PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: FELICIDADE NÃO É TER MUITA COISA

FELICIDADE NÃO É TER MUITA COISA


Mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens (Lc 12, 15) 



04 de agosto de 2019 – 18º Domingo do Tempo Comum, Dia do Padre.

Há um risco muito sério em nossa vida: concentra
r todas as nossas energias em conseguir coisas, bens, o sustento de casa, o conforto da família. Está certo, realmente, precisamos providenciar nossa sobrevivência, para viver com dignidade. Mas, a vida é mais do que isso, não é verdade? Há quem faça disso o único objetivo de sua vida. Alguns se sacrificam dia e noite para manter e aumentar os seus bens. E não vêem mais nada, nem as pessoas de sua família, só as coisas, o dinheiro. Para estes, os bens deste mundo vão se tornando o seu deus, o seu dono. 


As leituras deste Domingo nos fazem alguns alertas. Cuidado com essa vaidade de viver para ter coisas. É o que está no livro do Eclesiastes. A felicidade não está em ter muitos bens, nos diz Jesus no Evangelho. Não deixem o seu coração ficar preso nas coisas daqui de baixo, nos aconselha Paulo em sua carta. Senhor, dá-nos sabedoria para sabermos viver bem, reza o Salmo de hoje. 

A ganância se manifesta em muitas ocasiões. No evangelho de hoje, é a briga pela herança. Quanto aparece uma herança, se acaba qualquer vínculo de amizade, de respeito, de fraternidade. O ganancioso, parente ou não, quer açambarcar o mais que puder ou tudo, se possível. O dinheiro fala muito alto e o interesse pelos bens materiais pode dominar a pessoa. O ganancioso é um monstro, capaz de mentir, de prejudicar os outros, de manipular todo tipo de argumento para passar por cima do direito dos outros, em benefício próprio. 

No caso de uma disputa por herança, é claro que é importante se procurar a partilha justa dos bens. Se de verdade, alguém se sentir prejudicado, tem direito de defender e requerer os seus direitos, com os instrumentos do diálogo e, se necessário, da justiça. Mas, mesmo numa disputa por herança, a gente tem que se comportar como cristão. Cristão age, antes de tudo, movido pelo amor a Deus e aos irmãos; não age movido pelo dinheiro, seduzido pelos bens desta terra. Cristão não é um ganancioso, não faz do dinheiro um deus na sua vida. 

Mas não é só nas disputas por herança que a ganância se manifesta. O ganancioso nunca fica satisfeito com o que tem. Está sempre correndo para ter mais. O pecado da avareza se manifesta em manter o pensamento fixo em ter coisas, subir na vida de qualquer forma, passar os outros para trás e não repartir nada com ninguém: não repartir oportunidade, nem projetos, nem recursos financeiros; não compartilhar nada com ninguém. Nessa situação, o avarento não é transparente e não se sensibiliza pela situação e pelo sofrimento dos outros. 

Jesus ensinou: “Mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. Para ilustrar, Jesus contou a história de um homem rico. Depois que ele superlotou seus novos e maiores celeiros de trigo, foi dormir planejando usufruir de toda a sua riqueza e morreu naquela mesma noite. Juntar tesouros para si mesmo é loucura, arrematou Jesus. 

A vida da gente não pode ser apenas essa correria para se conseguir as coisas. Esse não é o objetivo de nossa vida. O Livro bíblico do Eclesiastes vê nisso uma grande vaidade, coisa sem futuro. E pergunta: “Que resta ao homem de todos os trabalhos e preocupações que o desgastam debaixo do sol? Nem mesmo de noite repousa o seu coração. Também isso é vaidade”. (Ecl 1). 

Na carta aos Colossenses, São Paulo nos dá um conselho precioso: “Se vocês ressuscitaram com Cristo, esforcem-se por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirem às coisas celestes e não às coisas terrestres” (Cl 3). 

Guardando a mensagem 

A palavra de Jesus hoje é para a gente ter cuidado com qualquer tipo de ganância. A felicidade não está em se ter coisas ou ter muitos bens. Precisamos lutar com responsabilidade pelo pão de cada dia, procurando poupar também para o futuro, mas sem por nossa esperança no dinheiro, sem fazer das coisas um novo deus. Como reza o salmo 89: “Ensina-nos a contar os nossos dias e dá sabedoria ao nosso coração”. Ao morrer, não se leva nada, a não ser as boas obras que fizemos, a caridade que praticamos, o amor que devotamos a Deus e aos irmãos. 

Mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens (Lc 12, 15) 

Rezando a palavra 

Senhor Jesus, 

Tua palavra nos tem ensinado que não devemos por a nossa confiança nos bens desta terra, pois nossa vida aqui é uma passagem. Tu nos ensinas a buscar os bens que não passam, a viver com os olhos fixos nos bens eternos que já possuímos na esperança. No trato com os bens desta terra, nos ensinas a ser honestos, trabalhadores e solidários, fugindo de tudo que possa parecer avareza, egoísmo e ganância. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra 

Sendo hoje o Dia do Padre, não deixe de cumprimentar o padre de sua comunidade ou um padre amigo seu. E, claro, reze por ele. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb – 04 de agosto de 2019.

42 comentários:

  1. Padre João , sua benção! Que o Bom Deus lhe ilumine cada vez mais com a Sabedoria do Seu Santo Espirito! Parabéns por este dia tão Santo que é hoje: Dia do Padre! Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos o envolva com seu manto de luz e proteção !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia padre João Carlos sua benção parabéns pelo seu dia o senhor é uma benção em nossos lares Jesus ti abençoe hoje e sempre

      Excluir
    2. Padre João Carlos!
      Parabéns pelo dia do Padre!
      Que Jesus continua abençoando senhor com muita paz e saúde

      Excluir
  2. Parabéns padre João ,Deus abençoe

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre parabens pelo dia de hj que deus continue de abençoando infinitamente obg senhor deus por tudo

    ResponderExcluir
  4. Que a graça de nosso Senhor esteja conosco em nossa caminhada. Meus parabéns a todos os padres.

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos bom dia..feliz dia do padre..que Jesus lhe Abençoe sempre e que Nossa Senhora seja sempre sua protetora..Amem.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Padre João Carlos pela excelente pregação. Que Deus sejá louvado. Amem! Que Deus continue lhe abencoando.Feliz dia do Padre!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Padre João Carlos e a todos os padres!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns a todos os padres da família França e família Freire.

    ResponderExcluir
  9. Parabens aos padres por este tão especial que Deus abençoe todos em nome de Jesus

    ResponderExcluir
  10. Parabéns padre João Carlos ,que Deus abençoe todos os padres !
    As sua bênção !
    Deus o abençoe !!!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos, sua bença, parabéns Padre, que Deus te abençoe e te ilumine.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Padre João Carlos que Deus te abençoe na sua infinita misericórdia...

    ResponderExcluir
  13. Felicidade!
    Padre João Carlos
    Hoje seja de graças e bençaõs
    ao senhor e todos os padres.

    ResponderExcluir
  14. Padre João Carlos,sua meditação é uma grande ferramenta para melhorar minha vida espiritual. Agradeço por essa oportunidade de mergulhar na palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Pe.Joao,Deus o ilumine e abençoe sempre na sua missão de evangelizar!
    Parabéns pelo seu dia!

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre João, que Deus te abençoe hoje e sempre amém.

    ResponderExcluir
  17. Gloria a vós Senhor! Parabéns pelo dia do padre que Deus te abençoe sua vida Sarcedotal hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  18. Que Deus te abençoe Pe. João Carlos hoje e sempre parabéns.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia a todos os padres ,e parabéns a todos vcs!e que Deus o protejam hoje e sempre ,um grande abraço a todos

    ResponderExcluir
  20. Anônimo4/8/19 09:05

    Bom dia, Padre João Carlos.Parabébs! Muitas bençãos e sua vida.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia, sua bênção!
    Que o Senhor continue derramando muitas bênçãos sobre o senhor e seu sacerdócio e que Nossa Senhora Auxiliadora lhe cubra com seu manto de Amor.

    ResponderExcluir
  22. Parabéns Pe. João Carlos, que Deus te abençoe e ilumine sempre seus passos. Feliz dia do Padre.
    Sua benção 🙏🙏

    ResponderExcluir
  23. Parabéns Padre João Carlos!

    ResponderExcluir
  24. Parabéns todos os padres da nossa comunidade TB Dom Thomas Dom Marcelo e Dom Marcos
    B

    ResponderExcluir
  25. parabéns padre João Carlos pelo dia do sacerdote,obrigada por te-lo em nossas vidas,DEUS o ilumine e proteja muito Conte sempre com nossas orações.SANTO ANDRÉ-SP.

    ResponderExcluir
  26. Glória a Vós, Senhor!

    Abençoe e ilumine os Sacerdotes !

    ResponderExcluir
  27. Parabens padre João Carlos, pelo dia do Padre! Ouço seu programa todos os dias! Que Deus abençoe sempre sua vocação!

    ResponderExcluir
  28. Amém!!! Parabéns para todos os padres.Que Deus abençoe o senhor padre João Carlos.🙏

    ResponderExcluir
  29. Parabéns a todos padres um abraço a dom Manoel Bispo de São Miguel paulista

    ResponderExcluir
  30. Bom dia padre João todos os dias entrego a Deus o senhor para que ele ilumine cada vez mais o meu abraço

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde,Padre sempre peço ao Divino Espírito Santo, que lhe der Sabedoria e Dicernimento, para conduzir o seu Rebanho. E muita saúde agradeço a Deus por ter lhe escolhido para ser nosso Pastor. Parabéns.

    ResponderExcluir
  32. Amém padre João Carlos, e parabéns pelo seu dia que Deus te abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  33. Amém! Parabéns padre João Carlos.Vou rezar por você!

    ResponderExcluir
  34. Em primeiro lugar a sua benção pe João Carlos e em segundo lhe desejar um feliz e abençoado dia do padre ,quero também agradecer por tudo que tem me ensinado nas meditações que recebo todos os dias.

    Agradeço a Deus por todos os padres que já passaram pela nossa cossa comunidade .
    Peço uma benção especial para o nosso querido pé que não está bem de saúde

    Nome Mim senhor Padre Paulo link mais uma vez que Deus ilumine todos os seus passos .

    ResponderExcluir
  35. Sua benção padre,qué Deus o ilumine sempre.

    ResponderExcluir
  36. Deus ilumine e abençoe todos os padres , em especial o da minha Paróquia !

    ResponderExcluir
  37. Deus ilumine e abençoe todos os Padres , em especial o da minha Paróquia !

    ResponderExcluir
  38. Que Deus abençoe todos os padres especialmente o padre João Carlos e o padre Thomas de nossa paróquia nossa Senhora das Graças, cidade oceano Praia Grande-S P

    ResponderExcluir
  39. Deus abençoe todos padres especialmente o padre João Carlos e o padre Thomas da nossa paróquia Nossa Senhora das Graças em Cidade Ocean praia grande sp

    ResponderExcluir
  40. Divino Pai Eterno, eu LHE agradeço por todos os sacerdotes da VOSSA igreja. No entanto, me ajude fugir do homem velho, da ganância, da vaidade, da imoralidade, da impureza, da paixão, dos maus desejos, da cobiça, da mentira e da idolatria. Me ajude vencer o sofrimento, a ocupação e o tormento. Me ajude ressuscitar com Cristo. Me ajude alcançar as coisas do alto. Me ajude aspirar às coisas celestes. Me ajude ser revestido do homem novo. Me ajude um dia, ser revestido de glória. Me ajude ter mais conhecimento e sabedoria. Me ajude está unido ao meu REDENTOR. Me ajude juntar tesouro no Céu. Me ajude ser rico diante da SANTÍSSIMA TRINDADE. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS