PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: COMO ESTOU RECEBENDO A PALAVRA

COMO ESTOU RECEBENDO A PALAVRA

A semente que caiu em terra boa é aquele que ouve a palavra e a compreende (Mt 13, 23).
A semente que caiu em terra boa é aquele que ouve a palavra e a compreende (Mt 13, 23).
24 de julho de 2019.
Com certeza, você tem tido muitas oportunidades de ouvir a Palavra de Deus, não é verdade? Na leitura pessoal da Bíblia, na pregação da Missa, na Meditação (a leitura orante), na conversa com outras pessoas... de muitas maneiras, a Palavra vem sendo semeada em sua vida. E você fica feliz e agradece a Deus por isso, estou certo? Agora, essa Palavra tem feito algum efeito em sua vida? Essa é a pergunta do evangelho hoje. Essa Palavra tem produzido alguma mudança em sua vida?
Jesus estava falando com o povo exatamente sobre isso: sobre como cada um estava recebendo a mensagem do Reino de Deus. Foi assim que ele contou uma parábola, uma história de agricultor. Era como se ele estivesse dividindo as pessoas ali presentes em quatro grupos, em quatro terrenos. Cada grupo, cada terreno é uma resposta à pergunta: “A Palavra tem produzido alguma mudança em sua vida?”.
Primeiro grupo. Veja se não é esse o seu caso. Quem está neste grupo, responde assim: ‘Sabe de uma coisa, eu não compreendo a Bíblia, é uma coisa muito complicada. Na verdade, de tudo que eu escuto, não fica quase nada ’. É o seu caso? Jesus comparou essa primeira situação com a semente que caiu à beira do caminho. Vieram os pássaros, comeram a semente. E, claro, não nasceu nada.  Sabe o que é isso? Não compreender o que é anunciado. E o recado é simples: prestar atenção, dedicar-se mais à escuta da Palavra, pedir a assistência do Espírito Santo. Sem compreender, não se pode dar nem o primeiro passo.
Segundo grupo. Pode ser o seu caso. Quem está neste grupo, diz assim: “Ah, eu fico muito feliz em ouvir a Palavra de Deus. Eu gosto demais. Se ela faz algum efeito? Acho que pouco. Na verdade, quando a gente volta para a vida real, nem se lembra mais”. É o seu caso? Jesus comparou essa segunda situação com a semente que caiu num terreno pedregoso. Nasceu, mas não pode se enraizar. Morreu queimada pelo sol. A Palavra precisa se enraizar na vida da gente. Qual é o problema? A superficialidade. Não deixar que a Palavra penetre na própria vida. O recado é simples: dedicar mais tempo à Palavra de Deus, rezar mais. Isso é como cavar mais para que a Palavra se enraíze.
Terceiro grupo. Vai ver que esse é que é o seu caso. A pessoa diz assim: ‘Olha, é uma bênção a Palavra de Deus na minha vida. Na hora, é aquela alegria que me dá! Agora, tudo aquilo que eu ouço, que eu entendo, que eu abraço, acaba se esvaziando no meu corre-corre, no meio de tanta preocupação, de tantas distrações’.  É esse o seu caso? Jesus comparou essa terceira situação com a semente que caiu no meio de espinhos. Ela germinou, cresceu, mas não deu frutos, porque os espinhos a sufocaram. E os espinhos, o que seria? Ele lembrou duas coisas: as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza. Isso tudo sufoca a Palavra que está no nosso coração e a torna estéril. O recado é simples: a Palavra seja a primeira na sua vida, a luz mais importante. A Palavra ajuda você a conhecer a vontade de Deus. É com essa luz que você vai olhar tudo ao seu redor, sua família, seu trabalho, seu lazer.
Quarto grupo. Se até agora, você não se encontrou... com certeza, esse é o seu caso. A pessoa diz assim: ‘Sou muito feliz porque na Palavra, eu encontro o próprio Deus que me orienta e me dá forças para caminhar. A Palavra tem modificado minha vida. Estou me tornando um cristão mais amoroso e um cidadão mais consciente’. Tomara que seja o seu caso! Jesus comparou essa quarta situação com a semente que caiu em terreno fértil. Germinou, cresceu e frutificou. Deu frutos: 30, 60 e até 100%. Quer dizer, alguns bem que poderiam estar rendendo mais... um chegou a 30, outro a 60. O recado é simples:  que bom que a Palavra esteja dando frutos na sua vida! Mas, ela pode dar mais frutos ainda...
Vamos guardar a mensagem
Para que a Palavra produza muito fruto em sua vida, quatro recomendações.  Primeira – dê a atenção que a Palavra merece, isto é não a escanteie numa área marginal de sua vida (à beira do caminho). Segunda recomendação – dê mais espaço à Palavra, para que ela crie raízes em sua vida.  Terceira – dê à Palavra o lugar que ela merece, ela é a luz para iluminar seus problemas, suas escolhas, suas lutas. Quarta recomendação - não se contente com o que a Palavra já fez na sua vida. Ela pode produzir muito mais.
A semente que caiu em terra boa é aquele que ouve a palavra e a compreende (Mt 13, 23).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
No nosso terreno, tem uns espinhozinhos, não vamos negar. Mas, sabemos que a tua própria palavra é uma força para nos ajudar a removê-los. Contamos com a tua graça. Queremos que a tua palavra, que recebemos cada dia com grande alegria, seja a luz a orientar a nossa vida. Dá-nos, Senhor, a paciência do agricultor que prepara o terreno, rega a plantinha, limpa os matos e espera pacientemente que ela cresça e produza frutos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Bênção de Nossa Senhora Auxiliadora
A nossa proteção está no nome do Senhor. - Que fez o céu e a terra.
Ave Maria…
À vossa proteção recorremos, santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. Maria, Auxiliadora dos Cristãos. Rogai por nós.
Ouvi, Senhor, a minha oração - E chegue a vós o meu clamor. / O Senhor esteja convosco.- Ele está no meio de nós.
Oremos.
Senhor eterno e onipotente, que, pela intervenção do Espírito Santo, vos dignastes preparar o corpo e a alma da gloriosa Virgem e Mãe Maria para digna morada do vosso Filho, fazei que sejamos livres da morte eterna e dos males que nos rodeiam, pela intercessão daquela cuja comemoração nos alegra. Por Cristo, nosso Senhor.
Amém.
E a bênção de Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo, desça sobre ti e permaneça para sempre.
Amém.
Vivendo a palavra
Leia, em sua Bíblia, o texto do evangelho de hoje: Mateus 13, 18-23

Pe. João Carlos Ribeiro – 24 de julho de 2019.

28 comentários:

  1. No Calendário Litúrgico 24/07/2019, Quarta-feira, Evangelho: Mateus 13,1-9.
    Na Meditação publicada, Evangelho: Mateus 13,18-23.

    ResponderExcluir
  2. Que a palavra de Deus seja luz na minha vida e faça efeito com bons frutos! Esta é a graça que peço meu pai! Deus seja louvado por sua mensagem padre João Carlos! Gratidão!

    ResponderExcluir
  3. Amém, Glória a Maria no alto dos céus

    ResponderExcluir
  4. Amém ,obrigado senhor Jesus ,obrigada mãezinha Aparecida !
    A sua bênção padre João !

    ResponderExcluir
  5. Muito linda.apalavla de Deus Amém🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Liduina Aguiar. moro encauca Ceará eu amo reseber apalavla de Deus 🙏🙏

    ResponderExcluir
  7. Amém que DEUS nos abençoe neste dia

    ResponderExcluir
  8. Que a palavra de Deus venha sobre nós com a proteção Divina e nos guiando no caminho como a semente que foi frutifera e nos livrando a mim e os meus filhos e minha netinha e minha familia de tudo aquilo que não venha prosperar em nome do Sr. Amém !

    ResponderExcluir
  9. Senhor ajudai-me a ouvir a tua palavra e frutificar. Senhor tende piedade de Bruna. Amém 🐟👃

    ResponderExcluir
  10. Amém senhor cuidar de mim e de minha família

    ResponderExcluir
  11. Muito bem entendido obrigada padre João Carlos Deus te abençoe para sempre.amem

    ResponderExcluir
  12. Amém 🙏🙏 Deus seja louvado

    ResponderExcluir
  13. Eu acho maravilhosoouvir
    Palavra de Jesus nos da força coragem neste Cristo tão maravilhoso eu te amo ooojesus

    ResponderExcluir
  14. Senhor, nosso Deus e Pai, eu LHE agradeço por todos os alimentos que matam a fome do VOSSO povo. Entretanto, me conceda a graça da libertação dos oprimidos. Me conceda a graça de evitar a murmuração. Me conceda a graça de ser obediente. Me conceda a graça de vencer a provação. Me conceda a graça de rezar com fé e confiança. Me conceda a graça de evangelizar com sabedoria e humildade. Me conceda a graça de ser uma terra boa, que produza muitos frutos de amor, justiça, perdão, partilha, solidariedade e muitos outros que agradem o meu REDENTOR. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  15. tudo com Deus e nada sem Maria amém obrigado meu Deus por tudo.te adoro meu Deus e meu tudo.amem

    ResponderExcluir
  16. quero te pedir o meu Deus que abençoe todos os adolescentes que vão fazer o retiro do Joase que vai acontecer do dia 24 até o dia 28 de julho. que o Senhor ABENÇOE À ida e à volta de todos esses adolescente. obrigado meu Deus por tudo. AMÉM

    ResponderExcluir
  17. Amei. Vou compartilhar para meus amigos e familiares

    ResponderExcluir
  18. Mensagens, muito importante para nosso dia a dia

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS