PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: PERMANECER, NÃO SE SEPARAR

PERMANECER, NÃO SE SEPARAR

Se vocês guardarem os meus mandamentos, permanecerão no meu amor (Jo 15, 10)



23 de maio de 2019.

Jesus está à mesa com os discípulos. No clima de intimidade da ceia, ele descreve a comunhão existente entre ele e os discípulos como a relação entre a videira e os ramos. A videira era já uma representação do povo de Deus, no Antigo Testamento. Ele lhes diz: “Eu sou a videira verdadeira, vocês são os ramos. Meu Pai é o agricultor”.

Jesus está unido ao Pai, permanece no Pai. E o Pai nele. Assim, os discípulos: permaneçam em Jesus, pois Jesus permanece neles. Como ramos, estejam inseridos na videira, profundamente, para dar frutos. O Pai poda os ramos para que deem mais frutos e corta os que não dão fruto. Como bom agricultor, o Pai cuida da videira e é glorificado pelos frutos que colhe. Daí a recomendação: "permaneçam no meu amor".

Mas, o que é ‘permanecer’? A imagem da videira nos ajuda a entender bem o que seja ‘permanecer’. Permanecer é estarmos inseridos em Cristo, em comunhão com ele, alimentando-nos dele e produzindo frutos. Vamos nos explicar melhor.

PERMANECER EM CRISTO é, antes de tudo, estar em comunhão com ele, reconciliados e perseverantes na oração e na prática de sua palavra. “Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto”. Estamos unidos a Cristo pela fé e pelo batismo. No batismo, fomos inseridos nele, enxertados como ramos na videira. O batismo foi o banho purificador, que nos lavou do pecado, inserindo-nos no mistério de sua morte e ressurreição. Jesus falou que o Pai limpa o ramo e que nós já estávamos limpos pela palavra que recebemos. É bom lembrar que eles estavam ali na ceia, e que a ceia começou com o lava-pés. Por sua morte e ressurreição, Jesus nos limpa, nos purifica, nos reconcilia. Permanecendo em Cristo, o que pedimos ao Pai, ele nos concede. Permanecendo nele, suas palavras permanecem em nós.

PERMANECER EM CRISTO é também estar em comunhão com a sua Igreja, com a comunidade dos discípulos. Quem está unido a Cristo precisa viver unido à comunidade dos discípulos, à Igreja, ser conhecido, participar, contribuir com a missão.

PERMANECER EM CRISTO é ainda guardar os seus mandamentos. “Se guardarem os meus mandamentos, permanecerão no meu amor”, disse ele. E apresentou o seu próprio exemplo: ele guardou os mandamentos do seu Pai e, assim, permanece no seu amor. O discípulo de verdade é o que faz a vontade de Deus, como ele. E ali na ceia, ele nos deu o mandamento do amor fraterno: “amem-se uns aos outros, como eu amei vocês”.

Guardando a mensagem

Como os ramos estão unidos à videira, assim nós estamos unidos a Cristo. Para dar frutos, isto é, para realizarmos nossa vocação de ramos precisamos permanecer nele. Permanecer é estar em comunhão com ele, participando de sua Igreja e praticando os seus mandamentos. Só assim podemos dar frutos. O grande fruto é nos tornarmos seus discípulos: andar nos seus caminhos, ter os seus mesmos sonhos, amar com o seu coração compassivo, servir aos sofredores como ele o fez, ter o seu mesmo compromisso com o Reino.

Se vocês guardarem os meus mandamentos, permanecerão no meu amor (Jo 15, 10)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

Pela fé e pelo batismo, estamos unidos a ti. Como ramos, fomos enxertados na videira verdadeira, que és tu. Não é fácil, Senhor, manter essa comunhão contigo, permanecer na graça. São tantas as provações, as tentações que teimam em nos afastar de ti e da comunhão com a tua Igreja, o teu corpo místico. Ajuda-nos, Senhor, com a força do teu Espírito, a nos manter perseverantes e fiéis, alimentados pelo pão da Palavra e da Eucaristia, produzindo muitos frutos para a glória do Pai. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vamos viver a Palavra

Num breve exame de consciência, se pergunte se sua participação na Igreja está sendo uma resposta adequada à necessidade de permanecer em Cristo.

Se você tiver um tempinho, às 10 da noite, a gente se encontra no facebook para comentar essa palavra de hoje, na ORAÇÃO DA NOITE. É só procurar minha página no facebook: @padrejoaocarlos.

Pe. João Carlos Ribeiro – 23.05.2019

26 comentários:

  1. Bom dia Padre! Que a paz do Senhor esteja com o senhor. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é jailson José estou Presizando de oração orai por mim e toda minha família.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos , com a sua benção, que maravilhas receber estas graças de orações todos os dias, acordo na madrugadas para vel vela e meditar. Que Deus abençoe grandemente. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre, obrigada por todos entrar na minha vida e falar a palavra do senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos que o senhor nos abençoe e nos dê paz , sabedoria para permanecer nele,e que deus abençoe este irmoi que pede aração ,e a sua família também ,ave Maria cheia de graça

    ResponderExcluir
  6. Bom dia que a paz reine entre nós,

    ResponderExcluir
  7. Que o Espírito Santo, o mantenha com saúde e paz em sua vida.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos. Em nome de toda minha família, obrigado pelas belas palavras de Orações. Em nome do Sr. Jesus Cristo. Gratidão a Deus por tudo!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia que a paz permaneça em todos nós

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre que a paz permanece entre todos nós! Agradeço a Deus por mais esta oporeunida por mais um dia aqui na terra !!!!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia a todos, obrigada padre e tb a todos os postam comentarios e agradecimento, virtude importante e ao dedicado Padre Joao Carlos. Que Deus o recompense. Para esse irmão que pede oração, que a paz de Deus se manifeste nele.

    ResponderExcluir
  12. O senhor padre tem me ajudado muito permanecer na Videira verdadeira.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia!quero e necessito sempre permanente no senhor🙏 coloco minha família e todos que ajudam na igreja ❤

    ResponderExcluir
  14. Bom dia padre Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  15. Ajudai-me a guardar todos os mandamentos Senhor...

    ResponderExcluir
  16. Senhor ajuda-mim a seguir os teus mandamentos

    ResponderExcluir
  17. Senhor quero permanecer a teu lado!Pe João Carlos orai por nós.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde padre, ore por mim e toda minha família.A paz de Jesus e o amor de Maria.

    ResponderExcluir
  19. Pai Santo Todo Poderoso, eu LHE agradeço por todos os sacramentos da VOSSA igreja. No entanto, me ajude viver o meu apostolado. Me ajude pregar a VOSSA palavra. Me ajude ter mais fé e confiança. Me ajude dando-me o Espírito Santo. Me ajude purificando o meu coração. Me ajude com a VOSSA graça. Me ajude com sinais e prodígios. Me ajude viver a minha consagração. Me ajude na minha conversão. Me ajude evitar o pecado. Me ajude permanecer no VOSSO amor. Me ajude guardar os VOSSOS mandamentos. Me ajude ter uma alegria plena. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  20. Deus me perdoa pelas minhas palavras amém

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde Padre João Carlos. O meu nome é Irineide Sallix. Eu gostaria de receber as suas postagens diarias pelo celular. Como devo fazer?. Deus lhe abençoe grandemente

    ResponderExcluir
  22. Bom dia, Padre João Carlos. Gostaria de ver a partilha do Evangelho do dia atualizada. Deus lhe abençoe!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS