etc e ninguém fala nada a não ser Dom Orlando que falou e foi criticado esis políticos corupitus querem tudo pra elis e a injustiça com o Lula pred

    ResponderExcluir
  7. Amém padre João Carlos, bom dia .

    ResponderExcluir
  8. Porque a gente está escrevendo e corta eu sou muito franca folou o que penso algem tem que ter coragem Deus não ver os pobres sofrendo tánta maldade desis políticos corupitus.




    ResponderExcluir
  9. Gloria a vós Senhor! ! Que o Espírito Santo esteja no meu coração sempre me dando a sabedoria para viver a sua palavra.Amém

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus me ajuda a viver a sua palavra, e a compreender os irmãos de caminhada. Amém

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre que Deus me dê sabedoria para que eu compreenda cada vez mais a graça de Deus

    ResponderExcluir
  12. Senhor, ajuda-nos a sempre está nos teus caminhos, orando e vigilantes para recebermos a vossa graça. Amém!

    ResponderExcluir
  13. Obrigado senhor por essa palavra ,essa.reflexão da palavra do senhor!me ajuda muito a compreender o evangelho . esses meios de comunicação pra mim é tbm a hora de Deus em minha vida!!!

    ResponderExcluir
  14. Amém 🙏🙏 jesus assim seja, lindas palavras bom dia!!

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Senhor Padre paz e bem!!Senhor ajuda-nos a acreditar no Evangelho dê a Graça e sabedoria e oumentai a minha pouca fé Amém

    ResponderExcluir
  16. Amém meu Senhor Jesus Cristo! Entra na minha vida e da minha família.

    ResponderExcluir
  17. Obrigado pela palavra!foi tantas as horas de Deus em minha vida que só tenho a agradecer e agradecer ! Gratidão Sr 🙏

    ResponderExcluir
  18. Pe. João Carlos! Tenha um abençoado dia as bençãos da Santíssima Trindade, abraços😇😇😇

    ResponderExcluir
  19. Amém Deus seja louvado !
    A sua bênção padre João.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Padre João Carlos.Mais um dia dado por DEUS.Oh Deus, dá-me força para que eu possa saber viver e interpretar o meu tempo presente sem olhar muito para o futuro, pois nos basta carregar o sofrer de cada dia...Neste momento sinto-me como um barco em alto à procura de um porto seguro...Portanto,ajuda-me SENHOR a viver o presente estendendo as minhas mãos para os mais pobres.E que eu possa entender o sentido da vida...Que Deus abençoe a vida do Padre João Carlos e lhe conceda muita saúde e muita paz pela vida à fora. Ester de Campinas SÃO PAULO.

    ResponderExcluir
  21. Que eu consiga entender Reflexão do padre João Carlos. AMÉM.

    ResponderExcluir
  22. Senhirvq eu aprende a seguir teu caminho com muita fé e esperança.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia padre João Carlos! Abençoado dia que o Senhor Jesus nos fortaleça na fé e cada vez mais possamos comprender o evangelho e praticar os ensinamentos do Nosso Deus! Amém!

    ResponderExcluir
  24. Padre João Carlos que sua sexta feira seja repleta do Espírito Santo,gratidão por eta meditação enviada. sua bênção.

    ResponderExcluir
  25. padre agradeço muito suas palavras sobre o evangelho obrigado

    ResponderExcluir
  26. Padre agradeço por mais um dia de vida à sua bênção

    ResponderExcluir
  27. Euripedes Balduino Rodrigues25/10/19 18:03

    Amém Pe João Carlos!

    ResponderExcluir
  28. SENHOR JESUS dai-me força para que eu continue na caminhada do bem.

    ResponderExcluir
  29. Bendito seja Deus, que o senhor me ajude a saber interpretar os sinais e ser uma pessoa melhor, que o Espírito Santo com seu 🔥 me dê sabedoria, ámen 🙏🙏🙏 obrigada Padre Carlos, que Deus o abençoe 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  30. Bom dia Padre João Carlos a palavra de Deus é muito Importante pra nós precisamos prestar muito a tenção gosto muito de ouvir a palavra de Deus Padre João Carlos obrigado pelo Evangelho que Deus abençoe o Senhor é maravilhoso ouvir sua meditação Deus abençoe 👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  31. Como faço pra receber as oraçoes diárias pelo meu celular? Gostaria de receber todos os dias.

    ResponderExcluir
  32. Pe Jose de Anchieta - Juiz de Fora MG24/11/22 07:03

    Senhor ajudai-nos sempre a interpretar o "tempo presente" e a transforma-lo. Obrigado Pe João, suas reflexões nos ajudam e muito.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS