PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: TANTOS LIVROS QUE NÃO CABERIAM NO MUNDO

TANTOS LIVROS QUE NÃO CABERIAM NO MUNDO


Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos (Jo 21, 25)



08 de junho de 2019.



Assim termina o evangelho de São João. O que foi escrito nos evangelhos é o suficiente para conhecermos Jesus, sua obra, suas palavras para nos tornarmos seus discípulos.

Na linguagem do evangelista João, Jesus veio nos comunicar a vida eterna, a vida de Deus, que enche de significado nossa existência e nos abre os horizontes da vida definitiva no seio do Pai.

Quantas coisas maravilhosas fez Jesus! Pelo evangelho, temos notícia de algumas. Já são suficientes para o reconhecermos como o enviado do Pai e nos colocarmos no seu seguimento.

Nos outros três evangelhos, chamados sinóticos, a mensagem é a mesma, com outra linguagem. Mateus, Marcos e Lucas falam do Reino de Deus. Jesus vem anunciar o Reino de Deus. O Reino de Deus é inaugurado com a sua presença entre nós.

A boa notícia, o evangelho, é o Reino de Deus acontecendo entre nós, pela presença de Jesus. Foi esse o anúncio de Jesus desde o início de sua atividade missionária: “O tempo se cumpriu, o Reino chegou, convertam-se, creiam no Evangelho, isto é, nesta boa notícia”.

A presença de Jesus salvando, libertando, restaurando é o Reino acontecendo. As ações e as palavras de Jesus instauram o reinado de Deus entre nós. Esse anúncio, essa boa nova (é o que quer dizer a palavra ‘evangelho’) é uma comunicação que muda nossa vida, que dá novo sentido à realidade. 

O Reino continua sendo anunciado e atuado pela pregação e pelo testemunho dos discípulos de Jesus. Por suas palavras e suas ações, Jesus continua construindo o Reinado do Pai no mundo.

Vamos guardar a mensagem

O Evangelho é a revelação de algo maravilhoso: o Reino está ao nosso alcance, está batendo à nossa porta, está próximo de nós, está entre nós. Deus está cumprindo sua promessa: “Eis que faço novas todas as coisas”. É por essa razão que o Evangelho, em confirmação das palavras de Jesus, narra tantos milagres, curas, exorcismos. É o Reino se instalando como luz, como saúde, como paz, como perdão.

Mesmo com tanta crise, com tanta coisa ruim acontecendo, com tanto desmantelo no mundo, experimentamos cada dia que o Reino está entre nós. Deus, por meio do seu filho Jesus, está semeando um mundo novo de comunhão, de paz, de reconciliação. Ele está conosco até a consumação dos séculos, como prometeu. Não nos abandona. O seu Santo Espírito atualiza a sua presença e a sua ação redentora.

Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos (Jo 21, 25)

Vamos rezar a palavra

Senhor,

Disseste que quando viesse o Espírito Santo, ele nos conduziria à plena verdade, nos ajudaria a entender tudo o que disseste. Já temos a presença do teu Espírito em nossa vida, mas precisamos de uma atuação ainda maior da parte dele. Só assim poderemos acolher, entender e viver o teu evangelho; e transformar nossa vivência de tua palavra em testemunho vivo do teu amor e da tua misericórdia. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vamos viver a palavra

Amanhã é o domingo de Pentecostes. Nele, celebramos a vinda do Espírito Santo sobre Maria e os Apóstolos. Olha a dica de hoje: Planeje bem a sua participação na Missa dominical.

Pe. João Carlos Ribeiro – 08.06.2019

16 comentários:

  1. Bom dia Padre João Carlos adoro muito os seus comentários do evangelho todos os dias, me faz entender melhor o evangelho amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbem adoro ler seu comentários! São muito claros!

      Excluir
  2. Que o Teu Santo Espírito Senhor nos ilumine para acolher,entender e viver com amor a Tua palavra.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João! Paz senhor esteja conosco ; gosto muito de escutar meditação do Evangelho Jesus Cristo; também sua reflexão fazes entender melhora palavra de Deus. Obrigado. Que senhor ti abençoe abundantemente com seu amor. Paz e bem!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns padre joao Carlos que o senhor tenha muitos anos de vida

    ResponderExcluir
  5. Bom dia pradre João a sua benção !
    Gosto muito de ouvi-lo ,que Deus nos Abençoe pra d tenhamos um final de semana abençoado !🙏🏻🙌🏻❤

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos parabéns que Deus derrame chuvas de benção em sua vida .O seu trabalho é lindo

    ResponderExcluir
  7. Parabéns padre João Carlos 💟 feliz Aniversário sua programação é maravilhoso 💤

    ResponderExcluir
  8. Padre João Carlos obrigado pela sua catequese diaria. Ela nos ajuda viver melhor o dia a dia.

    ResponderExcluir
  9. Padre João Carlos a Vossa aptidão na clareza a meditação do evangelho edifica muitas vidas. Isto é a prova de que o Espírito Santo faz morada no Vosso coração.

    ResponderExcluir
  10. Pai Santo Todo Poderoso, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. Todavia, me ajude vencer os sofrimentos e os obstáculos da vida. Me ajude falar a verdade. Me ajude ter fé, esperança e amor no meu REDENTOR. Me ajude ser hospitaleiro. Me ajude pregar o VOSSO REINO com coragem. Me ajude ensinar com sabedoria. Me ajude amá-Lo e testemunhá-Lo da melhor forma possível. Me ajude segui-Lo com humildade e sinceridade. Me ajude conhecer melhor a VOSSA santa palavra. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém. 08-06

    ResponderExcluir
  11. Ângela Campos8/6/19 22:31

    Parabéns Padre João Carlos! Deus o abençoe e lhe conceda muitos anos de vida, assim como saúde, paz, alegrias, perseverança, fé, enfim, todas as graças para continuar sua linda missão. Um abraço fraterno

    ResponderExcluir
  12. Amém!!! Um abençoado domingo para o senhor,padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo9/6/19 05:00

    Padre J Carlos fico muito agradecida pelas as memssagems que o senhor mim manda todos os dias obrigada e que Deus lhe abençóe sempre

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS